Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Nasestradas
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Dez 17, 2014 3:20 pm
Nome: Svelto

#1

Mensagem por Nasestradas » Qui Fev 19, 2015 9:05 pm

ola a todos sou novato aqui,espero poder colaborar,pra começar já apresento um problema e conto com a ajuda de todos.Vamos lá o meu Xsara picasso 1.6 está fazendo um barulho na suspensão dianteira,nunca feito antes .
O problema iniciou após troca dos amortecedores dianteiros (Cofap)e coxim dos amortecedores (original Citröen)
Faz um barulho tipo toc toc tanto em curvas como em retas.
Retornei na oficina mas o mecânico mexeu mas não conseguiu resolver o problema.
Fico no aguardo,até breve


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Qui Fev 19, 2015 9:57 pm

Ola.. certamente o mecanico montou os rolamentos do coxim de cabeça pra baixo.. pois olhando parece que é assim mas nao é.

Fizeram isso no meu tb.. fazia ton ton mesmo sem fazer curva.. ai quando desmontaram foi que vi que tava invertido
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Nasestradas
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Dez 17, 2014 3:20 pm
Nome: Svelto

#3

Mensagem por Nasestradas » Qui Fev 19, 2015 11:23 pm

[quote name='André M' date='Feb 19 2015, 09:57 PM' post='27744']
Ola.. certamente o mecanico montou os rolamentos do coxim de cabeça pra baixo.. pois olhando parece que é assim mas nao é.

Fizeram isso no meu tb.. fazia ton ton mesmo sem fazer curva.. ai quando desmontaram foi que vi que tava invertido
[/quote]





Obrigado pela orientação,vou levar o carro novamente na oficina espero contar com a compressão e boa vontade do mecânico!!!!!
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#4

Mensagem por matteo » Sex Abr 24, 2015 2:01 am

[quote name='Svelto' date='Feb 19 2015, 10:23 PM' post='27745']
[quote name='André M' date='Feb 19 2015, 09:57 PM' post='27744']
Ola.. certamente o mecanico montou os rolamentos do coxim de cabeça pra baixo.. pois olhando parece que é assim mas nao é.

Fizeram isso no meu tb.. fazia ton ton mesmo sem fazer curva.. ai quando desmontaram foi que vi que tava invertido
[/quote]


Obrigado pela orientação,vou levar o carro novamente na oficina espero contar com a compressão e boa vontade do mecânico!!!!!
[/

A minha tava fazendo um barulhinho tipo tec tec tec na roda dianteira direita quando rodava em pisos irregulares, que estava me deixando grilado. Em casa mesmo, levantei o carro e ao checar os freios, adivinhem: na troca das pastilhas com o antigo dono, os caras na hora da montagem esqueceram uma das molinhas que seguram as pastilhas deixando a mesma completamente solta e quando não freava a mesma ficava dançando e batendo pra todo lado produzindo tal barulho.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#5

Mensagem por avimaper » Sáb Ago 06, 2016 11:51 am

Ola pessoal, estou com esse problema, troquei amortecedor, mola, coxim e rolamento de peso e o carro ta com um toc toc danado. O rolamento de peso foi montado encaixando no prato da mola ( agora estou na duvida se esta é a posição certa), montei igual ao esquema de peças visto no service citroen. Outra duvida é se os coxins e amortecedores tem lado certo, pois , olhando as peças eu não notei que as mesma tem lado certo para encaixe.
Peço a ajuda de quem já montou essa suspensão e pode esclarecer essas duvidas.
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#6

Mensagem por Miau » Sáb Ago 06, 2016 11:55 am

Se vc olhar no service citroen vai ver se tem lado certo. As peças de cada lado terão código diferente
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#7

Mensagem por avimaper » Sáb Ago 06, 2016 12:04 pm

Ai que esta o problema, as duas molas tem o mesmo codigo 5002rl, os coxins tambem e os rolamentos. A imagem anexa mostra isso. Os amortecedores eu comprei Monroe mas foram fora da concessionaria e ambos teem a mesma numeração.
Anexos
suspensao.jpg
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#8

Mensagem por avimaper » Sáb Ago 06, 2016 12:41 pm

e quem ja montou pode me informar se o rolamento de peso é montado conforme a imagem do citroen service?
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#9

Mensagem por avimaper » Sáb Ago 06, 2016 1:01 pm

Pessoal eu montei o rolamento conforme essa imagem, ta certo?
Anexos
montagem coxim.jpg
montagem coxim.jpg (6.19 KiB) Exibido 11660 vezes
montagem coxim.jpg
montagem coxim.jpg (6.19 KiB) Exibido 11660 vezes
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#10

Mensagem por Miau » Sáb Ago 06, 2016 1:24 pm

Cara.. O amortecedor eu tenho certeza que sao diferentes.. Tem lado esquerdo e direito.. O restante não lembro.. Acho que pode confiar na sequência da imagem
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#11

Mensagem por avimaper » Sáb Ago 06, 2016 4:42 pm

Amigo miau, realmente os amortecedores estavam do lado errado e foram reinstalados, porem, o toc toc continua. O toc toc estava muito forte do lado do motorista e quando foram trocados de lado parou de fazer barulho de um lado e foi pro outro.... vou desmontar o telescopio que esta fazendo barulho e dar uma analisada no que pode estar acontecendo.
Obrigado pela atenção.
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#12

Mensagem por vitorcam » Ter Set 04, 2018 1:29 pm

Miau escreveu:Cara.. O amortecedor eu tenho certeza que sao diferentes.. Tem lado esquerdo e direito.. O restante não lembro.. Acho que pode confiar na sequência da imagem
Recentemente troquei os amortecedores dianteiros (monroe) e os coxins (não identifiquei a marca). Após a troca, ouço um toc-toc nos dois lados, mas especialmente do lado direito. Já levei o carro no mecânico novamente, e levei esse esquema de montagem do Citroen Service, e aparentemente está montado no mesmo esquema. Detalhe: ao verificar as peças do coxim não identifiquei o item 9 do Citroen Service (arruela). Pensando ser este o problema eu mandei fazer duas arruelas de 2mm, que se encaixou perfeitamente. Mas o problema continuou. Recentemente troquei as buchas da barra estabilizadora, coxim superior do motor (birth), coxim do câmbio (birth) e bieletas.

Miau, neste esquema da Citroen Service, qual destas peças seriam os rolamentos do coxim, que podem ter sido montados invertidos?

Avimaper, já faz algum tempo, mas conseguiu resolver o seu problema?

O que mais posso verificar?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#13

Mensagem por rgdl » Ter Set 04, 2018 2:24 pm

O Rolamento do coxim é o item 5 descrito com "Batente a esferas do amortecedor". A forma correta de aplicar o rolamento é como está na foto acima do posto do Miau que vc cotou.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#14

Mensagem por avimaper » Seg Dez 31, 2018 8:28 pm

vitorcam escreveu:
Miau escreveu:Cara.. O amortecedor eu tenho certeza que sao diferentes.. Tem lado esquerdo e direito.. O restante não lembro.. Acho que pode confiar na sequência da imagem
Recentemente troquei os amortecedores dianteiros (monroe) e os coxins (não identifiquei a marca). Após a troca, ouço um toc-toc nos dois lados, mas especialmente do lado direito. Já levei o carro no mecânico novamente, e levei esse esquema de montagem do Citroen Service, e aparentemente está montado no mesmo esquema. Detalhe: ao verificar as peças do coxim não identifiquei o item 9 do Citroen Service (arruela). Pensando ser este o problema eu mandei fazer duas arruelas de 2mm, que se encaixou perfeitamente. Mas o problema continuou. Recentemente troquei as buchas da barra estabilizadora, coxim superior do motor (birth), coxim do câmbio (birth) e bieletas.

Miau, neste esquema da Citroen Service, qual destas peças seriam os rolamentos do coxim, que podem ter sido montados invertidos?

Avimaper, já faz algum tempo, mas conseguiu resolver o seu problema?

O que mais posso verificar?
Ola prezado, infelizmente ate hj não encontrei a solução para o problema, ja levei em oficinas para ajudar só que ninguem encontrou nada na suspensao nem caixa de direção. HJ eu entrei debaixo do carro e dei uma analisada na suspensão, não encontrei nada de anormal, os componentes estão todos ok, a unica coisa errada é esse toc toc do lado direito. Desde a data de abertura do topico ja fiz revisao geral dos freios, coxins do motor e cambio, e andei mais de 10.000km com esse toc toc. Já fui pra São Thome das Letras - MG, Ibitipoca -MG, Serra do Cipó - MG, Varias idas a PAraty- RJ, travessias Petropolis - RJ X Treresopolis - RJ, Região dos Lagos -RJ e outros. Ja pensei que fosse a porta do carona, ja pensei que fosse a dobradiça do capo, ja desmontei o teslescopio pra ver se tinha algo errado algumas vezes e nada. Se vc ja resolveu sera bem indo seu relato, eu estou pensando em comprar outro amortecedor e mola pra ver se passa esse toctoc, desconfio que seja a mola errada que instalei, mas na verdade não tenho ideia do que seja.
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#15

Mensagem por Miau » Qua Jan 02, 2019 8:04 pm

Se for um som de ton ton, certo ser o rolamento do coxim do amortecedor. Agora uns toc toc secos que parecem vir de baixo, principalmente em curvas e estrada irregular, esse também estou tentando achar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder