Xsara Picasso - Tucho

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#16

Mensagem por rgdl » Sex Fev 06, 2015 1:26 pm

Boa André, Vou fazer isso amanhã. De qualquer maneira estou com outro sensor para trocar.

Realmente o manual do Picasso não diz qual é o óleo recomendado, isso para mim é uma falha, mas eu uso o Lubrax Tecno 15W40 que é semissintético e supera as especificações ACEA e API daquela etiqueta que vc falou e também é bem em conta, costumo pagar R$ 16,90 no litro.

Em Niterói e São Gonçalo tem dois lugares muito bons para se comprar autopeças e produtos automotivos em geral, que são no Ponto-Cem-Reis em Niterói e no Coelho em São Gonçalo, em nenhum desses lugares tem qualquer produto da koube, a marca é completamente desconhecida aqui.

Poxa! posta as fotos! posta as fotos!


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#17

Mensagem por Miau » Sex Fev 06, 2015 4:40 pm

vou fazer um video da seguinte maneira:

-registrar o estado visual do cabeçote nos comandos e auditivo do motor antes de fazer qualquer coisa..
-registrar a compressão dos cilindros no antes
-registrar o nível médio de vibração do motor com um vibrômetro a frio e quente
-então vou fazer o flush e observar as alterações, principalmente o comportamento dos tuchos nessa 1 hora de flush
-depois vou drenar todo o fluido do motor, desmontar a tampa do cabeçote e registrar o estado visual pós flush, sem o k90
-havendo necessidade, vou dar o acabamento com k90 e mostrar como ficou
-entao ponho 2,5 litros de oleo novo que ainda nao decidi qual e deixar lavar o sistema por 15 minutos, e drenar novamente.
-feito isso, troco o filtro, e coloco o oleo novamente e ai vou dar uma volta com o carro, pra aplicar diferentes regimes de aceleração afim de garantir que os tuchos fiquem carregados.
-então registro novamente o som do motor e a média de vibração.
-estando satisfeito com o resultado, vou aplicar o militec, rodar um pouco e registrar novamente a média de vibração do motor e minhas impressões com o produto.

tomara que de tudo certo e o consumo fiquei dentro do padrão

ahh sim, se for possivel, pois nao lembro se da, vou tentar tirar leituras também via lexia de dados como pressão do oleo, leitura da sonda e etc..

sobre o oleo.. um dono de loja de oleo já me falou o seguinte sobre os semi sintéticos.. que a propriedade "semi" nao significa que é 50% sintetico e 50% mineral.. cada fabricante escolhe a dosagem.. então tem modelos que sao quase minerais.. tendo o minimo possivel pra ser classificado como semi.. e outros que já fazem uma formula melhor.. e como isso nao vem especificado.. ai fica dificil.

dou preferencia por 100% sintetico ou pelo menos o total quartz que é o usado por padrao.. sei lá
Editado pela última vez por Miau em Sex Fev 06, 2015 4:51 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#18

Mensagem por Miau » Sex Fev 06, 2015 6:36 pm

Entao.. hj fui numa loja ver os oleos.. achei esse lubrax tecno conforme vc disse a 16 mesmo..

mas como to pendendo pro sintetico. . Achei o shell hx7 10w40 api sn acea a3 b3 b4 sintetico por 23 dilmas.. Nao vale a pena?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
rikentanabe
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Jul 29, 2014 10:56 pm
Nome: Riken

#19

Mensagem por rikentanabe » Sex Fev 06, 2015 7:32 pm

A Koube ainda nao tem revendedor aqui no Rio. Tem que comprar pela internet mesmo. Mas parece que os produtos dela sao tops. Pelo menos os que eu vi no canal do ADG eram muito bons.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#20

Mensagem por rgdl » Seg Fev 09, 2015 9:36 am

André, 23 dilmas tá um bom preço para um totalmente sintético e ainda atende todas as especificações. E sendo Shell vai ser fácil de achar, mesmo que não por esse preço, em qualquer lugar. Então vale a pena.

O problema era o que eu fazia, usava o Petronas 5W40 totalmente sintético, só que não achava ele em lugar nenhum, só na loja que comprava ele no Ponto Cem Reis e as vezes nem lá.

A Petrobras também tem um 5W40 totalmente sintético na linha Supera, mas achar ele é osso.

Na Próxima troca vou procurar por ele aqui.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Seg Fev 09, 2015 10:43 am

mas o oleo usado no xsara picasso pela citroen é 10w40 ou 15w40?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#22

Mensagem por rgdl » Seg Fev 09, 2015 10:53 am

Pois é, por isso que eu digo que é uma falha do manual não dizer a viscosidade ideal. Nem na etiqueta no capô tem.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#23

Mensagem por Miau » Qua Fev 11, 2015 10:57 pm

Só pra constar.. hoje fui testar a valvula do canister..

curiosamente no lexia, apesar de aparecer as duas opcoes de leitura do canister, ele nao le nada.. aparece ??? onde deveria aparecer a porcentagem de abertura.

Entao resolvi desplugar a alimentacao e nao acendeu a luz de injeção. . Mas ao escanear defeitos apareceu a valvula. Bom sinal.

entao acabei achando nas opções de teste de atuadores, o teste da valvula.

com o motor ligado vc so consegue sentir um tuc tuc nela muito de leve.

com o motor desligado e mandando ela atuar, da pra ouvir um barulinho baixo nela.. mas ainda n fiquei satisfeito então soltei o tubo que conecta ela no tbi e fiz o seguinte. . Soprei contra a valvula e deu pra sentir que estava realmente fechada.. mandei acionar pelo lexia e soprei.. deu pra perceber q passava o sopro em pulsos indicando que ta funcionando.. maravilha.. entao o canister funciona.

só achei curioso q n senti nenhum cheiro de gasolina no tubo.. talvez o carvao filtre

menos um suspeito do alto consumo.. ta sobrando pros tuchos mesmo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#24

Mensagem por Miau » Qui Fev 12, 2015 9:42 pm

Atualizando..

Hj chegou o medidor de compressao e logico que eu tinha que verificar o motor.. hehe

Eu sei que o ideal é fazer isso com o motor a 90 graus.. mas sem luva nao da pra encostar no motor nessa temperatura.. entao deixei funcionar uns 5 min.. e desmontei

as leituras foras essas..

cilindro 1: 11 ~ 12 bar
cilindro 2: 11 ~ 12 bar
cilindro 3: 12 ~ 13 bar
cilindro 4: 12.5 ~ 13.5 bar

eu n tenho referencia com outro carro.. mas imagino que como o valor é quase igual em todos os cilindros.. acho que as vedações estão boas.

a aparencia das velas é otima.. castanho acizentadas indicam queima boa.

com exceção da vela 1 que veio um pouco suja de carbonizacao na base da rosca.

tirei fotos mas to sem pc.. depois posto
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#25

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 13, 2015 11:45 am

eu também gostaria de saber os valores de referência.

medi o do Pug 205 e deu 9 bar, se não me engano li algo perto desse valor num manual técnico que achei mas não tenho certeza, preciso ler de novo.

Quando medi o V6 deu 12,5 bar

tem uma diferença considerável entre os cilindros, 1,5 bar. Vamos torcer para que o flush atenue isso.
eu quero testar o perfect clean que promete descarbonizar a câmara de combustão e válvulas. As válvulas vedando melhor colabora com a compressão dos cilindros.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#26

Mensagem por Miau » Sex Fev 13, 2015 12:18 pm

Olha.. eu tenho uma teoria pra essa diferença entre os cilindros. .

lembre-se que o motor nao está na temperatura de trabalho..

Se vc reparar verá que a leitura foi progressiva do cilindro 1 ao 4

A teoria é que.. o ultimo cilindro estsva mais quente que os demais no tempo da sua leitura.. visto que ele sofreu no minimo 4 vezes mais partidas em relacao ao primeiro cilindro quando foi lido.

o fato de estar mais quente faz com que os aneis vedem melhor pois estão mais dilatados
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#27

Mensagem por Miau » Sex Fev 20, 2015 6:56 pm

Bom turma.. atualizando aqui.

chegou tudo.. ai ja comprei o oleo.. larguei mao do shell pois 3 mecânicos falaram mal..

Ah sim.. na citroen descobri que o total quartz é o 10w40 mesmo..

entao minha melhor opcao foi o castrol magnatec 10w40 sintetico api sn acea a3b3.. foi o mais recomendado e achei por 28 dilmas

tudo em maos.. escoei cerca de 500ml do carter e coloquei o koube..

deixei funcionar por 1 hora a cerca de 2000 a 2500 rpm.. e as vezes eu aliviava e dava umas subidas de giro.

ate ai tudo bem..

terminado o tempo.. escoei o oleo e fui abrir a tampa.. e meio que me decepcionei.

nao sei quanto a galeria interna.. mas a galeria externa limpou uns 40%.. a borra amarelada ficou preta.. bem longe do que eu vi nos videos.

entao gastei uma lata de k90 em cada comando e melhorou uns 70% mas tem um porem.. em cada comando de valvula tem tipo uma depressao que fica cheia de liquido. Eu quero esvaziar tudo e ainda n sei como.. tem partes que tao encracadas com oleo cristalizado..

bom.. vou passar trabalho mas vou tentar limpar o maximo que der uma vez que ta aberto.

o problema maior foi que esqueci de comprar o saca filtro de oleo.. alguem tem uma ideia de o q usar pra desrosquear o filtro?

tirei fotosce fiz videos mas to sem pc ainda pra editar e postar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#28

Mensagem por rgdl » Sáb Fev 21, 2015 9:09 pm

Cara, tu tem algum cabo de aço tipo cabo de freio de bicicleta? Se tiver, tenta fazer um torniquete com um pedaço de cabo de vassoura.

Agora, para apertar o certo é so na mão mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#29

Mensagem por Miau » Sáb Fev 21, 2015 9:19 pm

Ja comprei a ferramenta e removi o filtro.

mas to passando um dobrado pra lavar tudo..

hj tirei o carter e pensa numa quantidade grande de parafuso.. amanha vou ver se consigo finalizar isso..

cara.. nunca mais encaro uma dessas.. espero que resolva

meu maior medo sao esses pedacinhos de oleo carbonizado.. hj ate pensei em jogar agua fervendo no cabeçote mas não sei se é uma boa.

digo isso pq ta brabo de fazer descer toda sujeira.. sempre fica uma borrinha aqui e ali.. eu pensei em jogar agua pq ela evapora mas sei la tenho medo de dar ferrugem ou de ficar agua acumulada em alguma parte.

acho q o ideal setia jogar gasolina talvez
Editado pela última vez por Miau em Sáb Fev 21, 2015 9:21 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#30

Mensagem por rgdl » Sáb Fev 21, 2015 10:13 pm

Se vc quiser jogar alguma coisa joga óleo diesel ou querosene.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Fev 21, 2015 10:14 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder