Xsara Picasso - Tucho

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Qua Fev 04, 2015 5:30 pm

Então.. abri esse tópico pra manter um registro de como vou resolver o problema.. pra nao ficar informação desencontrada em vários tópicos.

O caso é que o motor as vezes bate tucho.. as vezes nao.. as vezes quente.. as vezes frio.. ou seja, não tem assim um padrão pra acontecer..

Também já percebi que o consumo ta alto.. as vezes faço ai de 5 a 6 km/l na cidade e isso ta me levando muito dinheiro.

Já em contrapartida, na estrada ele chega a fazer uns 11km/l

Tenho pra mim que o problema começou certa vez que colocaram oleo, acho que puseram oleo mineral sem eu saber.

Como sempre usei oleo sintetico, já andei lendo que misturar os dois da zica.

Acredito que tenha dado ou soltado alguma borra pros tuchos.. já fiz 2 trocas de oleo desde então pra ver se isso nao resolvia.. e ainda nada de conclusivo.

Certa vez abri a tampa dos comandos pra trocar a junta, e reparei que tem muito oleo cristalizado nos comandos.. o resto do motor ta limpinho pois já desmontei carter e sub-bloco numa outra vez pra tirar um vazamento que tinha ali logo quando comprei o carro. E eu pude verificar o estado geral, nem tinha sujeira no carter.. as bielas, mancais, tudo limpinho.. somente com aquela coloração tipica amarronzada mesmo.

Cheguei a pensar em fazer flush.. mas vi inúmeras indicações pela internet de que isso pode vir a causar um estrago daqueles, pois pode entupir a tromba de aspiração de óleo e ai já viu.

Então já estava me programando pra eu mesmo desmontar o cabeçote e mandar pra retífica.. só que nisso vai uma grana..

uma retifica vai sair em média uns 300 reais.. que se resume a banho quimico, plainar a base do cabeçote, e ajustar vedação das valvulas. Isso se nao aparecer outra coisa.. o que quase sempre acontece..

fora isso terei que trocar:

junta.. uns 80
retentores de eixo de comando.. uns 30 cada
10 parafusos do cabeçote.. uns 175 reais tudo
20 parafusos dos mancais do comando.. uns 32 tudo
talvez trocar os selos do cabeçote.. nao sei se é de praxe.. bota ai uns 30 reais tudo
talvez aproveitar e trocar logo todos os retentores das valvulas.. uns 200 reais tudo

só ai vai uma pequena grana..

mais ferramentas especificas... como as de alinhar comandos e virabrequim.. um transferidor de aperto pra dar aperto correto no cabeçote.. manometro pra checar compressão do cilindro.. e tal..

talvez uns 1200 tudo..

mas isso é praticamente garantido de resolver qualquer pendenga no cabeçote.

de bandeja, ainda podia aproveitar e limpar os pistoes, tendo cuidado pra nao sujar a camisa do cilindro.

ou

fazer um flush com esse produto da Koube.. depois que o Munhoz me indicou ai.. realmente fiquei curioso.. fiz umas pesquisas e vi que parece ser bom mesmo.. mas quero ver é num motorzao 16 valvulas que nem o nosso.. praticamente só vi em motores pequenos de 8 valvulas.

pra isso vou precisar:

do koube motor hiper flush corretivo.. logico.. uns 40 mango

algumas latas de K90.. umas duas talvez de.. uns 25

nao sei quantos litros de oleo no minimo pra lavar o motor depois..

e mais 4,5 litros de oleo e filtro.. uns 100 e poucos reais por ai..

será q vale arriscar?

umas duvidas que tenho.. o que usar pra tirar o residual de K90 ?


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Fev 04, 2015 5:53 pm

Cara eu vou arriscar, só não posso fazer agora. Mas acho que para março talvez dê.

O meu acende a luz do óleo em certas situações, como pequenos solavancos em marcha lenta, ai só ocorre com o carro quente, ou quando meu carro está inclinado da direita (mais alto) para a esquerda (mais baixo) quando está assim pouco importa se o carro está frio ou quente. O carro no plano nada acontece.

Eu usei o Flush da motormax mas não vi resultado, pois as impurezas continuavam grudadas no cárter.

Mas esse K90 não evapora? Acho que ele evapora só demora um pouco mais para evaporar, sendo assim basta deixar as peças por tempo até ele evaporar totalmente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Qua Fev 04, 2015 8:16 pm

rgdl.. vem ca.. nao ta faltando o defletor de oleo la no carter nao? ta muito estranho isso ai.

Digo isso pois a situação que vc disse, de inclinar, se nao tiver o defletor de oleo, todo oleo do carter escorre pro canto deixando o pescador seco tendeu.

na verdade esse K90 nao conheço.. mas se for igual ao CAR80.. esse nao evapora.. fica tipo uma camadinha
Editado pela última vez por Miau em Qua Fev 04, 2015 8:22 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qui Fev 05, 2015 9:15 am

André, eu não vi nenhum defletor no cárter quando ele foi removido não. Ele tem uma chapa que separa o cárter do virabrequim. De qualquer maneira não vi essa peça no service.

[attachmentid=798]

Só se o problema está no pescador.

Já usei o car80 e realmente fica uma película, mas acho que se o K90 se comportar da mesma forma ele deve sair com o óleo, quero dizer, quando o óleo começar a rodar no motor ele deve dissolver o K90. Ai é só rodar um pouco para lavar bem e jogar esse óleo fora.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Qui Fev 05, 2015 12:11 pm

Entao.. a defletor q eu digo é essa 11 que aparece na imagem.. uma chapa curva.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Fev 05, 2015 1:33 pm

Pois é, era dessa chapa que estava falando. Ele na verdade separa o carter do virabrequim.

Das duas uma, ou tá muito entupido ou então a bomba foi para o saco. Sensor não deve ser já que o erro não é intermitente e não há qualquer código de erro a respeito no scanner.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Qui Fev 05, 2015 1:49 pm

olha pode ser mal contato no chicote do sensor
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qui Fev 05, 2015 1:55 pm

Pode ser, mas o que me intriga é não gerar nenhum código de erro, se bem que aquele scanner ELM327 não valer muita coisa mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#9

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 05, 2015 3:03 pm

Então gente, fizemos o flush na picasso do meu pai que é o mesmo motor de vocês. No dele não demos aquele talento de desmontar a tampa de válvula e caprichar na limpeza com Car80 ou qualquer outro descarbonizante. Mas onde o óleo bate ou passa, limpa!

Usamos 2,5l de óleo pra enxaguar.

O lance dos tuchos é que se eles batem por muito tempo acaba criando calo e ai só trocando, mas como vc disse que é só as vezes, vamos torcer para resolver!

Se não melhorar o consumo acho melhor levar numa oficina especializada pra eles tentarem descobrir o motivo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Qui Fev 05, 2015 3:43 pm

mas 2,5l de oleo pra lavar nao acende a luz do oleo nao?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#11

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 05, 2015 4:51 pm

Não acendeu, marcou o mínimo na vareta. Deixamos por 3 minutos e esgotamos. Filtro e óleo novos.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Qui Fev 05, 2015 7:20 pm

joia.. vou fazer.. ja to encomendando as coisas..

comprei esse kit:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... brinde-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nde-_JM</a>

foi o mais barato que achei.. 65 reais 2 latas de k90 + flush + brinde limpa parabrisa

já sobre o oleo, compro o total quartz 10w40 ou o 15w40 ou o 15w50? no caso vou comprar 7 litros.. 2,5 pra lavar.. 4,5 pra encher

e tambem.. qual melhor marca de filtro de oleo?
Editado pela última vez por Miau em Qui Fev 05, 2015 7:52 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#13

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 05, 2015 8:34 pm

vc é de que cidade? sei de um representante da koube na vila mariana.. de repente onde vc está tbm tem e não precisa pagar frete.

Todos os 3 servem mas confirma no manual.

o VTS e o 205 estão com 15W50 Ipiranga SL
a picasso está com 15W40

a vantagem do xW40 é que o API é melhor, por exemplo SN. O 15W50 só encontro SL ou SJ
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Qui Fev 05, 2015 8:46 pm

aqui com certeza não tem.. em loja nenhuma achei, sequer conhecem. to em macaé.

já encomendei pelo ML mesmo o koube..

no manual não especifica o óleo.. faz apenas menção sobre aqueles padrões acea e api se nao me engano mas numa etiqueta ali no radiador.

----

rgdl.. tenta futucar o chicote do sensor de pressão com o carro trabalhando e alguém vendo se acende a luz
Editado pela última vez por Miau em Qui Fev 05, 2015 8:51 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#15

Mensagem por Miau » Qui Fev 05, 2015 10:00 pm

ah sim, farei o possivel pra registrar em video todo o processo, comparando resultado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder