Xsara Picasso - Tucho

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso - Tucho

#76

Mensagem por friba.rj » Sáb Abr 16, 2016 11:37 am

Vocês levam muito a sério. Nem dá pra brincar. :lol: :lol:

Edit: vou estudar isso. Talvez seja melhor pegar um compressor desse mesmo pra ficar profissional também.

Edit 2: estou entre um "Intech Machine CE320" e um da Vonder igual ao que o Andre M comprou.

Edit 3: chutei o pau da barraca. Comprei um compressor igual ao do Andre M e, de quebra, o jogo de acessórios ACV 500.
Vou ter que encontrar utilidade pra esse compressor, a fim de justificar o investimento.
acv 500.jpg
Jogo de acessórios Vonder ACV 500
acv 500.jpg (11.88 KiB) Exibido 5587 vezes
Jogo de acessórios Vonder ACV 500
Jogo de acessórios Vonder ACV 500
acv 500.jpg (11.88 KiB) Exibido 5587 vezes


Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso - Tucho

#77

Mensagem por friba.rj » Dom Abr 17, 2016 3:59 pm

Aí, Andre M. Dá uma olhada nas edições do meu post anterior.

Agora, liga pra Vonder e pede a sua comissão. rsrs
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Tucho

#78

Mensagem por Miau » Dom Abr 17, 2016 4:08 pm

Kkk

Tem várias utilidades..

Mas olha.. O kit q comprei nao foi da vonder nao. Foi um mais barato.. 90 reais acho q paguei

Outro lance é que comprei os engates rápidos e uma mangueira de 15 metros espiralada. Isso foi baratinho
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso - Tucho

#79

Mensagem por friba.rj » Dom Abr 17, 2016 4:38 pm

Filho da mãe! Paguei quase R$ 200,00 pelo kit 5 peças. Agora, já era. :lol:

Depois da limpeza completa, eu vou colocar óleo sintético 5W40 (e não 10W40) porque aqui faz muito frio no inverno ("Winter is coming!").

Mas, ainda durante a limpeza, com o filtro velho, eu tenho que colocar cerca de 3 litros de óleo para "lavar" o sistema, certo?
Será que eu posso fazer essa "lavagem" com um óleo semissintético 15W40, já que vou retirar todo o óleo e o filtro depois?
(Já tenho esses 3 litros do 15w40 semissintético e me aliviaria R$ 90,00 se não tiver que usar o 5W40 sintético apenas para essa "lavagem".)

Ah! Consegui encontrar o velomoide (velumoid) aqui na roça. R$ 57,00 o metro (0,4mm), com um metro de largura. Comprei 1,00m X 0,40m por R$ 21,60.
Vamos ver agora se eu tenho as mesmas habilidades ninjas do Andre M, não é, rgdl? :lol:
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Tucho

#80

Mensagem por rgdl » Seg Abr 18, 2016 11:58 am

eh! eh! Nova Friburgo é frio até no verão :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isso, limpe o melhor que vc puder com óleo diesel e depois use um óleo semissintético barato para tirar o excesso de sujeira e resíduos de diesel, só não use o filtro velho, vc pode até usar um filtro barato mas o ideal é usar um novo, mesmo nessa limpeza.

É uma pena o novo fórum não ter disponível o smile do ninja, porque tem que ser ninja mesmo para fazer aquela junta com velumoid.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Tucho

#81

Mensagem por Miau » Seg Abr 18, 2016 12:01 pm

daqui a pouco vou fabricar essas juntas hahahaa

já escolhi o nome.. Juntas Ninja, o melhor pro seu carro!
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
leandrosantos.sp
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 11:57 am
Nome: Leandro Santos

Xsara Picasso - Tucho

#82

Mensagem por leandrosantos.sp » Qua Abr 20, 2016 12:11 pm

Apenas a título de contribuição, para quem for trocar os tuchos, eu troquei também do meu ew10a (307 2.0). Na verdade após usar o Hiper Flush Corretivo da Koube, eles começaram a fazer um barulho doido.

Não considerei o problema no produto, ele apenas evidenciou alguns tuchos que estavam com problema (não segurando óleo) e o motor ficou brilhando de ponta-a-ponta.

Na hora que trocar os tuchos que estava o problema, pois na CC cada tucho do ew10a custa R$ 105,00, logo, sai mais barato comprar um cabeçote retificado e pronto para instalar.

vou encurtar a história, estou com preguiça.

Após muita pesquisa e compra de peças de outros carros, descobri que alguns motores utilizam o mesmo tucho apenas com código diferente (palhaçada da PSA).

Abaixo os motores que utilizam o mesmo tucho e o preço deles novos na CC em janeiro/2016:

Tucho motor EW10a (2.0):..........R$ 105,00 (307, 308, 407, 408, C4 Hatch, VTR, Pallas, Lounge dentre outros modelos)
Tucho motor TU5JP4 (1.6):..........R$ 95,00 (206, 207, 307, C3, C4 Hatch, Pallas, dentre outros modelos)
Tucho motor EC5 (1.6):..............R$ 22,00 (208, 308, 408, C3, C4 Hatch dentre outros modelos)

Deve ter alguns outros motores que utilizam este mesmo tucho, como o 1.5 PSA e o THP até. Não sei dizer sobre estes, a certeza que eu tenho é sobre os que cito que comprei a fim de teste, inclusive comprei os 16 tuchos do EC5 para colocar no meu carro e ficou perfeito, pois até numa retífica levei os tuchos dos 3 motores para o torneiro verificar (vai que eu estava deixando passar algo) e de fato é a mesma peça com preços absurdamente diferentes.

Uma dica em relação às marcas no mercado: se alguém for comprar fora da CC, os originais que vem no motor são fabricados pela INA, portanto, caso achem vendendo INA pode comprar sem medo. Não se aventurem com Takao, é péssima. Coloquei e quando conclui a pesquisa tirei, pois de 16 vieram 8 sem funcionar direito, gerando um barulho pior que os originais que haviam "aberto o bico".
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso - Tucho

#83

Mensagem por friba.rj » Qui Abr 21, 2016 12:10 pm

Excelente dica, leandrosantos.sp.

Sou capaz de apostar que o rgdl e o Andre M vão fazer o teste desses tuchos. :lol:
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
marcelovic
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jun 30, 2016 1:31 am
Modelos Citroën: xsara picasso 2.016v

Xsara Picasso - Tucho

#84

Mensagem por marcelovic » Sex Set 02, 2016 8:10 pm

boa noite estou com mesmo problema .. hj apos montar o carro cabeço e tudo mais o mesmo apresentou barulho no comando do escapamento
..bem antes de qualquer coisa tive um problema com radiador de olheo e isso meu deus fez o carro dar varios problemas
bem to aqui para trocar ideias pq essa nave e f.....
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Tucho

#85

Mensagem por Miau » Qua Set 07, 2016 1:43 pm

boas..

então.. tem coisa de uns 2 meses, além de ter reparado o óleo descer mais que o normal pra quase 10 mil km, também reparei que vez ou outra batia tucho muito forte mesmo.. coisa que não acontecia faz tempo..

então quando fui mexer na caixa de direção, reparei sujeira ativa de óleo no filtro de óleo e no entorno..

num papo com o mecânico.. ele disse que era vazamento do filtro e tal..

então comprei 5 litros de castrol magnatec 10w40.. 1 filtro.. e ontem iniciei os trabalhos.. tireo o óleo e tal..

porem uma pulga ficou me incomodando atrás da orelha.. não me convenci que o vazamento era no filtro.. fuça daqui.. fuça dali..

tirei logo a admissão toda pra analisar melhor e... o urubu cagou mais uma vez o carro..

Imagem

Imagem

ao que tudo indicava, vazamento na junta do trocador de calor..

como gosto de perder tempo hehe.. desmontei logo todo o suporte pra limpar tudo e ai me deparei com o estado lamentável da junta que já estava rígida e deformada.. a altura dela não dava mais pressão pra vedar.

fui na ideia do rgdl e peguei a junta que vem no filtro.. parece o mesmo tamanho.. na citroen tem pra vender, custa 25 temers.. mas como não tinha lá e nem em casa de orings, resolvi usar a novinha que veio no filtro novo.

comparando as duas..

Imagem

Imagem

Imagem

tudo desmontado e limpo..

Imagem

no outro dia.. fiz umas limpezas básicas no bloco do motor onde vão as juntas.. remontei.. pus óleo novo.. o filtro, eu aproveitei o oring do filtro anterior que ainda tava bom..

o fluido de arrefecimento tava tão limpinho que reaproveitei também hehe..

liguei.. deixei aquecer na temperatura de serviço, dei umas bombadas.. nada mais de vazamento.. ufa

ahh sim.. o sensor de pressão do óleo, passei tempo limpando.. tinha craca lá sólida hehe.. e ainda testei seu funcionamento.. ele tem 1 pino só.. e funciona da seguinte maneira..

lá dentro tem um diafragma que pressiona um botao.. quando ele tá sem pressão, ele dá curto com a carcaça.. ai joguei uma pressão com o compressor.. da pra ouvir um click lá dentro.. e ai ele interrompe o contato com a carcaça.. legal.

resumindo.. acho que por vazar óleo ali, baixava a pressão do sistema, não o suficiente para acender a luz de óleo, mas o suficiente pra não ter pressão suficiente pra encher algum tucho desgastado.. ai toma de bater.

urubu maldito
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso - Tucho

#86

Mensagem por friba.rj » Qua Set 07, 2016 2:13 pm

Eu tinha que ser vizinho do Miau ou do rgdl. Rsrs
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Tucho

#87

Mensagem por rgdl » Qua Set 07, 2016 3:52 pm

Miau, a junta do filtro de óleo funciona que é uma beleza, mas não foi ideia minha não, eu vi isso em um tópico que tratava de óleo e água que estavam se misturando por causa de um problema no radiador de óleo. O cara fez até um vídeo a respeito.

Eu lembrei disso e usei a solução no meu e posso te dizer que até agora não tem um vazamentinho.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso - Tucho

#88

Mensagem por Munhoz » Qua Set 07, 2016 7:22 pm

Ficou bom hein!! e pelo menos a junta do filtro você troca em bem menos tempo do que a junta do trocador, então também não vejo problema em reaproveitar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Tucho

#89

Mensagem por Miau » Qua Set 07, 2016 10:15 pm

rgdl escreveu:Miau, a junta do filtro de óleo funciona que é uma beleza, mas não foi ideia minha não, eu vi isso em um tópico que tratava de óleo e água que estavam se misturando por causa de um problema no radiador de óleo. O cara fez até um vídeo a respeito.

Eu lembrei disso e usei a solução no meu e posso te dizer que até agora não tem um vazamentinho.

que seja.. foi excelente dica.. na real muda pouca coisa em relação as medidas da junta genuina.. que seria 62,3(dia int) x 71,8(dia ext) - 4,75(altura).. tomara que dure mais uns 70 mil km hehe

Adicionado a 1 minuto 18 segundos:
Munhoz escreveu:Ficou bom hein!! e pelo menos a junta do filtro você troca em bem menos tempo do que a junta do trocador, então também não vejo problema em reaproveitar.
mas foi isso mesmo que pensei hehe.. vale mais a pena dar problema na junta do filtro do que na do trocador

agora fica a pergunta.. faz sentido fazer barulho no tucho por causa de vazamento ali? afinal.. se o pressostato de óleo fica ali, significa que aquele setor é pressurizado positivamente ou negativamente..

se o vazamento for na área de pressão positiva.. vaza pressão

se o vazamento for na área de pressão negativa.. ao invés da sucção puxar óleo, puxa ar.. pois na concorrência, o ar é fluido mais leve, menos denso e consecutivamente mais fácil de ser puxado do que o óleo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder