Cambio automático experiências de uso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#1

Mensagem por cesar2011 » Seg Fev 02, 2015 2:38 pm

Pessoal, estou me programando para trocar minha nave 2001 por uma mais nova de 2006 pra cima com cambio automático.

Nunca tive carro com cambio automático mas já andei em vários.

Queria a opinião de vocês quanto a manutenção, o que costuma dar problema? É seguro comprar um 2006 automático ou seria melhor um mais recente ainda?

Também pensei em pegar um C4 Grand Picasso, o que me dizem?

Pergunto isso porque dizem que cambio automático quando dá problema é uma facada pra arrumar e comprar carro usado é complicado ainda mais em revendas que fazem uma maquiagem no carro.


netvasco
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Mar 25, 2014 11:55 pm
Nome: Pedro Henrique (PH)

#2

Mensagem por netvasco » Seg Fev 02, 2015 8:06 pm

Tenho uma grand picasso 2011 e não tenho do que reclamar.

Sobre o câmbio AL4 já é bem discutido por aqui e outros foruns seus problemas e correções.

Procure pegar câmbios 2010 ou posteriores para ter menos dor de cabeça.

Tenho carro com câmbio automático desde 2008 e até hoje nunca tive problemas. Sempre faça as manutenções e seja feliz.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Seg Fev 02, 2015 9:14 pm

o que eu posso dizer é que tem q se conhecer bem esse carro antes de comprar pra não comprar dor de cabeça. Digo no sentido de comprar gato por lebre.

Conhecendo bem o carro, já da pra safar da malandragem de carros maquiados.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#4

Mensagem por cesar2011 » Seg Fev 02, 2015 9:37 pm

Qual seria manutenção de um cambio automatico? A troca de óleo apenas? Essa troca de oledo quem faz é apenas mecanico ou faz em postos de combustiveis tambem?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Seg Fev 02, 2015 9:46 pm

olha.. aos 40 mil km é bom fazer a troca do ATF(Automatic Transmition Fluid) que o pessoal chama de óleo..

Apesar de parecer um serviço banal, tem que ser feito por quem entende.

Pra fazer uma troca completa(recomendada) vai ai de 11 a 12 litros em 3 ou 4 trocas seguidas.

Nesse caso, é legal já sair do dexron III para o dexron VI que é um ATF mais evoluido, barato, e substitui qualquer outro dexron anterior.

Já aos 100 mil km, principalmente se não tiver sido feita a troca do ATF entre os 40 a 50 mil.. certamente vai ter que trocar uma serie de coisas na caixa.. como cintas, packs de embreagem, buchas e aneis de vedação.. e por ai vai.
Editado pela última vez por Miau em Seg Fev 02, 2015 9:49 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#6

Mensagem por Sandronst » Seg Fev 02, 2015 10:16 pm

Estou com um Grand c4 a 2 meses e estou muito satisfeito é meu primeiro carro automático, adquiri um 2009 com 41 mil km e está funcionando bem, vou esperar passar a garantia de 3 meses e vou trocar o atf.

Abraço.
Sandro
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Seg Fev 02, 2015 10:59 pm

O que posso dizer sobre cambio automático... Cambio manual nunca mais!!!!

Com toda problemática do AL4, quando vc enfrenta um engarrafamento de vários quilômetros, todo e qualquer dinheiro investido na manutenção é pouco para o conforto que ele traz.

Sobre o cambio AL4, todos os mecânicos que mexem com manutenção de cambio automático com quem conversei falaram a mesma coisa, "é o melhor cambio que tem" e eles apontam dois motivos beeeem práticos: 1 - é relativamente fácil de consertar; 2 - tem peça de reposição fácil de encontrar.

Segundo eles tem cambio que dependendo do defeito a caixa é simplesmente toda condenada, seja por não ter reparo ou simplesmente por não existir mais peças para reposição. Já no AL4 todo defeito tem reparo e tem peça à vontade.

O mecânico que reformou o meu cambio tinha dois Mitsubishi Wagon que os proprietários abandonaram na oficina dele porque não tem peça de reposição para o cambio, e advinha qual era o defeito? Dou um doce para quem acertar.

R: Solenoides de pressão

Se o AL4 tiver problema com solenoide vc acha ela facilmente no mercado livre, nas CCs e etc... por preços a partir dos R$ 120,00.

Então, tem gente que fala que o AL4 é problemático, e realmente há uma certa razão nisso, mas antes um cambio problema que tem reparo do que um cambio que quando dá problema a solução é colocar outro ou gastar uma fortuna com peças difíceis de achar.

Ai é o que o André falou, se fizer a troca do óleo a cada 40.000 km dificilmente vc vai ter que gastar com reparo de toda a caixa, agora entendam também que nada é feito para durar para sempre, mesmo que se tenha todo o cuidado um dia vai dar defeito, por desgaste natural da peça.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Fev 02, 2015 11:00 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#8

Mensagem por cesar2011 » Ter Fev 03, 2015 12:10 am

Certo, o AL4 esta disponivel desde sempre no xsara ou apartir de determinado ano?

O certo seria quando comprar o carro ja fazer a troca do óleo por garantia?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Ter Fev 03, 2015 8:47 am

O Xsara Picasso sempre usou o AL4 como cambio automático, mas ele só está disponível nos modelos 2004 em diante. Só a partir desse ano que o Picasso automático passou a ser vendido no Brasil.

Para vc minimizar qualquer dor de cabeça na hora da compra o ideal é levar seu mecânico de confiança munido de um scanner automotivo para medir a linha de pressão do óleo, tanto do carro parado quanto do carro em movimento, e ler eventuais códigos de erros.

Quanto a troca de óleo te aconselho a fazer logo, é igual a correia dentada, mesmo que o proprietário diga que trocou é melhor fazer. Eu não fiz e o resultado foi que tive que pagar 4000 dilmas para reformar o cambio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Ter Fev 03, 2015 9:07 am

outra dica é tirar um amostra do atf e ver a coloração e cheiro..

se tiver preto ou com cheiro de oleo queimado.. mal sinal..

se tiver meio avermelhado ou amarelado e sem cheiro de queimado.. ai sim é um bom indicativo.

mas fora isso é como eu disse.. tem q verificar muita coisa pra nao comprar dor de cabeça como já vi alguns amigos ai do forum fazerem.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#11

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 03, 2015 10:26 am

o AL4 está aqui desde 1998, os Xantias 2.0 usam ele porém sem o tiptronic.

Sem falar da inteligência dessa caixa, ela é auto adaptativa, reduz marchas durante a frenagem o que salva muita pastilha de freio além de ser seguro, segura marcha quando precisa etc

eu achava que automático gasta mais combustível, me enganei. a XPS do meu pai faz na média 9,5 kml em SP. Claro que se pegar trânsito cai pra 8. Mas isso é 2.0, tem muito carro novo ai 1.6 fazendo a mesma média ou pior.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Ter Fev 03, 2015 2:06 pm

De tanto ver pessoas dirigindo eu cheguei a seguinte conclusão, economia de combustível depende diretamente do peso do pé de quem está no volante.

Se o cara que está lá gosta de trocar a marcha em giros muito altos, ai nem carro 1.0 dá jeito.

Minha esposa por exemplo, trocava as marchas só com giro muito alto, lá para os 3000 giros ou mais. Eu que mostrei a ela que ela estava fazendo errado, que o motor estava "gritando" por uma troca de marcha naquele giro todo. Com a mudança de hábito o consumo que era muito alto baixou consideravelmente.

Já no meu carro, como ela não faz as mudanças de marcha, não tinha como ela estar na relação aceleração/marcha errado. O consumo continuou o mesmo, 8,5km/l na cidade.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Ter Fev 03, 2015 2:44 pm

pois é.. no meu essa questao de consumo eu n consigo resolver..

o meu ta bebendo um pouco mais q o normal.. faz ai 6 a 7 com litro na cidade.. e olha que eu n piso nao..

ja fiz de tudo pra melhorar isso.. mas nao achei ainda o problema.. to desconfiado que pode ser tucho nao carregando direito pq as vezes bate um tucho e as vezes nao..

e quando o tucho nao carrega, a valvula nao abre o curso todo.. certamente isso influencia no consumo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#14

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 03, 2015 2:53 pm

sim, consumo é muito relativo, a média de 9,5 é no período de férias que o trânsito é livre e no pé do meu pai.. no meu faz menos rs
ah claro, gasolina ruim derruba também. E hoje está dificil encontrar uma boa!

André, o que vc já fez pra melhorar? Já viu ponto, sensores, vazão e valor de resistência dos bicos etc?
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#15

Mensagem por cesar2011 » Ter Fev 03, 2015 3:00 pm

André meu 2001 tbm faz 7Km/l inicio do mes deu problema na sonda lambda, foi trocada e agora rodo 130Km com 50,00 antes era 120Km

Agora com a alta da gasosa vai rodar menos ainda :)

Obrigado pelas dicas, vou ver o que posso fazer, se for comprar de particular vou levar um mecanico junto ou levar para ele ver. Se for comprar de loja, acredito que eles nao gostem muito disso, entao vou arriscar, e logo que comprar levo no mecanico, se estiver ruim, eu requisito a garantia.

Nao sei se voces sabem, mas no CDC carro usado tem 3 meses de garantia TOTAL, qualquer coisa que der problema a loja tem que arrumar. Por exemplo se a loja vende carro dizendo que tem ABS e airbags(O que tudo mundo faz) se eles nao estiverem funcionando, a loja tem que arrumar.

Quando comprei meu 2001 fui viajar no dia seguinte, roda tava rachada, ar parou na volta da viagem(bobina), fiquei sabendo que air bag nao funcionava pq usaram aquele troque de desligar a luz do painel, tanque estava amassao pra dentro pressionando a bomba pra fora, ai a loja ate se recusou a arrumar, mas abri um processo e em 3 meses fizeram uma acordo e fizeram ressarcimento do que gastei.
Editado pela última vez por cesar2011 em Ter Fev 03, 2015 3:01 pm, em um total de 1 vez.
Responder