Parte elétrica (chave de seta)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Diego Klipel Xavier
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 12, 2015 11:23 pm
Nome: Klipel

#1

Mensagem por Diego Klipel Xavier » Ter Jan 13, 2015 4:56 pm

Boa tarde, tenho um Citroen Xsara Picasso Ex 2003/2004, com 171.000 Km rodados. Moro em três corações, no sul de minas gerais e não sei de eletricista bom (que mexa nessa marca) aqui na região.
Estou com um problema que está tirando o meu sono, quando ligo a seta para direita ou esquerda, fica acesa por aproximadamente 3 ou 4 seg e se apaga; tenho que dar mais um toque na chave de seta e aí funciona; interfere também na buzina, mas é quando quer. É só isso que está interferindo e estou preocupado. Já olhei no forum situações parecidas com a minha, muitos falam que pode ser a chave de seta estragada, alguns falam que a bateria pode estar descarregada, que deixa o carro maluco, alguns falam que pode ser rele, enfim, levei num eletricista e nem o raio do homem sabe o que é; já quer logo me enfiar uma chave de seta de um picasso batido, que vai me custar só a chave 450,00 mais mão de obra.
Se algum dos amigos puder me ajudar, agradeço, pois comprei o carro a pouco tempo e não pretendo me desfazer do mesmo tão cedo, atendeu todas as minhas expectativas, foi muito além do que esperava!!!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Jan 13, 2015 5:19 pm

É comum a chave de seta, com o tempo, começar a dar mal contato pelo desgaste. A minha ficou assim depois que meu carro ficou parado uns 2 meses até eu conseguir grana para reformar o câmbio, mas depois que voltei a usar ficou normal.

Tem um tópico que ensina a recuperar o comando de seta mas só serve para Picasso importado, pois os produzidos no Brasil usam outro modelo de comando que não dá para fazer o que está no tutorial. Acho que o seu carro é do modelo que dá para reparar.

O tópico é esse : <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=414" target="_blank"> Chave de Seta do Picasso</a>

Veja que no post #8 o colega wilsão coloca uma arquivo anexo em pdf com o tutorial.

De qualquer maneira a Com2000 não uma chave de seta qualquer, é um verdadeiro computador responsável por várias funções no painel, inclusive o acionamento do Air-bag. É por isso que ela é cara pra caramba, uma nova na concessionária, dependendo do modelo do Picasso, não sai por menos de R$ 1000,00.

Por isso R$ 450,00 pelo comando não é tão caro, mas tem que ser do mesmo modelo que o seu.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Diego Klipel Xavier
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 12, 2015 11:23 pm
Nome: Klipel

#3

Mensagem por Diego Klipel Xavier » Ter Jan 13, 2015 10:48 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 13 2015, 05:19 PM' post='27277']
É comum a chave de seta, com o tempo, começar a dar mal contato pelo desgaste. A minha ficou assim depois que meu carro ficou parado uns 2 meses até eu conseguir grana para reformar o câmbio, mas depois que voltei a usar ficou normal.

Tem um tópico que ensina a recuperar o comando de seta mas só serve para Picasso importado, pois os produzidos no Brasil usam outro modelo de comando que não dá para fazer o que está no tutorial. Acho que o seu carro é do modelo que dá para reparar.

O tópico é esse : <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=414" target="_blank"> Chave de Seta do Picasso</a>

Veja que no post #8 o colega wilsão coloca uma arquivo anexo em pdf com o tutorial.

De qualquer maneira a Com2000 não uma chave de seta qualquer, é um verdadeiro computador responsável por várias funções no painel, inclusive o acionamento do Air-bag. É por isso que ela é cara pra caramba, uma nova na concessionária, dependendo do modelo do Picasso, não sai por menos de R$ 1000,00.

Por isso R$ 450,00 pelo comando não é tão caro, mas tem que ser do mesmo modelo que o seu.
[/quote]







Amigo, pode me dizer se seria algo relacionado ao problema da bateria???
Agradeço!!! :icon_smile_8ball:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qua Jan 14, 2015 12:12 pm

Cara, bateria fraca causa sim vários sintomas malucos, que vão desde indicação errada de temperatura até acionamento doidos dos comandos.

Já passei por tudo isso, na primeira vez a bateria estava tão fraca que não dava partida. Quando eu ligava o farol o que funcionava era o limpador de para-brisa, ligava o limpador tocava a buzina, apertava a buzina acendia o farol e dai por diante :465974: ai, parecia que o carro estava chapado :465974: :465974: , que tinha tomado chá de cogumelo ou coisa parecida. Na segunda vez era erro de temperatura alta sem estar.

A razão disso é que a BSI não é alimentada com a voltagem correta e acaba reiniciando quando se dá a partida e ficando doida.

Para saber se é bateria só testando. Para testar vc vai precisar de um multímetro. A voltagem não pode estar a baixo de 12,8V e dando partida o multímetro não pode baixar de 11,5V, ou seja, tem que ficar o mais próximo de 12V possível. Se baixar para 11V ou menos sua bateria está ruim.

Agora é o seguinte, bateria de automóvel só dura 3 anos, a partir dai é só ladeira a baixo até morrer.

É possível recuperar uma bateria ruim usando sal de epsom (também conhecido como sal amargo ou sulfato de magnésio), tem vários vídeos na internet dizendo como fazer.

Agora, na boa, acho que seu problema não é bateria não., é mal contato mesmo.

Tive um problema de mal contato com o comando, mas era só por falta de uso. Tive também com o botão do alerta, ligava direto, pensei que fosse bateria mas não era, nem BSI como falou um "mexanico", era só mal contato, tirei o bendito desmontei limpei e voltou ao normal. Custo da operação de reparo do alerta R$ 10,00 o preço de um limpa contato, custo estimado R$ 270,0 de um botão novo, ou R$ 970,00 de uma BSI nova desprogramada, fora o custo para programar e colocar a bendita no lugar.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jan 14, 2015 12:16 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#5

Mensagem por renan97ar » Qua Jan 14, 2015 2:20 pm

Só uma pergunta: o teu carro tem a buzina na seta ou no volante? Se for na seta, pode usar o tutorial, que o problema irá desaparecer. Se for no volante, a chave de seta (que passa a se chamar com2000 e se comunica com a bsi) é muito mais complexa, e esse tutorial não vale para ela.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Diego Klipel Xavier
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 12, 2015 11:23 pm
Nome: Klipel

#6

Mensagem por Diego Klipel Xavier » Qua Jan 14, 2015 4:03 pm

[quote name='renan97ar' date='Jan 14 2015, 02:20 PM' post='27289']
Só uma pergunta: o teu carro tem a buzina na seta ou no volante? Se for na seta, pode usar o tutorial, que o problema irá desaparecer. Se for no volante, a chave de seta (que passa a se chamar com2000 e se comunica com a bsi) é muito mais complexa, e esse tutorial não vale para ela.
[/quote]


obrigado amigo, mas a minha buzina é no volante; tô ficando maluco já e o eletricista não sabe o que é; acho que tá de má vontade; vou testar a bateria para ver se pode ser esse o problema!!! Obrigado. :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:

obrigado amigo, vou levar o carro num eletricista e tentar passar no scanner para tentar descobrir o que pode ser; tomara que de certo!!! às vezes fico com medo do carro pifar por esses problemas malucos :613179: :613179: :613179:

[quote name='rgdl' date='Jan 14 2015, 12:12 PM' post='27285']
Cara, bateria fraca causa sim vários sintomas malucos, que vão desde indicação errada de temperatura até acionamento doidos dos comandos.

Já passei por tudo isso, na primeira vez a bateria estava tão fraca que não dava partida. Quando eu ligava o farol o que funcionava era o limpador de para-brisa, ligava o limpador tocava a buzina, apertava a buzina acendia o farol e dai por diante :465974: ai, parecia que o carro estava chapado :465974: :465974: , que tinha tomado chá de cogumelo ou coisa parecida. Na segunda vez era erro de temperatura alta sem estar.

A razão disso é que a BSI não é alimentada com a voltagem correta e acaba reiniciando quando se dá a partida e ficando doida.

Para saber se é bateria só testando. Para testar vc vai precisar de um multímetro. A voltagem não pode estar a baixo de 12,8V e dando partida o multímetro não pode baixar de 11,5V, ou seja, tem que ficar o mais próximo de 12V possível. Se baixar para 11V ou menos sua bateria está ruim.

Agora é o seguinte, bateria de automóvel só dura 3 anos, a partir dai é só ladeira a baixo até morrer.

É possível recuperar uma bateria ruim usando sal de epsom (também conhecido como sal amargo ou sulfato de magnésio), tem vários vídeos na internet dizendo como fazer.

Agora, na boa, acho que seu problema não é bateria não., é mal contato mesmo.

Tive um problema de mal contato com o comando, mas era só por falta de uso. Tive também com o botão do alerta, ligava direto, pensei que fosse bateria mas não era, nem BSI como falou um "mexanico", era só mal contato, tirei o bendito desmontei limpei e voltou ao normal. Custo da operação de reparo do alerta R$ 10,00 o preço de um limpa contato, custo estimado R$ 270,0 de um botão novo, ou R$ 970,00 de uma BSI nova desprogramada, fora o custo para programar e colocar a bendita no lugar.
[/quote]






obrigado amigo, vou levar o carro num eletricista e tentar passar no scanner para tentar descobrir o que pode ser; tomara que de certo!!! às vezes fico com medo do carro pifar por esses problemas malucos 613179.gif 613179.gif 613179.gif
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Parte elétrica (chave de seta)

#7

Mensagem por rgdl » Qua Jan 14, 2015 4:18 pm

Olha que interessante, achei esse tutorial de como desmontar a com2000, está em espanhol mas dá para entender.

Desmontaje del Com2000

Não me pareceu algo complicado desmontar a com2000, acho que a parte mais chata seria tirar o volante.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mai 04, 2016 4:47 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#8

Mensagem por renan97ar » Qua Jan 14, 2015 5:33 pm

Não creio que este problema apareça no scanner, pois não chega a ser um problema diretamente. Acho que se desmontasse a com2000 e limpasse as trilhas onde dão contato já voltaria ao normal. Só tome cuidado ao desmontar, pois ela é responsável pela parte de setas, limpador de parabrisas, faróis e o cabo flat que vai para o airbag! Faça isso na manha, com a bateria desconectada!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Parte elétrica (chave de seta)

#9

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mai 04, 2016 3:11 pm

Ontem, minha Patroa reclamou que ao dar seta pra direita, acendeu os faróis e desligou o carro...bem no meio da curva!
Sai pra testar e aconteceu de novo.
Noite a dentro desmontando a famosa CHAVE Eletrônica COM2000 da PSA (Citroen / Peugeot).
Há muitos vídeos em inglês, francês, espanhol no youtube.com sobre desmontar, dar manutenção e remontar esta COM2000.
Me ajudou bastante! Basta colocar na busca os termos Citroen COM2000 que aparece muitos vídeos.

Comecei o serviço às 21:20hs e concluí às 01:54 da manhã de hoje!

Havia muita sujeira nos contatos da placa de interface, e uma aste metálica de contato estava torta, distante de tocar no contato da placa eletrônica.
Na remontagem tem um segredo para repor a mola central que nos vídeos que vi, nenhum mostra como colocar.
Pois aviso que é "click a click" que se deve remontar a mola usando uma chave de fenda fina e pequena.
É necessário muito cuidado para não se machucar quando estiver abrindo a COM2000.
Não há segredos nem risco quanto ao AIR-BAG...mas tem que ter cuidado para não dobrar e romper um dos três cabos/corrente....
Quando retira o volante, na frente da chave COM2000 tem uma tampa com um aviso bem grande em francês dizendo para não remover aquela tampa....e REALMENTE NÃO PODE ABRIR...atrás tem uma fita aspiral e entendo que seja um dispositivo pirotécnico de acionamento do AIR-BAG...é bom fixar essa tampa com uma fita adesiva para evitar acidentes!!!

Outro detalhe, e aí vai de cada um: Não precisa desconectar cabos da bateria !! Basta desconectar os plugs que ficam atrás da chave COM2000 antes de iniciar a retirada do volante!

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/interior-c ... 2015-Y.jpg
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
sergio1965
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mai 27, 2017 7:02 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003

Parte elétrica (chave de seta)

#10

Mensagem por sergio1965 » Sáb Mai 27, 2017 7:11 pm

Olá amigos,estou com problema na chave seta no Xsara Picasso Enclusive ano 2003. Ligo a seta para um lado e ela indica para o outro e as vezes não retorna. O que posso fazer? Grato.
Rudi
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Abr 10, 2021 10:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso

Re: Parte elétrica (chave de seta)

#11

Mensagem por Rudi » Sáb Abr 10, 2021 10:27 pm

Pior parte é desmontar essa encrenca e encontrar o cabo fat mastigado 😬
Responder