Sistema de admissão de Ar

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#1

Mensagem por rgdl » Dom Jan 11, 2015 11:40 pm

Gente nesses dias em que podemos ser pegos de surpresa na estrada com uma :382454: chuva muito forte e nos vermos em meio a um alagamento vale a pena dar uma olhada no sistema de admissão de ar do Picasso.

Sexta feira fui ver outra coisa, fui dar uma limpeza no condensador do ar-condicionado, pois acumula muita sujeira que acaba prejudicando o desempenho do mesmo.

Como para isso é necessário tirar o acabamento do para-choque acabei olhando também os dutos de admissão de ar, especialmente o bocal de entrada de ar, que é um duto sai do ressonador e fica preso pouco abaixo da caixa de fusíveis dentro do cofre do motor.

É uma pena que não tirei fotos mas vou colocar a imagem do service abaixo. Para minha surpresa o bocal de entrada de ar estava solto, item 8 da foto. Esse esse bocal é feito de um tubo de material composto (uma espécie de papelão impermeável) com uma conexão plástica que encaixa no ressonador e um joelho plástico que fica preso abaixo da caixa de fusíveis. As peças plásticas são unidas ao tubo por cola e o tubo é envolvido em um plástico preso por abraçadeiras plásticas.

[attachmentid=784]

Eu pensei que o joelho tivesse soltado do seu suporte, mas para meu espanto não foi isso que aconteceu, o que aconteceu foi que estava descolado, sim o tubo estava descolado do joelho. Fui analisar então a conexão que liga o duto ao ressonador e a mesma não estava solta mas a cola estava beeeem prejudicada. Duvido que fosse capaz de impedir a entrada de agua.

Felizmente eu tinha cola de silicone preta em casa então limpei bem as conexões plásticas e o tubo botei bastante silicone de modo a vedar bem e para ficar bem firme envolvi tudo com fita isolante. Fiz isso nas duas conexões. Recoloquei o plástico que envolve duto prendendo com novas braçadeiras plásticas.

Na ligação do tubo com o ressonador eu coloquei um pouco de lubrificante a base de silicone para que a borracha de vedação que tem no ressonador deslizasse bem até o final do encaixe e reforcei o encaixe envolvendo com fita isolante.

Agora estou mais seguro, mas 100% mesmo só depois que trocar a borracha de vedação de ar que é o item 10 da foto.

Agora fica a dica ai para os colegas darem uma revisada nesse duto e nessa borracha, é coisa simples que dá para fazer em casa.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Seg Jan 12, 2015 10:13 am, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Seg Jan 12, 2015 10:16 am

boa! vou olhar na picasso do meu pai
Responder