Oleo mineral depois de retifica

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cesar2011
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#1

Mensagem por cesar2011 » Sáb Jan 10, 2015 2:00 pm

Levei meu picasso 2001 para trocar junta do cabeçote e foi feito plaina do cabeçote ai o mecanico colocou oleo mineral, eu questinei e ele disse que não tem problema porque ja foi aberto o motor e tals(serviço que ele fez) isso procede ou o mecanico esta enganado e devo tirar o oleo e colocar o semi sintetico que sempre coloquei?

Ele usou o 20w50 texaco


cesar2011
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#2

Mensagem por cesar2011 » Sáb Jan 10, 2015 2:16 pm

A luz da injeção tbm ta ficando acesa, quando liga carro ela apaga mais depois de um tempo ela ascende mas o carro ta andando normal. O mecanico disse que vai ter que trocar o atuador de marcha lenta pq ele morre as vezs na lenta ele deu uma regulada manual nele, tem haver a luz de inejção com o atuador?
Editado pela última vez por cesar2011 em Sáb Jan 10, 2015 2:17 pm, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por Miau » Sáb Jan 10, 2015 3:16 pm

Acho melhor vc trocar de mecanico..

no minimo semi sintético.. n conheco nenhum 16v q se da bem com mineral

duvido q seja atuador.. tem q passar scanner
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#4

Mensagem por cesar2011 » Sáb Jan 10, 2015 4:25 pm

Ele testou o atuador e ele nao esta funcionando corretamente, vou trocar na segunda, no scanner acusa falha no cortador de combustivel mas o carro ta tendo bom desempenho em alta rotação.

Vamos ver segunda, quanto ao óleo voce acha que devo trocar ou deixa assim? O que pode acontecer?
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#5

Mensagem por Miau » Sáb Jan 10, 2015 6:03 pm

Jaja vc vai comecar a ouvir tucho bater.. use sintetico mesmo.
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#6

Mensagem por Sandronst » Sáb Jan 10, 2015 6:38 pm

Porque a citroen recomenda e usa óleo semi sintético se o sintético é melhor?
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#7

Mensagem por Miau » Dom Jan 11, 2015 1:42 am

Pq é o q eles tem pra vender lá. . Mas eu uso total 7000 que é sintetico.

alem do mais nao há tanta diferença entre semi e sintético. .

mas entre mineral e semi ou sintético ai tem muita
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#8

Mensagem por cesar2011 » Dom Jan 11, 2015 3:10 am

Andre andando mais com carro ele deu uma piorada mas que pode ter indicado a origem do problema.

A bobina que estou usando é velha ja foi trocada e foi trocada por uma usada por recomendação do mecanico por ser original claro que correndo o risco de pifar a qualquer momento.

O que que agora o carro ta perdendo força engasgando nas 3 primeiras marchas e dando pipocos pequenos apesar de ja ter ouvido 5 estouros altos.

A luz a injeção acende apos uns 4 minutos de uso do carro ligado. Lembro que mecanico uma vez falou que quando bobina esta ruim ascende a luz de injeção, por estes sintomas sera que pode ser a bobina ruim?

Acho que vou comprar uma nova pela questão de ja ter trocado e ter trocado por uma velha que a qualquer momento pode falhar mas quero poder ficar mais tranquilo pois estou grilado.
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#9

Mensagem por rgdl » Dom Jan 11, 2015 10:57 pm

Cara esse mecânico não deixou o carro fora do ponto não?

Eu tive um problema assim de acender a luz de injeção mas era porque o mecânico vacilou e esqueceu de colocar a trava do virabrequim ai quando ele deu aperto na porca que segura a polia, o virabrequim se moveu o suficiente para tira o carro do ponto.
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#10

Mensagem por cesar2011 » Dom Jan 11, 2015 11:58 pm

Não duvido, mas carro fora do ponto tem estes sintomas?

Marcha lenta ruim, pipoca em baixa velocidade, morre, estoura escapamento, ascende luz injeção?

No scanner deles(kaptor) acusou "falha no corte de combustivel bnc-1" buscando na net achei o conteudo abaixo e o que chamou atenção é que tem relação com o atuador de marcha lenta que disse ele estar com problemas que demora pra voltar nos testes que ele fez parece estar emperrado mas antes de levar la pra trocar a junta nao dava este problema:

Codigo p01 70-regulação da injeção no bloco 1 defeituoso
ola Augusto, aqui vai algumas dicas relacionadas a isso.

0171- Ajuste de Combustível do Banco 1 - Excessivamente Pobre

A falha indica que o ajuste de combustível de longo prazo ultrapassou o
nível de 160 passos (limite de enriquecimento) e a de curto prazo, o nível
de 180 passos.
Isto indica uma condição de mistura excessivamente pobre que a UC tenta
compensar.

Nota: a correção de tempo de injeção que a UC aplica está baseada nos
valores de ajuste de combustível de curto e longo prazo. O valor ideal para
ambos parâmetros (ou seja, sem correção) está em torno de 0%.
Acima deste valor, a correção aplicada e no sentido do enriquecimento, em
resposta a uma possível situação de mistura pobre. Abaixo deste valor, a
correção aplicada é de empobrecimento, em resposta a uma eventual
condição de mistura rica.

Inspecionar:
- sistema de escape quando a corrosão, vazamento.
- sensor de oxigênio e circuito associado.
- mangueiras de vácuo quanto a corte, dobras.
- corpo de borboleta, coletor de admissão e circuito EGR, quanto a
vazamento.
- sistema de controle da marcha lenta, quanto a marcha lenta alta ou
irregular.
- sistema de ventilação do cárter (PCV).
- combustível quanto a contaminação.
- pontos de massa quanto a limpeza e localização correta.
- pressão de combustível
. ligar o manômetro à valvula para tomada de pressão.
. desligar a ignição por 10 segundos.
. conectar uma ponte fusível entre +Bat e o terminal de teste da bomba
(localizado no compartimento do motor, paralama esquerdo, próximo
da parede corta-fogo).
. verificar a pressão enquanto a bomba funciona.
valor: 415 a 455 kPa (60 - 66 psi).
. funcionar o motor na marcha lenta, temperatura operacional e verificar
a pressão.
valor: a pressão deve cair entre 20 kPa e 70 kPa.

- injetores quanto a vazamento ou injeção insuficiente.
- válvula de purga do canister.
- possíveis problemas mecânicos (obstruções na admissão, vazamento).
- sensor MAP.

0172- Ajuste de Combustível do Banco 1 - Excessivamente Rico

A falha indica que o ajuste de longo prazo é inferior a 100 passos (limite de
empobrecimento) e a de curto prazo inferior a 95 passos.

Inspecionar:
- restrição na admissão de ar (filtro, dentes).
- sistema de controle da marcha lenta.
- eventuais depósitos no corpo de borboleta e na passagem da IAC.
- regulador de pressão.
- sensor de posição da borboleta.
. visualizar o parâmetro "Sensor TPS" no equipamento de teste (modo
contínuo), e abrindo lentamente a borboleta.
. o sinal deverá indicar um aumento uniforme, de aprox., 0,2 - 0,7 Volts
(borboleta fechada) a 4 - 4,2 Volts (borboleta aberta).

- pressão de combustível; com motor desligado e bomba funcionando:
415 a 455 kPa.
Quando a bomba parar, a pressão deve diminuir levemente e logo
estabilizar.

- sonda lambda correspondente ao DTC analisado; quanto a contaminação.
- sistema de controle de emissões evaporativas.

Uma vez efetuadas as verificações, funcionar o motor até entrar em circuito
fechado e monitorar no equipamento de teste os parâmetros de ajuste de
combustível de curto e longo prazo.
Se o problema foi resolvido, os valores desses parâmetros deverão aumentar
para mais de:
. 100 passos (-20%): ajuste de longo prazo;
. 94 passos (-25%): ajuste de curto prazo.
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#11

Mensagem por gausaline » Seg Jan 12, 2015 12:03 am

No meu caso o mecânico deixou o carro fora de ponto.
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#12

Mensagem por cesar2011 » Seg Jan 12, 2015 12:09 am

Pra colocar no ponto é coisa rapida ou tem que desmontar novamente?
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#13

Mensagem por Miau » Seg Jan 12, 2015 12:12 am

tem que desmontar pra soltar a correia dentada..

cara.. o que acontece é que pra se mexer na correia dentada tem que tem 3 ferramentas especiais.. sao 2 travas de comando e uma de virabrequim.. e tem q ser a ferramenta especial mesmo.. tem mecanico que tenta enfiar uma chave allen no buraco e nao da certo.
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#14

Mensagem por rgdl » Seg Jan 12, 2015 7:02 am

Cesar, dependendo do quanto o motor ficou fora do ponto pode sim dar todos esses sintomas.

No meu o motor estava fraco, superaquecia com facilidade e o som do motor estava meio "esportivo".

Quanto ao óleo eu desde que comprei o carro só uso óleo sintético. Comecei usando o 5W30 da Shell, mas achei que o mesmo era fino de mais e passei a usar o 5W40 da Petronas e da BR, parei de usá-los porque ambos são muito difíceis de achar. Agora estou usando o Lubrax Tecno 15W40 da BR e estou gostando do mesmo.

Mas lembrando que independente da viscosidade o óleo usado tem que atender as normas API e ACEA, sendo que o mínimo é API SJ e ACEA A3/B3. Tem muito óleo que atende a norma API mas não atende a norma ACEA então esse óleo não deve ser usado.

Como estamos no Brasil nem todas as informações são dadas no rótulo do produto, por exemplo o Lubrax Tecno que uso não tem no rótulo a norma ACEA mas ele atende a mesma conforme folheto de informações técnicas que pode ser visto nesse link <a href="http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/4e ... OD=AJPERES" target="_blank">Lubrax Tecno 10w40 e 15w40</a>
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