barulho quando liga e no câmbio automatico

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Sandronst
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#1

Mensagem por Sandronst » Ter Jan 06, 2015 10:58 am

Caros colegas, percebi que quando giro a chave na 1° posição faz um barulho como se fosse de faísca, olhei com o capo aberto e não percebi nada é normal? Percebi o mesmo barulho quando eu desligo o carro na seguinte situação:

Para o carro
ponho no neutro
desligo
tiro o pé do freio
volto o chave na 1° posição
passo a alavanca para o P (nesse momento faz o barulho)
retiro a chave.

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Grato


Sandro
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rgdl
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#2

Mensagem por rgdl » Ter Jan 06, 2015 11:37 am

Cara esse barulho é da trava da alavanca do cambio.

Ele está mais audível para vc porque vc está procedendo do mesmo modo que se procede em um cambio manual, ou seja, colocando o cambio em N para desligar o motor.

No cambio automático o procedimento correto é colocar o cambio em P para desligar o motor.
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Miau
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#3

Mensagem por Miau » Ter Jan 06, 2015 2:13 pm

Isso ai..

quer ver.. com a chave ligada.. bota em P e fica apertando e soltando o freio.. vai ouvir varias vezes..

É o relé que faz esse som
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Sandronst
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#4

Mensagem por Sandronst » Ter Jan 06, 2015 3:43 pm

Obrigado senhores pelas respostas,

É que vi na internet que o correto é parar, puxar o freio de mão, colocar em neutro, soltar o pedal do freio, acionar o pedal do freio novamente e passar para o P, no meu caso o freio de mão só aciona quando desliga o carro.

Todo esse procedimento serve para que o câmbio não de aquele tranco quando vamos mudar para D para sair.
Grato
Sandro
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#5

Mensagem por RodolfoBertolucci » Ter Jan 06, 2015 10:34 pm

Sandro, o que eu tenho feito, não li em lugar nenhum, apenas achei o "melhor jeito" pra mim, assim que estaciono o carro, aciono o botão de freio de estacionamento ainda com o cambio em D ou R e fico aguardando o aviso no painel que o freio foi acionado, tiro o pé do pedal do freio e confirmo que o carro está "estancado" ai sim passo a alavanca pra P e desligo o carro, assim evito o tranco principalmente se estiver em aclive ou declive.
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#6

Mensagem por rgdl » Qua Jan 07, 2015 8:43 am

Ah! tá, entendi.

Mas Sandro, esse procedimento é só quando o carro está numa ladeira, numa situação normal de pista ou garagem plana não é necessário esse procedimento não. Isso é assim porque o carro, numa ladeira tende a andar um pouco para traz (ou para frente dependendo de como o carro está posicionado) depois que se puxa o freio de mão, o que acaba forçando a trava do Park e fazendo barulho na hora de tirar o cambio do P.

Mas mesmo assim esse procedimento não está correto, pois vc continua tendo que colocar o cambio em P antes de desligar. Faça assim, numa ladeira puxe o freio de mão, coloque o cambio em N e solte o pedal do freio, quando o carro ficar seguro pelo freio de mão ai sim, coloque em P e desligue o carro.

Antes de morar onde moro minha garagem era em aclive e eu tinha que fazer isso todo dia, pois era comum quando eu esquecia de dar tranco ao tirar de P.
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#7

Mensagem por Miau » Qua Jan 07, 2015 8:54 am

olha até onde sei no AL4.. a unica diferença entre P e N é que o P libera uma trava na engrenagem pra nao deixar girar.
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#8

Mensagem por acortez » Qui Jan 08, 2015 3:48 pm

Na ladeira ou não, freia no pé e segura, depois freio de mão, depois P e pronto.

O sucesso do câmbio automático (principalmente essa bosta do AL4), é não ficar mexendo demais na alavanca.
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#9

Mensagem por Sandronst » Qui Jan 08, 2015 9:13 pm

Isso mesmo RGDL talvez eu esteja fazendo no plano o que se recomenda fazer em ladeira, minha preocupação é deixar o carro seguro pelo freio de estacionamento antes de colocar em P.

Grato.
Sandro
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barulho quando liga e no câmbio automatico

#10

Mensagem por danielcd » Ter Dez 19, 2017 1:10 pm

Miau escreveu:Isso ai..

quer ver.. com a chave ligada.. bota em P e fica apertando e soltando o freio.. vai ouvir varias vezes..

É o relé que faz esse som
Ok, mas isso indica algum problema? Devo levar na css?

Comprei um c3 2016 recentemente e estranhei este cleck-cleck...
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barulho quando liga e no câmbio automatico

#11

Mensagem por Munhoz » Ter Dez 19, 2017 3:34 pm

perfeitamente normal.
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