Xsara Picasso - Alternador
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Salve rapaziada
Levei um azar do cão com minha nave nessa semana.
Primeiro o ar tinha dado problema e eu constatei que era a bobina.
resolvido problema a cerca de um mês.. sabado passafo fiz uma viagem 250km e tal.. carro normal.
chegando aqui.. no outro dia fui sair com o carro.. e reparei que o ar nao gelava.. fui pra baixo do carro ver e novamente nao armavaa a embreagem.. ai pensei.. vai ver essa bobina nao prestou.
mas ai pra minha surpresa ao andar com o carro.. comecei a sentir um cheiro de fio queimado.. pensei.. Será a bobina fritando? Mas mantive o ar desligado entao nao fazia sentido.
Depois com mais calma inspecionei a ligação do ar ali na bobina.. tudo normal.. nada derretido.
Girei a chave e o ar ligou normal.
Mas depois de uns 5 minutos.. parou de gelar novamente.
E o cheiro continuava de queimado.
ai ja pensei logo no alternador..
como estou longe de casa e sem ferramentas.. levei num eletricista daqui.. ele colocou o multimetro e a carga nao passava de 12.9v
e ele tb disse que o alternador deve estar com algum principio de curto e começando a torrar o estator. E que teria que abrir pra ver tudo e tal.. e quebia sair caro e dificil de arrumar as peças.
Pior de tudo.. nao poderia me atender.. so na outra semana.
Sem falar que é muito arriscado eu voltar pra casa..
na melhor das hipoteses eu ficar no meio da estrada sem bateria.. na pior.. pegar fogo no alternador.
liguei pra citroen.. so vendem ele completo por 1800 e alguma coisa..
Hoje comprei um multimetro xingling pra estudar melhor.. o carro frio.. funcionou o alternador.. voltagem oscilava entre 13v a 14.3v de acordo com o giro.. mas a medida q ia aquecendo.. essa escala ia caindo ate os 12.8v ate uns 14v
e pior.. se eu desligar o carro quente.. e depois religar.. ai mal passa dos 13.4v em giro alto.
pretendo voltar pra casa e desmontar la eu mesmo.. mas será que vai dar bode eu arriscar viajar?
olhando pelos furos do alternador.. tem uma pequena parte do enrolamento que parece queimada.. tipo parece umida em relação as outras partes.
acho q terei q trocar no minimo o estator..e pra achar vai ser dificil
Levei um azar do cão com minha nave nessa semana.
Primeiro o ar tinha dado problema e eu constatei que era a bobina.
resolvido problema a cerca de um mês.. sabado passafo fiz uma viagem 250km e tal.. carro normal.
chegando aqui.. no outro dia fui sair com o carro.. e reparei que o ar nao gelava.. fui pra baixo do carro ver e novamente nao armavaa a embreagem.. ai pensei.. vai ver essa bobina nao prestou.
mas ai pra minha surpresa ao andar com o carro.. comecei a sentir um cheiro de fio queimado.. pensei.. Será a bobina fritando? Mas mantive o ar desligado entao nao fazia sentido.
Depois com mais calma inspecionei a ligação do ar ali na bobina.. tudo normal.. nada derretido.
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e ele tb disse que o alternador deve estar com algum principio de curto e começando a torrar o estator. E que teria que abrir pra ver tudo e tal.. e quebia sair caro e dificil de arrumar as peças.
Pior de tudo.. nao poderia me atender.. so na outra semana.
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e pior.. se eu desligar o carro quente.. e depois religar.. ai mal passa dos 13.4v em giro alto.
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acho q terei q trocar no minimo o estator..e pra achar vai ser dificil
Editado pela última vez por Miau em Ter Dez 23, 2014 12:16 pm, em um total de 1 vez.
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A pior coisa que tem é o carro dar defeito na viagem. Passei por isso mês passado quando fui para o salão do automóvel, pouco a pós Resende deu problema de temperatura alta, o sensor de temperatura pediu as contas.
Felizmente em Cachoeira Paulista encontrei um mecânico que me cobrou um preço justo para trocar o sensor.
Não tem outro mecânico que vc possa recorrer ai? ou um ferro velho que te cobre um preço camarada pelo alternador?
Felizmente em Cachoeira Paulista encontrei um mecânico que me cobrou um preço justo para trocar o sensor.
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Cara, faz assim então, desliga tudo que é desnecessário, tipo carregador de celular, rádio, DVD e etc... qualquer coisa que possa consumir energia do alternador e provoque aumento de carga e não seja extremamente necessário.
Outra é monitorar com o multímetro a voltagem durante a viagem parando de vez em quando.
Agora, uma coisa que consome muita energia é a ventoinha, ela é de 500W de potencia só ai são 41A na potência máxima. Se tivesse um jeito de fazer ela consumir menos seria o ideal.
Outra é monitorar com o multímetro a voltagem durante a viagem parando de vez em quando.
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Então. . Achei uma alma caridosa hoje que pegou o carro pra arrumar.. numa pre análise disse que certamente é o regulador com defeito causando aquecimento no estator.
De cara ja me avisou que terei q trocar o estator e muito possivelmente o regulador.
Mao de obra vai ser de 180.00
é caro.. mas foi o que consegui arrumar.
ele disse que se eu insistir em rodar com o carro.. tem chances enormes do regulador dar saida alta de voltagem e começar a queimar central etc e tal.. que tem perigo de incendio no alternador.. pois quanto mais queima a resina.. mais em curto o estator fica..
agora é esperar pra ver
De cara ja me avisou que terei q trocar o estator e muito possivelmente o regulador.
Mao de obra vai ser de 180.00
é caro.. mas foi o que consegui arrumar.
ele disse que se eu insistir em rodar com o carro.. tem chances enormes do regulador dar saida alta de voltagem e começar a queimar central etc e tal.. que tem perigo de incendio no alternador.. pois quanto mais queima a resina.. mais em curto o estator fica..
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Na verdade ainda n resolveu.. o cara ta quebrando cabeça la.
trocou o estator.. testou o regulador e disse que está bom.
testou a ponte de diodos tb e está boa.
testou leitura do rotor e tb está bom.
mas disse que testando na bancada está esquentando o alternador.
E que tambem foi testar no carro e chegou a sair fumaça.
Ele acredita que possa ser o rotor.. ta brabo.. até agora sem carro
trocou o estator.. testou o regulador e disse que está bom.
testou a ponte de diodos tb e está boa.
testou leitura do rotor e tb está bom.
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E que tambem foi testar no carro e chegou a sair fumaça.
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Bom.. aconteceram coisas curiosas..
Após 8 dias e nada.. o cara trocou regulador e estator e nada.. carregava mas esquentava..
entao ele foi testar os diodos e achou dois abertos.. trocou.. testou e deu mais voltagem.. 14.3v e continuou esquentando o estator.
entao ele desistiu.. colocou meu estator e regulador velhos e ja ia montar no carro.. entao falei pra ele testar na bancada..
funcionou normal.. dando 14.3v e simulando carga normal.. mas n esperou pra ver se esquentava.. e reinstalou.. pediu desculpas e nao cobrou nada.
o carro ta funcionando perfeitamente..
moral da história. . Eram 2 diodos abertos.. no total sao 6 diodos.. acho que 3 no positivo e 3 no negativo. Com 2 abertos do positivo.. forçava a corrente em 1 diodo e esquentava o estator.. antes devia esquentar pq o estator q ele colocou nao devia ser pra 120A
Ja rodei 400km e tudo ok
mas quando chegar em casa vou desmontar o alternador e dar uma geral. Talvez trocar todos os diodos por novos.
valeu
Após 8 dias e nada.. o cara trocou regulador e estator e nada.. carregava mas esquentava..
entao ele foi testar os diodos e achou dois abertos.. trocou.. testou e deu mais voltagem.. 14.3v e continuou esquentando o estator.
entao ele desistiu.. colocou meu estator e regulador velhos e ja ia montar no carro.. entao falei pra ele testar na bancada..
funcionou normal.. dando 14.3v e simulando carga normal.. mas n esperou pra ver se esquentava.. e reinstalou.. pediu desculpas e nao cobrou nada.
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moral da história. . Eram 2 diodos abertos.. no total sao 6 diodos.. acho que 3 no positivo e 3 no negativo. Com 2 abertos do positivo.. forçava a corrente em 1 diodo e esquentava o estator.. antes devia esquentar pq o estator q ele colocou nao devia ser pra 120A
Ja rodei 400km e tudo ok
mas quando chegar em casa vou desmontar o alternador e dar uma geral. Talvez trocar todos os diodos por novos.
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Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 31, 2014 11:22 am, em um total de 1 vez.
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