TRANCOS

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Wilker Freitas
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Out 24, 2014 9:31 am
Nome: Wilker Freitas

#1

Mensagem por Wilker Freitas » Sex Dez 19, 2014 12:42 pm

Olá amigos do Forum! Achei esse forum devido um problema que está ocorrendo com o meu carro e que está me preocupando e muito. Tenho um 307 feline 2009 automático com atuais 46 mil km todas as revisões feitas na concessionária, e recentemente ele deu uma mensagem de "Defeito Caixa de Câmbio", sei que a linha Citroen, Peugeot e Renault utiliza este "belíssimo e crônico" cambio AL4, fora isto estou satisfeitíssimo com o carro. Quando paro num semáforo por exemplo, sinto um leve tranco como de uma reduzida de marcha até então normal, pois o tranco é quase imperceptível, só que tenho percebido que neste meio tempo entre o semáforo vermelho e a abertura do mesmo, ao tirar o pé do freio e acelerar o carro está desengatado é como se ficasse em ponto morto ou neutro sozinho, e demora a engatar novamente, na primeira vez tomei um susto pois estava numa ladeira e quase bati no carro que estava atrás...ele faz isso umas 2 ou 3 vezes sequenciais até que aparece essa mensagem e então começo a sentir os trancos mais fortes nos engates e trocas das marchas, e percebi também que, o carro não engata a 1º marcha, somente a 2º e 3º!!! Isso já acontceu com alguém? Pelo que tenho visto vários posts e comentários, a maioria das oficinas cobram em torno de 6 à 9 mil para reparo disso, mas há os honestos que cobram em torno de 2 mil para troca das solenóides/eletroválvulas.
Vou na próxima semana à uma mecânica conhecida que é referência em cambio automático chamada AUTOMATIK que fica na Avenida Sapopemba, 3207 Zona Leste de SP para identificar esse problema e provável reparo, mas antes, gostaria de saber se estes "desengates" de marcha acontece com algum de vocês também. Volto à postar assim que tiver maiores detalhes.

Obrigado galera, aguardo algum comentário.
Um grande abraço.
Editado pela última vez por Wilker Freitas em Sex Dez 19, 2014 12:43 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Sex Dez 19, 2014 1:24 pm

Amigo, praticamente todos que tem esse cambio já passaram por isso. Eu inclusive.

Quando a mensagem do mal aparece o cambio entra em modo de segurança e só funciona na 3ª marcha, não passa mais nenhuma outra, por isso os trancos que vc notou. Ele não demora para engatar nada é que como está na 3ª ele fica bobo mesmo, sem força para sair. Desligar o carro e ligar novamente quando parar num semáforo ajuda, pois ele volta ao normal.

O que provoca isso é vazamento de pressão do óleo. Antes eu defendia que o problema era só solenoide, mas hoje não mais, pode haver também problemas nas buchas e anéis de segmento que também provocam vazamentos.

Mas como o seu carro tem apenas 46 mil km rodados é possível que seja solenoide mesmo.

De qualquer forma sempre troque o óleo do cambio a cada 40 mil km, aproveite para fazer isso. Use óleo de alta performance, do tipo Dexron V, é mais caro mas vale a pena. Mas se a grana tiver curta, use o Renaultmatic D3 SYN que é recomendado para nossas caixas mas tem a vantagem de ser totalmente sintético e por isso mais resistente a altas temperaturas, que aliás é o que causa todos os problemas dessa caixa. Superaquecimento do óleo com perda de suas propriedades lubrificantes.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Dez 19, 2014 3:17 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Sex Dez 19, 2014 1:33 pm

olha.. dexron vi é mais barato que renaultmatic.. é so comprar o AC Delco Dexron VI em qualquer loja chevrolet.. se chorar consegue até 40 e poucos no litro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Sex Dez 19, 2014 3:18 pm

É mesmo André? Bom saber quando for trocar o meu vou dar um pulo lá.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Sex Dez 19, 2014 4:27 pm

entao eu fiz a troca de 11 ou 12 litros nao lembro.. fiz 3 trocas.. segundo o que leio, esse atf é bem superior em durabilidade.

agora, não é por nada nao, mas já tem um topico sobre tranco no cambio cheio de informações.. começar a movimentar outro acho q não é boa ideia
Editado pela última vez por Miau em Sex Dez 19, 2014 7:59 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#6

Mensagem por Munhoz » Sáb Dez 20, 2014 11:42 pm

um? tem pelo menos uns 4 com informações muito boas! rsrs
Wilker Freitas
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Out 24, 2014 9:31 am
Nome: Wilker Freitas

#7

Mensagem por Wilker Freitas » Seg Dez 22, 2014 8:53 am

Valeu galera, obrigado pela atenção de todos.

André, localizei os tópicos, obrigado pelas dicas!

Vou amanhã levá-lo numa oficina especializada em câmbios automáticos principalmente no AL4. Volto a postar assim que tiver retorno.

Abraço à todos.
Fabio alexandre
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Dez 17, 2014 10:54 am
Nome: Fabio Gonçalves

#8

Mensagem por Fabio alexandre » Seg Dez 22, 2014 1:34 pm

Comprei um Xsara Picasso 2004 automático e apareceu no painel ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA, levei em três mecânicos e os mesmos falaram que eu deveria trocar duas solenoides de pressão, passando o scanner foi exatamente o defeito identificado. Sendo assim levei na mecânica Tibiriçá no Carrão (Zona Leste SP) para o concerto que ficaria em torno de R$ 1.800,00, porém no segundo dia em que meu carro estava na oficina o mecânico me ligou falando que havia um telescopio travado e que as cintas dos tambores no câmbio estavam gastas, e que eu estava com sorte de ter acontecido isto na hora que ele estava testando o carro do que na estrada, sendo assim o concerto era muito maior, ficando um valor de R$ 4.500,00. Fiquei assustado, imaginando várias coisas, se ele queria arrancar dinheiro agora no fim de ano, porém tive que apostar neste mecânico, pois meu carro estava com o câmbio todo desmontado e conforme ele a cinta poderia estourar a qualquer momento. Verificando a cinta a mesma parecia estar gasta mesmo.

Conforme informação deste mecânico o câmbio ficará zerado e para dar problema será muito difícil, porém não foi isto que ocorreu. Apos uma viagem ao litoral este fds, quando parava o carro, verificava pequenas poças de óleo de cambio no chão, também percebi que o desenvolvimento do carro quanto a passagem das marchas não era a mesma que antes, parece que está forçando para passar a marcha seguinte e sinto um tranquinho passando da 2º para a primeira marcha quando estou quase parando. Não lembro deste tranco antes. Deixei o carro novamente na oficina para verificarem este problemas, porém como confiar?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Ter Dez 23, 2014 9:30 am

Fabio, nem sempre o problema é somente das solenoides, na verdade a troca somente das solenoides é indicada quando o cambio é muito novo.

Um carro próximo dos 100.000 km rodados pede também uma revisão das buchas e anéis de segmento que com o desgaste também deixam vazar pressão.

O desgaste do cambio também prejudica filtro, cintas, discos de fricção e uma revisão em outras peças internas sendo necessário sua troca ou retífica.

O orçamento que te deram não é nenhum absurdo não, é por ai mesmo, eu mesmo paguei R$ 4000,00 (de um orçamento inicial de R$ 3000,00) na reforma do meu que está uma uva.

Agora, o seu mecânico deve ter dado algum vacilo em algum retentor ou anel de segmento, pois não pode vazar óleo do cambio. Agora é serviço feito com garantia, né? O cara tem que se responsabilizar por um serviço mal executado e resolver.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Wilker Freitas
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Out 24, 2014 9:31 am
Nome: Wilker Freitas

#10

Mensagem por Wilker Freitas » Qua Jan 14, 2015 1:06 pm

Olá amigos,
Feliz ano novo à todos.
Conforme havia mencionado, levei meu carro na Automatik dia 23/12 e o problema diagnosticado foi patinagem de câmbio e baixa pressão do óleo do câmbio, preço para conserto do câmbio R$ 4.500,00... entretanto o reparo seria somente nas peças danificadas, ou pagaria a bagatela de R$ 5.900,00 por um câmbio novo com garantia de 1 ano. Como entrariam em recesso com retorno somente dia 05/01, resolvi levá-lo numa autorizada da Peugeot (FLAFERSA - Rua paraisópolis, 305 o responsável chama-se Flávio, muito bacana por sinal) próximo a minha residência, e não comentei que já havia levado noutro lugar. O diagnóstico foi o mesmo, porém os preços muito diferentes, caso optasse pelo conserto do câmbio integral R$ 8.000,00 - parcial R$ 5.000,00 e ou, compraria um cambio usado num desmanche com nota (R$ 3.500,00 onde ele mesmo me indicou) e mais a mão de obra!! Resolvi então levar o carro na Automatik comprei o câmbio novo e estou aguardando a chegada do carro que mais ou menos em 3 dias ficará pronto!

boa sorte à todos.

Um grande abraço.
Responder