Velocímetro Desregulado
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Mai 30, 2014 9:49 am
- Nome: Davi Gasparotti
Boa noite.
Primeiramente, estou criando esse tópico pois realmente não encontrei nada relacionado ao me problema.
Tenho um Xsara Picasso 2005 - automático, e há algum tempo estava tendo problemas com o sensor de velocidade. Ao trocar o sensor (original da marca VALEO) reparei que está com uma diferença de uns 15 km/h. Se está marcando 60 km/h no painel, o carro está na verdade há uns 75 km/h.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Podem me indicar um local que possa verificar esse problema em São Paulo - Capital?
Obrigado.
Primeiramente, estou criando esse tópico pois realmente não encontrei nada relacionado ao me problema.
Tenho um Xsara Picasso 2005 - automático, e há algum tempo estava tendo problemas com o sensor de velocidade. Ao trocar o sensor (original da marca VALEO) reparei que está com uma diferença de uns 15 km/h. Se está marcando 60 km/h no painel, o carro está na verdade há uns 75 km/h.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Podem me indicar um local que possa verificar esse problema em São Paulo - Capital?
Obrigado.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
claro.. qualquer medida que modifique o diametro final do pneu altera tudo.
pra isso existe uns sites que até calculam o perfil do pneu que deve ser utilizado quando voce altera o tamanho da roda.. pra manter o diametro final o mais parecido possivel com o original
pra isso existe uns sites que até calculam o perfil do pneu que deve ser utilizado quando voce altera o tamanho da roda.. pra manter o diametro final o mais parecido possivel com o original
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
sim.. é matematica simples..
um diametro de 15 tem uma circunferencia de 47,1.. isso significa que para o eixo da roda completar 1 ciclo, vai percorrer 47,1 pol..
um diametro de 17 tem uma circunferencia de 54,4.. precisa percorrer quase 20% mais trajeto pro eixo completar um ciclo... significa diferença de quase 20% na velocidade medida.
e o sensor de velocidade é baseado em ciclos de eixo, sacou? então é calibrado para as medidas originais.
isso da pra compensar escolhendo o perfil correto de pneu.. para tentar manter o diametro final igual ao original.
um diametro de 15 tem uma circunferencia de 47,1.. isso significa que para o eixo da roda completar 1 ciclo, vai percorrer 47,1 pol..
um diametro de 17 tem uma circunferencia de 54,4.. precisa percorrer quase 20% mais trajeto pro eixo completar um ciclo... significa diferença de quase 20% na velocidade medida.
e o sensor de velocidade é baseado em ciclos de eixo, sacou? então é calibrado para as medidas originais.
isso da pra compensar escolhendo o perfil correto de pneu.. para tentar manter o diametro final igual ao original.
Editado pela última vez por Miau em Dom Dez 14, 2014 10:35 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Mai 30, 2014 9:49 am
- Nome: Davi Gasparotti
Os pneus são de acordo com o recomendado. Agora vou verificar sobre a questão da "Milhas" e "Km". Outra coisa, pesquisando cheguei a uma possibilidade, o pinhão do sensor pode estar errado. Vou ligar na concessionária pra saber qual a quantidade de dentes do pinhão original, e vou confirmar com o meu mecânico.
Obrigado pessoal.
Obrigado pessoal.
- sebastiao
- Habilitado
- Mensagens: 96
- Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
- Nome: sebastiao
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005
Ah sim, ele foi trocado né?! Tem um tópico aqui que traz um tutorial de como trocar o sensor de uma automática (creio que seja parecido com as manuais) . Mas o que chama atenção é que o colaborador sugere a troca da engrenagem nova pela velha mesmo, não sei se pode ser o caso.
segue:
segue:
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Mai 30, 2014 9:49 am
- Nome: Davi Gasparotti
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Até onde sei não tem diferença entre os dentes das engrenagens para o mesmo tipo de sensor, o que há é diferença no tamanho da engrenagem, sendo que o Picasso usa o tipo longo.
A imagem a baixo é da curta, a longa é pouco mais que o dobro do tamanho dessa mas não achei imagem dela:
A imagem a baixo é da curta, a longa é pouco mais que o dobro do tamanho dessa mas não achei imagem dela:
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.