Anomalia na caixa automática durante trajeto

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

Anomalia na caixa automática durante trajeto

#1

Mensagem por GUSHIGUERU » Qui Dez 04, 2014 7:01 am

Tenho um Xsara Picasso 2005-2.0- 16 v-Automático a 6 anos um excelente carro, porem já tive alguns problemas na caixa de cambio e na época o reparo foi pesado R$ 3700,00, Após a correção do cambio continuava a aparecer mensagem no painel de : Anomalia na caixa automática, voltei a falar com o mecânico e ele me informou que deveria trocar a CHAVE COMULTADORA DE MARCHAS (contator multifunção (CMF), mas que eu poderia andar assim pois o cambio não tinha mais problemas. Li e reli vários tópicos no fórum sobre a manutenção da “ CMF” até que tomei coragem e eu mesmo realizei a manutenção, realmente tudo que nosso colega " rqdl “ postou em Oct 11 2013, 01:30 PM e as dicas estavam corretas.A mensagem no painel sumiu e não tive mais problemas . No dia 15/11/2014 realizei uma viagem aonde percorri 2500 Km sem problema algum a não ser a complementação do óleo do Carter por um pequeno vazamento.
De uns dias para ca estou notando que após alguns km rodados o carro da uma acelerada, toca um apito e aprece a mensagem “ Anomalia na caixa automática “ em seguida some a mensagem e o carro anda normalmente .
Hoje após acontecer isto passei a alavanca para o manual e ao invés de marcar 1 ficou com a letra D.Fiz alguns testes e a troca de marchas esta normal ou seja não esta bloqueada.
Gostaria de uma ajuda se alguém já passou por isto, pois este câmbio conforme vários sites e também no fórum possui algumas complicações.
Existe uma forma, teste para eu saber se o problema é da CMF ou das solenoides de pressão antes de enviar para um mecânico o qual hoje em dia é uma raridade você encontrar um honesto e competente.
Na concessionária não dá para confiar R$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Agradeço a atenção.

GUSHIGUERU


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Dez 08, 2014 10:02 am

Amigo, vc está se referindo ao meu post onde mostro como é um CMF por dentro, certo? Se for ótimo e fico feliz que o posto foi útil para vc.

Bom, sem um scanner automotivo é muito difícil saber se o problema é realmente do CMF ou não.

De qualquer forma, não se pode esquecer que toda peça tem vida útil e ela um dia chega ao fim. Se eu fosse vc abria o CMF novamente e faria uma inspeção visual para ver se ele ainda está em condição de uso.

Observe as trilhas e as molas de contato se houver sulcos nas trilhas ou desgaste excessivo nas molas de contato ai realmente é hora de trocar.

Agora, seguinte, quando o cambio entra em emergência é normal ele travar em 3ª marcha e desabilitar a troca manual. Nessa situação nunca passe dos 90 km/h ou destruirá seu cambio.

Uma dica, o cambio nunca volta ao normal depois que entra em emergência, só se vc parar o carro e desligá-lo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

#3

Mensagem por GUSHIGUERU » Seg Dez 08, 2014 11:26 pm

Prezado rgdl,boa noite !

Agradeço seu retorno, sobre quando o cambio fica bloqueado na 3ª marcha e desligamos o carro ele volta a funcionar normal?
No meu caso quando desligo o carro e ligo novamente ele volta a funcionar normalmente, isto é passa as marchas sequencialmente da 1ª para 4ª.
Outra ajuda, quando da primeira intervenção na CMF não consegui de forma nenhuma abrir aquela capa de alumínio ou outro material que envolve os conectores; então fiz tudo no próprio carro sem desconectar a CMF. E também por não encontrar o micro com a haste para ligar as lampadas de ré maior tive de improvisar uma pequena haste metálica utilizada nos micros de maquina de lavar roupa.
Ficou muito bom e esta funcionando até hoje.
No final de semana vou desmontar novamente a CMF para verificar as trilhas e limpar?
Já verifiquei na concessionária o preço da CMF e fui informado de R$ 236,00,porem tem de encomendar e leva uma semana para chegar.
Assim que realizar a verificação irei postar para informação do acontecido.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Dez 09, 2014 1:38 pm

Sim, quando desligamos o carro e ligamos novamente o cambio é reiniciado, pois ele não tem memória permanente de erros, e volta a funcionar passando todas as marchas até novo erro ser detectado.

O meu CMF novo custou um pouco menos porque comprei numa concessionária Peugeot que costuma cobrar preços mais em conta que as Citroën. Se não me engano paguei R$ 187,00, de qualquer maneira paguei menos de R$200,00 na peça.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

#5

Mensagem por GUSHIGUERU » Qua Jan 07, 2015 1:30 pm

[quote name='rgdl' date='Dec 9 2014, 01:38 PM' post='26932']
Sim, quando desligamos o carro e ligamos novamente o cambio é reiniciado, pois ele não tem memória permanente de erros, e volta a funcionar passando todas as marchas até novo erro ser detectado.

O meu CMF novo custou um pouco menos porque comprei numa concessionária Peugeot que costuma cobrar preços mais em conta que as Citroën. Se não me engano paguei R$ 187,00, de qualquer maneira paguei menos de R$200,00 na peça.
[/quote]


[quote name='GUSHIGUERU' date='Jan 7 2015, 01:28 PM' post='27203']
[quote name='rgdl' date='Dec 9 2014, 01:38 PM' post='26932']
Sim, quando desligamos o carro e ligamos novamente o cambio é reiniciado, pois ele não tem memória permanente de erros, e volta a funcionar passando todas as marchas até novo erro ser detectado.

O meu CMF novo custou um pouco menos porque comprei numa concessionária Peugeot que costuma cobrar preços mais em conta que as Citroën. Se não me engano paguei R$ 187,00, de qualquer maneira paguei menos de R$200,00 na peça.
[/quote]
[/quote]


Prezados, Boa tarde ! 07.01.2015
Somente nesta semana pude trocar a CMF (Chave comultadora de Marchas) do carro ,tive um pouco de dificuldade em desconectar o chicote da sua base, mas deu tudo certo.
Consegui comprar a CMF em uma concessionária da PEGEOT aqui em São Paulo,valor R$ 190,00 .
Regulei conforme explicação do nosso colega “ rgdl “ em um artigo no fórum com o nome de Anatomia de um contator multifunção CMF de 11/05/2013 , porem acho que alguma coisa ainda esta errado,pois sempre no mesmo percurso ou seja após eu sair de casa pela manhã para ir ao trabalho dá um bip e aparece a mensagem “ Anomalia na Caixa Automática “ , ai tenho de parar desligar e ligar o carro novamente ; e ele segue o restante do percurso sem dar o bip novamente .
O carro tem trocado as marchas normalmente não perdendo potência como quando temos algum problema nas solenoides de pressão, acho que não é o cambio.
Acho que pode ser algum código de erro registrado no computador do carro ?
Gostaria que alguém pudesse me informar se já utilizou o Scaner da ELM 327 USB, pois adquiri um não sei se funciona direito, pois não consegui ajustar o dowload para execução do programa no carro ? ,acho que o dowload que me enviaram pode ter algum problema .
Alguém já utilizou este scaner , ele apaga o registro de erros do carro?
Alguém possui o programa para me enviar ?
Grato
GUSHIGUERU
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Qua Jan 07, 2015 1:51 pm

Apaga erros genericos.. do cambio nao sei.

amigo.. se aparece erro.. É pq ta com problemas.. isso te garanto.

no meu tb fazia isso 3 minutos apos ligar o carro e rodar.. ai dava impressa de ser no mesmo ponto do percurso.

Com o scanner acusou pressao baixa.. troquei as solenoides e o atf.. nunca mais deu.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#7

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Jan 07, 2015 3:17 pm

GUSHIGUERU, sou de SP e comprei Lexia e não usei ainda, se quiser testar ele, única coisa que terá que instalar o programa em laptop para roda ele.
Editado pela última vez por RodolfoBertolucci em Qua Jan 07, 2015 4:31 pm, em um total de 1 vez.
Rodolfo C4 Grand
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

#8

Mensagem por GUSHIGUERU » Qua Jan 07, 2015 11:12 pm

Prezados Rodolfo e André , Boa noite

Obrigado pelo retorno.

Vou tentar levar em uma oficina próximo de minha residência no final de semana e passar no scaner.

Vou checar também novamente o posicionamento da "CMF "

Assim que tiver um retorno eu posto o resultado.


GUSHIGUERU
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Qua Jan 07, 2015 11:39 pm

Cmf nao é.. se engata 3 em emergencia.. É falta de pressao.. podes crer

CMF deu 0 ohms em N ta ok.

pra saber legal tem q passar lexia
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Qui Jan 08, 2015 9:25 am

Cara eu tenho um ELM 327 USB e ele lê erros apenas relacionados ao motor, não lê erros de cambio. E mesmo assim tenho minhas dúvidas se ele lê todos os erros do motor.

Cara regular o CMF não tem mistério, colocando o cambio em N e marcando o ponto onde dá 0 ohms rodando o CMF no sentido horário e o mesmo ponto rodando no sentido anti-horário e colocando o CMF no ponto médio dos dois tá tudo certo.

Então seu problema é mais do que o CMF ai só levando em uma oficina especializada para ver.

Agora vc falou que fez uma reforma no cambio, sabe o que foi trocado nessa reforma? Desde essa reforma vc tem trocado o óleo do cambio regularmente?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Qui Jan 08, 2015 9:42 am

eu tb tenho um elm327 e tenho o lexia..

o elm realmente é bem basico.. até aparece algum erro de cambio mas ai vc tem q pegar o codigo e ver na internet relacionado a citroen.

mas ttem que ver que o elm pode interpretar errado a memoria de erro e por ai vai.. melhor mesmo é ler com lexia.. e tambem fazer um teste de rodagem com ele monitorando as linhas de pressão.

eu descartaria problema no CMF.. o maximo que poderia acontecer é nao engatar corretamente a posição relativa da alavanca..

nao está dando tranco ao reduzir ou aumentar a marcha?
Editado pela última vez por Miau em Qui Jan 08, 2015 9:43 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Fabio alexandre
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Dez 17, 2014 10:54 am
Nome: Fabio Gonçalves

#12

Mensagem por Fabio alexandre » Qui Jan 08, 2015 12:00 pm

Comprei um Xsara Picasso 2004 automático e apareceu no painel ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA, levei em três mecânicos e os mesmos falaram que eu deveria trocar duas solenoides de pressão, passando o scanner foi exatamente o defeito identificado. Sendo assim levei na mecânica Tibiriçá no Carrão (Zona Leste SP) para o concerto que ficaria em torno de R$ 1.800,00, porém no segundo dia em que meu carro estava na oficina o mecânico me ligou falando que havia um telescopio travado e que as cintas dos tambores no câmbio estavam gastas, e que eu estava com sorte de ter acontecido isto na hora que ele estava testando o carro do que na estrada, sendo assim o concerto era muito maior, ficando um valor de R$ 4.500,00. Fiquei assustado, imaginando várias coisas, se ele queria arrancar dinheiro agora no fim de ano, porém tive que apostar neste mecânico, pois meu carro estava com o câmbio todo desmontado e conforme ele a cinta poderia estourar a qualquer momento. Verificando a cinta a mesma parecia estar gasta mesmo.

Conforme informação deste mecânico o câmbio ficará zerado e para dar problema será muito difícil, porém não foi isto que ocorreu. Apos uma viagem ao litoral este fds, quando parava o carro, verificava pequenas poças de óleo de cambio no chão, também percebi que o desenvolvimento do carro quanto a passagem das marchas não era a mesma que antes, parece que está forçando para passar a marcha seguinte e sinto um tranquinho passando da 2º para a primeira marcha quando estou quase parando. Não lembro deste tranco antes. Deixei o carro novamente na oficina para verificarem este problemas, porém como confiar?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Qui Jan 08, 2015 12:12 pm

é.. vazamento de atf do cambio é erro boçal de manutenção..

deve-se trocar todas as juntas e tambem os retentores pra que isso nao ocorra.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Qui Jan 08, 2015 2:54 pm

Fábio está na garantia? Se está não tem como correr eles tem obrigação de reparar.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jan 08, 2015 2:56 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Fabio alexandre
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Dez 17, 2014 10:54 am
Nome: Fabio Gonçalves

#15

Mensagem por Fabio alexandre » Qui Jan 08, 2015 5:19 pm

O pior que não, comprei de uma pessoa fisica... O mecânico já concertou, porém sinto um tranquinho ainda ao reduzir a marcha da 2º para a primeira quase parando e voltei duas vezes para concertarem um vazamento que conforme eles era retentor... Meu é muito dificil confiar em mecanico...
Responder