AL4 / DP0 Oil Cooler Adapter ou outra solução?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#16

Mensagem por Luciano Agrimensor » Sex Dez 05, 2014 8:10 am

[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Dec 3 2014, 11:53 PM' post='26852']
Tenho um contato no setor de peças na CSS da Citroen na cidade de Osasco me falem em qual carro vai esse cambio AT8 que vou ver se consigo ver o preço dessa peça, chamo de bomba de oléo ou OIL COOLER do cambio?
[/quote]


:613179:

Rodolfo, o nome desta peça é "radiador do câmbio" ou "trocador de calor" da caixa de marchas, no caso, a automática AL4. Dê uma olhada pragente e logo que tiver uma resposta por favor avise.

[quote name='André M' date='Dec 5 2014, 08:05 AM' post='26870']
então turma.. achei o cambio AT8 na peogeot la no servicebox deles.. o trocador parece o mesmo do nosso AL4

segue imagem

Imagem

acho que o lance é só na renault mesmo
[/quote]

:613179:

Boa André, com essa agente sabe que não precisa contar com a Peugot!


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#17

Mensagem por Miau » Sex Dez 05, 2014 9:32 am

então.. confirmado aqui que o trocador é o mesmo.. comparei pelo codigo da peça 227559.. é o mesmo codigo do trocador do meu carro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#18

Mensagem por Luciano Agrimensor » Sex Dez 05, 2014 9:54 am

[quote name='André M' date='Dec 5 2014, 09:32 AM' post='26872']
então.. confirmado aqui que o trocador é o mesmo.. comparei pelo codigo da peça 227559.. é o mesmo codigo do trocador do meu carro.
[/quote]

:613179:

André, é isso aí. O lance é saber a disponibilidade do outro modelo, o que é quadrado e mais espesso, e que não tem a curva de 90 graus. Estou em contato com uma loja de SC. Aliás, comprei o par das eletroválvulas com eles e está chegando pelo correio. Eles me mandaram um vídeo ensinando como troca, muito legal por sinal, ensinando as particularidades que tem que ser observadas. Depois me fala se tem algum tópico específico de fornecedores confiáveis que vou postar o contato desse pessoal lá. Estou sendo atendido pelo Thiago que ficou de confirmar a questão da adaptabilidade da peça. Logo que tiver a resposta eu compartilho aqui.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#19

Mensagem por rgdl » Seg Dez 08, 2014 10:09 am

Putz, nem nos AT8 a PSA melhorou o trocador de calor do óleo. Agora se tiver essa peça da Peugeot com a curvatura eu quero.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#20

Mensagem por Sandronst » Seg Dez 08, 2014 11:57 am

Caros amigos tenho um amigo que tem o peugeot 3008 o câmbio dele seria o AT8? Eu sei que é o de 6 marchas é fácil ver o trocador ou precisa retirar a chapa de aço? Se for fácil posso pedir para ele.
Sandro
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Seg Dez 08, 2014 12:00 pm

de 6 nao serve
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#22

Mensagem por rgdl » Seg Dez 08, 2014 6:50 pm

O 3008 não usa o cambio AT8, pois esse tem só 4 marchas. Suponho que o 3008 use o câmbio automático AT6 que é fabricado pela Aisin.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Dez 08, 2014 6:51 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#23

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Dez 10, 2014 10:15 am

Bom dia a todos.

Segundo o Dione do setor de peças da CSS Le Mans Osasco, o AT8 usa a mesma bomba de óleo do AL4.
Rodolfo C4 Grand
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#24

Mensagem por Miau » Qua Dez 10, 2014 11:29 am

o que muda entre o AT8 e o AL4 é praticamente o conversor de torque e o firmware.. o resto é praticamente todo o mesmo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#25

Mensagem por misaelrt » Qua Jan 21, 2015 4:12 pm

[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Dec 10 2014, 10:15 AM' post='26937']
Bom dia a todos.

Segundo o Dione do setor de peças da CSS Le Mans Osasco, o AT8 usa a mesma bomba de óleo do AL4.
[/quote]


Fala Rodolfo tudo bem, nossa quanto tempo....

Então só complementando, essa empresa (gringa) que vende o adaptador não vende pra pessoa física, eu mandei e-mail lá, o câmbio AT8 é o AL4 melhorado, ah esse trocador de calor do site da service box já é maior que os AL4 antigo, depois vc pesquisa pq se vc olhar o tamanho do parafuso, no caso 20x150 -64,625, é diferente qdo pesquisa outro carro mais antigo, pode conferir...sendo assim esse já é um pouco maior que o antigo. No caso do da Duster (renault), o trocador pode ser maior mas tem uma tampa preta onde fica as solenóides que é maior tb, nesse caso teria que trocá-la tb, se servir, pode ver aqui: http://www.jpat.co.uk/dpoflyer.pdf , acho que esse trocador da Duster é pouca coisa maior que o da PSA último.
Ah nem te conto fui viajar de férias e lá na pqp mandei alinhar o carro qdo olhei no câmbio tava todo melado de óleo, puta sorte, carro com 50mil faltava uma semana pra terminara a garantia, sai rasgando pra SP e mandei o carro na revisão da CSS, nem ia fazer lá mas, resumo: 20 dias lá trocaram uma junta que tinha zoado, mais uma prova de que a temperatura do fluido destrói o câmbio, onde tava no interior de SP a temperatura tava em torno de 32-35º, não aguentou..hahaha mas agora ficou bom, mas não sei até quando com essa onde de calor....
Mas é isso aí estou de volta...

abraço
Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#26

Mensagem por Luciano Agrimensor » Qua Jan 21, 2015 4:46 pm

<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto--> <!--fontc--></span><!--/fontc-->

Olá pesoal. Fiquei de fotografar e medir o trocador de calor da minha caixa, mas acabou que o serviço que fiz (troca das solenóides de pressão) não viabilizou o acesso ao trocador. Peço desculpas. Realmente o que observei é que a única solução mais rápida seria o uso do trocador do AT8. A adaptação de um radiador externo cria uma situação que carece de estudo: quando o carro estiver parado, como o óleo seria resfriado? Pq originalmente esta troca de calor se dá com a água que circula pelo radiador. Se vc muda, adapta um novo caminho para o óleo, ele deixaria de ser resfriado pela água. E aí, como fica? Será que conseguiriam fazer uma adaptação que permitisse a continuidade do resfriamento via água mais o radiador auxiliar?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#27

Mensagem por rgdl » Qua Jan 21, 2015 11:06 pm

A solução para isso é simples Luciano, ventoinha e celbolão. Basta acoplar uma ventoinha potente no radiador de óleo e um cebolão para armar a ventoinha quando o óelo estiver, digamos, a uns 75ºC e desarmar a bendita quando estiver a uns 70ºC.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#28

Mensagem por Luciano Agrimensor » Qui Jan 22, 2015 8:35 am

[quote name='rgdl' date='Jan 21 2015, 11:06 PM' post='27360']
A solução para isso é simples Luciano, ventoinha e celbolão. Basta acoplar uma ventoinha potente no radiador de óleo e um cebolão para armar a ventoinha quando o óelo estiver, digamos, a uns 75ºC e desarmar a bendita quando estiver a uns 70ºC.
[/quote]


Boa rgdl, o lance é uma adaptação bem feita para não dar titica. Eu cheguei a ver u mkit assim, mas achei que estava ficando muito complexo pois agora estamos falando de um dispositivo elétrico também. Vamos a um rápido orçamento:

Ventoinha com radiador = R$ 435,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cidade-_JM)

Adaptador flange para motor ap = R$ 90,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -vw-ap-_JM)


Cebolão de temperatura = R$ 30,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ebolao-_JM)

Pelo que percebi, gastaria-se de peças uns R$ 550,00, fora as mangueiras e abraçadeiras que devem ser mixaria.

O lance mais problemático seria retirar um trocador de calor para que se fabricasse o adaptado. Eu orçei o flange no mercado livre, é do tipo universal, mas teríamos que fazer um para atender nossa necessidade em específico.

Vou namorar esta idéia. Quem sabe passando esta temporada de IPVA e multas eu não animo comprar o kit e montar na NAVE?!

abraço
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#29

Mensagem por Sandronst » Qui Jan 22, 2015 2:19 pm

Colegas outra questão que precisa ser levada em consideração e se o câmbio terá pressão suficiente para fazer o óleo circular pelo radiador, além do volume de óleo que será maior existe um fator que se chama "perda de carga" que é a dificuldade que o fluido encontrará para passar pelo radiador e essa perda deve estar dentro da capacidade do cambio ou o óleo não circulará de forma adequada forçando o equipamento.

Parabéns a todos pelo empenho em solucionarmos de uma vez esse problema.
Sandro
Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#30

Mensagem por Luciano Agrimensor » Qui Jan 22, 2015 2:22 pm

[quote name='Sandro Nunes' date='Jan 22 2015, 02:19 PM' post='27371']
Colegas outra questão que precisa ser levada em consideração e se o câmbio terá pressão suficiente para fazer o óleo circular pelo radiador, além do volume de óleo que será maior existe um fator que se chama "perda de carga" que é a dificuldade que o fluido encontrará para passar pelo radiador e essa perda deve estar dentro da capacidade do cambio ou o óleo não circulará de forma adequada forçando o equipamento.

Parabéns a todos pelo empenho em solucionarmos de uma vez esse problema.
[/quote]


Sandro

Pertinente sua observação. O sistema adaptado consumiria em torno de 1,5 lt de óleo a mais. Não acredito que a bomba trabalharia sobrecarregada, mas vamos aguardar o posicionamento de alguém mais bem informado do fórum.
Responder