AL4 / DP0 Oil Cooler Adapter ou outra solução?
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
- Nome: Luciano Agrimensor
Olá pessoal. Após algumas pesquisas aqui no site, observei que o adaptador "AL4 / DP0 Oil Cooler Adapter" parece ser uma solução muito interessante para ajudar o AL4 a trabalhar mais frio. Alguém conseguiu acessar este produto, teve experiência com ele, ou sabe de outra solução como um radiador de óleo para ajudar nosso cambio a trabalhar melhor?
Neste link, no final da página tem uma imagem do adaptador: <a href="http://www.sealezee.com/toolsequipment.html" target="_blank">http://www.sealezee.com/toolsequipment.html</a>
Bora compartilhar experiências....
Abraço a todos
Neste link, no final da página tem uma imagem do adaptador: <a href="http://www.sealezee.com/toolsequipment.html" target="_blank">http://www.sealezee.com/toolsequipment.html</a>
Bora compartilhar experiências....
Abraço a todos
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
- Nome: Luciano Agrimensor
Pessoal, segue abaixo um post do nosso amigo XAMÃ sobre o assunto:
" Prezados,
o trocador de óleo da minha caixa AL4 vai passar a ser este aqui (seguem, abaixo, as três fotos):
Imagem do IPB
[attachmentid=776]
[attachmentid=777]
A peça equipa os câmbios DP2 (evolução dos Renaults DP0 e que nada mais são que nossas AL4), dos Renaults Logan, Sandero e Duster. Nenhum destes carros têm apresentado defeito crônico nas caixas automáticas.
Fui ao concessionário Renault medir a peça e percebi que, de fato, é 40 mm maior (mais profunda) que os trocadores de calor das nossas AL4. Aparentemente, realiza trocas térmicas de forma mais eficiente. Só que parecem haver diferenças também no parafuso oco utilizado para a fixação da peça, de modo que o mesmo também deve ser trocado.
Nos concessionários Renault, estão utilizando esta peça nos câmbios dos Mégane e Scénic automáticos, de modo que parece ser totalmente compatível com a caixa AL4. Ainda não comprei as peças para testar a compatibilidade, mas é fato que as peças antigas eram iguais nas caixas DP0 e AL4.
Junto com a troca, vou drenar a caixa e utilizar um fluido sintético de alta performance, para ver se o problema do superaquecimento do óleo vira coisa do passado no meu C4 Pallas... 966762.gif
Descartei, por enquanto, a instalação de um radiador de óleo à parte com a flange específica pelo fato do meu carro ainda estar na garantia, sem deixar de mencionar que a solução exige investimentos mais elevados se comparados à instalação desta peça reprojetada.
Um abraço grande a todos,
Xamã"
Postei as duas imagens da peça. Peço ao XAMÃ para que nos retorne sobre sua experiência, se deu certo ou não ou mais alguém que possa relatar algo sobre o assunto. Alguém conseguiu comprar esta peça?
Abraço
" Prezados,
o trocador de óleo da minha caixa AL4 vai passar a ser este aqui (seguem, abaixo, as três fotos):
Imagem do IPB
[attachmentid=776]
[attachmentid=777]
A peça equipa os câmbios DP2 (evolução dos Renaults DP0 e que nada mais são que nossas AL4), dos Renaults Logan, Sandero e Duster. Nenhum destes carros têm apresentado defeito crônico nas caixas automáticas.
Fui ao concessionário Renault medir a peça e percebi que, de fato, é 40 mm maior (mais profunda) que os trocadores de calor das nossas AL4. Aparentemente, realiza trocas térmicas de forma mais eficiente. Só que parecem haver diferenças também no parafuso oco utilizado para a fixação da peça, de modo que o mesmo também deve ser trocado.
Nos concessionários Renault, estão utilizando esta peça nos câmbios dos Mégane e Scénic automáticos, de modo que parece ser totalmente compatível com a caixa AL4. Ainda não comprei as peças para testar a compatibilidade, mas é fato que as peças antigas eram iguais nas caixas DP0 e AL4.
Junto com a troca, vou drenar a caixa e utilizar um fluido sintético de alta performance, para ver se o problema do superaquecimento do óleo vira coisa do passado no meu C4 Pallas... 966762.gif
Descartei, por enquanto, a instalação de um radiador de óleo à parte com a flange específica pelo fato do meu carro ainda estar na garantia, sem deixar de mencionar que a solução exige investimentos mais elevados se comparados à instalação desta peça reprojetada.
Um abraço grande a todos,
Xamã"
Postei as duas imagens da peça. Peço ao XAMÃ para que nos retorne sobre sua experiência, se deu certo ou não ou mais alguém que possa relatar algo sobre o assunto. Alguém conseguiu comprar esta peça?
Abraço
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Essa questão já foi muito discutida com o xamã.
Mas tem um problema no uso do radiador de óleo dos AT8/DP2 nos AL4 dos Picassos, é que por uma questão de construção do Picasso um dos conectores das mangueiras de agua tem uma curvatura de 90º.
Essa curvatura não é presente nos radiadores dos AT8/DP2. Nos C4 Pallas, como do Xamã, não tem problema usar já que o radiador deles não tem curvatura já no Picasso fica complicado.
Mas tem um problema no uso do radiador de óleo dos AT8/DP2 nos AL4 dos Picassos, é que por uma questão de construção do Picasso um dos conectores das mangueiras de agua tem uma curvatura de 90º.
Essa curvatura não é presente nos radiadores dos AT8/DP2. Nos C4 Pallas, como do Xamã, não tem problema usar já que o radiador deles não tem curvatura já no Picasso fica complicado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
- Nome: Luciano Agrimensor
[quote name='rgdl' date='Dec 2 2014, 01:54 PM' post='26813']
Essa questão já foi muito discutida com o xamã.
Mas tem um problema no uso do radiador de óleo dos AT8/DP2 nos AL4 dos Picassos, é que por uma questão de construção do Picasso um dos conectores das mangueiras de agua tem uma curvatura de 90º.
Essa curvatura não é presente nos radiadores dos AT8/DP2. Nos C4 Pallas, como do Xamã, não tem problema usar já que o radiador deles não tem curvatura já no Picasso fica complicado.
[/quote]
Prezado rgdl, obrigado pela contribuição. conversei ontem com um vendedor sobre esta possibilidade de troca dos radiadores. Ele me perguntou sobre o uso do meu veículo, se rodava muito em trânsito intenso, do tipo pára e arranca, e eu disse que não. Ele me disse que nestas circunstâncias não careceria de troca, uma vez que o resfriamento provocado pela movimentação do veículo daria conta do recado.
O que vc acha desta hipótese apresentada por ele? Outra pergunta, quanto à adaptação, esta curva de 90º não poderia ser compensada na mangueira que conecta na saída do radiador?
A propósito, o radiador que vc se refere é o da foto abaixo?
[attachmentid=778]
Um abraço
Essa questão já foi muito discutida com o xamã.
Mas tem um problema no uso do radiador de óleo dos AT8/DP2 nos AL4 dos Picassos, é que por uma questão de construção do Picasso um dos conectores das mangueiras de agua tem uma curvatura de 90º.
Essa curvatura não é presente nos radiadores dos AT8/DP2. Nos C4 Pallas, como do Xamã, não tem problema usar já que o radiador deles não tem curvatura já no Picasso fica complicado.
[/quote]
Prezado rgdl, obrigado pela contribuição. conversei ontem com um vendedor sobre esta possibilidade de troca dos radiadores. Ele me perguntou sobre o uso do meu veículo, se rodava muito em trânsito intenso, do tipo pára e arranca, e eu disse que não. Ele me disse que nestas circunstâncias não careceria de troca, uma vez que o resfriamento provocado pela movimentação do veículo daria conta do recado.
O que vc acha desta hipótese apresentada por ele? Outra pergunta, quanto à adaptação, esta curva de 90º não poderia ser compensada na mangueira que conecta na saída do radiador?
A propósito, o radiador que vc se refere é o da foto abaixo?
[attachmentid=778]
Um abraço
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
O radiador de óleo do AL4 dos Picassos é desse modelo :
Veja a curva em 90º do conector.
Acho que até dá para fazer uma adaptação, mas com um joelho de metal ou uma mangueira mais longa de modo que compense a curvatura sem dobrar. Mas gambiarra é gambiarra, pode dar certo como pode não dar e mexer com o sistema de arrefecimento é sempre complicado. Seria muito melhor que tivesse essa mesma peça com a bendita curva.
Veja a curva em 90º do conector.
Acho que até dá para fazer uma adaptação, mas com um joelho de metal ou uma mangueira mais longa de modo que compense a curvatura sem dobrar. Mas gambiarra é gambiarra, pode dar certo como pode não dar e mexer com o sistema de arrefecimento é sempre complicado. Seria muito melhor que tivesse essa mesma peça com a bendita curva.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
eu nunca reparei.. mas a mangueira nao tem como curvar?
isso aí acho que resolve facil e nao influencia, pois é apenas um duto de passagem.. pra falar a verdade, quando menos curvas de 90º melhor.. pois curvas menos acentuadas criam menos resistência pro fluido passar.
isso aí acho que resolve facil e nao influencia, pois é apenas um duto de passagem.. pra falar a verdade, quando menos curvas de 90º melhor.. pois curvas menos acentuadas criam menos resistência pro fluido passar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
- Nome: Luciano Agrimensor
[quote name='rgdl' date='Dec 3 2014, 09:09 AM' post='26830']
O radiador de óleo do AL4 dos Picassos é desse modelo :
Veja a curva em 90º do conector.
Acho que até dá para fazer uma adaptação, mas com um joelho de metal ou uma mangueira mais longa de modo que compense a curvatura sem dobrar. Mas gambiarra é gambiarra, pode dar certo como pode não dar e mexer com o sistema de arrefecimento é sempre complicado. Seria muito melhor que tivesse essa mesma peça com a bendita curva.
[/quote]
Jóia! Eu vou tentar tirar uma foto do meu radiador. Em breve vou levantar o caro para trocar as solenóides, aí vou aproveitar para tirar umas fotos dele no lugar, e discutimos se há espaço suficiente para uma adaptação.
Um abraço!
O radiador de óleo do AL4 dos Picassos é desse modelo :
Veja a curva em 90º do conector.
Acho que até dá para fazer uma adaptação, mas com um joelho de metal ou uma mangueira mais longa de modo que compense a curvatura sem dobrar. Mas gambiarra é gambiarra, pode dar certo como pode não dar e mexer com o sistema de arrefecimento é sempre complicado. Seria muito melhor que tivesse essa mesma peça com a bendita curva.
[/quote]
Jóia! Eu vou tentar tirar uma foto do meu radiador. Em breve vou levantar o caro para trocar as solenóides, aí vou aproveitar para tirar umas fotos dele no lugar, e discutimos se há espaço suficiente para uma adaptação.
Um abraço!
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
- Nome: Luciano Agrimensor
[quote name='André M' date='Dec 3 2014, 09:44 AM' post='26837']
e o preço da peça.. alguem ja sabe? digo completa com o parafuso e juntas
[/quote]
:613179:
Esta que eu vi no Mercado Livre é usada. Não creio que venha com junta. Segue abaixo o link:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -citro-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tro-_JM</a>
A propósito, tive acesso à informação que a Peugot também modificou este radiador, caberia uma investigação a respeito, afinal, pelo que sei, só a Renault teria feito a modificação até então.
e o preço da peça.. alguem ja sabe? digo completa com o parafuso e juntas
[/quote]
:613179:
Esta que eu vi no Mercado Livre é usada. Não creio que venha com junta. Segue abaixo o link:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -citro-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tro-_JM</a>
A propósito, tive acesso à informação que a Peugot também modificou este radiador, caberia uma investigação a respeito, afinal, pelo que sei, só a Renault teria feito a modificação até então.
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=4941" target="_blank">http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... ic=4941</a> :icon_smile_wink:
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
- Nome: Luciano Agrimensor
[quote name='Munhoz' date='Dec 3 2014, 10:24 AM' post='26840']
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=4941" target="_blank">http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... ic=4941</a> :icon_smile_wink:
[/quote]
:613179:
Munhoz, obrigado pela atenção, se a turma animar vou continuar este papo lá no fórum aberto antes deste que abri. O que percebi é que a discussão parece ter encerrado. Será que a turma ainda está com disposição para continuar? Eu vou mexer do meu AL4 em breve, para troca de solenóides. Aproveitaria que vou esvaziar a caixa e de repente eu sacaria o radiador também para fotos e medidas. O mecânico da oficina que vou utilizar é meu amigo, ele me cede o espaço, e eu vou ter o elevador a minha disposição.
No aguardo
[quote name='André M' date='Dec 3 2014, 11:35 AM' post='26843']
queria saber o preço de um trocador novo..
[/quote]
André, creio que podemos procurar na Peugot e na Renault, quem tiver notícias primeiro avisa blz.
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=4941" target="_blank">http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... ic=4941</a> :icon_smile_wink:
[/quote]
:613179:
Munhoz, obrigado pela atenção, se a turma animar vou continuar este papo lá no fórum aberto antes deste que abri. O que percebi é que a discussão parece ter encerrado. Será que a turma ainda está com disposição para continuar? Eu vou mexer do meu AL4 em breve, para troca de solenóides. Aproveitaria que vou esvaziar a caixa e de repente eu sacaria o radiador também para fotos e medidas. O mecânico da oficina que vou utilizar é meu amigo, ele me cede o espaço, e eu vou ter o elevador a minha disposição.
No aguardo
[quote name='André M' date='Dec 3 2014, 11:35 AM' post='26843']
queria saber o preço de um trocador novo..
[/quote]
André, creio que podemos procurar na Peugot e na Renault, quem tiver notícias primeiro avisa blz.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Essa peça não fica por menos de R$ 450,00 na Citroen e é do modelo antigo. A renault costuma cobrar muito, mas muito mais caro nas peças.
Para vcs terem uma ideia a solenoide que me custou 190,00 da Citroen, custava 245,00 na Renault, então esse radiador de óleo do DP2 não vai ser nada doce.
Creio que os AT8 da PSA devem usar esse mesmo radiador, resta saber o código da peça.
Para vcs terem uma ideia a solenoide que me custou 190,00 da Citroen, custava 245,00 na Renault, então esse radiador de óleo do DP2 não vai ser nada doce.
Creio que os AT8 da PSA devem usar esse mesmo radiador, resta saber o código da peça.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009