Xsara Picasso 2004 - Revisão

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lewtao
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#1

Mensagem por lewtao » Qui Nov 27, 2014 5:41 pm

Eu usei muito este fórum para encontrar informações sobre a Citroën antes de adquirir meu carro. Por isso, gostaria de dividir minha aventura, caso ajude mais alguém na mesma situação que a minha.

Estava com a grana muito curta, tinha por volta de R$ 20.000,00. Carro zero, só se fosse o Cherry QQ e ainda estava acima do meu orçamento. Usado é sempre bom reservar uma grana pra manutenção, então procurei um carro na faixa de R$ 15.000,00. Acabei focando nas minivans Scenic e Picasso, pois preciso de um carro grande pra levar 2 filhos, malas, mochilas, compras, etc.

Em toda loja que ia, eu ouvia que Picasso era uma bomba. Um vendedor chegou a indiretamente me chamar de “burro” por procurar uma Picasso e disse que seria mais inteligente comprar um corsa 96. Bom... cada um tem sua opinião.

Encontrei uma Picasso 2004 GXS, em aparente bom estado e arrisquei. Paguei 16k e reservei uns 4k para manutenção. Minha intenção era resolver o motor e deixar o resto pra depois.

Assim que peguei o carro andei uns dias pra sentir como estava. Senti o motor ratiando, sem força na marcha lenta. O escapamento dava aquelas "estouradas" típicas de bobina com defeito. Até aí achava que era só isso e confiante que tinha pouca coisa a fazer, marquei data em uma especializada Peugeot/Citroen.

Depois de quase 1 mês sem conseguir levar o carro, o próprio cara da oficina disse que era melhor levar em outro lugar. Acabei levando em uma mecânica perto de meu trabalho que atende a carros importados. Tinha visto muitos PSA lá dentro e parecia ser boa...E era :)

Levaram quase uma semana desmontando o carro e vendo tudo o que precisava. A lista era enorme e inicialmente ficou em 6k. Isso mesmo, seis mil reais. Conversando, fechamos só o mais importante por R$ 3.500,00.

Motor ratiando
Era a bobina mesmo. Só a peça em torno de 600 reais. Eles trocaram bobina, 4 velas e fizeram limpeza de bico. Aparentemente, um bico estava queimado e tive que trocar. Resolveu e o motor ficou sereninho.

Revisão
Foram trocados todos os filtros - óleo, combustível, pólen e higienização do ar. Foi trocado o óleo do motor, do freio e do arrefecimento. Foram trocadas as pastilhas e discos de freio. Foram trocadas as lâmpadas (seta, farol, farol alto, painel, brake light)

Surpresinha
Aparentemente, o antigo dono trocou a correia dentada, mas só a correia. Por incrível que possa parecer, a troca foi bem feita, e estava no ponto. Fui informado que quando é feita a troca de correia, o ideal é trocar todas as correias e tensionadores juntos, então achei melhor trocar. A bomba dágua não foi trocada. Aparentemente estava boa e o mecânico disse que como o orçamento estava curto, poderia manter por um tempo, mas seria bom trocar logo pra evitar problemas.

Todos os ítens acima por R$ 3.500,00 com M.O. inclusa

Comando das Setas com defeito
Alguns problemas não foram resolvidos na mecânica, como o farol que era acionado ao dar seta. Fui numa autoelétrica do lado do meu trabalho e o cara disse que era um problema do comando das setas que era aquele conjunto todo de alavancas, que fica junto ao volante.

Poderia comprar uma nova por R$ 1.100,00 ou mandar consertar por R$ 450,00. Mandei consertar. Foi tudo feito no mesmo dia e ficou perfeito, parece novo. Tinha inclusive outra Picasso lá com o mesmo problema, os caras até tiraram um sarro.

Surpresas inesperadas
Uma semana depois de sair da revisão apareceu a mensagem “Falha no Motor” e a luz da injeção acendeu. O carro perdeu força e começou a trepidar, parecia que ia morrer. Voltei lá na mecânica e fui prontamente atendido. Passaram no scanner e disseram que teria que ficar lá pra fazer uns testes. À tarde veio o diagnóstico de outro bico de injeção com problema. Troquei e peguei no fim da tarde.

Aí começou a novela... Dia sim dia não parava lá com a mesma mensagem de falha no motor. Os caras ficaram loucos, porque nunca dava falha com eles, mas era eu sair com o carro que o bicho acendia. Da última vez chamaram um técnico especialista em Citroën pra ajudar e o diagnóstico continuou sendo o de bico com defeito. Já mandei trocar os outros dois que faltavam e até agora tudo beleza. R$ 660 aproximadamente pela troca de 3 bicos.

Conserto da chave
Novelinha com a chave... Ela estava com os botões duros e estava difícil de acionar o alarme. Levei num chaveiro e ele trocou só os botõezinhos iternos. Na hora de remontar ele descobriu que a capinha estava errada. Usaram de um C3 que tem parafuso. Cobrou R$ 40,00 pelo serviço da troca de botões e uma capinha nova, mas improvisada. Na primeira abastecida o frentista descolou a capa... impressionante esses caras...

Voltei no chaveiro e ele fez nova gambi que não resolveu. Ele não tinha a capinha certa do modelo 2004 que é só de encaixe.

Irritado fui em outro chaveiro. Ele tinha a capinha e cobrou R$ 80,00. Ficou perfeito. Resultado R$ 120,00 no total para trocar os botões e uma capa nova. Toda a parte interna foi reaproveitada, só foi feita a troca da capa de plástico.

A título de curiosidade, a mesma capinha foi orçada em R$ 250,00 na concessionária, sem contar a re-codificação que seria mais uns R$ 200,00 “por alto” conforme o atendente.

Resultado

Hoje o carro está ótimo.

Não é um carro zero, obviamente. Mas pra 10 anos está excelente. Não faz barulho, anda bem e posso levar os 2 filhos tranquilamente e com conforto. É uma bomba? Depende... Já tive um Fiat Stilo, outro considerado bomba. Posso dizer que o custo de manutenção é parecido. Tem peças chaves que são caríssimas outras nem tanto. Não é qualquer mecânico que conserta com peças de 20 reais e um arame. É tudo eletrônico, precisa de scanner e ferramentas.

Mas eu precisava de um carro que me desse conforto a um preço razoável. Estou satisfeito.

Outros detalhes importantes da minha experiência:
- Gasolina influencia mesmo. Fui aconselhado a mudar da comum pra uma aditivada de qualidade (BR ou Ipiranga) e o carro parece outro. Mais silencioso e forte.
- Picasso não é um bixo de 7 cabeças. É um carro que muito mecânico sabe mecher, principalmente pela similaridade com os Peugeot. O problema é o custo das peças.
- Antes de comprar, é importante considerar a "perfumaria". Um botão de ventilador quebrado pode parecer pouco, uma coisa que se conserta com R$ 5,00… Mas não é bem assim, a perfumaria desse carro é um absurdo de caro.


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#2

Mensagem por cesar2011 » Qui Nov 27, 2014 9:25 pm

Eu tenho um 2001 comprado em 20011 eu amo meu carro e não acho tão caro as peças o que achei mais caro até hoje foi as balanças que novas não saem por menos de 400,00 o total.

O resto achei dentro do nroaml como kit da correia dentada etc... Semana passada levei na oficina porque estava vazando oleo e ficou tudo R$1000,00 pra arrumar vazamento(trocar kit correia, bomba d' agua, retentores).

Ai gastei mais R$1000,00 pra mexer na suspensão(balança, rolamento, cubo, bieleta) incluindo mão de obra.

Mas uma coisa que não penso 2 vezes é em primeiro correr num ferro velho. Por exemplo troquei bobina por R$180,00 original usada em otimo estado e deixei de pagar R$600,00 numa nova que não era original.

Então não vale a pena as vezes comprar peça nova, você tem que pesquizar num ferro velho. Por exemplo de der pau no compressor do ar, voce vai pagar num novo paralelo uns R$800,00 e num original R$1500,00 agora no ferro velho tem original por R$350,00 e se tiver sorte novinho de carro que bateu a pouco tempo.

Fica a dica.
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Miau
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#3

Mensagem por Miau » Qui Nov 27, 2014 9:26 pm

só achei caro essa bobina.. na citroen a original sai por 400 e poucos.

originais sao de marca Sagem ou Valeo

quanto a esse negocio do bico.. ta esquisito.. to achando que o problema não é bico, e sim central.. pode ser um mal contato entre a central e o bico.
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#4

Mensagem por cesar2011 » Qui Nov 27, 2014 9:32 pm

Ha esqueci de um detalhe uma vez tive este problema de falha no motor e carro desligando. Estava na estrada e quando chegava a 100Km/h o carro dava um trepiadata normal de carro sem balanceamento e entao o carro morria.

Foi descoberto que era o filtro de combustivel depois de trocado resolveu, acredito que era sujeira que ao trepidar o carro ia para os bicos ou faltava combustivel nos bicos

Tente isso, é barato e uma hora tem que trocar mesmo
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#5

Mensagem por lewtao » Sex Nov 28, 2014 9:27 am

A história dos bicos vou dar um crédito ao mecânico pelo seguinte:

Começou assim que cheguei com a primeira luz de defeito. Ficou um dia na oficina e só zerou os parâmetros, ele andou, testou e como não repetiu o defeito, liberou.

Foi sair com o carro e volta a luz no painel.

Deixei o carro de novo. Colocou o scanner, puxou as falhas e pediu um tempo para analisar. Parece que eram relacionadas, porque ele já tinha registrado as falhas anteriores e queria um tempo pra investigar a origem. Levou uns três dias pra ter o diagnóstico e foi bico com defeito. Eu não sei o quanto ele mexeu no carro, mas tenho certeza que pelo menos investigou, porque andou uns 100km e quase secou o tanque…rs.

Quando fui buscar ele disse que havia andado bastante e não tinha repetido o defeito.

Dois dias depois volta o defeito. Foi aí que chamou até um especialista em PSA para ajudar. Parece até que levou um outro scanner e o diagnóstico era de outro bico com defeito. Como já tinha trocado 2, pedi pra trocar os outros 2.

Como resolveu, dou crédito ao mecânico. Mas também fico com a pulga atrás da orelha porque ter que trocar os 4 bicos um atrás do outro é meio estranho…

[quote name='César Augusto' date='Nov 27 2014, 09:32 PM' post='26754']
Ha esqueci de um detalhe uma vez tive este problema de falha no motor e carro desligando. Estava na estrada e quando chegava a 100Km/h o carro dava um trepiadata normal de carro sem balanceamento e entao o carro morria.

Foi descoberto que era o filtro de combustivel depois de trocado resolveu, acredito que era sujeira que ao trepidar o carro ia para os bicos ou faltava combustivel nos bicos

Tente isso, é barato e uma hora tem que trocar mesmo
[/quote]

O filtro já havia sido trocado na revisão :) Imaginei que poderia ser sujeira também, mas aí uma limpeza de bico resolveria, o que não resolveu.
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#6

Mensagem por Miau » Sex Nov 28, 2014 9:35 am

É esquisito pois bico com problema vc pode testar na maquina.. ao invés de queimar gasolina.

faria uma bateria de 20 testes sem gastar 1 gota de gasolina.

sei la.. É estranho.
Editado pela última vez por Miau em Sex Nov 28, 2014 9:36 am, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por lewtao » Sex Nov 28, 2014 11:03 am

[quote name='André M' date='Nov 28 2014, 09:35 AM' post='26766']
É esquisito pois bico com problema vc pode testar na maquina.. ao invés de queimar gasolina.

faria uma bateria de 20 testes sem gastar 1 gota de gasolina.

sei la.. É estranho.
[/quote]

Concordo e compartilho do seu ponto de vista.

Cogitei levar em outro mecânico, mas poderia perder a garantia que tinha do serviço recém feito. Como foi resolvido dou um crédito ao mecânico.
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#8

Mensagem por rbtricolor » Sáb Nov 29, 2014 2:44 pm

Bom dia pessoal!
Sou novo no clube mas visito constantemente já ha algum tempo.
Tenho um Xsara Picasso 2009/10, 1.6 16v.
Comprei o carro com 2000Km, em uma concessionaria da marca, tratava-se de um carro de teste drive. Estava cheio de dúvidas, pois essas falácias sobre a nave deixa qualquer um assustado.
Pois bem, passados 4 anos, quase 90.000Km rodados e agora estou com um grande problema. Não quero mais largar meu carro. Ele é o máximo. Acabei comprando o C3 agora pra minha esposa. Vai ser difícil me tirar da Citroen.
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#9

Mensagem por lewtao » Seg Dez 01, 2014 11:03 am

[quote name='rbtricolor' date='Nov 29 2014, 02:44 PM' post='26775']
Bom dia pessoal!
Sou novo no clube mas visito constantemente já ha algum tempo.
Tenho um Xsara Picasso 2009/10, 1.6 16v.
Comprei o carro com 2000Km, em uma concessionaria da marca, tratava-se de um carro de teste drive. Estava cheio de dúvidas, pois essas falácias sobre a nave deixa qualquer um assustado.
Pois bem, passados 4 anos, quase 90.000Km rodados e agora estou com um grande problema. Não quero mais largar meu carro. Ele é o máximo. Acabei comprando o C3 agora pra minha esposa. Vai ser difícil me tirar da Citroen.
[/quote]

Hehe… Sabe que o que me motivou a comprar um Citroën foi minha experiência com um Peugeot.

Todo mundo falava que carro francês só dava problema e tinha manutenção cara, mesmo assim peguei um 207. Esse eu peguei zero e nos dois anos que o tive foi um carro que só deu alegrias. Confortável, econômico, silencioso, com motor 1.4 forte. Vendi com dor no coração por prblemas financeiros.

Quando entrei na Picasso pela primeira vez, vi muita similaridade com o 207… Desde peças, até o comportamento do carro.

Também estou adorando a Picasso, assim como a família toda.
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#10

Mensagem por matteo » Seg Abr 13, 2015 1:45 am

[quote name='lewtao' date='Dec 1 2014, 10:03 AM' post='26789']
[quote name='rbtricolor' date='Nov 29 2014, 02:44 PM' post='26775']
Bom dia pessoal!
Sou novo no clube mas visito constantemente já ha algum tempo.
Tenho um Xsara Picasso 2009/10, 1.6 16v.
Comprei o carro com 2000Km, em uma concessionaria da marca, tratava-se de um carro de teste drive. Estava cheio de dúvidas, pois essas falácias sobre a nave deixa qualquer um assustado.
Pois bem, passados 4 anos, quase 90.000Km rodados e agora estou com um grande problema. Não quero mais largar meu carro. Ele é o máximo. Acabei comprando o C3 agora pra minha esposa. Vai ser difícil me tirar da Citroen.
[/quote]

Hehe… Sabe que o que me motivou a comprar um Citroën foi minha experiência com um Peugeot.

Todo mundo falava que carro francês só dava problema e tinha manutenção cara, mesmo assim peguei um 207. Esse eu peguei zero e nos dois anos que o tive foi um carro que só deu alegrias. Confortável, econômico, silencioso, com motor 1.4 forte. Vendi com dor no coração por prblemas financeiros.

Quando entrei na Picasso pela primeira vez, vi muita similaridade com o 207… Desde peças, até o comportamento do carro.

Também estou adorando a Picasso, assim como a família toda.
[/quote]


Pois é meu amigo, quando se compra carro de segunda mão, se corre o risco de pegar um com alguns probleminhas se o antigo dono era relapso na manutenção. Veja meu caso, recentemente adquiri um Picasso GLX 1.6 16 v 2011, carro com carroceria e interior praticamente novos, motor impecável com somente 56 mil kms rodados, e ainda por cima paguei 24 mil por ela, sendo que na fipe consta 28.257,00 com Ipva pago, Fiquei feliz por essa economia. O carro era de uma senhora, mas sinceramente, creio que a mesma não gostava muito de limpar o carro e nem mesmo de fazer a manutenção preventiva. Levei umas 3 horas limpando para deixá-la de meu agrado, saiu de tudo lá de dentro...rrsss.....depois parti para a manutenção preventiva, os filtros do ar condicionado e do motor estavam saturados, pretos como carvão. Comprei os mesmos, aditivo para o radiador, filtro de combustível, óleo sintético e filtro e como trabalhei muito tempo com lubrificação automotiva eu mesmo dei uma geral no carro. Troquei oleo, todos os filtros e a água do radiador. Óleo da direção e fluído de freio estavam ok. Os Pneus ainda eram os originais michelin e estavam destruidos, com os ombros todos desgastados e deslocados, pois o carro estava desalinhado e desbalanceado. Coloquei 4 dunlop zerados, alinhei, balanciei e agora tá um brinco, limpa e com a manutenção em dia. Economizei no preço do carro, mas gastei uns 1.500 reais em manutenção. Mas valeu a pena, o carro é show. Abraço!!
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#11

Mensagem por amarcosramalho » Seg Abr 13, 2015 10:55 am

Que legal Matteo!

Parabéns.
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#12

Mensagem por Munhoz » Seg Abr 13, 2015 3:55 pm

e vai durar muito ai sem dor de cabeça

parabéns
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#13

Mensagem por matteo » Qua Abr 15, 2015 1:57 am

[quote name='Marcos Ramalho' date='Apr 13 2015, 10:55 AM' post='28540']
Que legal Matteo!

Parabéns.
[/quote]

Olá marcos, minha nave ta fresquinha em minhas mãos, somente 2 meses, e pretendo ficar com ela uns dois anos e depois...upgrade para C4 PICASSO. Provavelmente ainda é cedo, mas gostaria de te pedir algumas informações sobre essa sua super nave, tais como consumo urbano/rodoviário, seguro(valor médio), ipva, gasto com manutenção, durabilidade geral do carro e pontos positivos e negativos do mesmo, se é que existem...rrrssss. Um forte abraço... :)
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#14

Mensagem por amarcosramalho » Qua Abr 15, 2015 10:24 pm

Matteo

O meu carro é 2008/2009

IPVA = R$ 1600,00 (4% do valor do carro)
Seguro = R$ 2700,00 (classe bonus 8) São Paulo - Capital
Tive de fazer bastante coisa na parte de suspensão e as peças não são baratas, mais ai vai depender do estado da que você pegar.
O consumo eu não costumo medir muito mais na cidade da ultima vez fez 320km com o tanque cheio (60L)
Editado pela última vez por amarcosramalho em Qui Abr 16, 2015 5:21 pm, em um total de 1 vez.
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#15

Mensagem por renan97ar » Qui Abr 16, 2015 10:09 am

Matteo, vou aproveitar que você tá pesquisando opiniões sobre a C4 Picasso e deixar a minha aqui. A nossa é uma 11/11, somos segundo dono e está com uns 103 mil km.

Seguro = R$1800 (novo, sem bônus, Jundiaí-SP, nome da minha mãe e não usa pra trabalho).

Consumo = 8 na cidade e uns 13 na estrada (levando na boa, mas ainda não revisei desde que peguei ela. O antigo dono fazia todas as revisões em concessionária, mas não confio muito em concessionária).

Preço de peças = tive até agora que fazer o freio traseiro (usando peças paralelas de boa qualidade, gastamos R$600) e amortecedores traseiros (originais saem por R$1000 o par) também. Realmente é mais salgado, ainda mais que certas peças não tem no paralelo, e as originais vêm da França (como os amortecedores). Peças de motor creio que não seja problema, pois é o mesmo motor do C4, 308 etc (um filtro de combustível por exemplo, no balcão da concessionária custa R$20, que é o mesmo preço de um paralelo).

O carro é bem confortável, cheio de mimos como geladeira, sensor de estacionamento integrado ao painel e som original, abertura interna do tanque, luzes embaixo dos espelhos externos, quando trava o carro sobe os vidros e fecha os espelhos, o motor é potente, o câmbio é bom (mas nenhuma maravilha, é um automático de 4 marchas), tem ar quadrizone, sensor de cintos de segurança pra todos os ocupantes, 6 airbags etc. Enfim, é um bom carro, mas infelizmente o valor na hora de arrumar algo mais específico ainda é salgado.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
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