Ar condicionado digital
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Boa tarde amigos.
Tenho um Xsara Picasso 2007/2008 Exclusive 1.6 16V, e o meu ar condicionado não está gelando, levei em uma oficina para resolver o problema e o "especialista" assim dizendo, me falou que teria que passar o Scanner no carro para descobrir qual o problema, pois já tinha testado todos os conectores do sistema do ar e todos estavam ótimos.
Detalhe que o sistema tem carga de gás para gelar, e ele me pediu R$ 700,00 para executar este trabalho
Então resolvi não :868677: fazer o serviço.
Preciso da ajuda de vocês, alguém já passou por isso?
Me ajudem por favor, pois tenho um bebe de 6 meses e preciso do ar funcionando. [quote]
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Detalhe que o sistema tem carga de gás para gelar, e ele me pediu R$ 700,00 para executar este trabalho
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- rgdl
- Zumbi
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Se o compressor não é acionado pode ser problema na bobina da embreagem do compressor.
O compressor funciona da seguinte maneira, a polia do compressor gira em falso, quando vc liga o ar uma bobina magnética é acionada e ela atrai uma embreagem metálica que é ligada ao eixo do compressor. Essa embreagem gruda na polia e passa a girar fazendo com que o eixo do compressor gire e ele comece a bombear o gás.
Observe debaixo do carro se há essa acoplagem entre a embreagem e a polia. É fácil de ver, pois a embreagem não gira, ela só passa a girar quando o ar é ligado. Se ela ficar parada quando vc acionar o ar, então a bobina queimou.
Se for isso, não tem dela nova para vender só recondicionada a base de troca. As CCs só vendem o compressor ou o conjunto embreagem completo que é tão caro quanto o compressor.
O compressor funciona da seguinte maneira, a polia do compressor gira em falso, quando vc liga o ar uma bobina magnética é acionada e ela atrai uma embreagem metálica que é ligada ao eixo do compressor. Essa embreagem gruda na polia e passa a girar fazendo com que o eixo do compressor gire e ele comece a bombear o gás.
Observe debaixo do carro se há essa acoplagem entre a embreagem e a polia. É fácil de ver, pois a embreagem não gira, ela só passa a girar quando o ar é ligado. Se ela ficar parada quando vc acionar o ar, então a bobina queimou.
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Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
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se faz tec, então a embragem tá acionando.. mas melhor confirmar pra ver..
hoje meu ar resolveu nao gelar.. já desconfiei logo da bobina..
uma forma de diagnosticar boa é:
verificar se o ar de trás gela.. se gelar.. então significa que compressor tá ok.. então pode ser problema desde o compressor até o evaporador do ar frontal.
mas o meu não gelou o de trás.. logo o problema está no conjunto do compressor.
em casa dei uma olhada na embreagem do compressor, e ela nem se move hehe.. então vou primeiro soltar o conector dela e medir pra ver se ta chegando tensão no chicote do carro.. se tiver chegando.. então ela perdeu a função.. se nao tiver chegando.. o fusível(se houver) queimou.. porem li por ai que tem acoplado ao circuito da bobina um diodo.. pode ter sido ele.. de qualquer forma.. mantenho vocês atualizados.
hoje meu ar resolveu nao gelar.. já desconfiei logo da bobina..
uma forma de diagnosticar boa é:
verificar se o ar de trás gela.. se gelar.. então significa que compressor tá ok.. então pode ser problema desde o compressor até o evaporador do ar frontal.
mas o meu não gelou o de trás.. logo o problema está no conjunto do compressor.
em casa dei uma olhada na embreagem do compressor, e ela nem se move hehe.. então vou primeiro soltar o conector dela e medir pra ver se ta chegando tensão no chicote do carro.. se tiver chegando.. então ela perdeu a função.. se nao tiver chegando.. o fusível(se houver) queimou.. porem li por ai que tem acoplado ao circuito da bobina um diodo.. pode ter sido ele.. de qualquer forma.. mantenho vocês atualizados.
Editado pela última vez por Miau em Qua Nov 19, 2014 7:45 pm, em um total de 1 vez.
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bom.. fiz uns testes
medi a alimentação da bobina.. ta ok.. chegando 14v lá do alternador quando o ar ta ligado.
medi também a eficiencia do negativo.. ta ok.. sem mal contato.
então fui medir a bobina..
normalmente.. uma bobina boa deve retornar de 3 a 5 ohmns
medi e deu 5 ohms
medi invertido, deu 0 ohms.. normal por causa do diodo que tem lá no circuito.
ou seja.. a bobina aparentemente está ok.
girei o mecanismo da embreagem com a mão.. ele gira facil.. mas quando com o carro ligado, aciona o ar, nada acontece.. ele deveria girar junto com a polia.
talvez esse mecanismo esteja com algum problema.. acho que amanha vou desmontar pra ver.
medi a alimentação da bobina.. ta ok.. chegando 14v lá do alternador quando o ar ta ligado.
medi também a eficiencia do negativo.. ta ok.. sem mal contato.
então fui medir a bobina..
normalmente.. uma bobina boa deve retornar de 3 a 5 ohmns
medi e deu 5 ohms
medi invertido, deu 0 ohms.. normal por causa do diodo que tem lá no circuito.
ou seja.. a bobina aparentemente está ok.
girei o mecanismo da embreagem com a mão.. ele gira facil.. mas quando com o carro ligado, aciona o ar, nada acontece.. ele deveria girar junto com a polia.
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hoje fiz mais uns testes..
resolvi alimentar diretamente a bobina com a bateria pra ver se armava, mesmo com o carro desligado e tal..
nada acontece.. nem mesmo sai faísca no polo da bateria. ai pensei.. bom, com o carro funcionando a tensão é de uns 14v.. entao dei partida e alimentei diretamente a bobina.. nada.
já pressionei com a mao mesmo o mecanismo, e funciona normalmente.. da pra ver que se move legal e tal.. então nao acho que seja o mecanismo..
parece que pode ser mesmo a bobina..
pode ser o diodo que quando recebe corrente alta, fica aberto impedindo a passagem de corrente.
pode ser que tenha um termofusivel na bobina tambem..
bom, de qualquer forma.. olhando no site das peças da Citroen service.. lá consta a polia pra vender a parte, completa com embreagem e bobina.
vou amanha ver quanto custa.. e acho que vou passar numa oficina de ar condicionado pra ter uma segunda opniao.. mas 99% que é na bobina.
outra coisa que li a respeito é que tem uma regulagem certa de distancia entre o plato e o disco de embreagem.. que varia de 0,35 a 0,75 mm.. pelo que vi.. essa folga ta dentro do parametro
no mercadolivre tem um cara lá que recondiciona qualquer bobina dessas.. mas o que me deixou com pé atrás é um comentario dele dizendo que elimina o uso do diodo no circuito, e que o diodo é que causa problema..
acontece que no que eu estudei de elétrica\eletrônica.. toda bobina magnética tem que ter uso de diodo para proteção do restante do circuito envolvido.. pois existe um fenômeno que ocorre quando a alimentação da bobina é cortada subtamente.. ela gera um pico de voltagem inversa.. é ai que entra o diodo.. ele retifica e evita esse retorno de pico.. protegendo o restante do sistema.. como ECU, calculadores, chips..
então já fica o aviso pra quem quer recondicionar.
resolvi alimentar diretamente a bobina com a bateria pra ver se armava, mesmo com o carro desligado e tal..
nada acontece.. nem mesmo sai faísca no polo da bateria. ai pensei.. bom, com o carro funcionando a tensão é de uns 14v.. entao dei partida e alimentei diretamente a bobina.. nada.
já pressionei com a mao mesmo o mecanismo, e funciona normalmente.. da pra ver que se move legal e tal.. então nao acho que seja o mecanismo..
parece que pode ser mesmo a bobina..
pode ser o diodo que quando recebe corrente alta, fica aberto impedindo a passagem de corrente.
pode ser que tenha um termofusivel na bobina tambem..
bom, de qualquer forma.. olhando no site das peças da Citroen service.. lá consta a polia pra vender a parte, completa com embreagem e bobina.
vou amanha ver quanto custa.. e acho que vou passar numa oficina de ar condicionado pra ter uma segunda opniao.. mas 99% que é na bobina.
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no mercadolivre tem um cara lá que recondiciona qualquer bobina dessas.. mas o que me deixou com pé atrás é um comentario dele dizendo que elimina o uso do diodo no circuito, e que o diodo é que causa problema..
acontece que no que eu estudei de elétrica\eletrônica.. toda bobina magnética tem que ter uso de diodo para proteção do restante do circuito envolvido.. pois existe um fenômeno que ocorre quando a alimentação da bobina é cortada subtamente.. ela gera um pico de voltagem inversa.. é ai que entra o diodo.. ele retifica e evita esse retorno de pico.. protegendo o restante do sistema.. como ECU, calculadores, chips..
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Editado pela última vez por Miau em Qui Nov 20, 2014 10:01 am, em um total de 1 vez.
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André, a minha queimou, na verdade o rolamento quebrou e superaqueceu destruindo a bobina. Comprei a recondicionada mesno, paguei $70,00 nela e está funcionando que é uma beleza.
Agora aquele kit que vc viu no service aqui em Niterói me pediram $1500,00 nele.
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Isso, só o kit de embreagem com o a polia código 6453EX.
No site da Peugeot o preço sugerido é de R$ 1100,00 pelo mesmo kit, mas como ninguém vende por esse preço...
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por esse preço o compressor tem que vir de brinde..
hoje fui numa oficina pra ter uma segunda opinião.. realmente é a bobina, mas o cara lá desconfia que foi o diodo que deu defeito..
se for pra trocar só isso, vai sair uma merreca.. mas vou aproveitar e trocar o rolamento.
e estudar quanto ficar pra dar uma preventiva no sistema.
hoje fui numa oficina pra ter uma segunda opinião.. realmente é a bobina, mas o cara lá desconfia que foi o diodo que deu defeito..
se for pra trocar só isso, vai sair uma merreca.. mas vou aproveitar e trocar o rolamento.
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No meu caso os sintomas foram os mesmos segunda feira passada ... era o bobinado do compressor, e queimou pq o rolamento estava trancando ... 390 reais 130 mao de obra rolamento 50 filtro 40 e 170 bobinado o meu próprio recondicionado ...
Se o compressor não é acionado pode ser problema na bobina da embreagem do compressor.
O compressor funciona da seguinte maneira, a polia do compressor gira em falso, quando vc liga o ar uma bobina magnética é acionada e ela atrai uma embreagem metálica que é ligada ao eixo do compressor. Essa embreagem gruda na polia e passa a girar fazendo com que o eixo do compressor gire e ele comece a bombear o gás.
Observe debaixo do carro se há essa acoplagem entre a embreagem e a polia. É fácil de ver, pois a embreagem não gira, ela só passa a girar quando o ar é ligado. Se ela ficar parada quando vc acionar o ar, então a bobina queimou.
Se for isso, não tem dela nova para vender só recondicionada a base de troca. As CCs só vendem o compressor ou o conjunto embreagem completo que é tão caro quanto o compressor.
perfeita resposta ... aconteceu exatamente isso com o meu esta semana gastei 130 reais mão de obra, 50 rolamento,40 filtro ar,170 para rebobinar minha própria bobina !!! Não é preciso retirar o compressor do local para executar este serviço ,,, acompanhei todo o procedimento ... o que levou a queimar meu bobinado foi o rolamento q tava trancando de forma imperceptível . fica a dica .
- rgdl
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André, realmente a esse preço tem que vir com o compressor junto.
Estou espantado com os preços das bobinas que o pessoal tá relatando.
Realmente essa bobina não se encontra nova só recondicionada mesmo mas eu paguei R$70,00 na bobina a base de troca. Eles ficaram, na verdade, com a carcaça de metal.
Estou espantado com os preços das bobinas que o pessoal tá relatando.
Realmente essa bobina não se encontra nova só recondicionada mesmo mas eu paguei R$70,00 na bobina a base de troca. Eles ficaram, na verdade, com a carcaça de metal.
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