Barulho no motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
fpbrunobr
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Out 02, 2014 10:25 pm
Nome: fpbrunobr

#1

Mensagem por fpbrunobr » Sex Out 03, 2014 2:27 pm

Amigos, comprei uma Xsara Picasso 2009 e to com um problema, tem um barulho no motor, como se algo tivesse chacoalhando quando eu saio com o carro em baixa velocidade e rotação.

Já levei em 2, 3, mecânicos diferentes, até que um mecânico amigo meu resolveu olhar e disse que era um barulho igual tem na Zafira, que é a correia Poly V patinando, fazendo o tensor balançar ocasionando esse barulho...

Ele testou comigo, removeu a correia e o barulho parou quando eu acelerei o carro.

Disse que resolve colocando uma polia de catraca no alternador.

Mas será realmente esse o problema? Me pergunto, será um barulho normal? E por que dizem que vai resolver o problema trocando essa polia por de outro modelo, quer dizer que o carro original tem esse problema?

Obs: Já troquei o tensor da polyv e a correia polyv por uma de outra marca com as "costas" abrasivas, indicação de outro mecânico.

Obrigado!

:icon_smile_8ball:


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Sex Out 03, 2014 3:21 pm

seria interessante vc gravar o barulho o colocar no youtube pra gente poder ouvir
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

#3

Mensagem por dePaula38 » Sex Out 03, 2014 5:44 pm

O meu também estava com esse barulho desagradável ( é no tensionador da correia poly V
) , o mecânico colocou uma polia um pouco maior e ficou ótimo. Adeus barulho horrível :D :D :D
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

#4

Mensagem por sebastiao » Sex Out 03, 2014 5:49 pm

aconselho a trocar o tensor e a correia juntos. E dar uma olhada no rolamento guia. Se trocar só a correia o barulho some, mas o tensor velho vai jogar ela pra fora assim que lgar o A/C.

aconselho a trocar o tensor e a correia juntos. E dar uma olhada no rolamento guia. Se trocar só a correia o barulho some, mas o tensor velho vai jogar ela pra fora assim que lgar o A/C.
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
fpbrunobr
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Out 02, 2014 10:25 pm
Nome: fpbrunobr

#5

Mensagem por fpbrunobr » Sex Out 03, 2014 9:53 pm

Amigos, já troquei a correia e o tensor da polyv, a única coisa que ainda n troquei foi aquele rolamento, mas meu mecânico falou que ele tá bom. Pretendo trocar logo.

Fica difícil fazer um vídeo pois só faz o barulho com o carro em movimento e não chega a ser muito alto. Posso tentar.

Obs, quando eu ligo o ar não percebo que o barulho aumenta, pra mim continua do mesmo jeito.

Será que eu colocando uma polia maior resolverá?

Mas ainda não entendo a fonte e o por que do problema, por que antes não fazia e agora faz?...

:978798: :966283:
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

#6

Mensagem por dePaula38 » Sex Out 03, 2014 11:14 pm

[quote name='fpbrunobr' date='Oct 3 2014, 09:53 PM' post='26285']
Amigos, já troquei a correia e o tensor da polyv, a única coisa que ainda n troquei foi aquele rolamento, mas meu mecânico falou que ele tá bom. Pretendo trocar logo.

Fica difícil fazer um vídeo pois só faz o barulho com o carro em movimento e não chega a ser muito alto. Posso tentar.

Obs, quando eu ligo o ar não percebo que o barulho aumenta, pra mim continua do mesmo jeito.

Será que eu colocando uma polia maior resolverá?

Mas ainda não entendo a fonte e o por que do problema, por que antes não fazia e agora faz?...

:978798: :966283:
[/quote]



Agora está tarde , mas amanhã vou tentar te explicar o que aconteceu com o meu ( vou te passar o que o mecânico me falou ) e como resolveu. Boa noite
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

#7

Mensagem por sebastiao » Sáb Out 04, 2014 11:42 am

hum...não aconselho a trocar o tamanho de polia nenhuma, pois é importante respeitar o projeto. Citei o A/C porque quando ligamos ele a correia tem que fazer um pouco mais de força pra movimentar o compressor, daí se o tensor estiver ruim ele não dá conta do recado e a correia (frouxa) escapa.

Mas se o barulho é com o caro em movimento (andando?) então deve ser outra coisa.
Editado pela última vez por sebastiao em Sáb Out 04, 2014 11:46 am, em um total de 1 vez.
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

#8

Mensagem por dePaula38 » Sáb Out 04, 2014 12:15 pm

Bom vamos lá, eu havia feito a troca da correia Poly V (troquei correia e polia, mas não troquei o tencionador da mesma) conclusão , a correia nova começou a desfiar quando ligava o ar , comprei outra correia e desta vez comprei o tencionador , fiz a troca foi quando apareceu esse barulho em baixa velocidade e rotação (um barulho mais ou menos assim rátátátátátátá) levei no mecânico, ele constatou que era no tencionador novo ( alguma coisa a ver com o curso do mesmo), a solução foi colocar uma polia um pouco maior e pronto acabou-se o maldito barulho . Quando eu estava comprando as peças vi um Picasso saindo do estacionamento fazendo o mesmo barulho horrível ( devia estar com o mesmo defeito), só não sei te dizer se o barulho tem a ver pelo fato do tencionador não ser de marca original , mas tenho certeza que o barulho era nele ( não esticava a correia o suficiente e ficava um pouco frouxo causando o barulho na mola do mesmo ) . Espero ter ajudado , se tiver dúvidas é só falar e tento explicar outra vez. Abraços :closedeyes: :closedeyes: :closedeyes:
fpbrunobr
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Out 02, 2014 10:25 pm
Nome: fpbrunobr

#9

Mensagem por fpbrunobr » Dom Out 05, 2014 9:19 pm

Então eu troquei o meu tensor usando a marca original, comprei na cc, Dayco...
Não resolveu...

Sinceramente não entendo como pode fazer barulho com uma peça original... E pra resolver ter que fazer uma modificação dessa...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Dom Out 05, 2014 9:58 pm

olha.. eu nao acho que tem a ver com tensor.. pois aqui uso tudo normal, nada de arranjos.

tem que ver se quem tá colocando o tensor, se está ajustando ele na posição correta.. tem até uma setinha indicando.

tem que ver se a correia está sendo passada no jeito certo.. eu nao sei o picasso, mas varios carros tem como se passar a correia de forma errada.. ocasionando nesses problemas.

e ver se realmente é ali o problema.. ver tambem se a embreagem do ar condicionado nao está meio que agarrando a polia..

soltar a correia e ver se todas as polias giram bem, se nao estão com rolamento ruim.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
fpbrunobr
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Out 02, 2014 10:25 pm
Nome: fpbrunobr

#11

Mensagem por fpbrunobr » Dom Out 05, 2014 11:05 pm

Então, nos testes que fizemos, ele passou giz naquela polia que tem uma borracha no meio e ela não se mexeu. Testamos aquele rolamento (não sei como chama) e só achamos um leve ruído no rolamento do tensor por isso já o troquei. Em relação ao ar ele virou ali na mão e disse não sentir nenhum atrito, eu até vi um vídeo no youtube de um cara falando que o compressor faz um barulho se tiver um peça nele raspando e tal. Na bomba da direção mesma coisa, nenhum atrito. Não sei te dizer se a correia se encontra na posição correta.

O barulho é uma espécie de algo solto, batendo, como se o carro tivesse grilando bemmmmmmmm alto.

Dois mecânicos falaram pra por essa tal polia de catraca, pq é um barulho igual da Zafira...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Seg Out 06, 2014 6:26 am

Entao.. o meu já fez isso uma vez no tensionador... mas foi quando ele quebrou. Dava pra ver o tensionador trepidando violentamente.

e isso tinha acontecido pq quando trocaram a polia guia, colocaram uma de metal e a original é de plastico, apesar do diametro parecer o mesmo.

Pus uma nova original e o problema parou. Nunca mais deu problema.

Procure no google o desenho da passagem da correia e veja se bate.

Imagem
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Seg Out 06, 2014 9:06 am

Seguinte, faz tempo que a Citroën deixou de usar a Dayco como fornecedora de peças genuínas, agora ela usa a Gates, isso porque as correias da Dayco, especialmente as correias dentadas, tem apresentado um barulho esquisito mesmo com a aplicação correta da peça.

Mas não se pode também descartar um desalinhamento entre as polias com causa do barulho.

Não é aconselhável em hipótese alguma a mudança da configuração original das polias, isso vai causar desgaste acentuado tanto do tensionador quanto da própria correia, podendo até rompê-la. No seu lugar retirava essa polia maior sem demora e buscaria um outro mecânico que saiba achar a real causa do problema, porque, pelo visto, esse ai não sabe.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

#14

Mensagem por sebastiao » Seg Out 06, 2014 9:26 am

o barulho ocorre com o carro em movimento, isto é: andando? Ou só de dar a partida já acontece?
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
fpbrunobr
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Out 02, 2014 10:25 pm
Nome: fpbrunobr

#15

Mensagem por fpbrunobr » Seg Out 06, 2014 12:16 pm

Amigo, o barulho geralmente acontece quando eu mudo de 1ª pra 2ª e as vezes 2ª pra 3ª, mas sempre se eu sair devagar...

Se eu puxar o freio-de-mão e começar a acelerar o carro em 2ª, 3ª, 4ª e deixar o motor quase morrer, eu consigo ouvir...

Segundo o meu mecânico o barulho é do tensor, mas a culpa é da correia que ta patinando na polia do alternador...

Ele tirou a correia polyv e depois fizemos o testes com o carro ligado, realmente o barulho sumiu...

Aqui na minha região sinto um pouco de receio das oficinas, to pensando em levar numa cc e chorar por lá...

A minha é 1.6, eu verifiquei o desenho da correia e me parece estar igual ao da imagem.

Quando eu troquei a correia dentada, veio nessa marca Gates e quando comprei a Polyv veio Dayco...
Responder