Pegou Fogo

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jotoru
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#1

Mensagem por jotoru » Seg Set 29, 2014 12:57 pm

Pessoal, nesse sábado, dia 27/09/14, estava na estrada. tinha acabado de sair da minha cidade, rodei pouco mais de 10 km, quando em uma reta o meu Picasso 2005 apagou, motor, elétrica...tudo. nem chegou a dar nem um aviso antes no cimputador de bordo. Apesar de ficar com os freios pesados em funçaõ de estar sem motor/elétrica, consegui parar no acostamento. Percebi que saia uma fumaça do compartimento do montor. No primeiro momento imaginei que tinha aquecido, ou algo semelhante. Quando abri o capô, que susto, estava pegando fogo. O local exato onde estava a chama estou postando na foto (foi bem abaixo do reservatório do fluido de freio). E como a a manta acustica também pegou fogo, o susto foi enorme. Consegui controlar rapidamente com o extintor, arranquei a manta e joguei no acostamento, ainda em chamas. Hoje o mecanico vai começar a analisar a questão, a principio ele achou muito estranho. De primeira parece que foi algo na elétrica...mas o que pode ser para chegar a pegar fogo? alguém pode me dar uma luz? ou já presenciou algo parecido? meu carro está com cerca de 140.000 km. Sempre mantenho a manutenção em dia. Recentemente o som do carro parou de funcionar. Não cheguei levar para ver o que era...não sei se pode ter algo a ver...


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Miau
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#2

Mensagem por Miau » Seg Set 29, 2014 2:29 pm

tem gnv instalado?

tira uma foto de alta resolução ai e hospeda em algum site de imagens pra gente ver ou grava um video e coloca no youtube.
Editado pela última vez por Miau em Seg Set 29, 2014 2:30 pm, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por snewluiz » Seg Set 29, 2014 2:36 pm

Que perda hein amigo.. acho que da pra reparar..
esta semana que passou penei com um problema muito sério com minha nave..
o reservatório de fluido de freio que fica acoplado no cilindro meste estava mal encaixado e até identificarem o problema ficou jorrando fluido pelo motor cabos etc. um perigo enorme.
o que pode ter acontecido com você provavelmente foi o mesmo que aconteceu comigo, só que deve ter vazado fluido pelo reservatório principal e como o fluido de freio é muito mais sensível ao calor provavelmente pela imagem começou a pegar fogo e se espalhou.

tenho uma Xsara Picasso GXS 2004 e fiquei muito preocupado quando vi a quantidade de fluido que tinha vazado..
esse vazamento em cima do cabeçote do motor realmente pode ter sido o principio de incendio..

Sorte que ninguém se feriu ou os danos não forem muito extremos..

SDS.
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#4

Mensagem por jotoru » Seg Set 29, 2014 2:57 pm

Não tem GNV...segue uma foto em resolução uim pouco melhor...não sei se vai ajudar.
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#5

Mensagem por Miau » Seg Set 29, 2014 4:13 pm

Bom.. pelo q consegui ver.. parece que o incendio se originou da mangueira de entrada do radiador.. talvez a agua esquentou a ponto de incendiar a mangueira e isso propagou até as demais partes.

curioso é a bsi nao avisar sobre a temperatura.

chegou a derreter o duto entre o filtro de ar e o tbi
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#6

Mensagem por jotoru » Seg Set 29, 2014 6:01 pm

Obrigado pela sugestão....Quando eu tiver uma posição do mecanico eu posto aqui...mas acho que não foi aquecimento...não houve sinal e nem água fervendo...o duto derreteu em função do fogo que vinha mais de baixo, por isso "acho" que não teve a ver com o radiador. quando eu abri o capo me pareceu que o fogo vinha de um ponto especifico, que no momento não pude detectar (estava apagando o fogo) e se alastrou pelas mangueiras acima, pelo reservatório do fluido de freio e pelo protetor acustico do capo....
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#7

Mensagem por Miau » Seg Set 29, 2014 6:47 pm

olha.. a unica coisa elétrica q tem ali em baixo q eu me lembre é o motor de arranque.. talvez possa ter sido no cabo que alimenta ele.
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#8

Mensagem por jotoru » Seg Set 29, 2014 6:58 pm

aproveitando...esse protetor acustico não deveria ser anti-chamas? pegou fogo com muita facilidade e mesmo depois de apagar com o extintor....o fogo voltou a aparecer na manta depois q tinha tirado do carro
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#9

Mensagem por Munhoz » Ter Set 30, 2014 12:16 am

não acredito que a mangueira atingiu uma temperatura a ponto de incendiar.
sim, o isolante tem que ser a prova de chamas, o que pode ter acontecido é ele estar impregnado com algum combustível.
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#10

Mensagem por rgdl » Ter Set 30, 2014 8:42 am

Se eu tiver que opinar sobre algo eu vou falar o mesmo que o colega Luiz Reis, pela posição do fogo e pelo fato da manta ter se incendiado, provavelmente vazou fluido de freio que ao escorrer para uma parte quente do motor se incendiou.

Nessa posição que estão as peças queimadas passa também o chicote do motor, é a única parte elétrica evidente ali. mas não creio que tenha sido isso.
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#11

Mensagem por Miau » Ter Set 30, 2014 9:28 am

Tem um monte de fusíveis justamente protegendo a eletrica contra incêndio
Editado pela última vez por Miau em Ter Set 30, 2014 9:29 am, em um total de 1 vez.
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#12

Mensagem por jotoru » Ter Set 30, 2014 5:54 pm

Bom...acabei de falr como mecanico...ele disse que foi o coletor de admissão que trincou e deixou vazar gases da combustão e isos provocou o incendio...amanhã vou ver pessoalmente
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#13

Mensagem por Arredio » Ter Set 30, 2014 6:37 pm

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Já aconteceu comigo, quase pegou fogo no meu Berlingo 2005 Multispace 1.6 16V.

Causa: escapou a mangueira de combustível que chega aos injetores, o carro acendeu as luzes no painel e travou tudo......freio duro direção etc.....subiu um cheiro forte de combustível, desliguei a chave parei na rodovia rápido e abri o capô..........subiu uma fumaça de vapor de conmbustível sobre o motor mas para minha sorte não pegou fogo. Depois disso, coloquei um suporte para segurar a tal mangueira de combustível.

DEDUÇÃO: OS PLUGS DE ENCAIXE UTILIZADOS PARA CONECTAR AS MANGUEIRAS DE COMBUSTÍVEIS AO MOTOR, FICAM VELHAS E SOLTAM CAUSANDO A FALHA GRAVE.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Se quiserem ver a foto eu mando por email, eu não tenho mais espaço para postar imagens.
Editado pela última vez por Arredio em Ter Set 30, 2014 6:51 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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#14

Mensagem por Miau » Ter Set 30, 2014 7:17 pm

olha eu acho que o problema é mais a fundo..

pense.. não vaza gases do coletor.. mesmo com um buraco nele, vai é sugar por ali ar falso por causa do vácuo que os cilindros criam.. é muito forte.

to achando que teu carro detonou cilindro com válvula de admissão aberta. e olha que o coletor até tem uma válvula de escape bem embaixo dele.. quando desmontei meu coletor, vi a válvula.

e por acaso ela sai bem ali embaixo onde você acha que se originou o incêndio.

pra mim seu carro tava fora do ponto de ignição, explodindo antes de fechar as válvulas de admissão.. por consequência, parte da explosão ia pro coletor e vazava pela válvula de segurança abaixo dele.. que é pra evitar que o coletor exploda.

essa ação repetidas vezes acabou incendiando os materiais dali e o fogo foi se propagando até o capô.

ah sim, eu nao acredito que a manta do capô seja antichama não.. acho que ela serve pra abafar o ruido e isolar a temperatura também.
Editado pela última vez por Miau em Ter Set 30, 2014 7:20 pm, em um total de 1 vez.
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Mensagem por Miau » Qua Out 01, 2014 10:35 pm

comentei com meu mecanico.. ele disse que também é possivel que o motor de arranque tenha ficado armado mesmo com o motor ligado e que nao tem fusivel no arranque.

basta menos de 1 minuto pra incendiar a fiação.
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