Recuperando baterias mortas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#1

Mensagem por rgdl » Qui Set 25, 2014 2:54 pm

Achei na internet vários artigos e inclusive vídeos ensinando como recuperar baterias automotivas usando Sal de Epsom (cloreto de magnésio).

É um procedimento relativamente simples, especialmente se a bateria não for do tipo selada, mas acho que mesmo se for dá para fazer já que também é possível abrir esse tipo de bateria.

De modo bem simples, uma bateria de chumbo produz eletricidade pq a solução aquosa de ácido sulfúrico reage com o chumbo e o óxido de chumbo contido nos polos negativo e positivo gerando sulfato de chumbo. Essa reação é reversível e a reversão ocorre quando colocamos a bateria para carregar.

O que traz a morte a bateria de chumbo é que com o tempo o sulfato de chumbo não é revertido na recarga o que impede que a bateria produza energia elétrica.

O Sal de Epsom reage com o sulfato de chumbo fazendo com que a bateria volte a produzir energia.

É importante frisar que tem casos em que a bateria estará irremediavelmente morta, pois ela tem fusíveis e controles de sobrecarga que se estiverem rompidos já era.

Do que vamos precisar:

1 - Luvas de borracha;
2 - Óculos de proteção;
3 - Um funil;
4 - Filtro de nylon (do tipo usado para coar café)
5 - Sal de Epsom;
6 - Agua para bateria;
7 - Solução ácida para bateria (somente para bateria não selada);
8 - Bicarbonato de sódio (somente para bateria não selada);
9 - Paciência :D

O procedimento é um pouco diferente para bateria selada e não selada. Basicamente a diferença é que na bateria selada nós não jogamos o ácido fora, porque nele tem um elemento catalisador.

Então vamos lá.

1 - Coloque as luvas e o óculos de proteção e abra a bateria e jogue todo o ácido em um recipiente plástico limpo deixe escorrer bem; No caso de bateria selada vire uma célula por vez, separado o ácido de cada célula em um recipiente limpo diferente;
2 - No caso de bateria selada filtre a solução com um filtro de nylon mantendo a separação. Para bateria não selada neutralize a solução ácida com bicarbonato de sódio e agua comum e descarte quando não houver mais qualquer reação na solução;
4 - com auxilio do funil coloque uma colher de sopa de sal de epsom em cada célula e complete com água para bateria, não é preciso encher até a boca, basta que cubra os elementos. Deixe agir por 24 horas.
5 - descarte a solução de agua e sal e limpe bem o interior da bateria, pode ser usada agua corrente mas o toque final de limpeza tem que ser com agua destilada.
6 - Para bateria selada devolva o ácido de bateria, um frasco para cada célula, e complete com agua de bateria até cobrir os elemento mas nunca deixando chegar a borda da tampa. Para bateria não selada encha cada elemento com solução ácida para bateria seguindo a mesma regra.
7 - Coloque para carregar em carga lenta, por 24 horas.
8 - Tampe bem.

Tem tutoriais que colocam o sal de epsom direto na célula das baterias seladas completando com agua para bateria. Eu acho que dessa maneira vai ficar resíduo de sal na bateria além de resíduos da reação do sal com o sulfato de chumbo e isso, com o tempo, pode comprometer o desempenho da bateria. Pelo sim pelo não prefiro a maneira que coloquei no post.

Teoricamente, numa bateria não selada, basta adicionar o ácido para ela ter carga nos polos mas carregue por via das dúvidas.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Set 26, 2014 8:43 am, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#2

Mensagem por mlhz » Sex Set 26, 2014 10:28 pm

Bacana, vou tentar. Valeu.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder