Codigo de erro P0340

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#1

Mensagem por rgdl » Dom Ago 31, 2014 10:28 pm

Agora que a tomada de diagnóstico está funcionando posso ver os erros que tem no carro com meu scanner.

Não tenho o Lexia mas tenho um elm327 que funciona bem para ler e apgar os erros do motor, e está dan do o erro P0340 cuja descrição é Camshaft Position Sensor Circuit Range/Performance.

Ou seja, está dando erro no sensor do comando de valvulas, ou no próprio sensor ou no osmar, osmar contato.

Alguém sabe me dizer onde fica esse bendito sensor?


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#2

Mensagem por Munhoz » Dom Ago 31, 2014 11:46 pm

qual o seu motor?
no VTS ele fica no cabeçote perto da polia do comando de adimissão.
Editado pela última vez por Munhoz em Dom Ago 31, 2014 11:48 pm, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por Miau » Seg Set 01, 2014 7:02 am

Fica bem ali na tampa de plastico do cabeçote de tras perto do conector da bobina.

É um sensor magnetico e é muito dificil estragar.
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#4

Mensagem por rgdl » Seg Set 01, 2014 9:34 am

Pelo que pude ler, o erro está mais ligado a alguma pane elétrica (o velho e conhecido osmar contato) do que a defeito no sensor embora essa possibilidade não esteja descartada.

Mas valeu, assim eu vou olhar em casa para ver se passando um limpa contato resolve.
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#5

Mensagem por rgdl » Qua Set 03, 2014 4:32 pm

Bom achei o bendito, exatamente onde o André indicou. O conector estava impregnado de óleo, talvez oriundo de um vazamento. Limpei com limpa contato, mas não retirei o bendito do lugar mas mesmo assim continua o erro.

Alguem sabe uma maneira de testar esse sensor, porque um novo está custando 180 dilmas na Peugeot e não quero comprar um novo à toa.
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#6

Mensagem por Miau » Qua Set 03, 2014 4:58 pm

tira ele pra inspecionar.. é so um parafuso se nao me engano.. eu já tirei pra trocar o oring uma vez.

ele é magnetico.. ou seja.. pra testar é so chegar um metal pertinho dele..

ele detecta o giro do comando de exaustão.. no eixo do comando tem uma saliência que faz acionar o magnetico do sensor toda vez que completa um ciclo desse eixo.
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#7

Mensagem por rgdl » Qui Set 04, 2014 9:55 am

Pois é André, vou fazer isso assim que tiver um tempo. Pode ser que o óleo tenha criado uma borra nos contatos que não saia só com limpa contato.

Agora se é magnético tem uma bobina nele e sendo assim tem uma impedância que pode ser medida num multímetro, resta saber qual o valor se espera caso esteja bom.
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#8

Mensagem por Miau » Qui Set 04, 2014 10:00 am

rapa.. eu acho que esse sensor envia sinal do tipo lig/des

acho que a ecu envia alguma voltagem pra ele, e ele funciona como se fosse um interruptor.. acredito que tem um ima la dentro que se move quando a saliencia do comando passa perto.

mas faz as medições ai que eu comparo aqui com o meu que está ok.
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#9

Mensagem por rgdl » Qui Set 04, 2014 5:25 pm

Ok André, vou fazer isso sim.

Mas o sensor é de 3 vias então ele deve enviar algum sinal.
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#10

Mensagem por Miau » Qui Set 04, 2014 6:24 pm

então.. fiz umas leituras.. esse acho que é o famoso sensor de fase ou sensor de referencia de cilindro

pelo que vi existem 2 tipos.. de 2 pinos que trabalha de -2v a 2v gradativamente(analogico) e de 3 pinos que trabalha com sinal 5v/0v(digital).

Imagem

esse ai é de sinal.. geralmente parece que tem que dar 1kohm na leitura dos pinos 2 - 3

com ela plugada, identifique qual pino é massa(geralmente pino 1)..

em escala de VDC o pino do meio com a massa do carro.. ai acho que tem q oscilar 5v.. 0v..
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#11

Mensagem por rgdl » Dom Set 07, 2014 4:17 pm

Oi Andre, valeu pela ajuda. Mas o pastel aqui só teve a ideia de abrir o tópico depois que colocou o sensor no lugar e arrumou tudo.

Mas vou fazer isso ai que vc sugeriu.

Mesmo assim eu removi o sensor, facinho com uma chave alien 5, e usei um ultimetro para testar a resistividade do boneco.

Com o multímetro regulado em 200 não deu nenhuma leitura, para resumir só consegui uma leitura com o multimetro regulado em 20M nos pinos 2 e 3. Mesmo assim foi uma leitura inconsistente. Variava muito.

Sei não mas acho que é o sensor mesmo que está morto. Mas vou fazer os testes que vc indicou antes de bater o martelo.
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#12

Mensagem por Miau » Dom Set 07, 2014 4:38 pm

N tira nao.. testa ele com o carro na lenta e plugado. multimetro em escala de vdc.. ponta preta na carcaça e vermelha no pino do meio.. ve se vai dar pulsos de 5v
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#13

Mensagem por Miau » Dom Set 07, 2014 4:58 pm

Testei o meu aqui agora.. da uns 4 pulsos de 5v por segundo na lenta.. É so espetar a ponta de prova por onde entra o fio atras do plug e empurrar pra baixo
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#14

Mensagem por rgdl » Dom Ago 30, 2015 10:44 am

O problema era o sensor mesmo André. Acabei deixando isso de lado um pouco, mas quando refiz o cabeçote voltei a dar atenção. Troquei a peça e o erro sumiu.
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#15

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Nov 09, 2015 11:50 am

Sei qual é o sensor !! Vou limpá-lo e testar....se continuar a falha vou trocar!!
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