COMPRA C4 PICASSO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
clodoaldo.cardone
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 11:33 am
Nome: clodoaldo.cardone

#1

Mensagem por clodoaldo.cardone » Qui Ago 14, 2014 10:43 am

Prezados bom dia!

Em setembro pretendo adquirir um c4 picasso e gostaria da ajuda de vocês para pontos que devem ser observados no momento da compra!!! o carro tem muita tecnologia e estou um pouco receoso.

outra dúvida é com relação ao cambio do mesmo. pesquisei muito e notei várias reclamações sobre o mesmo - AL4-. Ele costuma dar o mesmo problema que nos xsara picasso (travamento em 3ª marcha)?? :(

Fora isso, só vejo elogios!!!

obrigado e conto com a valorosa opinião dos membros.

Abs,

Clodoaldo


mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#2

Mensagem por mlhz » Qui Ago 14, 2014 8:45 pm

Olha não tenho um c4 mas uma xsara.

E vou te falar, esqueça esta coisa de cambio, compre sem medo. Meu carro tem 110mkm e esta muit bom. Basta fazer uma boa revisão depois da compra, trocar óleos e correias.

Olhe o de sempre, lataria, suspensão e freios. Além da mecânica. Muita atenção a eletrônica e aos controles de temperatura.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Qui Ago 14, 2014 9:13 pm

bom.. nao tenho C4 mas conheço e é praticamente o mesmo motor do xsara.

As dicas para uma boa compra são as seguintes:

Motor:
- Tem que dar partida a frio e quente sem a menor dificuldade.. logo de primeira e nos primeiros 2 segundos.

- Verificar ruidos do motor e se nao está trepidando, um motor bom é silencioso.. voce praticamente só ouve os bicos trabalhando.

- Com o capô aberto, de uma acelerada rapida até alto giro e solte.. e perceba pelo som enquanto o giro cai, se nao está serrando.

- Verifique por indícios de motor mexido.. como parafusos diferentes no suporte do motor, junta ou cola escura entre os blocos do motor, adesivo de temperatura na lateral, sujeira de aditivo de água ao redor e ali perto do cavalo dagua. Veja se não falta a capa da correia, o para-barro do lado do motor.

- Verifique o bocal do escapamento.. ele é um X9 de motor ruim hehe.. o correto é estar enferrujado(se carro mais antigo). Motor ruim queima óleo.. então um indicio disso é sujeira preta oleosa no cano.. passe o dedo lá.. no máximo ter que sair ferrujem na sua mão.

- Verifique se sai fumaça no escape com o motor frio e quente.. quando está frio é normal sair água(indica que o catalizador ta bom) e também vapor que se dissipa rapidamente. Se sair fumaça cinza ou azulada.. está queimando óleo.. se sair fumaça branca.. está queimando água c/ aditivo, o que indica junta de cabeçote queimada e cabeçote empenado.

Vazamentos:

- Coloque o carro no elevador e retire o peito de aço. Carro sem vazamento geralmente está sujo de poeira amarelada e sequinho. Se tiver vazamentos.. vai aparecer fácil olhando por baixo.

DESCONFIE DE CARRO COM O MOTOR TODO LIMPINHO E BRILHANDO POR BAIXO

Suspensão:
- Verifique se os amortecedores são originais do carro.. os originais não tem rótulo. Tenho impressão que ele usa os amortecedores da Monroe, que são os genuínos.

- Pressione o carro pra baixo e solte rapidamente.. não pode oscilar mais que uma vez.

- Verifique folga nas bieletas.. nos pivos.. nos axiais.. veja se as coifas dos pivos, axiais, ponteiras de direção e eixos nao estão rasgadas.

- Veja se os axiais são originais.. pra isso, é só ver a sobra de rosca, deve ser igual em cada lado da roda.

Direção:
- Veja se as coifas da caixa de direção estão inteiras.

Lataria:
- Verificar sinais de batida não é difícil.. veja o alinhamento das portas.. se não tem mancha de tinta nas borrachas da janelas.. geralmente funileiros são preguiçosos e não desmontam nada antes de pintar.. então sempre ficam manchas de tinta nas borrachas pretas, por dentro da tampa do combustível, etc e tal.

- Veja se o VIN está estampado nas portas e janelas.

Eletronica:
- Teste tudo do carro.. todas as funçoes.. veja se quando a chave é girada, se as luzes ABS, INJEÇÃO, BATERIA, AIRBAG, TEMPERATURA e ÓLEO acendem por um breve momento.. pois tem mecanicos fdps que retiram a lampada pra não mostrar q tem problema no carro, principalmente do airbag.

Carro bem cuidado tem manual, cartão de código e chave reserva.

Pergunte sobre revisões feitas, serviços feitos.. questione o motivo pelo qual o carro está a venda.

Parece muita coisa.. mas isso só vai garantir uma boa compra.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#4

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qui Ago 14, 2014 10:28 pm

Clodoaldo, além da dica do André muito bem explanada por ele. Eu peguei a minha em Junho, alguns detalhe que passa despercebidos, porque ficamos cego quando entramos no carro, vou citar os acessórios.

- Verificar se ar condicionado está funcionando na 4 posições de porta, tanto gelando como aquecendo, a minha tive uma surpresa esses dia frio aqui em São Paulo, o lado do motorista não está aquecendo direito.

-Travar as portas com alarme e verificar se todas as portas estão travados e depois travar pela a chave e verificar novamente, após isso travar a porta pelo comando interno e pedir pra alguem por fora verificar se as portas estão travadas (a minha a porta do motorista não travou pelo alarme e nem pelo comando elétrico interno, a peça nova custou 320 reais, tem que trocar o conjunto inteiro)

-Porta objeto em cima do painel, verifica se estão abrindo e fechando bem, existe um problema cronico de empeno dessas tampa oque dificulta o abrir e fechar suavemente, outro problema é que aquela capa (de material meio emborrachado) com o calor e sol daqui do Brasil começa querer descolar, o que pode fazer travar a abertura.

- Sensores de fechamento de cinto de segurança, colocar todos e andar com o carro, solte um por um, depois de um pequeno tempo , ele tem que soar o alarme de cinto solto, além de indicar no led do painel.

-Passar todas as cores do painel

- Se tiver teto panoramico abrir e fechar varias vezes o forro

-Os bancos do motoristas e passageiros costuma ceder a espuma na lateral externa (a borda).

- Amortecedores do porta mala, abrir a tampa e ver se ela está segurando aberto ou descendo aos poucos, verifica se está marejando óleo pela haste, tem um pessoal que quando eles começam dar fadiga empena eles para segurar

- sistema de estepe que vem com aquele pneu fino.

-testar todos os comandos no volante, se não estiver familiarizado ainda de uma pesquisada na net, principalmente o de cursor da rádio, pq é o que mais usa, fui ver um outro carro e estava danificado, não trocada de rádio pelo scroll (aquela rodinha igual de mouse de computador).

Além disso reforço, o o que o André falou, não deixe de levantar o carro e retirar o protetor de carter para verificar vazamento, digo isso porque o protetor é imenso e esconde qq vazamento.

Sobre o cambio, mas seja bem claro com o vendedor se já deu algum alarme expoe a ele que conhece que o câmbio tem essa particularidade e que por lei vc tem garantia de 3 meses seja de loja ou particular.


Eu até agora não tenho do que reclamar do carro e olha q peguei a minha com mais de 100.000km
Editado pela última vez por RodolfoBertolucci em Qui Ago 14, 2014 10:33 pm, em um total de 1 vez.
Rodolfo C4 Grand
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#5

Mensagem por renan97ar » Qui Ago 14, 2014 11:29 pm

Boa sorte na empreitada! Pegamos uma 2011 depois de muita luta para achar uma inteira, e sei o que vc está passando.

Se achar um carro inteiro, mas que está rodado, veja se foram feitas todas as manutenções como troca de correias, esticadores, amortecedores etc. Pegamos a nossa com 95000km, de uma senhora que ia todos os dias de Jundiaí até São Paulo (uns 80km) e é só alegria, apesar da alta km.

Ande com o carro e veja se não tem nenhum ruido estranho. O câmbio não deve dar trancos fortes, ele tem de trocar de marchas sem dificuldades.

Apareceu aviso no painel? Fica com o pé atrás... Uma vez fomos ver uma que estava bem inteira, mas do nada apareceu no painel "defeito no sistema elétrico". Esses sistemas eletrônicos são muito robustos, mas algum defeito neles pode sair salgado.

Quando for ver o carro olhe ele em dia de sol. Se tiver diferença de cor entre partes da lataria, é sinal que já foi repintado.

Esse carro tem muitos mimos, como sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de ré, vários airbags, etc. Algumas saíram com painel que muda de cor, outras não.

Teste o A/C, ele tem de gelar em todas as saídas. Por ser um carro usado talvez tenha de trocar o filtro, mas isso é simples e não sai mais do que cinquentão.

Acho que é isso. Boa sorte na procura!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
clodoaldo.cardone
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 11:33 am
Nome: clodoaldo.cardone

#6

Mensagem por clodoaldo.cardone » Sex Ago 15, 2014 8:19 am

[quote name='mlhz' date='Aug 14 2014, 08:45 PM' post='25582']
Olha não tenho um c4 mas uma xsara.

E vou te falar, esqueça esta coisa de cambio, compre sem medo. Meu carro tem 110mkm e esta muit bom. Basta fazer uma boa revisão depois da compra, trocar óleos e correias.

Olhe o de sempre, lataria, suspensão e freios. Além da mecânica. Muita atenção a eletrônica e aos controles de temperatura.
[/quote]

Prezado Marcos bom dia!

muito grato pelo retorno.

abs

Clodoaldo

[quote name='André M' date='Aug 14 2014, 09:13 PM' post='25586']
bom.. nao tenho C4 mas conheço e é praticamente o mesmo motor do xsara.

As dicas para uma boa compra são as seguintes:

Motor:
- Tem que dar partida a frio e quente sem a menor dificuldade.. logo de primeira e nos primeiros 2 segundos.

- Verificar ruidos do motor e se nao está trepidando, um motor bom é silencioso.. voce praticamente só ouve os bicos trabalhando.

- Com o capô aberto, de uma acelerada rapida até alto giro e solte.. e perceba pelo som enquanto o giro cai, se nao está serrando.

- Verifique por indícios de motor mexido.. como parafusos diferentes no suporte do motor, junta ou cola escura entre os blocos do motor, adesivo de temperatura na lateral, sujeira de aditivo de água ao redor e ali perto do cavalo dagua. Veja se não falta a capa da correia, o para-barro do lado do motor.

- Verifique o bocal do escapamento.. ele é um X9 de motor ruim hehe.. o correto é estar enferrujado(se carro mais antigo). Motor ruim queima óleo.. então um indicio disso é sujeira preta oleosa no cano.. passe o dedo lá.. no máximo ter que sair ferrujem na sua mão.

- Verifique se sai fumaça no escape com o motor frio e quente.. quando está frio é normal sair água(indica que o catalizador ta bom) e também vapor que se dissipa rapidamente. Se sair fumaça cinza ou azulada.. está queimando óleo.. se sair fumaça branca.. está queimando água c/ aditivo, o que indica junta de cabeçote queimada e cabeçote empenado.

Vazamentos:

- Coloque o carro no elevador e retire o peito de aço. Carro sem vazamento geralmente está sujo de poeira amarelada e sequinho. Se tiver vazamentos.. vai aparecer fácil olhando por baixo.

DESCONFIE DE CARRO COM O MOTOR TODO LIMPINHO E BRILHANDO POR BAIXO

Suspensão:
- Verifique se os amortecedores são originais do carro.. os originais não tem rótulo. Tenho impressão que ele usa os amortecedores da Monroe, que são os genuínos.

- Pressione o carro pra baixo e solte rapidamente.. não pode oscilar mais que uma vez.

- Verifique folga nas bieletas.. nos pivos.. nos axiais.. veja se as coifas dos pivos, axiais, ponteiras de direção e eixos nao estão rasgadas.

- Veja se os axiais são originais.. pra isso, é só ver a sobra de rosca, deve ser igual em cada lado da roda.

Direção:
- Veja se as coifas da caixa de direção estão inteiras.

Lataria:
- Verificar sinais de batida não é difícil.. veja o alinhamento das portas.. se não tem mancha de tinta nas borrachas da janelas.. geralmente funileiros são preguiçosos e não desmontam nada antes de pintar.. então sempre ficam manchas de tinta nas borrachas pretas, por dentro da tampa do combustível, etc e tal.

- Veja se o VIN está estampado nas portas e janelas.

Eletronica:
- Teste tudo do carro.. todas as funçoes.. veja se quando a chave é girada, se as luzes ABS, INJEÇÃO, BATERIA, AIRBAG, TEMPERATURA e ÓLEO acendem por um breve momento.. pois tem mecanicos fdps que retiram a lampada pra não mostrar q tem problema no carro, principalmente do airbag.

Carro bem cuidado tem manual, cartão de código e chave reserva.

Pergunte sobre revisões feitas, serviços feitos.. questione o motivo pelo qual o carro está a venda.

Parece muita coisa.. mas isso só vai garantir uma boa compra.
[/quote]

Andre bom dia!

muito legal sua dica. Imprimirei para não esquecer nada. A que estou negociando, está em uma concessionária da chevrolet, no Goias! Me ofereceram 1 ano de garantia para motor e cambio. Esse fds irei ver o carro.. abs e até a próxima
Responder