ANOMALIAS XSARA PICASSO
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Olá pessoal, tenho um Xsara Picasso 2005 Aut, e desde fevereiro do ano passado. Assim que o comprei tive que fazer a limpeza dos bicos, depois disso mais nenhuma ocorrência.
Acontece que desde a última segunda (31/07) meu pesadelo começou, usei o carro pela manhã, e tudo normal, mas quando minha esposa usou ele a tarde, quando ela retornava para casa, apareceu o alarme no painel dizendo "ANOMALIA NA DIREÇÃO AUTOMÁTICA", isso mesmo direção automática, no outro dia pela manhã liguei o carro e tudo normal, mas uns 5 minutos depois ainda na rua de casa a mesma mensagem apareceu comigo "ANOMALIA NA DIREÇÃO AUTOMÁTICA", o carro perdeu força e não respondia à aceleração, desliguei o carro e religuei, funcionou normalmente, rodei por mais uns 5km até chegar em meu trabalho. Já preocupado com o aviso no painel marquei de ir em uma oficina na hora do almoço, novamente liguei normalmente e depois de rodar alguns metros de novo o mesma alarme, fiz o mesmo procedimento de ligar e desligar o carro. Cheguei na oficina e conversei com o mecânico por uns 5 minutos, e saímos para fazer um teste no carro, nada aconteceu, o carro rodou normalmente. Voltei com o carro para o trabalho normalmente e marquei de levar em uma outra oficina para fazerem aquele diagnóstico computadorizado. Fui até a oficina e nada aconteceu, no dia seguinte após o diagnóstico o mecânico me disse que acusou algo relacionado a "caixa automática", em busca de uma terceira opinião levei o carro em uma terceira oficina, e no caminho para essa terceira oficina apareceu o aviso "ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA", cheguei na oficina e relatei tudo ao mecânico, o mesmo andou com o carro e constatou que o carro estava realmente fora do normal, e o alarme também aconteceu com ele, ele me recomendou levar a um especialista em câmbio automático, no caminho pra casa, realmente senti o carro mais fraco, antes ele só perdia potência quando dava o aviso, na porta de casa novamente o aviso "ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA", desliguei e religuei e o carro parecia novo, respondendo normalmente, estacionei o mesmo. E hoje sábado (09/08) quando fui até o carro para fazer um teste e ver se ele após andar daria de novo o alarme, assim eu saberia se conseguiria ir com ele até uma oficina especializada em câmbio automático, para minha surpresa o carro não ligou, tentei algumas vezes e não tive sucesso, somente ouvia um barulho de chiados e depois alguns estalos tipo de ignição mas nada acontecia e o carro ficava meio maluco, ligando as setas, limpadores de parabrisa e apitando tipo um alarme mas sem nenhuma mensagem no painel. Quando deixo a chave na última posição antes de ligar ouço tipo um zunido que imagino que possa ser da bomba de combustível e as luzes do painel se acendem normalmente.
Não faço idéia do que pode estar acontecendo, não sei o que fazer já que agora nem consigo sair com o carro de casa para levar em algum mecânico. Se alguém por favor tiver tido uma experiência parecida com isso ou souber o que pode estar acontecendo eu agradeceria muito se pudesse me ajudar.
Acontece que desde a última segunda (31/07) meu pesadelo começou, usei o carro pela manhã, e tudo normal, mas quando minha esposa usou ele a tarde, quando ela retornava para casa, apareceu o alarme no painel dizendo "ANOMALIA NA DIREÇÃO AUTOMÁTICA", isso mesmo direção automática, no outro dia pela manhã liguei o carro e tudo normal, mas uns 5 minutos depois ainda na rua de casa a mesma mensagem apareceu comigo "ANOMALIA NA DIREÇÃO AUTOMÁTICA", o carro perdeu força e não respondia à aceleração, desliguei o carro e religuei, funcionou normalmente, rodei por mais uns 5km até chegar em meu trabalho. Já preocupado com o aviso no painel marquei de ir em uma oficina na hora do almoço, novamente liguei normalmente e depois de rodar alguns metros de novo o mesma alarme, fiz o mesmo procedimento de ligar e desligar o carro. Cheguei na oficina e conversei com o mecânico por uns 5 minutos, e saímos para fazer um teste no carro, nada aconteceu, o carro rodou normalmente. Voltei com o carro para o trabalho normalmente e marquei de levar em uma outra oficina para fazerem aquele diagnóstico computadorizado. Fui até a oficina e nada aconteceu, no dia seguinte após o diagnóstico o mecânico me disse que acusou algo relacionado a "caixa automática", em busca de uma terceira opinião levei o carro em uma terceira oficina, e no caminho para essa terceira oficina apareceu o aviso "ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA", cheguei na oficina e relatei tudo ao mecânico, o mesmo andou com o carro e constatou que o carro estava realmente fora do normal, e o alarme também aconteceu com ele, ele me recomendou levar a um especialista em câmbio automático, no caminho pra casa, realmente senti o carro mais fraco, antes ele só perdia potência quando dava o aviso, na porta de casa novamente o aviso "ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA", desliguei e religuei e o carro parecia novo, respondendo normalmente, estacionei o mesmo. E hoje sábado (09/08) quando fui até o carro para fazer um teste e ver se ele após andar daria de novo o alarme, assim eu saberia se conseguiria ir com ele até uma oficina especializada em câmbio automático, para minha surpresa o carro não ligou, tentei algumas vezes e não tive sucesso, somente ouvia um barulho de chiados e depois alguns estalos tipo de ignição mas nada acontecia e o carro ficava meio maluco, ligando as setas, limpadores de parabrisa e apitando tipo um alarme mas sem nenhuma mensagem no painel. Quando deixo a chave na última posição antes de ligar ouço tipo um zunido que imagino que possa ser da bomba de combustível e as luzes do painel se acendem normalmente.
Não faço idéia do que pode estar acontecendo, não sei o que fazer já que agora nem consigo sair com o carro de casa para levar em algum mecânico. Se alguém por favor tiver tido uma experiência parecida com isso ou souber o que pode estar acontecendo eu agradeceria muito se pudesse me ajudar.
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Meu caro, não existe a mensagem de anomalia na direção automática, até porque não tem direção automática nenhuma kkkkk
A mensagem é "anomalia na caixa automática". Seu carro é automático, certo? Então te aconselho a levar com urgência em uma oficina especializada em cambio automático, não ande com o carro assim pq se não vai detonar as cintas de freio F e os discos de fricção, o que vai tornar o conserto do cambio muito mais caro.
Na grande maioria das vezes o que ocasiona essa mensagem é uma fuga de pressão do óleo hidráulico, onde os principais responsáveis são as solenoides de controle de pressão. Porém, nem sempre é isso, no meu caso por exemplo não era. Então, só um mecânico especializado para te dizer realmente o que é.
Mas lembre-se de que cambio automático requer cuidados e a negligência pode acarretar danos. O cuidado mais simples é a troca parcial do óleo a cada 50.000 km. Se isso não for feito, o óleo se degrada de tal forma que solenoides, retentores e até sensores vão para o espaço.
A mensagem é "anomalia na caixa automática". Seu carro é automático, certo? Então te aconselho a levar com urgência em uma oficina especializada em cambio automático, não ande com o carro assim pq se não vai detonar as cintas de freio F e os discos de fricção, o que vai tornar o conserto do cambio muito mais caro.
Na grande maioria das vezes o que ocasiona essa mensagem é uma fuga de pressão do óleo hidráulico, onde os principais responsáveis são as solenoides de controle de pressão. Porém, nem sempre é isso, no meu caso por exemplo não era. Então, só um mecânico especializado para te dizer realmente o que é.
Mas lembre-se de que cambio automático requer cuidados e a negligência pode acarretar danos. O cuidado mais simples é a troca parcial do óleo a cada 50.000 km. Se isso não for feito, o óleo se degrada de tal forma que solenoides, retentores e até sensores vão para o espaço.
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Sei muito bem RGDL que o carro não tem direção automática, por isso meu espanto com tal aviso no painel rsrs
Não estou andando msm com o carro, estou a procura de uma oficina especializada de confiança, espero que realmente possa ser uma coisa mais leve.
Mas também achei estranho essa coisa be não ligar, hoje fiz uma chupeta com uma bateria de outro carro e agora o carro liga normalmente, mas não sai do lugar, a marcha não engata. Só dá aquele impulso sabe, quando coloca em D ou em R, mas não reponde ao acelerador. Enfim, só msm um especialista para descobrir. Vou levar em alguma oficina ainda essa semana, vamos aguardar.
Obrigado pela resposta.
Não estou andando msm com o carro, estou a procura de uma oficina especializada de confiança, espero que realmente possa ser uma coisa mais leve.
Mas também achei estranho essa coisa be não ligar, hoje fiz uma chupeta com uma bateria de outro carro e agora o carro liga normalmente, mas não sai do lugar, a marcha não engata. Só dá aquele impulso sabe, quando coloca em D ou em R, mas não reponde ao acelerador. Enfim, só msm um especialista para descobrir. Vou levar em alguma oficina ainda essa semana, vamos aguardar.
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olha pelo que vc ta descrevendo.. vc ta com dois problemas.. a bateria que nao pega mais carga e o cambio que no minimo ta com fuga de pressão pelas solenoides.
mas.. como as solenoides trabalham com energia.. talvez.. mas eu acho dificil.. o fato da bateria estar ruim possa estar afetando as solenoides.
verifique a correia poly-v e o alternador se está gerando normal..
se sim, entao leve a bateria numa loja de baterias e peça pra testarem.. certamente voce vai comprar uma nova..
entao com a bateria boa e certeza do alternador estar ok.. ai parte pro cambio.. se estiver ainda com o mesmo problema.. entao das duas uma..
ou seu cabio vazou oleo e ta sem o suficiente pra manter a linha de pressão..
ou as solenoides de pressão tao ruins..
mas.. como as solenoides trabalham com energia.. talvez.. mas eu acho dificil.. o fato da bateria estar ruim possa estar afetando as solenoides.
verifique a correia poly-v e o alternador se está gerando normal..
se sim, entao leve a bateria numa loja de baterias e peça pra testarem.. certamente voce vai comprar uma nova..
entao com a bateria boa e certeza do alternador estar ok.. ai parte pro cambio.. se estiver ainda com o mesmo problema.. entao das duas uma..
ou seu cabio vazou oleo e ta sem o suficiente pra manter a linha de pressão..
ou as solenoides de pressão tao ruins..
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 11, 2014 9:28 pm, em um total de 1 vez.
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7 anos.. boa mesmo!
geralmente uma bateria n dura mais q 3 ou 4 anos.
a genuina é da heliar que era a que tinha antes aqui e era de 2009.. entao durou ai uns 4 anos.
estou usando AC Delco 60Ah e ta boa. mas pra saber mesmo deixa passar alguns anos hehe
geralmente uma bateria n dura mais q 3 ou 4 anos.
a genuina é da heliar que era a que tinha antes aqui e era de 2009.. entao durou ai uns 4 anos.
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