Localização do sensor de velocidade Picasso Automático 2.0 1

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Jhonnycfm
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Ago 16, 2015 8:40 pm
Nome: Jhonnycfm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso GLS 2.0 16v -

#16

Mensagem por Jhonnycfm » Ter Set 08, 2015 7:29 pm

[quote name='rgdl' date='Sep 8 2015, 12:13 PM' post='30622']
Marcador de velocidade no zero? Nem tem perigo é o sensor que partiu dessa para melhor.

Não esquenta é defeito comum e fácil de reparar, a peça é até relativamente barata. O fabricante genuíno é a Valeo, vc encontra no Mercado Livre com facilidade.

O local depende do tipo de cambio.
[/quote]

Como já perguntado por mim no outro post, gostaria de saber como faço a troca tendo em vista que o meu carro é manual. O rgdl me informou que pode ser trocado por dentro sem ter que levantar o veículo. Gostaria de saber desse passo a passo pois vou eu mesmo trocar e fotografar fazendo um outro passo a passo para capitães com cambio manual.

Desde já obrigadão pela atenção e ajuda de vocês!


Xsara Picasso GLX 2.0 16v 05/06 - Manual
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#17

Mensagem por rgdl » Qua Set 09, 2015 9:46 am

Meu carro é automático, então não sei exatamente onde fica no manual. Porem já li que em outro tópico bem antigo que fala no cambio manual o sensor é acessível.

Procure por essa peça:

Imagem Imagem

Pode ser que ela esteja protegida por um defletor, pelo menos no meu cambio está, o que dificulta a visualização.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Jhonnycfm
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Ago 16, 2015 8:40 pm
Nome: Jhonnycfm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso GLS 2.0 16v -

#18

Mensagem por Jhonnycfm » Qua Set 09, 2015 10:38 pm

Pessoal agradeço a atenção e boa vontade para me ajudar. Sábado estarei trocando e fotografando e brevemente postarei um passo a passo para os picassos manuais. Grande abraço e obrigado!
Xsara Picasso GLX 2.0 16v 05/06 - Manual
Avatar do usuário
euclidesmarques
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 22, 2016 12:10 pm
Nome: Euclides Marques
Localização: Niterói, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#19

Mensagem por euclidesmarques » Seg Mai 09, 2016 8:31 am

Não achei de fácil localização o Sensor de Velocidade no meu xsara mecânico. Após conseguir comprar a última unidade na Globauto próximo a rodoviária de Niterói ( na Globauto estava em 70 reais e no Ponto Cem Réis estava a 210 reais) , fui trocar o óleo do carro e, na intenção de aproveitar que o carro estaria suspenso, localizei o dito cujo acima da caixa de marchas. Está na direção apontada pelo vídeo no youtube do Xsara preto que o mecânico trocou na oficina. Para piorar estava preso por um parafuso torch. Sem condições de troca-lo sozinho, levei o carro na oficina de minha rua. Foi dificil. Para desaparafusar então. Mas funcionou.
FromHelxxx
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 19, 2016 11:05 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 2.0 Auto 2005

#20

Mensagem por FromHelxxx » Ter Dez 20, 2016 10:16 pm

GUSHIGUERU escreveu:HÁ ALGUM TEMPO O MARCADOR DO MEU XSARA PICASSO 2005 2.0 16V AUTOMÁTICO HORA FUNCIONAVA E HORA PARAVA.
QUANDO TINHA DE PEGAR A ESTRADA FICAVA MUITO PREOCUPADO, POIS PODERIA PEGAR UMA MULTA POR EXCESSO DE VELOCIDADE.
JÁ TINHA LIDO NO FORUM DIVERSOS TOPICOS SOBRE A TROCA DO SENSOR, POREM NUNCA CONSEGUI DESCOBRIR AONDE ESTAVA O SENSOR DE VELOCIDADE.
ATÉ QUE A POUCO TEMPO AO FAZER UMA REVISÃO E TROCADO O ÓLEO DO FREIO PERGUNTEI AO MECÂNICO AONDE FICAVA O TAL SENSOR.
ELE ME MOSTROU PELO MOTOR,MAS FICA MUITO DIFÍCIL CHEGAR ATÉ ELE.
COMPREI O SENSOR DE VELOCIDADE NO MERCADO LIVRE E COMECEI A VER UMA FORMA MELHOR DE CHEGAR A ELE PARA TROCAR.
APÓS MUITAS TENTATIVAS CONSEGUI CHEGAR A ELE POR BAIXO DO CARRO E FIZ UM DESCRITIVO DE COMO FOI TROCADO.
COMO PRECISAMOS LEVANTAR O CARRO É IMPORTANTE TOMARMOS MUITO CUIDADO NOS TRAVAMENTO DAS RODAS TRASEIRAS E DO LADO DO MOTORISTA PARA NÃO NOS ACIDENTARMOS.
PODE SER FEITO TAMBÉM EM UMA VALETA É MAIS SEGURO.

ESPERO QUE POSSA AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISA REALIZAR O SERVIÇO E NÃO TENHA MUITO CONHECIMENTO.[attachmentid=733]
Olá pessoal,
Tenho um carro igual (ano/modelo) com o mesmo problema. Alguem pode compartilhar esse tutorial / descritivo?
leogoinha
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 28, 2016 1:46 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 1.6 16v 2009

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#21

Mensagem por leogoinha » Ter Out 10, 2017 2:20 pm

Boa tarde pessoal. Também procurei esse tutorial e não encontrei. O mesmo acontece com o meu. quando o velocímetro fica no zero, o carro perde potência. quando marca ele fica normal. alguem tem esse tutorial mostrando onde fica?

desde já agradeço pessoal
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#22

Mensagem por leandrobastosbr » Seg Out 30, 2017 10:53 pm

Boa noite! Também gostaria de saber onde fica o sensor de velocidade do XP automático 2005!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#23

Mensagem por Miau » Ter Out 31, 2017 8:57 am

Fica na saida do semi eixo lado direito do cambio
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#24

Mensagem por leandrobastosbr » Ter Out 31, 2017 1:08 pm

Estranho... estava achando que o XP automático não possui o sensor de velocidade igual o do manual. O sensor de velocidade que comprei (foi 55 reais) foi um MTE Thomsom 7308, o código original é "6160 70", que se refere a "PARAF CTRL TACÔMETRO CX ENG MANUAL", conforme o Citroën Service. Na caixa AL4 não cita nenhum sensor de velocidade, diz que o sensor de velocidade é o sensor da roda.

Pode confirmar se é assim mesmo no XP com a caixa AL4? Grato.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#25

Mensagem por rgdl » Ter Out 31, 2017 6:31 pm

Possui sim, o meu também é automático e modelo 2005 como o seu e eu já troquei o bendito. Até onde sei, todos os Picasso 2.0, mesmo os que tem ABS e sejam eles manuais ou automáticos, tem o sensor de velocidade e o mesmo fica no cambio.

O Sensor de velocidade é um sensor ligado a central de injeção e é usado por ela para calcular o ponto de injeção, por isso os Picassos 2.0 manuais também tem ele. Quando ele falha, o motor perde rendimento, salvo se o modelo tiver ABS, pois nesse caso, como estratégia alternativa, a central vai buscar a informação de velocidade no modulo de ABS.

Aliás, eu também usei um sensor da MTE Thonmsom e já vai fazer uns 5 anos e está firme e forte lá, sensor bom esse.

Fica exatamente no loca onde o Miau falou que fica e é de acesso beeeeem difícil.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#26

Mensagem por leandrobastosbr » Ter Out 31, 2017 8:17 pm

Então, hoje usei o ELM 317 hoje (usei o Torque para Android), pois a luz de injeção estava acesa. Deu o código P0170 (Fiel Trim). Não sei se esse código é a causa ou a consequência do erro do velocímetro. Restei os alarmes e rodei alguns km. Mas o antigo dono já havia feito isto.

Mesmo assim, vou trocar o sensor de velocidade. Vou tentar filmar a retirada dele para ajudar a galera.

Obrigado pelas dicas!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#27

Mensagem por rgdl » Qua Nov 01, 2017 11:07 am

Esse código de erro nada tem haver com o problema do sensor de velocidade, são dois problemas distintos que, por azar ocorreram ao mesmo tempo.

Quando meu sensor estava ruim e marcava velocidade 0km/h quando eu estava a 120km/h (medido pelo GPS) nunca deu problema de acender a luz da injeção.

Acho que tem um tópico específico para esse erro (P0170) que está ligado a mistura ar/combustível.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#28

Mensagem por leandrobastosbr » Qua Nov 01, 2017 11:27 am

É verdade, verifiquei isso ontem! Mesmo como reset realizado, o velocímetro ainda estava intermitente!

Eu li em algum lugar que quando o velocímetro está ruim, a central pode dar algum erro pois precisa do sinal de velocidade para calcular os parâmetros de injeção de combustível e outros. Talvez pela falha do sensor de velocidade, com o tempo a ECU entra em erro por falha no cálculo de injeção de combustível.... Será?

Acho que na quinta-feira vou tentar fazer a troca do sensor em casa.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#29

Mensagem por rgdl » Qua Nov 01, 2017 11:34 am

O Seu carro tem ABS? Como falei numa mensagem anterior isso realmente pode ocorrer mas só nos carros sem ABS ou com ABS com problemas. No meu nada ocorria, mesmo com velocímetro zerado porque o meu tem ABS.

Como disse a central dos 2.0 tem essa estratégia de buscar informação de velocidade no ABS quando tem falha no sensor de velocidade.

Aliás, alguns carros que tem ABS nem tem sensor de velocidade, pois pegam essa informação do próprio ABS, mas esse não é o caso dos Xsara Picasso 2.0, já o 1.6 não sei dizer embora acredite que seja a mesma coisa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

LOCALIZAÇÃO DO SENSOR DE VELOCIDADE PICASSO AUTOMÁTICO 2.0 1

#30

Mensagem por leandrobastosbr » Qua Nov 01, 2017 11:50 am

Tem ABS sim!

É, depois que eu trocar o sensor, dou um retorno aqui sobre como ficou o velocímetro. Obrigado pelas dicas!
Responder