Localização do sensor de velocidade Picasso Automático 2.0 1

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

Localização do sensor de velocidade Picasso Automático 2.0 1

#1

Mensagem por GUSHIGUERU » Qui Jul 31, 2014 10:02 pm

há algum tempo o marcador do meu xsara picasso 2005 2.0 16v automático hora funcionava e hora parava.
quando tinha de pegar a estrada ficava muito preocupado, pois poderia pegar uma multa por excesso de velocidade.
já tinha lido no forum diversos topicos sobre a troca do sensor, porem nunca consegui descobrir aonde estava o sensor de velocidade.
até que a pouco tempo ao fazer uma revisão e trocado o óleo do freio perguntei ao mecânico aonde ficava o tal sensor.
ele me mostrou pelo motor,mas fica muito difícil chegar até ele.
comprei o sensor de velocidade no mercado livre e comecei a ver uma forma melhor de chegar a ele para trocar.
após muitas tentativas consegui chegar a ele por baixo do carro e fiz um descritivo de como foi trocado.
como precisamos levantar o carro é importante tomarmos muito cuidado nos travamento das rodas traseiras e do lado do motorista para não nos acidentarmos.
pode ser feito também em uma valeta é mais seguro.

espero que possa ajudar alguém que precisa realizar o serviço e não tenha muito conhecimento.[ATTACHMENTID=733]


mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#2

Mensagem por mlhz » Sex Ago 01, 2014 4:36 pm

bacana.

Parabéns!
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
lucasfaria
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 11:22 am
Nome: Lucas Faria

#3

Mensagem por lucasfaria » Seg Ago 11, 2014 12:52 pm

É possível comprar apenas a engrenagem do sensor? Alguém sabe onde tem?
Procurei na internet, mas não consegui nada
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Xsara Picasso 2001 Exclusive - Prata - 2.0 16v - Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->
inforeinor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 10:59 pm
Nome: Roniér

#4

Mensagem por inforeinor » Qua Set 24, 2014 9:44 am

Bom dia pessoal, estou com problema parecido em minha nave Picasso 1.6 flex 07/07.
Durante a manha o velocimetro funciona normalmente, mas a tarde quando as temperaturas são bem mais altas, e aqui em Cuiabá/Várzea Grande elas passam dos 40°C ainda antes do meio dia, o velocimetro fica louco.
Ai percebi duas situações:
1° - Velocímetro louco, variando os números descontroladamente : Carro com força além do normal, potencia na aceleração fora do comum.
2° - Velocímetro louco sem marcação de velocidade com apenas -- : Carro perde força, é preciso acelerar um pouco mais para ter a resposta esperada.

Em nenhuma dessas situações o painel apresenta aviso ou alerta, e da partidas normalmente.

Conto com a ajuda de vcs...

Obrigado!!!
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#5

Mensagem por Vitor abreu » Qua Set 24, 2014 3:44 pm

Ronier, tudo bem?

Uma coisa não tem nada a ver com a outra...

O painel pode estar apagado, mas isso não deveria influenciar na potencia do carro...

Eu arriscaria bateria que esta começando a dar problema...

E como esta com problema de aceleração, tem que ver o conjunto bicos injetores/vela/bobina, e em casos extremos correias.
inforeinor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 10:59 pm
Nome: Roniér

#6

Mensagem por inforeinor » Qua Set 24, 2014 3:51 pm

[quote name='Vitor Abreu' date='Sep 24 2014, 04:44 PM' post='26175']
Ronier, tudo bem?

Uma coisa não tem nada a ver com a outra...

O painel pode estar apagado, mas isso não deveria influenciar na potencia do carro...

Eu arriscaria bateria que esta começando a dar problema...

E como esta com problema de aceleração, tem que ver o conjunto bicos injetores/vela/bobina, e em casos extremos correias.
[/quote]

Eu também penso como você, mas o fato é que esse problema ja tem uma semana que esta ocorrendo e como sou um tanto detalhista, comecei a prestar mais atençao no carro quando esse problema acontace... e ja estou no 4° dia observando essa variação. Outra coisa que me chama muito a atenção é que só ocorre quando a temperatura ambiente esta bem alta...Vale ressaltar que o nivel da agua do radiador esta sempre correto e não há superaquecimento do motor...
Realmente é intrigante.
Vou peir para darem uma averiguada na bateria...

Valeu pela dica...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Qua Set 24, 2014 4:08 pm

Pode ser mau contato no plug.. com o calor.. o material se dilata e pode dar falha no contato dos pinos.

solta o plug.. burrifa um wd40 no plug e no conector.. recoloca e testa
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qui Set 25, 2014 9:00 am

Caro colega Roniér, já tive que trocar o sensor de velocidade do meu Picasso e a única coisa que esse defeito causa é a ausência de marcação de velocidade, isto é o velocímetro fica no 0 (zero) mesmo sem qualquer consequência para o desempenho do motor.

Deixa eu frisar isso, o marcador de velocidade fica no 0 (zero) não fica assim -- (dois traços).

Já vi vários posts onde esses dois traços no velocímetro é na verdade sintoma de defeito na BSI. Um defeito na BSI pode muito bem explicar o comportamento meio 'alucinado' do seu carro.

Eu acho pouco provável que isso possa ser apenas bateria, mas não descartaria um teste por desencargo de consciência.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
inforeinor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 10:59 pm
Nome: Roniér

#9

Mensagem por inforeinor » Sex Out 31, 2014 8:35 am

Bom dia pessoal !!!

PROBLEMA RESOLVIDO - O Sensor de velocidade estava defeituoso, foi só colocar um novo no lugar que tudo voltou a funcionar perfeitamente, e pra ficar ainda melhor a peça e o frete ficou míseros R$ 54,00, como eu mesmo troquei não precisei gastar com a mão de obra. Muito obrigado pelas dicas e informações.
Editado pela última vez por inforeinor em Sex Out 31, 2014 8:36 am, em um total de 1 vez.
Diego mph
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Abr 28, 2013 5:35 pm
Nome: Diego MPH

#10

Mensagem por Diego mph » Dom Fev 01, 2015 3:38 pm

Quando vcs trocaram não houve a necessidade de passar o scaner pra resetar o erro da memoria dá bsi ??
inforeinor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 10:59 pm
Nome: Roniér

#11

Mensagem por inforeinor » Dom Fev 01, 2015 4:11 pm

[quote name='Diego MPH' date='Feb 1 2015, 03:38 PM' post='27493']
Quando vcs trocaram não houve a necessidade de passar o scaner pra resetar o erro da memoria dá bsi ??
[/quote]

Boa tarde Diego MPH, no meu caso não foi preciso passar o scaner pois não havia erro na central, apenas um defeito no sensor.
Mas quero relatar algo de suma importância.
Com o defeito do sensor, o velocimetro e o hodômetro param de funcionar, como eu rodei dois meses sem contagem de KM acabei deixando de trocar o oleo no tempo certo, e quando o fiz ja tinha passado bastante o tempo pois o mesmo ja estava bem escuro. Mesmo acompanhando a marcação do ticket com KM para proxima troca acabei me esquecendo do tempo que rodei com o hodometro parado, graças a Deus não tive nenhum problema mais grave no motor.
Fica a dica para quem tiver esse problema em sua nave...
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#12

Mensagem por tilex » Seg Fev 16, 2015 6:37 pm

Vou dar mais uma dica, se o sensor de velocidade pifar, ficar marcando zero, o carro pode variar o rendimento sim, pode perder potencia ou acelerar, pois a injeção precisa saber qual a velocidade do veiculo pra calculos.
E não da erro na injeção pois ela utiliza mais sensores pra controlar o motor como o MAP, Rotação, etc..
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
Jhonnycfm
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Ago 16, 2015 8:40 pm
Nome: Jhonnycfm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso GLS 2.0 16v -

#13

Mensagem por Jhonnycfm » Seg Set 07, 2015 10:02 pm

Capitães do xsara picasso boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Estou com meu xsara picasso a 2 meses e o meu carro hoje apresentou um defeito onde o velocimetro esta em 0 km e os odômetros parados, não marcam. Ja li um post aqui sobre esse mesmo problema, porem minha pergunta seria a seguinte:

1- Existe algum fusível responsável somente pelo sensor que comanda a velocidade e odômetros?

2- Existe algum cabo que faz essa contagem de km/h e quantos km percorridos ou ele é digital?

Desde já aguardo informações e agradeço atenção de todos. Bom começo de semana na terça, rsrs!

OBS: Se alguem tiver com algum passo a passo com fotos ou explicando mesmo como faço para trocar o sensor de velocidade me mandem por gentileza.

jhonnycfm@gmail.com

Xsara Picasso 2.0 16v - manual 05/06

Meu carro é manual me ajudem passo a passo para saber onde fica e como trocar, obrigadooo!
Xsara Picasso GLX 2.0 16v 05/06 - Manual
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#14

Mensagem por renan97ar » Ter Set 08, 2015 9:21 am

Todos os valores são controlados pelo mesmo sensor. Infelizmente não tem nada além do chicote e o sensor, então é bem provável que o seu sensor tenha queimado. Sobre a troca, é o mesmo passo a passo, só não me lembro se fica exatamente na mesma posição, mas creio que sim.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Ter Set 08, 2015 12:13 pm

Marcador de velocidade no zero? Nem tem perigo é o sensor que partiu dessa para melhor.

Não esquenta é defeito comum e fácil de reparar, a peça é até relativamente barata. O fabricante genuíno é a Valeo, vc encontra no Mercado Livre com facilidade.

O local depende do tipo de cambio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder