GNV - Picasso 2006 2.0 Automática

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Marcelo Girino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 3:04 pm
Nome: Marcelo Girino
Localização: Ribeirão Preto - SP

#1

Mensagem por Marcelo Girino » Seg Jul 14, 2014 5:59 pm

Fala pessoal, sei que esse assunto rende boas discussões, primeiro vou colocar alguns pontos:

- Meu carro está no departamento médico devido a uma batida, mas estou pensando seriamente em colocar o kit 5ª geração de GNV nele.

- Trabalho em uma firma que fornece os compressores para os postos de GNV, pesquisei e pesquiso sempre sobre os benefícios do GNV nos carros, sei que perde um pouco de potência e torque, mas não gera muitos problemas, pois não é tão pesado quanto os mais antigos e não gera tanto calor assim nos pistões como diziam nos outros tópicos.

- O fato é que, eu rodo cerca de 60 a 80km/dia, o GNV aqui em Ribeirão está 1,89 e o kit 5ª geração está 4.300,00, será que compensa?

- Alguém sabe se tenho que reforçar a suspensão traseira? O kit pesa em torno de 70kg (peso de uma pessoa), não sei se precisaria.

- o meu carro ta fazendo uma média de 8km/l de gasolina com o ar desligado, isso é muito? Já chegou a fazer mais, já troquei tudo que vcs podem imaginar, mas o consumo é esse mesmo, não muda.

O que acham? Compensa?

Abraço a todos.


Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]

Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

#2

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Jul 14, 2014 6:32 pm

Olá Marcelo,

tambem estou em ribeirao. Ando com um pug 406 familiare a gas, faz uma media de 8km/m³.
Esse carro nao esta 100% regulado, mas acho q é uma excelente media, ele esta meio quadrado qndo ando no gas, parece q da falta. Claro que rodar na gasolina é mais gostoso, mais forte. rsrs

Abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Seg Jul 14, 2014 6:56 pm

Um dos problemas do picasso com gas é que o coletor é de plástico. . Entao qualquer explosão com a valvula aberta.. mesmo o coletor tendo valvula de escape.. podes crer que racha.

digo isso pq vi na oficina um com o coletor cheio de durepox.

sem falar que estragam o chicote e furam o coletor todo pra colocar os injetores.

Eu jamais compraria um picasso com gas

o carro bem regulado faz ai 8km litro e 11 na estrada.. pra um 2.0 enorme acho q ta muito bom
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

#4

Mensagem por dePaula38 » Seg Jul 14, 2014 9:28 pm

[quote name='Marcelo Girino' date='Jul 14 2014, 05:59 PM' post='25190']
Fala pessoal, sei que esse assunto rende boas discussões, primeiro vou colocar alguns pontos:

- Meu carro está no departamento médico devido a uma batida, mas estou pensando seriamente em colocar o kit 5ª geração de GNV nele.

- Trabalho em uma firma que fornece os compressores para os postos de GNV, pesquisei e pesquiso sempre sobre os benefícios do GNV nos carros, sei que perde um pouco de potência e torque, mas não gera muitos problemas, pois não é tão pesado quanto os mais antigos e não gera tanto calor assim nos pistões como diziam nos outros tópicos.

- O fato é que, eu rodo cerca de 60 a 80km/dia, o GNV aqui em Ribeirão está 1,89 e o kit 5ª geração está 4.300,00, será que compensa?

- Alguém sabe se tenho que reforçar a suspensão traseira? O kit pesa em torno de 70kg (peso de uma pessoa), não sei se precisaria.

- o meu carro ta fazendo uma média de 8km/l de gasolina com o ar desligado, isso é muito? Já chegou a fazer mais, já troquei tudo que vcs podem imaginar, mas o consumo é esse mesmo, não muda.

O que acham? Compensa?

Abraço a todos.

[/quote]



Boa noite Marcelo , moro no RJ , tenho um Picasso 2001 e há um ano coloquei o kit 5ª geração com cilindro de 18mt, não precisei mexer na suspensão traseira e o carro funciona uma maravilha tanto no GNV quanto na gasolina sem alterações. Pago 1,43 no mt3, o carro faz 12 Km /l na gasolina com o ar ligado , no GNV nunca fiz a medição mas roda muito e só ando com o ar ligado , a perda de potência é quase imperceptivel e cada vez que uso o carro rodo no mínimo 200 Km já que moro longe do centro. Desculpe por qualquer erro de caligrafia é minha primeira postagem no site. Pra mim compensa e muito (só alegria) espero ter ajudado :) :) :)






Boa noite Marcelo , moro no RJ , tenho um Picasso 2001 e há um ano coloquei o kit 5ª geração com cilindro de 18mt, não precisei mexer na suspensão traseira e o carro funciona uma maravilha tanto no GNV quanto na gasolina sem alterações. Pago 1,43 no mt3, o carro faz 12 Km /l na gasolina com o ar ligado , no GNV nunca fiz a medição mas roda muito e só ando com o ar ligado , a perda de potência é quase imperceptivel e cada vez que uso o carro rodo no mínimo 200 Km já que moro longe do centro. Desculpe por qualquer erro de caligrafia é minha primeira postagem no site. Pra mim compensa e muito (só alegria) espero ter ajudado :) :) :)
[/quote]
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#5

Mensagem por renan97ar » Seg Jul 14, 2014 11:13 pm

Vou te responder isso com base do que vejo aqui em casa, no nosso Ford Focus 2.0 (na verdade meu pai que usa o carro 99% do tempo) com kit 5a geração LandiRenzo :

Na estrada, esse carro faz aproximadamente 14km por metro cúbico (100~110 km/h, sem A/C), e isso que o motor dele é o Duratec 2.0, e é automático. Esse carro faz a mesma média por litro de gasolina, nas mesmas condições.

O preço de um kit gás está na faixa de R$4500,00 dependendo da região. Todo ano você tem de fazer uma vistoria, que custa na faixa de R$150,00.

Na gasolina, o km sai aproximadamente R$0,20 (contando com a gasosa a R$2,80).
No gás, o km sai por R$0,14 aproximadamente (mesmo valor de gás que vc colocou).
A diferença é de 6 centavos o KM.

Essa diferença exige 75000KM para pagar o kit gás (ou seja, depois desses 75000KM a diferença do gás terá pago o valor do kit).

Supondo que você rode aproximadamente 30000km por ano, o kit demorará exatamente dois anos e meio para "se pagar". Após esse tempo, você economizará R$1800,00 ao ano (R$0,06 * 30000 = 1800)

Desses R$1800,00, vamos retirar o custo da vistoria. Já cai para R$1650,00, certo?

A cada uns 90000km, uma manutenção ou outra acaba surgindo. No nosso Focus a única que apresentou até agora foi óleo no cilindro, que junto com limpeza de bicos do gás sai na faixa de uns R$200,00. Diluindo essa manutenção na economia anual, ela cai para R$1590,00 aproximadamente.

R$1590,00 ao ano. Diluindo isso em 12 meses, temos R$132,50 por mês, sem contar os imprevistos.

Apesar da diferença, leve em consideração que o carro fica mais manco (você vai notar isso mais em subidas íngremes, e quando o A/C estiver ligado). Aliado a isso, o computador de bordo para de mostrar as médias (afinal ele não consegue calcular o gás). Pense também que o carro será furado, e seu valor numa futura venda com certeza vai cair (levamos o carro em algumas concessionárias, só pra ver em quanto avaliavam. A resposta foi na faixa de R$13000,00 a R$14000,00 num carro de FIPE R$28000,00, além de ter de ouvir "Não compramos carro com GNV" de vários lojistas e concessionárias - inclusive um cara da Volkswagen na hora de avaliar o nosso possante gaseificado elogiou o carro, falou que tava lindo e tudo o mais).

Pra variar, o GNV é como o álcool: uma ótima alternativa, limpa e eficiente, mas deixaram inviável aqui no Brasil. Pense bem antes de colocar o GNV (aliás, ignore o que o pessoal fala de estragar o motor. Quando bem instalado e regulado, não tem com o que se preocupar - nosso Focus está com 150000KM firme e forte, e nosso antigo carro, um Santana 2.0 foi vendido com 360000KM sem abrir motor (com gás desde os 25000KM). Conclusão: o jeito vai ser casar com o carro, rodar até dizer chega e depois vender a preço de banana.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Ter Jul 15, 2014 10:09 am

sem falar que carro com GNV é desvalorizado no mercado de usados..

ou seja.. alem de nao poder somar ao valor do veiculo o que investiu no kit, fica mais dificil de vender e em comparação ao que nunca usou gas, o preço cai.

um exemplo disso é só ver nos anuncios de carros usados.. fazem questao de dizer que o carro nunca teve gas.

é o mesmo que ocorre com carros blindados.
Editado pela última vez por Miau em Ter Jul 15, 2014 10:10 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Marcelo Girino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 3:04 pm
Nome: Marcelo Girino
Localização: Ribeirão Preto - SP

#7

Mensagem por Marcelo Girino » Ter Jul 15, 2014 12:32 pm

renan97ar ótima explicação cara... Eu gosto de debater aqui pq tem pessoas com diferentes opiniões e vc pode ter uma base pra tomar uma decisão correta.

dePaula38 minha tia mora no RJ, aí é MUITO mais fácil achar carros com GNV, inclusive com revenda fácil depois, pois tem abatimento no IPVA, o gás é barato etc, etc... aqui em Ribeirão é mais caro e não tem uma revenda muito boa...

Gabriel a média dele no gás ta muito baixa não ta? O duro daqui de Ribeirão é que tem 3 ou 4 postos que abastecem GNV só... aí eles colocam o preço nas alturas (1,89 é caro demais).

Bom, vou pensar direito no que fazer, mas não to afim de ficar muito tempo com o carro, quero um C4 picasso... vou pensar melhor... vamos ver...

Valeu a todos pelas informações...
Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]

Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
Responder