Xsara Picasso - Sonda Lambda
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Então.. meu carro ta com os seguintes sintomas..
- partida a frio ruim de pegar.. tem que segurar uns 3 a 4 segundos na partida. Embora se eu ligar o carro sem dar partida e deixar uns 30 segundos, ai ele dá partida mais facil.
- Motor dando leves trepidações em marcha lenta
- Consumo subiu uns 10 a 20%
Fora isso, está normal.. desenvolve normal etc e tal.
Pois bem, eu já inspecionei o seguinte:
velas e filtros são relativamente novos.. tem menos de 1 ano, mesmo assim inspecionei e tudo normal.. velas com cor de cobre e filtro de ar em ótimo estado.
testei os bicos, estão normais em tudo.. estanqueidade, leque, equalização.. mesmo assim fiz limpeza.
gasolina sempre coloco do mesmo posto e tirei uma amostra.. aparentemente está normal.
desmontei toda a admissão pra inspecionar.. tudo ok, bem vedado.
dei uma olhada no canister.. pelo menos a valvula de purga parece ok.. está vedada em marcha lenta.
bobina fiz o teste pelo scanner semana atras.. fez o tec normal.
parece que só está sobrando a sonda.. como vendi o scanner, não tenho mais como obter leitura da mistura e milivolts dela com o carro operando..
posso apostar na sonda? o carro tem 80 mil km já e acredito que seja a sonda original nele.
minha outra questão é:
alguem que já tenha trocado a sonda, sabe dizer se a original é da bosh? sabe dizer o codigo estampado na peça? fui na citroen e tao pedindo 380 dilmas na nova.
o codigo da citroen é 1628 HN que agora sofreu substituição por 1628 HN LE2010.. segundo o cara lá o cabo é mais comprido e tem que ser preso com abraçadeira.
pelo catalogo da bosh exitem os modelos para 1628 HN
Xsara Picasso 1.6i 16V / Flex data 06.05→ 0258006027
Xsara Picasso 2.0i 16V data 10.00→ 0258006028
acredito que a unica diferença seja o comprimento do fio.
Uma coisa sei.. a sonda é do tipo planar e jamais deve se utilizar sonda finger convencional, pois se deteriora em meses.
- partida a frio ruim de pegar.. tem que segurar uns 3 a 4 segundos na partida. Embora se eu ligar o carro sem dar partida e deixar uns 30 segundos, ai ele dá partida mais facil.
- Motor dando leves trepidações em marcha lenta
- Consumo subiu uns 10 a 20%
Fora isso, está normal.. desenvolve normal etc e tal.
Pois bem, eu já inspecionei o seguinte:
velas e filtros são relativamente novos.. tem menos de 1 ano, mesmo assim inspecionei e tudo normal.. velas com cor de cobre e filtro de ar em ótimo estado.
testei os bicos, estão normais em tudo.. estanqueidade, leque, equalização.. mesmo assim fiz limpeza.
gasolina sempre coloco do mesmo posto e tirei uma amostra.. aparentemente está normal.
desmontei toda a admissão pra inspecionar.. tudo ok, bem vedado.
dei uma olhada no canister.. pelo menos a valvula de purga parece ok.. está vedada em marcha lenta.
bobina fiz o teste pelo scanner semana atras.. fez o tec normal.
parece que só está sobrando a sonda.. como vendi o scanner, não tenho mais como obter leitura da mistura e milivolts dela com o carro operando..
posso apostar na sonda? o carro tem 80 mil km já e acredito que seja a sonda original nele.
minha outra questão é:
alguem que já tenha trocado a sonda, sabe dizer se a original é da bosh? sabe dizer o codigo estampado na peça? fui na citroen e tao pedindo 380 dilmas na nova.
o codigo da citroen é 1628 HN que agora sofreu substituição por 1628 HN LE2010.. segundo o cara lá o cabo é mais comprido e tem que ser preso com abraçadeira.
pelo catalogo da bosh exitem os modelos para 1628 HN
Xsara Picasso 1.6i 16V / Flex data 06.05→ 0258006027
Xsara Picasso 2.0i 16V data 10.00→ 0258006028
acredito que a unica diferença seja o comprimento do fio.
Uma coisa sei.. a sonda é do tipo planar e jamais deve se utilizar sonda finger convencional, pois se deteriora em meses.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Eu tb pensei nisso.. mas acho que eu sentiria o carro mais fraco tb.. mas quando eu passar na oficina.. vou checar a pressao do sistema com o medidor.. se n me engano a bomba tem q mandar até 5 bar.. mas o regulador desce pra 3 bar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Curioso
- Mensagens: 206
- Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
- Nome: mlhz
- Modelos Citroën: Xsara Picasso
não é sonda. a sonda só funciona após uns 5 minutos do carro ligado (sonda fria não emite sinal).
pode descartar:
- bicos
- bobina
- filtro de ar
- borboleta do acelerador
- velas
deve ser a bomba de combustível ou o dosador de combustível.
Eu faria duas coisas:
1 trocaria o filtro de combustível (super fácil)
2 trocaria de posto
pode descartar:
- bicos
- bobina
- filtro de ar
- borboleta do acelerador
- velas
deve ser a bomba de combustível ou o dosador de combustível.
Eu faria duas coisas:
1 trocaria o filtro de combustível (super fácil)
2 trocaria de posto
Editado pela última vez por mlhz em Seg Jun 30, 2014 5:29 pm, em um total de 1 vez.
Marcus
Xsara Picasso 2005 automatica
Xsara Picasso 2005 automatica
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Bom.. hoje chegou a sonda que comprei..
falando nisso.. soltei a original e é realmente bosh 0258006027
apesar de eu ter encomendado a mesma bosh com o mesmo codigo.. me mandaram a bosh de conector azul.. identica a original.. e tal.. acho que é a que vai nos peugeot
coloquei no lugar e tal.. dei partida a frio sem mesmo esperara bomba terminar de pressurizar.. pegou de cara.
amanha farei mais testes.
ah sim.. sobre o comentário de que leva 5 min pra central admitir a leitura da sonda..
nos carros antigos.. sim
nos mais novos.. com sonda convencional.. do tipo finger.. leva no maximo 30 segundos pous elas sao pre aquecidas.
ja nos mais novos.. especialmente de sonda tipo planar ou a de banda larga.. n leva nem 10 segundos e ja aquece desde que vc liga sem dar partida.
dentro das sondas de 4 fios tem uma resistencia que aquece a sonda a 300 graus rapidamente.. pois o elemento da sonds só faz leitura nessa temperatura.
as de 1 ou 2 fios demoram 5 minutos pq sao aquecidas com a propria exaustao de gases do motor.
falando nisso.. soltei a original e é realmente bosh 0258006027
apesar de eu ter encomendado a mesma bosh com o mesmo codigo.. me mandaram a bosh de conector azul.. identica a original.. e tal.. acho que é a que vai nos peugeot
coloquei no lugar e tal.. dei partida a frio sem mesmo esperara bomba terminar de pressurizar.. pegou de cara.
amanha farei mais testes.
ah sim.. sobre o comentário de que leva 5 min pra central admitir a leitura da sonda..
nos carros antigos.. sim
nos mais novos.. com sonda convencional.. do tipo finger.. leva no maximo 30 segundos pous elas sao pre aquecidas.
ja nos mais novos.. especialmente de sonda tipo planar ou a de banda larga.. n leva nem 10 segundos e ja aquece desde que vc liga sem dar partida.
dentro das sondas de 4 fios tem uma resistencia que aquece a sonda a 300 graus rapidamente.. pois o elemento da sonds só faz leitura nessa temperatura.
as de 1 ou 2 fios demoram 5 minutos pq sao aquecidas com a propria exaustao de gases do motor.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Curioso
- Mensagens: 206
- Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
- Nome: mlhz
- Modelos Citroën: Xsara Picasso
Andre
Vale a pena dar uma lida neste texto da bosch:
<a href="http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 2_2013.pdf" target="_blank">http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 013.pdf</a>
Inclusive fala sobre vida util da sonda.
Este fala de tempo de aquecimento:
<a href="http://www.tury.com.br/downloads/manuais/t74.pdf" target="_blank">http://www.tury.com.br/downloads/manuais/t74.pdf</a>
Vale a pena dar uma lida neste texto da bosch:
<a href="http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 2_2013.pdf" target="_blank">http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 013.pdf</a>
Inclusive fala sobre vida util da sonda.
Este fala de tempo de aquecimento:
<a href="http://www.tury.com.br/downloads/manuais/t74.pdf" target="_blank">http://www.tury.com.br/downloads/manuais/t74.pdf</a>
Marcus
Xsara Picasso 2005 automatica
Xsara Picasso 2005 automatica