Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica
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Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica
Já tive problema de vazamento nessas mangueiras, mas no meu, felizmente, foi no de baixa pressão.
O problema mais comum de ocorrer é quando a mangueira não fica fixada direito por debaixo do motor, ai a parte de alumínio dela fica batendo no protetor de cárter, com o tempo vai ocorrendo um desgaste por causa da batida de metal com metal até que que a mangueira fura.
Essa mangueira, seja ela de alta como de baixa, é bem cara na concessionária, no meu caso eu resolvi levando em um soldador que fez um remendo no furo com solda de alumínio, está perfeito até hoje. Aproveitei e coloquei umas proteções de no alumínio para evitar esse tipo de problema no futuro.
O problema mais comum de ocorrer é quando a mangueira não fica fixada direito por debaixo do motor, ai a parte de alumínio dela fica batendo no protetor de cárter, com o tempo vai ocorrendo um desgaste por causa da batida de metal com metal até que que a mangueira fura.
Essa mangueira, seja ela de alta como de baixa, é bem cara na concessionária, no meu caso eu resolvi levando em um soldador que fez um remendo no furo com solda de alumínio, está perfeito até hoje. Aproveitei e coloquei umas proteções de no alumínio para evitar esse tipo de problema no futuro.
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Eu posso dizer que nao tive tanta sorte, o vazamemto eh na parte de cima onde eh feita de borracha, ou seja, me lasquei.
Achei uma oficina aqui em caxias especializada, vou levar pra ver o tamanho da facada.
Achei uma oficina aqui em caxias especializada, vou levar pra ver o tamanho da facada.
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acabei de olhar a minha e também parece que tem um vazamento minimo..
acho que dá pra reparar a mangueira trocando a parte flexivel e os terminais.. mas tem que ser em lugar especializado que tem maquina de prensagem própria pra isso.. talvez saia mais barato.. aqui onde moro certamente tem isso, vou ver quanto fica o reparo
acho que dá pra reparar a mangueira trocando a parte flexivel e os terminais.. mas tem que ser em lugar especializado que tem maquina de prensagem própria pra isso.. talvez saia mais barato.. aqui onde moro certamente tem isso, vou ver quanto fica o reparo
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Pessoal, minha direção está de boa, com 105.000 km, o único incômodo é um miado, bem baixinho quando manobra... alguém tem ideia do que pode ser isso??
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costuma ser o óleo
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então.. continuando..
reparei que o flexivel(borracha) que fica próximo a caixa também vaza.. tipo bem pouco, nem afeta o nível..
então parei numa loja aqui que trabalha com hidráulica e faz prensagem.. chameio o cara lá, abri o capô e perguntei quanto ficava pra trocar os 2 flexíveis..
pasmem, o cara mandou 250 temers.. absurdo, completo sem noção
vou passar em outra loja amanha e perguntar.. pra mim, acho que 50 temers é um valor válido..
porém numa rápida pesquisa no ML, me deparei com essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tor-20-_JM
preço convidativo e opção de pagar em 12 sem juros.. perguntei quem fabrica, disseram que são eles mesmo. Reparei que tiveram até o cuidado de forrar com isolante térmico a inferior..
alguém já se aventurou?
reparei que o flexivel(borracha) que fica próximo a caixa também vaza.. tipo bem pouco, nem afeta o nível..
então parei numa loja aqui que trabalha com hidráulica e faz prensagem.. chameio o cara lá, abri o capô e perguntei quanto ficava pra trocar os 2 flexíveis..
pasmem, o cara mandou 250 temers.. absurdo, completo sem noção
vou passar em outra loja amanha e perguntar.. pra mim, acho que 50 temers é um valor válido..
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No xantia activa as mangueiras das bieletas são de alta pressão também, meu irmão cotou e prensagem em Ribeirão Preto e ficou em 40 reais cada
- Miau
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então.. comprei a mangueira e to esperando chegar..
fora isso.. eu tenho reparado há algum tempo uns barulhos tipo TOC TOC quando ando com carro no paralelepípedo tipo há uns 30km/h ou mais.. principalmente se viro pra direita..
depois de procurar em tudo que é lado por esse barulho.. sendo que a suspensão está firme que nem rocha.. comecei a suspeitar de alguma folga na caixa de direção.. pois o som vem exatamente de lá.
levei num local especializado em caixas de direção.. o cara mandou fazer uns testes girando pra lá e pra cá.. e chegou a conclusão que a bucha por onde corre a cremalheira está com folga.. e que teria que abrir a caixa e trocar logo o kit de reparo todo.
levando a caixa lá pra ele, ele cobra 400 de peça + serviço.. achei puxado.
ele falou que posso usar o carro assim e tal, mas com o tempo pode acontecer de a folga começar a pegar na carcaça da caixa e ai já era.
alguém já trocou o kit reparo da caixa de direção? gastou quanto? ficou bom? tem marcas o algo assim? é um campo novo pra mim.
será que pra mexer nisso tem que ter ferramenta especial ou algo assim?
fora isso.. eu tenho reparado há algum tempo uns barulhos tipo TOC TOC quando ando com carro no paralelepípedo tipo há uns 30km/h ou mais.. principalmente se viro pra direita..
depois de procurar em tudo que é lado por esse barulho.. sendo que a suspensão está firme que nem rocha.. comecei a suspeitar de alguma folga na caixa de direção.. pois o som vem exatamente de lá.
levei num local especializado em caixas de direção.. o cara mandou fazer uns testes girando pra lá e pra cá.. e chegou a conclusão que a bucha por onde corre a cremalheira está com folga.. e que teria que abrir a caixa e trocar logo o kit de reparo todo.
levando a caixa lá pra ele, ele cobra 400 de peça + serviço.. achei puxado.
ele falou que posso usar o carro assim e tal, mas com o tempo pode acontecer de a folga começar a pegar na carcaça da caixa e ai já era.
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Miau há alguns anos atrás (foi em 2012) minha direção estava fazendo um toc toc durante as manobras de estacionamento e eu cogitei de reforma-la e o preço da reforma na época, nessa mesma condição de levar a caixa na oficina, era de R$ 350,00 então R$ 400,00 não está muito longe da realidade não.
Por fim, meu irmão colocou um novo mecânico para trabalhar com ele e esse cara entendia bem de caixa de direção e mexeu nela tirando uma folga que tinha e o toc toc sumiu.
Por fim, meu irmão colocou um novo mecânico para trabalhar com ele e esse cara entendia bem de caixa de direção e mexeu nela tirando uma folga que tinha e o toc toc sumiu.
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Mas pra tirar essa folga foi trocando peças com o tal kit reparo.. Ou foi ajuste ali no sem fim?
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Não foi trocada nenhuma peça ou usado qualquer tipo de kit de reparo, agora onde ele mexeu exatamente não lembro mais mas foi em um ajuste que tem na própria caixa de direção.
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humm mas vc sentia folga no volante? eu sei onde tem um ajuste que alivia ou pressiona o sem fim na cremalheira..
a direção por acaso ficou mais dura? ou ficou o mesmo?
parece que existem 2 modelos de caixa para os xsara picasso.. tem a TRW e a ZX..
a ZX é aquela que tem o embolo de alívio externo(parece um amortecedor ao lado da caixa).. que é a minha
essa é mais fácil de mexer.. pois o sistema hidráulico é somente na válvula ali no sem fim e nesse embolo.
o restante é apenas cremalheira com graxas, coifas e tal, coisa mecânica.. que é onde estaria o problema.
acho que vou desmontar pra ver.. talvez seja coisa de ajuste.. talvez tenha que trocar alguma bucha mesmo na cremalheira.. mas parece simples de mexer
a direção por acaso ficou mais dura? ou ficou o mesmo?
parece que existem 2 modelos de caixa para os xsara picasso.. tem a TRW e a ZX..
a ZX é aquela que tem o embolo de alívio externo(parece um amortecedor ao lado da caixa).. que é a minha
essa é mais fácil de mexer.. pois o sistema hidráulico é somente na válvula ali no sem fim e nesse embolo.
o restante é apenas cremalheira com graxas, coifas e tal, coisa mecânica.. que é onde estaria o problema.
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Eu não sentia nenhuma folga no volante, como não sinto até hoje, o que acontecia é que quando fazia manobra dava um toc como se fosse um dente de engrenagem resvalando no outro e depois que o mecânico mexeu sumiu.
Eu senti uma diferença sim ela ficou mais mole em alta velocidade, no transito normal de cidade não senti diferença.
Já ouvi falar disso, pois quando cogitei de fazer o reparo na minha tinha um cara no ML vendendo o kit e na descrição do anúncio ele dizia que precisava saber qual era a marca da direção mas não sei dizer a diferença física entre elas.
Eu senti uma diferença sim ela ficou mais mole em alta velocidade, no transito normal de cidade não senti diferença.
Já ouvi falar disso, pois quando cogitei de fazer o reparo na minha tinha um cara no ML vendendo o kit e na descrição do anúncio ele dizia que precisava saber qual era a marca da direção mas não sei dizer a diferença física entre elas.
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pois é.. hoje coloquei o carro no elevador.. e pra minha surpresa, tem vazamento no cilindro hidráulico da caixa..
essa caixa é como se fosse uma caixa mecânica normal.. mas acoplado a ela, tem um cilindro que funciona como atuador que é o que alivia o peso da direção.
Justamente esse cilindro tá com vazamento também.. além da mangueira que já citei.
Fora isso, desmontei a tampa que da acesso a guia da cremalheira.. que é onde teoricamente se faz o ajuste. Mas essa caixa não tem ajuste.. é somente uma mola.. coloquei uma arruela pra dar mais pressão na mola e ver o que acontece..
mas pelo visto vou tirar a caixa fora e desmontar pra ver se é isso mesmo.. e também pra consertar o vazamento do cilindro.
olhando assim, parece uma caixa simples de mexer.. desde que os dentes da cremalheira não estejam gastos.. tem salvação
essa caixa é como se fosse uma caixa mecânica normal.. mas acoplado a ela, tem um cilindro que funciona como atuador que é o que alivia o peso da direção.
Justamente esse cilindro tá com vazamento também.. além da mangueira que já citei.
Fora isso, desmontei a tampa que da acesso a guia da cremalheira.. que é onde teoricamente se faz o ajuste. Mas essa caixa não tem ajuste.. é somente uma mola.. coloquei uma arruela pra dar mais pressão na mola e ver o que acontece..
mas pelo visto vou tirar a caixa fora e desmontar pra ver se é isso mesmo.. e também pra consertar o vazamento do cilindro.
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continuando...
hoje chegou a bendita mangueira de pressão alta e então resolvi começar os trabalhos..
levantei a dianteira e passei um senhor trabalho pra tirar ambas as mangueiras.. muito mesmo. elas são muito ingratas pra passar nos apertados embaixo do carro.. pior ainda é a de pressão alta.. nossa..
tiradas as mangueiras.. removi o axial do lado motorista, pois o lado carona ficou impossível remover a coifa da rótula do axial.
outro trabalhão pra tirar a caixa.. ela só passa pelo buraco do quadro se remover antes pelo menos um dos mangotes que sai da válvula do pinhão para o cilindro.
removida a caixa.. desacoplei o cilindro atuador, lavei bem e inspecionei.. pois foi nele que percebi umidade de fluido. Ai fiz um teste de estanqueidade aplicando pressão e monitorando via manômetro se descia.. nada de descer.. e também nada de vazar pelo êmbolo..
outra é que esse cilindro não tem manutenção.. é todo lacrado, ou seja, é fechado com prensa..
conclusão.. vai voltar pra caixa do jeito que tá mesmo. To vendo se descolo uma coifa pra proteger o curso do embolo.
agora atenção voltada pra caixa a procura de folgas na cremalheira e na bucha.. desmontei toda.. válvula do pinhão tá impecável, completamente estanque.
Dentes da cremalheira em ordem.. nada de desgaste. dei uma pré limpada, remontei e forcei pra ver folgas.. não achei..
Conclusão.. tem folga nenhum.. e vazamento.. se tem.. improvável.. testei com pressão e nada.. amanha farei mais testes vedando ambas as câmaras do cilindro com ele a meio curso, então vou afundar tudo e ver se vaza pelo retentor do embolo.. mas to duvidando muito..
A pré conclusão mesmo é que eu ia gastar 400 temers pro cara na verdade apenas trocar o kit da válvula.. que não tem vazamento.. pois nos kits que vi, nem bucha da cremalheira vem.
farei um vídeo ou fotos pra voces verem
hoje chegou a bendita mangueira de pressão alta e então resolvi começar os trabalhos..
levantei a dianteira e passei um senhor trabalho pra tirar ambas as mangueiras.. muito mesmo. elas são muito ingratas pra passar nos apertados embaixo do carro.. pior ainda é a de pressão alta.. nossa..
tiradas as mangueiras.. removi o axial do lado motorista, pois o lado carona ficou impossível remover a coifa da rótula do axial.
outro trabalhão pra tirar a caixa.. ela só passa pelo buraco do quadro se remover antes pelo menos um dos mangotes que sai da válvula do pinhão para o cilindro.
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outra é que esse cilindro não tem manutenção.. é todo lacrado, ou seja, é fechado com prensa..
conclusão.. vai voltar pra caixa do jeito que tá mesmo. To vendo se descolo uma coifa pra proteger o curso do embolo.
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