Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#16

Mensagem por Miau » Qui Jun 18, 2015 9:02 am

ué matteo.. bota o seu VIN lá que vai aparecer o modelo usado no seu carro.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#17

Mensagem por matteo » Qui Jun 25, 2015 2:07 pm

Comprei o sensor hoje, aquele do anel branco por 74,50 na css. Me disseram que se deve repor o fluido quando se intervem no sensor. Recusei pois achei carissimo na css, 78 pilas o litro. Vou ver se acho no mercado paralelo mais barato, caso contrario pego lá mesmo.
André, vaza muito e realmente precisa repor esse oleo após a troca do sensor?
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#18

Mensagem por Miau » Qui Jun 25, 2015 2:43 pm

Vaza muito pouco.. mas tem que completar sim.

Mas o problema é q nao se sabe qual fluido foi usado.. e tb nao é bom misturar nem marcas nem velho com novo.

O recomendado é fazer a troca.

Eu mesmo fiz e achei relativamente facil.

Ja o fluido acho q custou 10 reais o litro. 1 litro da.

Depois vou ver aqui qual comprei
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#19

Mensagem por matteo » Sex Jun 26, 2015 2:51 am

Eu creio que o óleo que se encontra no sistema seja o indicado pelo fabricante do veículo, no caso o ATX da total. Se foi feito algum intervento, provavelmente colocaram o mesmo óleo, pois o antigo dono fez todas as revisões na concessionária. É esse o óleo que tenho intenção de colocar, mas vou tentar achar em outro lugar, mais barato.
Ah!! Com relação ao sensor, colocando o vin do meu carro lá no citroenservice, me deu o preço de 125,00, mas os caras me venderam por 74,50, vai entender.
Editado pela última vez por matteo em Sex Jun 26, 2015 2:56 am, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#20

Mensagem por friba.rj » Sex Fev 12, 2016 10:11 pm

Ressuscitando mais um tópico...

Já imaginava que havia pouco óleo no reservatório da direção hidráulica, pois fazia uma barulheira infernal ao virar o volante, especialmente com o carro parado.

Drenei o que sobrou: quase nada de óleo e muita sujeita, muita mesmo.

Coloquei o óleo novo e deixei escorrer um pouco pra sair mais sujeira.

Rastreando as marcas de vazamento, cheguei até o sensor de pressão e constatei ser esse do anel branco.

Existe alguma maneira de testar esse sensor?
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Sex Fev 12, 2016 10:31 pm

sim.. da maneia obvia ao funcionamento dele..

com o motor em marcha lenta.. basta esterçar o volante.. se você perceber que o rpm do motor aumenta.. é porque funciona.

outra maneira é com o lexia.. que facilmente acusa falha nesse sensor.. que tá mais pra interruptor. Na verdade um pressostato.

o vazamento pode ser entre o pressostato e a tubulação.. pode ser que o o-ring esteja vazando.. talvez um aperto ou a substituição do o-ring ou junta resolva.

também pode fazer uma junta de velomoid
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#22

Mensagem por friba.rj » Sáb Fev 13, 2016 8:18 am

Fazer junta com velomoid é só pra você que, como o rgdl disse, tem habilidades ninjas. Hehe

Obrigado! Vou tentar essas alternativas.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#23

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Fev 16, 2016 5:28 pm

André M,

Tem que retirar a caixa de ar de admissão correto??
Acessa o sensor pressostato da direção hidráulica por cima ou por baixo do motor??
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#24

Mensagem por rgdl » Ter Fev 16, 2016 5:29 pm

Também estou querendo saber.

Dá para usar esse sensor como dreno do óleo, mesmo que seja parcial?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#25

Mensagem por Miau » Ter Fev 16, 2016 5:31 pm

não precisa tirar admissão.. apenas o peito de aço e acessa tudo por baixo rente ao radiador

o dreno nao precisa tirar o sensor.. basta desplugar a mangueira de baixa pressão do sistema soltando uma braçadeira bem ali no pé do radiador também.

é tudo ali.

alias.. o cara que projetou esse carro deveria ser algum mecanico.. pois é um dos carros com as peças mais na mão que já
Editado pela última vez por Miau em Ter Fev 16, 2016 5:32 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#26

Mensagem por friba.rj » Ter Fev 16, 2016 9:06 pm

Só tome cuidado com a presilha dessa mangueira do óleo. Ela é horrível de prender.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#27

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Fev 18, 2016 9:53 am

[quote name='Claudio Cesar' date='Feb 16 2016, 09:06 PM' post='32837']
Só tome cuidado com a presilha dessa mangueira do óleo. Ela é horrível de prender.
[/quote]

Claudio,

presilha de qual lado? Do sensor ou da mangueira de retorno?
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#28

Mensagem por friba.rj » Qui Fev 18, 2016 10:02 am

BATALHA, a presilha da mangueira de retorno, lá no pé do radiador.

Mas a minha dificuldade para prendê-la pode ser por eu não ter uma ferramenta adequada.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#29

Mensagem por Miau » Qui Fev 18, 2016 10:14 am

ahh.. deve ser a abraçadeira original.. isso?

a minha já veio com aquelas de parafuso, tipo de bujão de gás.. bem mais facil
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#30

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Fev 18, 2016 10:30 am

André M, Claudio,

Muito grato pelas informações.
O carro está com este vazamento na parte inferior da bomba...lambuzando todo o alternador...nem chega a pingar no chão e por mê reponho no máximo 5ml...mas o alternador tá todo melado...

...então vou ter que encarar essa bagaça e este tópico veio a calhar, bem na hora!!

Valeu!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder