Xsara Picasso - Sistema de arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Qua Mai 14, 2014 5:41 pm

Salve galera..

Seguinte.. depois de 1 mes parado, sai com o carro e tal, a noite.. e nem tava quente.

Rodei ai uns 30 minutos normalmente.

Quando cheguei em casa, noitei um leve cheiro de borracha ou plastico queimado e senti muito calor vindo da regiao do capo.. coloquei a mao ali na lataria lateral que fica na altura do reservatorio de agua do radiador e tava muito quente.. a ponto de nao conseguir manter a mao ali.

abri o capo, e o radiador, as mangueiras do radiador, o reservatorio, etc e tal tava muito quentes mesmo.

o indicador de temperatura do motor fica na terceira barrinha.. a BSI nao acusa erro algum.. nao sinto motor diferente nem nada.. mas eu sinceramente nao lembro de aquecer tanto assim as partes que mencionei.

entao me lembrei que da ultima vez que trocaram o fluido do radiador, o mecanico usou aquele radiex verde que eu acho que é sintetico.

andei fazendo umas leituras pela internet e vi que o ideal e quase que obrigatório e usar fluido organico.

pois bem, por vias das duvidas.. hoje comprei fluido pronto pra uso organico e tal.. comprei 6 litros.

com o carro frio, soltei a mangueira inferior do radiador.. abri a tampa do reservatorio e deixei escoar todo liquido velho.

entao descontectei aquela mangueirinha de retorno fininha do radiador.. peguei uma mangueira de agua.. liguei uma bomba autoaspirante que tenho aqui em casa e bombeei agua pro sistema pra lavar tudo.. pois sei que nao presta misturar dois tipos de fluidos diferentes.

deixei lavar bem.. depois joguei a mangueira na saida do radiador pra fazer o caminho inverso.. abri o respiro ali do bloco do termostato.. a agua fluiu bem.. lavou tudo.

feito isso.. deixei escoar novamente pela mangueira inferior..

entao reconectei a mangueira inferior.. deixei o respiro aberto e a mangueira de retorno aberta.. e fui colocando o fluido que ja vem pronto pra uso.

entornei 5 litros até começar a sair pelo retorno.. deixei sair o ar.. e tal.. deixei sair o ar pelo respiro tb.

fechei tudo e funcionei o motor com o ar quente ligado..

quando começou a esquentar a mangueira do radiador.. abri o respiro e deixei sair o ar.. depois fechei e completei o fluido.

ah sim.. meu ar é digital.. coloquei a temperatura em 28ºc que é o maximo.. deixei tanto no A/C quanto no ECO e nao senti sair ar taooo quente assim.. saia um ar levemente morno.

pois bem deixei o carro assim ligado e tal.. até armar a ventoinha.. armou somente a velocidade baixa..

mas eu sei que a alta ta funcionando pois ontem a noite eu reparei que tinha armado.

eu acho que o sistema continua aquecendo muito.. as vezes fico achando que é impressao minha mas sei la.

será que pode ser o termostato?

mas ai pergunto.. se fosse o termostato.. nao era pro radiador ficar frio em relacao ao motor?

as mangueiras durite ficam muito mas muito quentes mesmo.. ja nao sei se isso é normal..

e mesmo com o sistema quente.. o ar quente da cabine nao sai quente.. sai levemente morno.

é isso mesmo?

a bomba de agua é praticamente nova. foi trocada em dezembro na manutencao da correia.
por Miau » Ter Mai 20, 2014 6:45 pm
Rgdl.. entao.. hj soltei a mangueira superior.

Ai enfiei o dedo pra ver se a valvula tava la.. e estava.

Mas percebi que ficava saindo fluido..

Soltei a valvula e vi que ela está vazando.

Comprei uma nova da marca valclei acho.. é boa?

Agora sim.. a temperatura do carro sobe mais rapido e a mangueira superior fica geladinha.

Quando chega na 3 barra.. da pra sentir aquecendo como deveria ser.
Ver resposta completa
Editado pela última vez por Miau em Qua Mai 14, 2014 5:42 pm, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Sex Mai 16, 2014 11:46 am

Bom. Depois de uma verificação, constatei que o sistema está normal.

O cheiro leve de queimado vem da resistência nova que troquei da ventoinha, que tambem é normal.

As mangueiras aquecem mesmo pois o fluido está entre 90 a 105 graus.

Até que pra lavar o sistema e trocar o fluido é tranquilo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Mai 19, 2014 4:09 pm

Pois é André, eu já ia postar que a temperatura de funcionamento é em torno dos 90°C.

Mas acho que vale a pena uma revisada na válvula termostática e no sensor de temperatura, isso se vc já não fez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Seg Mai 19, 2014 6:21 pm

Eu tava aqui pensando...

To suspeitando que o meu tiraram a valvula pelo seguinte..

Mal ligo o carro.. o tubo da valvula ja começa a esquentar.

Acho que amanha vou soltar a mangueira pra ver isso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Ter Mai 20, 2014 6:45 pm

Rgdl.. entao.. hj soltei a mangueira superior.

Ai enfiei o dedo pra ver se a valvula tava la.. e estava.

Mas percebi que ficava saindo fluido..

Soltei a valvula e vi que ela está vazando.

Comprei uma nova da marca valclei acho.. é boa?

Agora sim.. a temperatura do carro sobe mais rapido e a mangueira superior fica geladinha.

Quando chega na 3 barra.. da pra sentir aquecendo como deveria ser.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qua Mai 21, 2014 11:47 am

Cara essa valclei é da mesma marca que usei na minha, tá funcionando bem até hoje.

Tem gente que acha que não mas essa válvula faz muita diferença, o proprietário anterior do meu carro achava que não tanto que tirou a bendita. Vai entender...
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Qua Mai 21, 2014 11:51 am

O proposito dessa valvula é fazer o motor aquecer mais rapido e tambem evitar que o motor resfrie demais.

Sem ela.. a vida util do motor é reduzida.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qua Mai 21, 2014 2:00 pm

Pois é, e tem gente que acha que pode ficar sem, vai perder o motor rapidinho.

Acho que fiz um post onde informava as agruras que passei.

A bomba d'agua ficou ruim e estava com vasão muito baixa, com isso o cabeçote foi para o espaço, aliás essa foi a real razão das minhas solenoides terem queimado.

Depois de feito o cabeçote comecei a enfrentar problemas de superaquecimento, foi no que perguntei ao mecânico sobre a válvula termostática e ele falou que estava sem, que o que tinha ali era só a carcaça.

Gelei na hora, estava andando o tempo todo sem a bendita válvula.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Jhonnie
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 12, 2018 9:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16V 2001

Arrefecimento Xsara Picasso

#9

Mensagem por Jhonnie » Qua Dez 12, 2018 10:56 pm

Boa noite a todos.

Tenho um Xsara Picasso 2.0 2001 manual (204 mil km) e estou em uma novela com o arrefecimento.

Tudo começou quando um dia estava andando com o carro e a ventoinha armou e não desarmou mais até o carro aquecer (desliguei antes de chegar no vermelho). Levando ao mecânico descubro que tem óleo na água, foi então substituído o trocador de calor, aproveitando foi lavado todo o sistema, removido e lavado o radiador (que era praticamente novo, trocado há 2 anos), trocado reservatório, colocado fluído e tudo ficou OK.

Três semanas depois começou o terror, estava na estrada a noite, uns 20º, 80 km/h mais ou menos e a temperatura subiu para três pontos (Sempre andei com o carro em dois ou até em um), achei estranho subir a temperatura por estar na estrada e não estar calor, subindo para três pontos a ventoinha armou, e andei mais uns 20 minutos com ela hora armada (3 minutos), hora desarmada (1 minuto) e o painel oscilando entre 2 e 3 pontos de temperatura, até que aqueceu e eu parei.

Levando no mecânico (em outro agora), foi trocado sensor de temperatura e descobrimos que estava sem válvula termostática (acho que por isso caía no painel para um ponto as vezes na estrada), com válvula termostática parece outro carro, na primeira partida pela manhã o motor já está mais constante a aceleração e mais macio, não sei mas tive essa impressão. Porém o mecânico identificou que a primeira fase da ventoinha não estava armando, ainda não troquei a resistência, mas farei isso em breve.

O carro ficou bom por uma semana, armando a ventoinha só no transito anda e para, quando estava calor etc... Porém agora o problema parece que voltou, hoje peguei estrada e novamente está ligando a cada 5 minutos mesmo em alta rotação, o painel oscilando de 2 e 3 pontos a temperatura também.

Alguém já viu algo parecido ou tem alguma luz do que pode ser ? O barulho da ventoinha fica na minha cabeça até na hora de dormir..rsrs

OBS:
A mangueira inferior do radiador estava vazando na abraçadeira, foi cortado um pedaço e colocado novamente e não vazou mais. (Pode influenciar de repente em um escape de pressão da água circulando no sistema ?)
Está rodando só com água, sem fluído de radiador, sei da importância mas por causa da mangueira ele vazou todo e ainda não consegui providenciar. (Pode ser o problema principal? Ou somente contribui?)
Reservatório de expansão e tampa são novos.
Bomba D'agua trocada há dois anos.

Peço desculpas pelo post grande.
Desde já agradeço toda e qualquer ajuda.
Jhenrique
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Out 31, 2018 12:38 am
Modelos Citroën: Xsara picasso

Arrefecimento Xsara Picasso

#10

Mensagem por Jhenrique » Qui Dez 13, 2018 12:48 am

O meu na cidade se mantém em três barras sempre, mas notei que em viagens a temperatura cai para até duas barras e inclusive já chegou a zerar em uma noite fria, porém acho que deveria se manter em três barras em todas as hipóteses, pois está é a finalidade da válvula.
Editado pela última vez por Jhenrique em Sex Dez 14, 2018 12:14 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Arrefecimento Xsara Picasso

#11

Mensagem por Kadurj » Qui Dez 13, 2018 2:00 pm

Olá Jhonnie.
Finalmente encontrei alguém que tenha o mesmo carro do mesmo ano que o meu. Cara. Se você reparar em todo o fórum todos dizem que o normal são 3 traços no painel, mas parece que nos primeiros modelos, o normal é ficar em 2, e quando sobe a temperatura ou com o ar ligado, chega no máximo em 3. Então fica oscilando entre 2 e 3 traços.
Na minha nave, com o ar ligado, se acender o 4º traço é porque está com problemas. Sempre foi assim. Ontem mesmo, dia muito quente no Rio de Janeiro, estava com o ar ligado em trânsito parado e acendeu, tive que desligar pois sabia que se continuasse daria ruim. O carro tem válvula termostática, está com o líquido de arrefecimento Petronas. O sensor de temperatura foi trocado.
Enfim. Eu... Eu, Eduardo, desisti. Fico ligando e desligando o ar manualmente. Já acostumei com esse problema e não vou gastar mais pra tentar resolver. Não estou dizendo que você tem que fazer o mesmo, pelo contrário, torço para que resolva. Eu que não tenho mais paciência. Abs.
photocar
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Dez 12, 2018 11:37 am
Nome: Marcos Grina
Localização: Itatiba
Modelos Citroën: C4 Picasso 2011
Contato:

Arrefecimento Xsara Picasso

#12

Mensagem por photocar » Sex Dez 14, 2018 10:15 am

Seu cabeçote foi feito recentemente? Geralmente quando se tem óleo na água, pode ser junta de cabeçote, ou se o seu cabeçote foi feito recentemente, precisa ver se o mecânico trocou os parafusos de fixação do cabeçote. Estes parafusos esticam, e se não trocados, não fornece um bom aperto no cabeçote que pode gerar este problemas, e também pressão no sistema.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Arrefecimento Xsara Picasso

#13

Mensagem por rgdl » Sex Dez 14, 2018 1:18 pm

Muitas vezes mandar varetar ou trocar o radiador é o remédio que está faltando.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Arrefecimento Xsara Picasso

#14

Mensagem por Kadurj » Sex Dez 14, 2018 2:21 pm

Uma pergunta boba RGDL... Com o radiador entupido, o líquido sairia para o reservatório normalmente?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Arrefecimento Xsara Picasso

#15

Mensagem por rgdl » Sex Dez 14, 2018 5:24 pm

Kadu, o fluxo do liquido no radiador é de cima para baixo (até por uma questão de física já que o liquido frio é mais denso e tende a descer e o quente a subir), então ele entra quente na parte de cima do radiador pela mangueira que vem da válvula termostática, então passa pelos dutos de alumínio do radiador e volta resfriado para o motor pela mangueira grossa que está conectada na parte de baixo do radiador.

Assim, mesmo com o radiador entupido (total ou parcialmente) o liquido passa normalmente pela caixa de expansão já que a mangueira fina está ligada a caixa superior do radiador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder