Ar condicionado Digital - Problema

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#1

Mensagem por Rodrigolim » Sex Mai 09, 2014 2:49 pm

Amigos,
Há uns 15 dias atrás o ventilador do ar condicionado da frente do meu xps parou de funcionar. Mesmo selecionando a ventilação no maximo o mesmo não funcionada. O ar de tras ok. Um dia, ele voltou a funcionar normalmente, continuou funcionando uns 10 dias. Ontem, quando o tempo estava quente e eu usando o ar, o mesmo fez um estralho bem baixo e parou de funcionar e até agora não funciona.

Alguém sugere o que pode ser?

Abs
Rodrigo
XPS 2006


YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

#2

Mensagem por YuitiK » Sex Mai 09, 2014 7:51 pm

Rodrigo,
Estou com o mesmo problema que tu. A minha tbem tem ar digital e fica "falhando" as velocidades do ventilador do AC dianteiro.
Existe um tópico no fórum sobre o ar, mas no analógico. Como as velocidades são controladas por uma resistência (princípio da coisa) ela deve estar com mau contato ou coisa parecida. Que é o que se identifica nas fotos do tópico.
O caso no ar digital é que não consegui localizar a mesma. O forista André M disse que ia colocar algumas fotos para identificar a mesma para nos ajudar.
Acredito muito que seja este o problema.
Abraço!
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#3

Mensagem por gausaline » Sáb Mai 10, 2014 11:59 am

[quote name='Rodrigo Lima' date='May 9 2014, 02:49 PM' post='24536']
Amigos,
Há uns 15 dias atrás o ventilador do ar condicionado da frente do meu xps parou de funcionar. Mesmo selecionando a ventilação no maximo o mesmo não funcionada. O ar de tras ok. Um dia, ele voltou a funcionar normalmente, continuou funcionando uns 10 dias. Ontem, quando o tempo estava quente e eu usando o ar, o mesmo fez um estralho bem baixo e parou de funcionar e até agora não funciona.

Alguém sugere o que pode ser?

Abs
Rodrigo
XPS 2006
[/quote]



TIVE O MESMO PROBLEMA ! ERA O CHICOTE DO!VENTILADOR COM MAL CONTATO ACESSAR PELO LADO MOTORISTA EMBAIXO DO PAINEL BEM NO MEIO DO CARRO NA LINHA DO PEDAL DO ACELERADOR ! BÁRBADA !
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Dom Mai 11, 2014 5:33 pm

Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#5

Mensagem por Rodrigolim » Ter Mai 13, 2014 7:58 pm

Amigos,

Obrigado pelas sugestões. Estou longe de casa essa semana. Assim que chegar em casa, vou acessar o motor e certificar se existe mal contato.

Por hora, Obrigado!
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#6

Mensagem por Rodrigolim » Seg Mai 26, 2014 1:21 pm

Amigos,
Acessei o local indicado, retirei aquele forro ao lado do acelerador e não consegui identificar o motor. Tem algum segredo?

Novamente, mexi em todos os fusiveis, coloquei a mão em alguns relés ou peças que tem próximo a caixa de fusiveis e o AC voltou a funcionar. Vamos ver até quando.

O mistério continua...

Abs
Rodrigo
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

#7

Mensagem por YuitiK » Seg Mai 26, 2014 7:23 pm

Seguindo as dicas do André M, abri também o forro sobre o acelerador, não encontrei nada com mau contato. Os conectores estavam todos aparentemente firmes, só verifiquei, mas o problema de variação de velocidade do ventilador parou. Agora responde ao comando do painel, variando velocidade gradativamente no manual e no automático. Também vamos aguardar e ver se fica assim.
Abraços!
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#8

Mensagem por Zé Ricardo » Seg Mai 26, 2014 9:56 pm

[quote name='YuitiK' date='May 26 2014, 07:23 PM' post='24686']
Seguindo as dicas do André M, abri também o forro sobre o acelerador, não encontrei nada com mau contato. Os conectores estavam todos aparentemente firmes, só verifiquei, mas o problema de variação de velocidade do ventilador parou. Agora responde ao comando do painel, variando velocidade gradativamente no manual e no automático. Também vamos aguardar e ver se fica assim.
Abraços!
[/quote]

Passei por isso também. Após incansáveis luta de 3 meses procurando o problema, pedi para avaliarem meu compressor do ar. Dito e feito. O compressor estava com as válvulas gastas e os rolamentos comprometidos.
Não comprei outro, recondicionei o meu e até hoje gela que é uma beleza. Já fazem 8 meses.

José Ricardo
Xsara Picasso 2002 2.0 16V branco
Exclusive
Fortaleza-Ceará
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Sex Mai 30, 2014 1:28 pm

So nao entendi o que tem a ver compressor com velocidade do ventilador
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#10

Mensagem por fabinhovioleiro » Sex Mai 30, 2014 11:23 pm

Plug do chicote em curto !
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#11

Mensagem por Fatherssu » Sáb Mai 31, 2014 11:02 am

No meu Picasso tbm tem essa oscilação de velocidade(e com com ruido quando ligado em baixa) tanto no automático quanto no manual(digital), fica aumentando e diminuindo sozinho a velocidade.
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#12

Mensagem por Rodrigolim » Ter Jul 01, 2014 8:56 am

Amigos,
O ventilador parou de novo. Vou mexer novamente no chicote e posto a resposta.
demarchi
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 10:23 am
Nome: demarchi

#13

Mensagem por demarchi » Seg Jul 21, 2014 5:58 pm

Pessoal, boa tarde.
Tenho uma C4 picasso, 2009, e aconteceu o que o pessoal disse, parou a ventoinha, porém meu caso foi interessante, o dreno de água do A/C entupiu e a água vazou no carpete do carona.
O ar gelado funciona, o compressor bate, mas o ventilador não, após desmontar, estava tudo molhado, dei um 12 volts no motor e está funcionando, porémtem uma peça antes dele que não sei ao certo se é modulo ou resistencia, mas acho que faz a regulagem da velocidade, aparentemente nao está funcionando, pois não dá continuidade.
Retirei a peça e fui na Citroen e o preço é R$ 920,00 e na Peugeot R$ 780,00, o código é 6441CE.
Sabem algum meio de testá-la ? alguem já passou por isto? temos algo no paralelo, pois é bem salgada.
Abraços
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Seg Jul 21, 2014 6:37 pm

é dificil testar pois se trata de mosfets e nao de resistencia. mas é justamente o regulador de velocidade.. ali tem 2 ou mais mosfets que regulam a voltagem ou corrente que passa fazendo assim as velocidades do ventilador.

é uma peça muitooooooo dificil de queimar.

já experimentou jogar um limpa contato nos conectores?

ja verificou se nao existem reles ou fusiveis que fazem parte do circuito do ventilador e que poderiam estar queimados?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#15

Mensagem por RodolfoBertolucci » Ter Jul 22, 2014 8:55 am

Bom dia a todos, quando fui testar o carro antes de comprar verifiquei o ar condicionado se estava gelando e estava OK, ontem de manhã como estava bem frio liguei o ar quente e tive uma surpresa o lado do motorista do quadrizone não aquecia estranhei ainda mais quando fui verificar e o do passageiro estava aquecendo, alguém tem alguma ideia do que pode ser?
O sistema de aquecimento é feito como nos outros carros através de uma derivação da água do arrefecimento do motor? Ou usa um outro sistema como por exemplo resistência?
Rodolfo C4 Grand
Responder