Troca da resistência do ar condicionado analógico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Troca da resistência do ar condicionado analógico

#46

Mensagem por Kadurj » Dom Dez 29, 2019 2:24 pm

Olá amigos.
Retornando para dar o feedback da troca da resistência. Comprei a resistência e o conector novo com chicote no Mercado livre por 140.00 bozos. Efetuei a troca e.... nada mudou...

Procurei novamente por fuziveis queimados e nada.. Tudo perfeito. Resolvi então mais uma vez revisar o conector do comando do ventilador no painel. Tudo normal. Só restava retirar o comando do painel abrir e ver se o defeito era dentro. E. Bingo. Vejam as imagens.

Resistência e chicote novo.
20191227_103600.jpg
Estado do comando interno.
20191229_141617.jpg
20191229_141622.jpg
20191229_141629.jpg

Agora é caçar um usado num ferro velho da vida e ver se finalmente volto a usar o ar condicionado.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Troca da resistência do ar condicionado analógico

#47

Mensagem por rgdl » Dom Jan 05, 2020 3:04 pm

Eu já tive que trocar esse painel, foi justamente a parte de trás. Eu comprei a do Peugeot 206 que, fora o fato da luz ser amarela, é idêntica. Curiosamente o preço dos painéis para o Picasso eram bem mais altos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Angelomistrello
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Nov 20, 2019 8:17 pm
Modelos Citroën: C4 Grand picasso

Troca da resistência do ar condicionado analógico

#48

Mensagem por Angelomistrello » Seg Jan 06, 2020 9:11 pm

8 dígito do chassis 8J094668
5 código. 11477

Adicionado após 1 minuto 17 segundos:
Troquei a resistência mas n resolveu fica ligado no máximo só desliga quando corta corre te dá luz de cortesia .... O compressor arma fica uns 40 segundos e desarma.... Se liga direto ele gela normal n sei mais oq faço

Adicionado após 2 horas 52 minutos 10 segundos:
Miau escreveu:
Qua Dez 25, 2019 2:00 pm
porta
tá aí me ajuda
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Troca da resistência do ar condicionado analógico

#49

Mensagem por Miau » Qua Jan 08, 2020 9:23 pm

fala @Angelomistrello

o seu é com ar adicional? é sistema automático ou simples?

Adicionado após 12 minutos 53 segundos:
segue

viewtopic.php?f=60&t=11010
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Angelomistrello
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Nov 20, 2019 8:17 pm
Modelos Citroën: C4 Grand picasso

Troca da resistência do ar condicionado analógico

#50

Mensagem por Angelomistrello » Qua Jan 08, 2020 11:10 pm

Miau escreveu:
Qua Jan 08, 2020 9:35 pm
adicional
digital. Automatico

Adicionado após 33 minutos 4 segundos:
Miau escreveu:
Qua Jan 08, 2020 9:35 pm
adicional
digital. Automatico
Obrigado.... Onde faz o curso pra entenderkkk
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#51

Mensagem por Kadurj » Ter Out 06, 2020 5:39 pm

Olá amigos. Como podem ver nas mensagens anteriores a placa do comando havia derretido. Como um novo estava muito caro, fiz a compra de um comando completo usado mesmo via mercado livre e fiquei rezando para vir funcionando. E não é que veio perfeito. Fiz a instalação e tal. Novamente as 4 velocidades funcionando.
Mas seguindo a fase não muito boa com este carro, estou eu dentro da garagem ( Graças a Deus ) testando o ar e escuto um barulho igual a andando com pneu furado. Desliguei o carro na hora pensando na correia do alternador. Fui lá na frente e BINGO. Desfiada.

Como desliguei na hora não deu tempo de se enroscar com a dentada. Que fase meus amigos!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#52

Mensagem por rgdl » Qua Out 07, 2020 12:00 pm

Seguinte, eu já passei por isso, minha correia desfiou e quebrou umas três vezes e graças ao Senhor não enroscou na dentada. Também quebrou o tensor, troquei 3 também.

Mas a quebra tanto da correia quanto do esticador não eram o problema real, eles estavam quebrando por outro motivo. A razão real da quebra era o suporte do motor, eu poderia trocar quantas correias e esticadores fossem, se não trocasse o suporte do motor ia continuar quebrando correia e esticador.

O problema é que, com o tempo, a parte do suporte do motor onde tem a rosca dos parafusos que prendem o esticador quebra ou espana a rosca. O original do motor quebrou e um outro que comprei usado a rosca espanou.

Solução do problema, comprei um suporte novo da Dakel, veja a foto, está perfeito sem quebras:
Suporte do Motor.jpg
Por isso sugiro a vc, quando for colocar uma correia nova, pedir para o seu mecânico dar uma olhada também no suporte do motor, peça para ele olhar se o suporte não está quebrado ou se a rosca não está espanada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#53

Mensagem por Kadurj » Qui Out 08, 2020 9:56 am

Obrigado pelas informações e dicas RGDL. Caramba. 3 tensores e 3 correias jogados fora? Que facada hein....

Comprei a correia da DAYCO por R$ 44,00 moedas e levei hoje cedo no mecânico para trocar mas antes pedi para verificar esticador, polias e também o calço. Tudo normal e alinhado. Nada travado. Vou dar umas voltas e comprar logo outro tensor e mandar trocar assim que der.


abs.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#54

Mensagem por Kadurj » Ter Mar 02, 2021 4:00 pm

Boa tarde amigos!

Novamente novela com a ventilação interna. Após a troca do comando funcionava normal até semana passada. Parou do nada de novo. Fui direto na resistência e está normal mesmo assim troquei pois tenho duas e nada.

Desmontei o painel novamente para ver o comando pois o outro derreteu, e está tudo normal. Nada de ligar. nenhuma velocidade. Testei continuidade no chicote que sai do comando para a resistência. Tudo normal.

Inventei de fazer uma ponte do fio mais grosso de uma ponta a outra do chicote, o ventilador liga no máximo mesmo com o ventilador desligado e não altera as velocidades. Com isso está descartado a possibilidade do motor do ventilador estar ruim.
Chicote.jpg
Chicote.jpg (29.94 KiB) Exibido 2588 vezes
Chicote.jpg
Chicote.jpg (29.94 KiB) Exibido 2588 vezes


Socorro!!!

Em tempo... Ontem comprei um Fiat Ideia Attractive 2011 mas não penso em desfazer da nave. Gosto muito.

abs.
Avatar do usuário
ManoelERV
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mar 11, 2021 7:24 pm
Nome: Manu
Localização: Curitiba
Modelos Citroën: Xsara Picasso 04

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#55

Mensagem por ManoelERV » Qui Mar 11, 2021 7:45 pm

O tal plug
O tal plug
E a resitência ? O meu Xsara Picasso 2004 é diferente ?
Desmontei o painel e saquei o porta luvas, cheguei no sistema de ar condicionado. O fato é a velicidade 4 não estar mais funcionando. Mas não achei a tal resistência. Ele tem um plug com dois fios no tubo quw circula ar, mas não quis forçar para tirar o soquete onde está o tal plug. Nada mais tem ali parecido com resistência, tem a engrenagem de plástico branco e mais nada. Mas é totalmente diferente. Tirei umas fotos quero ver se posto aqui.

Adicionado após 20 minutos 24 segundos:
Desmontei tudo porque a velocidade 4 do ar condicionado parou de funcionar no painel, o do console funciona todas. Mas não identifiquei a tal resistência nem nada parecido. Tem um plug no duto, bem para trás, com dois fios mais finos, mas não consegui tirar o soquete, não quis forçar. Parece um sensor plástico preto. Não existe mais nada ali parecido com resistência ou que esteja ligado à algum fio. Tirei umas fotos mas não vejo como postar por aqui. E é um picasso Xsara 04, com todos os selinhos de fabrica. Alguém já viu algo parecido ? Tem a engrenagem de plástico branca e um suporte de aço do painel. Ah o fusível F18 de 40A estava queimado, intitulado ar condicionado adicional. Onde fica a tal resistência ?
O plug, será esse ?
O plug, será esse ?
Será este ? Como tirar para ver ?
Será este ? Como tirar para ver ?
Novo lançamento da Toyota
Novo lançamento da Toyota
Editado pela última vez por ManoelERV em Sex Mar 12, 2021 5:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#56

Mensagem por rgdl » Sex Mar 12, 2021 10:55 am

Kadu, verifique as emendas do conectores, veja se alguma delas soltou.

Manoel, essas fotos não são da resistência. Se o ar condicionado do seu carro é analógico sugiro que vc olhe as fotos do post que deu início a esse tópico, pois ela fica no duto de ar que vem do filtro de cabine.

Caso seu ar seja digital, a resistência fica no ventilador do ar condicionado, cujo acesso se dá removendo o acabamento onde fica o isqueiro e pelo lado onde tem o acelerador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
ManoelERV
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mar 11, 2021 7:24 pm
Nome: Manu
Localização: Curitiba
Modelos Citroën: Xsara Picasso 04

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#57

Mensagem por ManoelERV » Sex Mar 12, 2021 12:48 pm

20210312_123257.jpg
Achei a tal resistência. Fica na parte de cima do sistema de ventilação forçada, mas creio eu, que o problema é o plug fa resistência. Vou postar aqui, umas jpeg. Agradeço sua atenção.
Resistencia do ar Picasso
Resistencia do ar Picasso
o ar
Vista do sistema de ventilação forçada do Xsara Picasso ventilação forçada
Vista do sistema de ventilação forçada do Xsara Picasso ventilação forçada
Adicionado após 9 minutos 44 segundos:
Como se retira a resistência eletrica do sistema do ar condicionado neste caso, tem algum parafuso, ou é só forçar ela rodando ?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#58

Mensagem por rgdl » Sex Mar 12, 2021 8:34 pm

Manoel, todas as informações estão no post que iniciou esse tópico, vai lá na primeira página (viewtopic.php?f=29&t=4791) que eu coloquei tudo lá.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#59

Mensagem por flmoitas » Ter Mar 16, 2021 7:31 pm

Aqui no meu, o ventilador começou a parar e só funcionar na velocidade 3, até que "morreu"... desmontei o porta luvas e acessei a resistência... forçando a base um pouco o ventilador volta a funcionar, mas o compressor do ar parou de vez mesmo com o ventilador funcionando (quando força o terminal no encaixe).. vi que o terminal está queimado e os fios esquentando muito, a resistência parece que foi remendada pelo antigo proprietário... então comprei o terminal e a resistência para trocar. Esse terminal e a resistência têm alguma coisa a ver com a ativação do compressor do ar condicionado? Ou devo entrar em pânico achando que o compressor foi para o saco? Outra coisa... notei que o terminal novo tem os fios com cores diferentes do que está no carro... como vou emendar o terminal novo? Alguém já fez isso?
Resistência atual
Resistência atual
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#60

Mensagem por Kadurj » Qua Mar 17, 2021 4:27 pm

Olá Flmoitas.... Eu fiz e foi sem estresse... Independente da cor é só você colocar lado a lado, cortar um fio do antigo e logo em seguida fazer a emenda.
Corta e emenda logo em seguida.

Abs.
Responder