Troca da resistência do ar condicionado analógico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Troca da resistência do ar condicionado analógico

#1

Mensagem por rgdl » Dom Abr 27, 2014 2:54 pm

Seguinte meu ar condicionado estava sem funcionar a velocidade 4, o que indicava queima da resistência.

Comprei uma nova e decidi efetuar a troca eu mesmo e tirei umas fotos do procedimento e vou colocar aqui para a galera que quiser poder fazer o mesmo.

Será necessário uma chave tipo torks nº 20 e uma chave de boca 10.

O acesso a resistência do ar condicionado se dá removendo o porta luvas. Remover o porta luvas não é um procedimento muito difícil mas é chato.

Imagem

Primeiro temos que remover os parafusos e presilhas abaixo uma sequencia de fotos que mostram quais os parafusos serão retirados

Imagem Imagem Imagem

Após a retirada desses parafusos e presilhas precisamos remover a porta do porta luvas e o acabamento, isso vai revelar mais quatro parafusos torks e um parafuso de cabeça sextavada nº 10.

Imagem Imagem

Removido esses últimos parafusos ele estará solto mas ante de remove-lo totalmente temos que tirar o conector da luz do porta luvas.

Imagem

Agora sim podemos retirá-lo totalmente e o que veremos é o tubo de entrada de ar do ar-condicionado. A resistência está presa no tubo na imagem a baixo podemos vê-la ainda com o chicote plugado nela.

Imagem Imagem

Retirar o chicote é simples é só apertar a trava e puxar. Remover a resistência também é fácil basta uma torção no sentido anti-horário. Mas tem que observar um detalhe, a resistência é fixada por dentro do tubo então se vc simplesmente torce e largar ela vai cair dentro do tubo de entrada de ar e poderá ficar presa lá e não queremos isso, certo?

A solução disso é simples, basta colocar a alavanca do ar na posição A/C MAX, que a resistência cairá fora do tubo. Observe isso com atenção porque é pelo buraco aberto no tubo ao colocar a alavanca na posição A/C MAX que se colocará a nova resistência.

Imagem

Aqui uma foto da resistência queimada tirada pela abertura do A/C MAX

Imagem

Bom a troca me trouxe algumas surpresas primeiro que só consegui tirar a resistência velha com a ajuda de um WD, tava osso mesmo muito dura.

Segunda que o real vilão não era a resistência e sim o chicote, um mal contato nele queimou a resistência, então logo vou te que trocar esse chicote também. As fotos não ficaram boas pq nao consegui que a camera focalizasse o conector, ela insistia em focalizar minha mão, mas dá para ver que todos os rabichos estão prateados menos um que está preto.

Imagem Imagem

Bom, espero que esse post sirva de ajuda para quem, como eu tem ar analógico. O procedimento para quem tem ar digital é bem diferente e até mais trabalhoso já que a "resistência" está no motoventilador, cujo acesso lá perdo dos pedais.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Abr 09, 2016 8:49 pm, em um total de 3 vezes.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Seg Abr 28, 2014 4:17 am

Belo post!!
johannes_strelow
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Fev 18, 2014 1:46 pm
Nome: johannes

#3

Mensagem por johannes_strelow » Seg Abr 28, 2014 10:24 am

Belo tutorial amigo.
Ontem fiz quase o mesmo que vc porem fui limpar e arrumar a fiação do meu som que o antigo dono utilizava amplificador e deixou os cabos la.
Ai a minha nao estava funcionando a velocidade 4 tentei tirar e não consegui provavelmente por estar dura e com o ac/ max desativado. limpei os contatos e vi que um cabo esta um pouco queimado bem pouco coloquei de volta e fui comentar com meu amigo que estava me ajudando que não funcionava a velocidade 4 quando fui mostrar pra ele voltou a funcionar estranho ? não troquei nada so limpei e pluguei de volta la e blz funcionou.
O seu funcionava todas as velocidades?
obrigado abraços a todos
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Abr 29, 2014 2:11 pm

O meu funcionava todas menos a velocidade 4.

Embora o chicote do meu estivesse queimado e provavelmente dando mau contato a minha resistência também estava ruim e precisava realmente ser trocada.

Comigo também ocorreu o seguinte: depois que troquei a resistência do meu ar a velocidade 4 parou de funcionar novamente. Eu desmontei tudo outra vez pensando que a resistência tinha queimado, mas quando passei o multímetro nela vi que estava boa. Ai eu peguei limpa contato e passei no conector queimado e pluguei a resistência de novo no chicote e voltou a funcionar a velocidade 4.

Então colega não se assuste, mal contato também pode fazer a velocidade parar e deve ter sido isso que aconteceu com vc, menos mal economizou R$ 80,00 da resistência.

Mas no caso de mal contato o certo mesmo é substituir o conector usando um reparo ou trocar todo o chicote. Estou vendo isso agora se tiver um reparo é nele que vou. De uma forma ou de outra vou postar o resultado.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Abr 29, 2014 2:13 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
johannes_strelow
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Fev 18, 2014 1:46 pm
Nome: johannes

#5

Mensagem por johannes_strelow » Qua Abr 30, 2014 7:52 am

Ok amigo fico esperando pra saber tambem pois se for trocar so o chicote da resistencia funcionar otimo tomara que nao precise trocar todo o chicote.
Fico no aguardo .
Abraços muito obrigado pela ajuda.
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

#6

Mensagem por YuitiK » Qua Abr 30, 2014 9:16 am

Prezado rgdl,
Muito bom teu post do tutorial. O processo de desmontagem e identificação ficaram muito bons, incluindo as fotos, bem claras.
Pois é. Segui o procedimento. Tudo perfeito. Só que a minha tem ar digital. Imaginei que a posição da resistência no sistema fosse a mesma... Ledo engano. Cadê a dita cuja da resistência, hahaha??!!
No meu caso, estou tendo problema de variação da velocidade do ventilador, tanto em modo automático como no manual. As velocidades intermediárias param de funcionar (caem para o mínimo). Ao colocar manualmente no máximo, elas voltam a funcionar. Imaginei problema na resistência, mas não a localizei. Entrei no Citroen Service, mas ali só pagando...
Alguma dica?
Abraço!
Yuiti
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Abr 30, 2014 10:32 am

johannes, O chicote da resistência só serve a resistência e ao botão A/C e ao desembaçador. Sendo que são dois cabos distintos unidos por uma espécie de fita isolante de tecido. Não é necessário trocar todo o chicote do carro para isso, apenas ele.

Já procurei cabo alternativo ou um reparo e nada, mas tive uma ideia, vou em um ferro velho para ver se eles tem o cabo de 206 (é o mesmo conector) mesmo que esteja com umas das pontas queimada, eu posso aproveitar o conector bom e dele fazer um reparo.

Caso consiga eu posto aqui o resultado.

YuitiK, A dica que posso te dar é que essa resistência, tanto no analógico quanto no digital, precisa ser colocada em um local que passe uma corrente de ar, é por isso que a analógica fica no tubo de entrada de Ar.

A resistência digital tem um dissipador de calor e tem formato de ferradura. Procure nos lugares onde há corrente de ar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

#8

Mensagem por YuitiK » Sex Mai 02, 2014 2:23 pm

rgdl,
Respeitei os conhecimentos do amigo, hehehe. Vou ver se me animo a desmontar tudo de novo, outra hora. Mas não vi por ali chicote que pudesse ser da alimentação da resistência. Mas valeu pela dica.
É sinistro, pois a velocidade do ventilador oscila, como se fosse mau contato mesmo. Depois que vi as fotos do teu conector, passei a suspeitar muito dele.
Abraço!
Yuiti
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
vacilotto
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 17, 2013 8:58 pm
Nome: vacilotto

#9

Mensagem por vacilotto » Sáb Mai 03, 2014 6:14 pm

Belo post, estou precisando tirar o meu porta luvas, como tiro a tampa?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Seg Mai 05, 2014 9:34 am

Uma vez removidos os parafusos inferiores e as presilhas basta puxar a porta, eu ia editar para deixar isso mais claro mas o fórum não está deixando editar.. Tirar é simples chato é colocar no lugar.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 05, 2014 9:39 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Rogerio Ctba-Pr
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:54 pm
Nome: Rogerio Ctba-Pr
Localização: Curitiba Pr
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 16V Glx 2011 kit Avatar

#11

Mensagem por Rogerio Ctba-Pr » Ter Jun 03, 2014 7:40 pm

Tomara que no meu nunca precise trocar nada.....valeu pelo post...e pela paciencia.
<!--fonto:Century Gothic--><span style="font-family:Century Gothic"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->PICASSO II 16GLXF
KIT MOVIE 2011<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--> <!--fontc--></span><!--/fontc-->
thiagolucena3
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:40 pm
Nome: 7071984

#12

Mensagem por thiagolucena3 » Seg Jun 30, 2014 3:43 pm

Amigos boa tarde,


Sou novo no fórum e também comprei meu 1º Picasso somente a dois meses, tenho um 2008 GLX e percebi que o meu ar condicionado quando ligo funciona somente atrás.
Já aconteceu com alguém esse problema?

Abs
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#13

Mensagem por renan97ar » Seg Jun 30, 2014 11:36 pm

Nem a velocidade 4 vai na frente? Se sim provavelmente é resistência, caso não pode ser fusíveis, seletor ruim, ou motor ruim.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
thiagolucena3
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:40 pm
Nome: 7071984

#14

Mensagem por thiagolucena3 » Ter Jul 01, 2014 1:12 pm

[quote name='renan97ar' date='Jun 30 2014, 11:36 PM' post='25021']
Nem a velocidade 4 vai na frente? Se sim provavelmente é resistência, caso não pode ser fusíveis, seletor ruim, ou motor ruim.
[/quote]




Quando liga na velocidade 1 ou 2 esfria pouco quase nada, o que me preocupa é um barulho de como se estivesse vazando gás, onde fica a resistência é fácil trocar?

Abs
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Ter Jul 01, 2014 2:32 pm

Se o seu ar é analógico é só observar as fotos que postei, mas para ter acesso vc precisa desmontar o porta luvas.

Agora se seu ar for digital a "resistência", na verdade um potenciometro, fica junto ao motor do ventilador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder