Troca da resistência do ar condicionado analógico
- rgdl
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Troca da resistência do ar condicionado analógico
Seguinte meu ar condicionado estava sem funcionar a velocidade 4, o que indicava queima da resistência.
Comprei uma nova e decidi efetuar a troca eu mesmo e tirei umas fotos do procedimento e vou colocar aqui para a galera que quiser poder fazer o mesmo.
Será necessário uma chave tipo torks nº 20 e uma chave de boca 10.
O acesso a resistência do ar condicionado se dá removendo o porta luvas. Remover o porta luvas não é um procedimento muito difícil mas é chato.
Primeiro temos que remover os parafusos e presilhas abaixo uma sequencia de fotos que mostram quais os parafusos serão retirados
Após a retirada desses parafusos e presilhas precisamos remover a porta do porta luvas e o acabamento, isso vai revelar mais quatro parafusos torks e um parafuso de cabeça sextavada nº 10.
Removido esses últimos parafusos ele estará solto mas ante de remove-lo totalmente temos que tirar o conector da luz do porta luvas.
Agora sim podemos retirá-lo totalmente e o que veremos é o tubo de entrada de ar do ar-condicionado. A resistência está presa no tubo na imagem a baixo podemos vê-la ainda com o chicote plugado nela.
Retirar o chicote é simples é só apertar a trava e puxar. Remover a resistência também é fácil basta uma torção no sentido anti-horário. Mas tem que observar um detalhe, a resistência é fixada por dentro do tubo então se vc simplesmente torce e largar ela vai cair dentro do tubo de entrada de ar e poderá ficar presa lá e não queremos isso, certo?
A solução disso é simples, basta colocar a alavanca do ar na posição A/C MAX, que a resistência cairá fora do tubo. Observe isso com atenção porque é pelo buraco aberto no tubo ao colocar a alavanca na posição A/C MAX que se colocará a nova resistência.
Aqui uma foto da resistência queimada tirada pela abertura do A/C MAX
Bom a troca me trouxe algumas surpresas primeiro que só consegui tirar a resistência velha com a ajuda de um WD, tava osso mesmo muito dura.
Segunda que o real vilão não era a resistência e sim o chicote, um mal contato nele queimou a resistência, então logo vou te que trocar esse chicote também. As fotos não ficaram boas pq nao consegui que a camera focalizasse o conector, ela insistia em focalizar minha mão, mas dá para ver que todos os rabichos estão prateados menos um que está preto.
Bom, espero que esse post sirva de ajuda para quem, como eu tem ar analógico. O procedimento para quem tem ar digital é bem diferente e até mais trabalhoso já que a "resistência" está no motoventilador, cujo acesso lá perdo dos pedais.
Comprei uma nova e decidi efetuar a troca eu mesmo e tirei umas fotos do procedimento e vou colocar aqui para a galera que quiser poder fazer o mesmo.
Será necessário uma chave tipo torks nº 20 e uma chave de boca 10.
O acesso a resistência do ar condicionado se dá removendo o porta luvas. Remover o porta luvas não é um procedimento muito difícil mas é chato.
Primeiro temos que remover os parafusos e presilhas abaixo uma sequencia de fotos que mostram quais os parafusos serão retirados
Após a retirada desses parafusos e presilhas precisamos remover a porta do porta luvas e o acabamento, isso vai revelar mais quatro parafusos torks e um parafuso de cabeça sextavada nº 10.
Removido esses últimos parafusos ele estará solto mas ante de remove-lo totalmente temos que tirar o conector da luz do porta luvas.
Agora sim podemos retirá-lo totalmente e o que veremos é o tubo de entrada de ar do ar-condicionado. A resistência está presa no tubo na imagem a baixo podemos vê-la ainda com o chicote plugado nela.
Retirar o chicote é simples é só apertar a trava e puxar. Remover a resistência também é fácil basta uma torção no sentido anti-horário. Mas tem que observar um detalhe, a resistência é fixada por dentro do tubo então se vc simplesmente torce e largar ela vai cair dentro do tubo de entrada de ar e poderá ficar presa lá e não queremos isso, certo?
A solução disso é simples, basta colocar a alavanca do ar na posição A/C MAX, que a resistência cairá fora do tubo. Observe isso com atenção porque é pelo buraco aberto no tubo ao colocar a alavanca na posição A/C MAX que se colocará a nova resistência.
Aqui uma foto da resistência queimada tirada pela abertura do A/C MAX
Bom a troca me trouxe algumas surpresas primeiro que só consegui tirar a resistência velha com a ajuda de um WD, tava osso mesmo muito dura.
Segunda que o real vilão não era a resistência e sim o chicote, um mal contato nele queimou a resistência, então logo vou te que trocar esse chicote também. As fotos não ficaram boas pq nao consegui que a camera focalizasse o conector, ela insistia em focalizar minha mão, mas dá para ver que todos os rabichos estão prateados menos um que está preto.
Bom, espero que esse post sirva de ajuda para quem, como eu tem ar analógico. O procedimento para quem tem ar digital é bem diferente e até mais trabalhoso já que a "resistência" está no motoventilador, cujo acesso lá perdo dos pedais.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Abr 09, 2016 8:49 pm, em um total de 3 vezes.
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Belo tutorial amigo.
Ontem fiz quase o mesmo que vc porem fui limpar e arrumar a fiação do meu som que o antigo dono utilizava amplificador e deixou os cabos la.
Ai a minha nao estava funcionando a velocidade 4 tentei tirar e não consegui provavelmente por estar dura e com o ac/ max desativado. limpei os contatos e vi que um cabo esta um pouco queimado bem pouco coloquei de volta e fui comentar com meu amigo que estava me ajudando que não funcionava a velocidade 4 quando fui mostrar pra ele voltou a funcionar estranho ? não troquei nada so limpei e pluguei de volta la e blz funcionou.
O seu funcionava todas as velocidades?
obrigado abraços a todos
Ontem fiz quase o mesmo que vc porem fui limpar e arrumar a fiação do meu som que o antigo dono utilizava amplificador e deixou os cabos la.
Ai a minha nao estava funcionando a velocidade 4 tentei tirar e não consegui provavelmente por estar dura e com o ac/ max desativado. limpei os contatos e vi que um cabo esta um pouco queimado bem pouco coloquei de volta e fui comentar com meu amigo que estava me ajudando que não funcionava a velocidade 4 quando fui mostrar pra ele voltou a funcionar estranho ? não troquei nada so limpei e pluguei de volta la e blz funcionou.
O seu funcionava todas as velocidades?
obrigado abraços a todos
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O meu funcionava todas menos a velocidade 4.
Embora o chicote do meu estivesse queimado e provavelmente dando mau contato a minha resistência também estava ruim e precisava realmente ser trocada.
Comigo também ocorreu o seguinte: depois que troquei a resistência do meu ar a velocidade 4 parou de funcionar novamente. Eu desmontei tudo outra vez pensando que a resistência tinha queimado, mas quando passei o multímetro nela vi que estava boa. Ai eu peguei limpa contato e passei no conector queimado e pluguei a resistência de novo no chicote e voltou a funcionar a velocidade 4.
Então colega não se assuste, mal contato também pode fazer a velocidade parar e deve ter sido isso que aconteceu com vc, menos mal economizou R$ 80,00 da resistência.
Mas no caso de mal contato o certo mesmo é substituir o conector usando um reparo ou trocar todo o chicote. Estou vendo isso agora se tiver um reparo é nele que vou. De uma forma ou de outra vou postar o resultado.
Embora o chicote do meu estivesse queimado e provavelmente dando mau contato a minha resistência também estava ruim e precisava realmente ser trocada.
Comigo também ocorreu o seguinte: depois que troquei a resistência do meu ar a velocidade 4 parou de funcionar novamente. Eu desmontei tudo outra vez pensando que a resistência tinha queimado, mas quando passei o multímetro nela vi que estava boa. Ai eu peguei limpa contato e passei no conector queimado e pluguei a resistência de novo no chicote e voltou a funcionar a velocidade 4.
Então colega não se assuste, mal contato também pode fazer a velocidade parar e deve ter sido isso que aconteceu com vc, menos mal economizou R$ 80,00 da resistência.
Mas no caso de mal contato o certo mesmo é substituir o conector usando um reparo ou trocar todo o chicote. Estou vendo isso agora se tiver um reparo é nele que vou. De uma forma ou de outra vou postar o resultado.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Abr 29, 2014 2:13 pm, em um total de 1 vez.
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Prezado rgdl,
Muito bom teu post do tutorial. O processo de desmontagem e identificação ficaram muito bons, incluindo as fotos, bem claras.
Pois é. Segui o procedimento. Tudo perfeito. Só que a minha tem ar digital. Imaginei que a posição da resistência no sistema fosse a mesma... Ledo engano. Cadê a dita cuja da resistência, hahaha??!!
No meu caso, estou tendo problema de variação da velocidade do ventilador, tanto em modo automático como no manual. As velocidades intermediárias param de funcionar (caem para o mínimo). Ao colocar manualmente no máximo, elas voltam a funcionar. Imaginei problema na resistência, mas não a localizei. Entrei no Citroen Service, mas ali só pagando...
Alguma dica?
Abraço!
Yuiti
Muito bom teu post do tutorial. O processo de desmontagem e identificação ficaram muito bons, incluindo as fotos, bem claras.
Pois é. Segui o procedimento. Tudo perfeito. Só que a minha tem ar digital. Imaginei que a posição da resistência no sistema fosse a mesma... Ledo engano. Cadê a dita cuja da resistência, hahaha??!!
No meu caso, estou tendo problema de variação da velocidade do ventilador, tanto em modo automático como no manual. As velocidades intermediárias param de funcionar (caem para o mínimo). Ao colocar manualmente no máximo, elas voltam a funcionar. Imaginei problema na resistência, mas não a localizei. Entrei no Citroen Service, mas ali só pagando...
Alguma dica?
Abraço!
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johannes, O chicote da resistência só serve a resistência e ao botão A/C e ao desembaçador. Sendo que são dois cabos distintos unidos por uma espécie de fita isolante de tecido. Não é necessário trocar todo o chicote do carro para isso, apenas ele.
Já procurei cabo alternativo ou um reparo e nada, mas tive uma ideia, vou em um ferro velho para ver se eles tem o cabo de 206 (é o mesmo conector) mesmo que esteja com umas das pontas queimada, eu posso aproveitar o conector bom e dele fazer um reparo.
Caso consiga eu posto aqui o resultado.
YuitiK, A dica que posso te dar é que essa resistência, tanto no analógico quanto no digital, precisa ser colocada em um local que passe uma corrente de ar, é por isso que a analógica fica no tubo de entrada de Ar.
A resistência digital tem um dissipador de calor e tem formato de ferradura. Procure nos lugares onde há corrente de ar.
Já procurei cabo alternativo ou um reparo e nada, mas tive uma ideia, vou em um ferro velho para ver se eles tem o cabo de 206 (é o mesmo conector) mesmo que esteja com umas das pontas queimada, eu posso aproveitar o conector bom e dele fazer um reparo.
Caso consiga eu posto aqui o resultado.
YuitiK, A dica que posso te dar é que essa resistência, tanto no analógico quanto no digital, precisa ser colocada em um local que passe uma corrente de ar, é por isso que a analógica fica no tubo de entrada de Ar.
A resistência digital tem um dissipador de calor e tem formato de ferradura. Procure nos lugares onde há corrente de ar.
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rgdl,
Respeitei os conhecimentos do amigo, hehehe. Vou ver se me animo a desmontar tudo de novo, outra hora. Mas não vi por ali chicote que pudesse ser da alimentação da resistência. Mas valeu pela dica.
É sinistro, pois a velocidade do ventilador oscila, como se fosse mau contato mesmo. Depois que vi as fotos do teu conector, passei a suspeitar muito dele.
Abraço!
Yuiti
Respeitei os conhecimentos do amigo, hehehe. Vou ver se me animo a desmontar tudo de novo, outra hora. Mas não vi por ali chicote que pudesse ser da alimentação da resistência. Mas valeu pela dica.
É sinistro, pois a velocidade do ventilador oscila, como se fosse mau contato mesmo. Depois que vi as fotos do teu conector, passei a suspeitar muito dele.
Abraço!
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Uma vez removidos os parafusos inferiores e as presilhas basta puxar a porta, eu ia editar para deixar isso mais claro mas o fórum não está deixando editar.. Tirar é simples chato é colocar no lugar.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 05, 2014 9:39 am, em um total de 1 vez.
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Tomara que no meu nunca precise trocar nada.....valeu pelo post...e pela paciencia.
<!--fonto:Century Gothic--><span style="font-family:Century Gothic"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->PICASSO II 16GLXF
KIT MOVIE 2011<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--> <!--fontc--></span><!--/fontc-->
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[quote name='renan97ar' date='Jun 30 2014, 11:36 PM' post='25021']
Nem a velocidade 4 vai na frente? Se sim provavelmente é resistência, caso não pode ser fusíveis, seletor ruim, ou motor ruim.
[/quote]
Quando liga na velocidade 1 ou 2 esfria pouco quase nada, o que me preocupa é um barulho de como se estivesse vazando gás, onde fica a resistência é fácil trocar?
Abs
Nem a velocidade 4 vai na frente? Se sim provavelmente é resistência, caso não pode ser fusíveis, seletor ruim, ou motor ruim.
[/quote]
Quando liga na velocidade 1 ou 2 esfria pouco quase nada, o que me preocupa é um barulho de como se estivesse vazando gás, onde fica a resistência é fácil trocar?
Abs
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Se o seu ar é analógico é só observar as fotos que postei, mas para ter acesso vc precisa desmontar o porta luvas.
Agora se seu ar for digital a "resistência", na verdade um potenciometro, fica junto ao motor do ventilador.
Agora se seu ar for digital a "resistência", na verdade um potenciometro, fica junto ao motor do ventilador.
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