Troca da resistência do ar condicionado analógico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#61

Mensagem por flmoitas » Qua Mar 17, 2021 5:55 pm

Obrigado amigo! Cara! Quando aconteceu isso contigo, o compressor do ar parou de funcionar? O meu coincidiu de, depois da resistência ficar nesse estado e os fios esquentarem, o compressor parar de atuar... não sei se é o chicote ou o próprio compressor que "deu adeus"... Pior que os auto-elétricos que conheço aqui que são bons estão fechados


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#62

Mensagem por rgdl » Qua Mar 17, 2021 7:16 pm

Não se se desespere, o compressor só arma se a ventoinha estiver funcionando. É por isso que ela não liga quando o dá algum problema na resistência.

Quem controla o funcionamento do ar condicionado é a BSI em conjunto com a Central de Injeção, quando a BSI percebe que o ventilador do ar condicionado não está funcionando ela não manda o comando para a Central de Injeção armar o compressor.

Vc já tentou ligar o ar com o botão de velocidade no '0'? Já reparou que assim o compressor não arma? Então... é a mesma coisa. Sem corrente no motor do ventilador do ar o compressor não arma.

Isso é assim para evitar a formação de gelo no evaporador e consequentemente a destruição do mesmo.

A troca do conector é simples, como o Kadu falou, não se guie pela cor se guie pela posição, emende os fios na sequencia, quando eu fiz, fiz da esquerda para direita, cortando o fio do conector velho e emendando no fio do conector novo da posição equivalente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#63

Mensagem por flmoitas » Qua Mar 17, 2021 11:42 pm

rgdl escreveu:
Qua Mar 17, 2021 7:16 pm
Não se se desespere, o compressor só arma se a ventoinha estiver funcionando. É por isso que ela não liga quando o dá algum problema na resistência.

Quem controla o funcionamento do ar condicionado é a BSI em conjunto com a Central de Injeção, quando a BSI percebe que o ventilador do ar condicionado não está funcionando ela não manda o comando para a Central de Injeção armar o compressor.

Vc já tentou ligar o ar com o botão de velocidade no '0'? Já reparou que assim o compressor não arma? Então... é a mesma coisa. Sem corrente no motor do ventilador do ar o compressor não arma.

Isso é assim para evitar a formação de gelo no evaporador e consequentemente a destruição do mesmo.

A troca do conector é simples, como o Kadu falou, não se guie pela cor se guie pela posição, emende os fios na sequencia, quando eu fiz, fiz da esquerda para direita, cortando o fio do conector velho e emendando no fio do conector novo da posição equivalente.
Então meu amigo... obrigado pela resposta. A resistência antiga ainda funciona o ventilador quando forço o encaixe... os fios esquentam muito, mas ela funciona se eu ficar segurando... e o compressor não arma... por isso meu medo
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#64

Mensagem por Kadurj » Qui Mar 18, 2021 12:28 pm

Meu amigo RGDL.... Vi seu comentário sobre o compressor armar ou não na posição 0... Veja o meu caso... Do 1 ao 4 o ventilador não funciona mas se eu ligar o ar o compressor arma e sai ar gelado no ventilador de trás... Mesmo sem o ventilador da frente funcionar... Ja viu disso???? Eu sim estou desesperado pois neste calor tá brabo andar neste carro.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#65

Mensagem por Miau » Sex Mar 19, 2021 6:23 am

Então.. eu não acho que o compressor esteja condicionado ao funcionamento ou não da resistência da ventilação interna.

O sistema que controla o compressor apenas vai ler a posição do botão, verificar o transdutor de pressão da linha, verificar os termostatos de temperatura de arrefecimento, do refrigerante e do habitáculo, e a partir dai, através de lógica E/OU, armar ou não o compressor.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#66

Mensagem por flmoitas » Sex Mar 19, 2021 9:34 am

Pois é pessoal... troquei a resistência e o terminal. Nada do compressor disparar... Vou ter que ir atrás de um auto-elétrico e ver se é chicote ou o compressor
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#67

Mensagem por Kadurj » Sex Mar 19, 2021 10:51 am

flmoitas escreveu:
Qua Mar 17, 2021 5:55 pm
Obrigado amigo! Cara! Quando aconteceu isso contigo, o compressor do ar parou de funcionar? O meu coincidiu de, depois da resistência ficar nesse estado e os fios esquentarem, o compressor parar de atuar... não sei se é o chicote ou o próprio compressor que "deu adeus"... Pior que os auto-elétricos que conheço aqui que são bons estão fechados

O compressor do meu nunca deixou de funcionar. O que parou foi o ventilador da frente. Do 1 ao 4 não funciona nada mas se eu ligar o ar condicionado, o compressor arma normalmente e sai ar gelado no ventilador de trás. Mesmo eu desligando o ventilador de trás o compressor continua armado "à toa", digamos assim.
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#68

Mensagem por flmoitas » Sáb Mar 20, 2021 12:56 am

Atualizando a situação... troquei o fusível f39 e coloquei um fusível na posição f38 que estava livre... O ar voltou a funcionar... refiz as emendas do terminal da resistência do ventilador usando desta vez, uma barra de conexão sindal ao invés de fita isolante e funcionou legal... ventilador e ar condicionado voltaram a funcionar

Adicionado após 5 minutos 24 segundos:
Kadurj escreveu:
Sex Mar 19, 2021 10:51 am
flmoitas escreveu:
Qua Mar 17, 2021 5:55 pm
Obrigado amigo! Cara! Quando aconteceu isso contigo, o compressor do ar parou de funcionar? O meu coincidiu de, depois da resistência ficar nesse estado e os fios esquentarem, o compressor parar de atuar... não sei se é o chicote ou o próprio compressor que "deu adeus"... Pior que os auto-elétricos que conheço aqui que são bons estão fechados

O compressor do meu nunca deixou de funcionar. O que parou foi o ventilador da frente. Do 1 ao 4 não funciona nada mas se eu ligar o ar condicionado, o compressor arma normalmente e sai ar gelado no ventilador de trás. Mesmo eu desligando o ventilador de trás o compressor continua armado "à toa", digamos assim.
Kadu... será que não é alguma parte do chicote do ar condicionado com problema? De repente passa tensão em uma parte da fiação levando para o compressor e não retorna para a resistência
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#69

Mensagem por Miau » Sáb Mar 20, 2021 1:10 am

O compressor, como já falei, não está interconectado ao sistema de resistência. São circuitos completamente diferentes. Quando você aciona a ventilação + ajuste de temperatura em frio, isso informa o BSI que você deseja acionar o compressor.. E então o BSI faz uma série de checagens no sistema do compressor, e se tudo estiver ok, da o sinal pra armar a bobina da embreagem do compressor.

Acontece que essas checagens não incluem detectar se a ventoinha do ar forçado da cabine está operando. Não há sensor pra isso nesse carro. Então, por isso, independente do ventilador interno estar de fato funcionando ou não, se tudo estiver ok no sistema do compressor, ele vai armar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#70

Mensagem por Kadurj » Seg Mar 22, 2021 3:43 pm

Gostei da idéia da barra de conexão. Vou fazer o mesmo e vamos ver no que vai dar.

Posto o resultado. abs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#71

Mensagem por rgdl » Ter Mar 23, 2021 7:18 am

Kadurj escreveu:
Qui Mar 18, 2021 12:28 pm
Meu amigo RGDL.... Vi seu comentário sobre o compressor armar ou não na posição 0... Veja o meu caso... Do 1 ao 4 o ventilador não funciona mas se eu ligar o ar o compressor arma e sai ar gelado no ventilador de trás... Mesmo sem o ventilador da frente funcionar... Ja viu disso???? Eu sim estou desesperado pois neste calor tá brabo andar neste carro.
Oi Kadu, seguinte algum problema tem na fiação do seu ar, pois realmente só funciona como relatei. Se não ligar o ventilador do ar condicionado o compressor não arma.

Miau, isso é um sistema de proteção do ar condicionado. Eu já tive resistência queimada e postei a troca iniciando esse post, lembro bem na época... quando colocava o botão numa das posições que o ventilador não funcionava o compressor não armava.

Se vc vai usar barra de conexão o ideal é vc usar um terminal do tipo ilhos nos fios para garantir melhor contato. Eu prefiro muito mais usar terminais pré-isolados do tipo luva.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#72

Mensagem por Miau » Qua Mar 24, 2021 9:56 pm

Fala rgdl.. Rapaz, ja peguei um desse analógico que não funcionava nenhuma velocidade, mas o compressor armava, kembro disso pq o cara usava o ar de trás e gelava. Mas dava pra ouvir o estalo da embreagem.

Em relação a proteção, é o seguinte.. Tem transdutor que checa a temperatura do refrigerante.. Obviamente não pode congelar no sistema. A proteção acontece aí.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#73

Mensagem por Kadurj » Qui Mar 25, 2021 2:28 pm

Pois é... O meu esta assim...Não funciona nada na frente mas atrás está gelando que é uma beleza. Cansei.. Vou deixá-lo parado por umas semanas e quando tiver uma grana sobrando vou levar para alguém ver. Não tenho mais paciência. Só estava usando ele por causa do GNV devido a alta da gasolina mas sem ar não dá. Vou usando o Idea. Abs.
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

Re: Troca da resistência do ar condicionado analógico

#74

Mensagem por Andrezo » Sex Mar 26, 2021 10:36 pm

Kadurj,

Os xsara's possuem duas válvulas de expansão, talvez a sua dianteira esteja travada ( com defeito)
Responder