Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

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#46

Mensagem por rgdl » Sáb Abr 07, 2018 11:05 am

Não apenas cortar fios e emendar.

Porém, é boa ideia comprar um soquete macho que encaixe com perfeição no soquete da ventoinha do C4 para não ter que cortar fora o soquete que vem na ventoinha.

Também é boa ideia cortar o fio deixando +/- uns 10cm de fio no soquete original e guardá-lo para que seja possível o uso de uma ventoinha original no futuro.


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#47

Mensagem por Koalla » Dom Mai 06, 2018 10:58 pm

Olá boa noite a todos , tenho um Xsara Picasso 2008 manual, é nessa semana do dia 30/04. Ele aqueceu além do normal porém consegui chegar a uma oficina, liguei o ar condicionado no quente e a temperatura do motor manteve o suficiente e assim não subiu tanto, enfim a válvula termostática estava travada e o mecânico fez a substituição por outra é tbm trocou o sensor de temperatura...ok ficou blz, sqn porque quanto liga o carro com o motor frio blz daí a temperatura sobe a ventoinha e aciona , a temperatura cai e a ventoinha continua ligada ao desarma quando desligo o carro, testaram relés , resistencias e está tudo ok.desconfiam da bsi ... alguém já tem alguma ideia do que pode ser? Estou cismado com a própria ventoinha e com o sensor que foi trocado .
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#48

Mensagem por Miau » Seg Mai 07, 2018 7:51 am

uma coisa que faz ela ficar ligada direto é o ar condicionado.. se estiver acionado.

duvido que seja ventoinha ou BSI até pq ela não inicia ligada. Mas dá uma olhada no BSM, veja se o fusivel MAXI não está derretido.. se estiver, há chances de estar colando o relé do BSM quando a ventoinha liga e fica por algum tempo.

Outra.. ela liga de primeira na velocidade menor?
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#49

Mensagem por rgdl » Seg Mai 07, 2018 10:06 am

Koalla escreveu: . alguém já tem alguma ideia do que pode ser? Estou cismado com a própria ventoinha e com o sensor que foi trocado .
Tem que ver se a bomba d'água não está ruim ou se o radiador não está entupido.
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#50

Mensagem por Koalla » Seg Mai 07, 2018 6:55 pm

Quando o carro está frio a ventoinha não liga, só liga quando a temperatura sobe, e quando a temperatura desce a ventoinha continua ligada, e msm com o ar condicionado desligado, o mecânico disse que a bomba d'água está boa,pode ser o sensor? Porque ele foi trocado tbm,enfim encontrei defeitos parecidos em C3 a placa da ventoinha estava danificado com isso a msm permanecia ligada tbm.
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#51

Mensagem por Koalla » Seg Mai 07, 2018 7:03 pm

A bsi faz o acionamento normal da ventoinha no primeiro estágio, mas não comanda pra desligar ou comanda e algo está impedindo, oque ficou um pouco estranho depois disso foi que a temperatura demora um pouco mais pra subir, antes de trocar o sensor de temperatura ele subia mas rápido , assim e o radiador esta ok tbm. e no scanner não aparece defeito algum, amanhã levarei a carro em uma autorizada Citroen pra passar o scanner dele!
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#52

Mensagem por rgdl » Ter Mai 08, 2018 9:07 am

Seguinte, a ventoinha do radiador só é acionada quando a temperatura da liquido de arrefecimento chega em torno de 98°C e é desarmada quando ela chega a 89°C e fica nesse ciclo até vc chegar a seu destino, isso no caso de transito urbano, no transito de estrada com vento vindo de frente ela nem arma e a temperatura do motor é mantida na temperatura ideal de 89°C pela ação da válvula termostática.

Entenda que o sistema de arrefecimento desse motor funciona e anel. São dois anéis de resfriamento o primário e o secundário.

O primário funciona quando a válvula termostática está fechada, nesse momento o líquido de arrefecimento NÃO passa pelo radiador. O circuito primário é bomba, interior do motor, caixa de passagem e retorno para a bomba. Quando o motor aquece a válvula começa abrir fazendo funcionar o anel secundário, que é bomba, interior do motor, caixa de passagem, radiador, caixa de passagem e retorno para a bomba. Esse é o ciclo.

A ventoinha só vai armar quando o Segundo estágio estiver ativo, e para que isso funcione tem que haver circulação de liquido de arrefecimento pelo sistema.

Como seu mecânico atestou que a bomba d'água está boa e a válvula termostática é nova algo mais está detendo o fluxo de liquido de arrefecimento e o maior vilão depois da bomba e da válvula é o radiador.

Então das duas uma ou vc troca o radiador ou manda varetar e limpar o que vc tem.

Sensor ruim não deve ser, esse tipo de sensor quando está ruim marca temperaturas descontroladas e isso acusa no medidor do painel e em certos casos até dá aviso de defeito motor com acendimento da luz de injeção.

Nenhum de seus problemas está relacionado a BSI até porque ela não controla isso, quem controla o sistema de arrefecimento é a central de injeção e os relês nem ficam na BSM e duvido que ela também seja o problema.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Mai 08, 2018 9:25 am, em um total de 1 vez.
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#53

Mensagem por Miau » Ter Mai 08, 2018 9:23 am

pode estar com ar no sistema..

o sensor, com um scanner qualquer, dá pra ver o motor frio se a temperatura está próxima da do ambiente.. e dá pra verificar se vai subindo normalmente.

tem que ver se colocaram a válvula termostática correta, pois existe diferença entre os modelos por aplicação.. a que coloquei foi da valclei de acordo com tabela de aplicação. Se estiver a valvula errada, ela pode estar impedindo a temperatura de baixar até o ponto de desarme da ventoinha.
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#54

Mensagem por Koalla » Ter Mai 08, 2018 8:02 pm

Ok vou ver esses itens e volto com novidades, o mecânico fez uma inversão ,colocou o segundo estágio pra funcionar no lugar do primeiro está funcionando normalmente a ventoinha liga e desliga , porém está sem o primeiro estágio. Desconfio que o relé está ruim , mas ele disse que testou é está normal!
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#55

Mensagem por Koalla » Ter Mai 08, 2018 8:05 pm

Agora será que a bomba d'água não está muito boa ! O carro está com 70 mil km e ela é original ainda,mas o carro baixa a temperatura normal é muito estranho...enfim vou esses itens e volto com novidades ....grande abraço a todos e fiquem com DEUS
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#56

Mensagem por Miau » Ter Mai 08, 2018 9:57 pm

além do rele, tem 2 resistencias, uma pra cada estágio.. alias é ela que limita a corrente pro primeiro estágio.. pode estar queimada
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#57

Mensagem por Koalla » Dom Mai 13, 2018 9:54 pm

Boa noite, hoje desmontei o para-choque e testei as resistências com multímetro, estão conduzindo normal,troquei o relé e tbm não alterou nada, testei com o motor frio, o motor estava marcando 2 pontos na temperatura do painel e despluguei o sensor de temperatura automaticamente ligou os 2 estágios da ventoinha e seguida pluguei, a ventoinha desarmou os 2 estágios... conclusão a temperatura do motor não está baixando o suficiente pra desarmar a ventoinha, os mecânicos acompanharam pelo scaner que estava baixando a temperatura porem ventoinha não desarmava acho que está tendo erro de informação ..
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#58

Mensagem por Koalla » Dom Mai 13, 2018 9:56 pm

Acho que vc tem razão, vou verificar essa válvula termostática que o mecânico trocou, ver a bomba d'água, e agora pra ajudar acendeu a luz da injeção e está indicando defeito no motor...acho que sensor abriu o bico.
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#59

Mensagem por Miau » Dom Mai 13, 2018 10:29 pm

Provavelmente acendeu a luz pq você desligou o sensor.. leva um tempo pra normalizar.

Tem que ver se essa válvula está correta pro carro. Acho que nela tem estampado a temperatura de acionamento.
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#60

Mensagem por Koalla » Qua Mai 30, 2018 10:24 pm

Olá boa noite, em primeiro lugar agradeço muito pelas dicas pela orientação, que foram muito importantes para o diagnóstico do carro, gente pra resumir meu carro não tem problema algum, esses Xsara Picasso quando estão parados não desligam, e uma característica dele , ao contrário dos d+ veiculos, fiz o teste com mais 2 carros iguais ao meu, o motor esquenta ele aciona a ventoinha e quando a temperatura desce a ventoinha continua ligada , ela só vai desligar quando o módulo reconhecer que o carro está andando,pior disso tudo é que eu descubri sozinho, passei por 3 mecânicos gastei 600 reais e ninguém dos profissionais sabiam disso, absurdo pior o primeiro mecânicos queria abrir o módulo...mas enfim vivendo e aprendendo ... pessoal valeu pela atenção..espero que essa experiência ajude outras pessoas..grande abraço..fiquem com DEUS.
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