Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
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Não apenas cortar fios e emendar.
Porém, é boa ideia comprar um soquete macho que encaixe com perfeição no soquete da ventoinha do C4 para não ter que cortar fora o soquete que vem na ventoinha.
Também é boa ideia cortar o fio deixando +/- uns 10cm de fio no soquete original e guardá-lo para que seja possível o uso de uma ventoinha original no futuro.
Porém, é boa ideia comprar um soquete macho que encaixe com perfeição no soquete da ventoinha do C4 para não ter que cortar fora o soquete que vem na ventoinha.
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Olá boa noite a todos , tenho um Xsara Picasso 2008 manual, é nessa semana do dia 30/04. Ele aqueceu além do normal porém consegui chegar a uma oficina, liguei o ar condicionado no quente e a temperatura do motor manteve o suficiente e assim não subiu tanto, enfim a válvula termostática estava travada e o mecânico fez a substituição por outra é tbm trocou o sensor de temperatura...ok ficou blz, sqn porque quanto liga o carro com o motor frio blz daí a temperatura sobe a ventoinha e aciona , a temperatura cai e a ventoinha continua ligada ao desarma quando desligo o carro, testaram relés , resistencias e está tudo ok.desconfiam da bsi ... alguém já tem alguma ideia do que pode ser? Estou cismado com a própria ventoinha e com o sensor que foi trocado .
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uma coisa que faz ela ficar ligada direto é o ar condicionado.. se estiver acionado.
duvido que seja ventoinha ou BSI até pq ela não inicia ligada. Mas dá uma olhada no BSM, veja se o fusivel MAXI não está derretido.. se estiver, há chances de estar colando o relé do BSM quando a ventoinha liga e fica por algum tempo.
Outra.. ela liga de primeira na velocidade menor?
duvido que seja ventoinha ou BSI até pq ela não inicia ligada. Mas dá uma olhada no BSM, veja se o fusivel MAXI não está derretido.. se estiver, há chances de estar colando o relé do BSM quando a ventoinha liga e fica por algum tempo.
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Tem que ver se a bomba d'água não está ruim ou se o radiador não está entupido.
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Quando o carro está frio a ventoinha não liga, só liga quando a temperatura sobe, e quando a temperatura desce a ventoinha continua ligada, e msm com o ar condicionado desligado, o mecânico disse que a bomba d'água está boa,pode ser o sensor? Porque ele foi trocado tbm,enfim encontrei defeitos parecidos em C3 a placa da ventoinha estava danificado com isso a msm permanecia ligada tbm.
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A bsi faz o acionamento normal da ventoinha no primeiro estágio, mas não comanda pra desligar ou comanda e algo está impedindo, oque ficou um pouco estranho depois disso foi que a temperatura demora um pouco mais pra subir, antes de trocar o sensor de temperatura ele subia mas rápido , assim e o radiador esta ok tbm. e no scanner não aparece defeito algum, amanhã levarei a carro em uma autorizada Citroen pra passar o scanner dele!
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Seguinte, a ventoinha do radiador só é acionada quando a temperatura da liquido de arrefecimento chega em torno de 98°C e é desarmada quando ela chega a 89°C e fica nesse ciclo até vc chegar a seu destino, isso no caso de transito urbano, no transito de estrada com vento vindo de frente ela nem arma e a temperatura do motor é mantida na temperatura ideal de 89°C pela ação da válvula termostática.
Entenda que o sistema de arrefecimento desse motor funciona e anel. São dois anéis de resfriamento o primário e o secundário.
O primário funciona quando a válvula termostática está fechada, nesse momento o líquido de arrefecimento NÃO passa pelo radiador. O circuito primário é bomba, interior do motor, caixa de passagem e retorno para a bomba. Quando o motor aquece a válvula começa abrir fazendo funcionar o anel secundário, que é bomba, interior do motor, caixa de passagem, radiador, caixa de passagem e retorno para a bomba. Esse é o ciclo.
A ventoinha só vai armar quando o Segundo estágio estiver ativo, e para que isso funcione tem que haver circulação de liquido de arrefecimento pelo sistema.
Como seu mecânico atestou que a bomba d'água está boa e a válvula termostática é nova algo mais está detendo o fluxo de liquido de arrefecimento e o maior vilão depois da bomba e da válvula é o radiador.
Então das duas uma ou vc troca o radiador ou manda varetar e limpar o que vc tem.
Sensor ruim não deve ser, esse tipo de sensor quando está ruim marca temperaturas descontroladas e isso acusa no medidor do painel e em certos casos até dá aviso de defeito motor com acendimento da luz de injeção.
Nenhum de seus problemas está relacionado a BSI até porque ela não controla isso, quem controla o sistema de arrefecimento é a central de injeção e os relês nem ficam na BSM e duvido que ela também seja o problema.
Entenda que o sistema de arrefecimento desse motor funciona e anel. São dois anéis de resfriamento o primário e o secundário.
O primário funciona quando a válvula termostática está fechada, nesse momento o líquido de arrefecimento NÃO passa pelo radiador. O circuito primário é bomba, interior do motor, caixa de passagem e retorno para a bomba. Quando o motor aquece a válvula começa abrir fazendo funcionar o anel secundário, que é bomba, interior do motor, caixa de passagem, radiador, caixa de passagem e retorno para a bomba. Esse é o ciclo.
A ventoinha só vai armar quando o Segundo estágio estiver ativo, e para que isso funcione tem que haver circulação de liquido de arrefecimento pelo sistema.
Como seu mecânico atestou que a bomba d'água está boa e a válvula termostática é nova algo mais está detendo o fluxo de liquido de arrefecimento e o maior vilão depois da bomba e da válvula é o radiador.
Então das duas uma ou vc troca o radiador ou manda varetar e limpar o que vc tem.
Sensor ruim não deve ser, esse tipo de sensor quando está ruim marca temperaturas descontroladas e isso acusa no medidor do painel e em certos casos até dá aviso de defeito motor com acendimento da luz de injeção.
Nenhum de seus problemas está relacionado a BSI até porque ela não controla isso, quem controla o sistema de arrefecimento é a central de injeção e os relês nem ficam na BSM e duvido que ela também seja o problema.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Mai 08, 2018 9:25 am, em um total de 1 vez.
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pode estar com ar no sistema..
o sensor, com um scanner qualquer, dá pra ver o motor frio se a temperatura está próxima da do ambiente.. e dá pra verificar se vai subindo normalmente.
tem que ver se colocaram a válvula termostática correta, pois existe diferença entre os modelos por aplicação.. a que coloquei foi da valclei de acordo com tabela de aplicação. Se estiver a valvula errada, ela pode estar impedindo a temperatura de baixar até o ponto de desarme da ventoinha.
o sensor, com um scanner qualquer, dá pra ver o motor frio se a temperatura está próxima da do ambiente.. e dá pra verificar se vai subindo normalmente.
tem que ver se colocaram a válvula termostática correta, pois existe diferença entre os modelos por aplicação.. a que coloquei foi da valclei de acordo com tabela de aplicação. Se estiver a valvula errada, ela pode estar impedindo a temperatura de baixar até o ponto de desarme da ventoinha.
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Ok vou ver esses itens e volto com novidades, o mecânico fez uma inversão ,colocou o segundo estágio pra funcionar no lugar do primeiro está funcionando normalmente a ventoinha liga e desliga , porém está sem o primeiro estágio. Desconfio que o relé está ruim , mas ele disse que testou é está normal!
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Agora será que a bomba d'água não está muito boa ! O carro está com 70 mil km e ela é original ainda,mas o carro baixa a temperatura normal é muito estranho...enfim vou esses itens e volto com novidades ....grande abraço a todos e fiquem com DEUS
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além do rele, tem 2 resistencias, uma pra cada estágio.. alias é ela que limita a corrente pro primeiro estágio.. pode estar queimada
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Boa noite, hoje desmontei o para-choque e testei as resistências com multímetro, estão conduzindo normal,troquei o relé e tbm não alterou nada, testei com o motor frio, o motor estava marcando 2 pontos na temperatura do painel e despluguei o sensor de temperatura automaticamente ligou os 2 estágios da ventoinha e seguida pluguei, a ventoinha desarmou os 2 estágios... conclusão a temperatura do motor não está baixando o suficiente pra desarmar a ventoinha, os mecânicos acompanharam pelo scaner que estava baixando a temperatura porem ventoinha não desarmava acho que está tendo erro de informação ..
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Acho que vc tem razão, vou verificar essa válvula termostática que o mecânico trocou, ver a bomba d'água, e agora pra ajudar acendeu a luz da injeção e está indicando defeito no motor...acho que sensor abriu o bico.
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Provavelmente acendeu a luz pq você desligou o sensor.. leva um tempo pra normalizar.
Tem que ver se essa válvula está correta pro carro. Acho que nela tem estampado a temperatura de acionamento.
Tem que ver se essa válvula está correta pro carro. Acho que nela tem estampado a temperatura de acionamento.
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Olá boa noite, em primeiro lugar agradeço muito pelas dicas pela orientação, que foram muito importantes para o diagnóstico do carro, gente pra resumir meu carro não tem problema algum, esses Xsara Picasso quando estão parados não desligam, e uma característica dele , ao contrário dos d+ veiculos, fiz o teste com mais 2 carros iguais ao meu, o motor esquenta ele aciona a ventoinha e quando a temperatura desce a ventoinha continua ligada , ela só vai desligar quando o módulo reconhecer que o carro está andando,pior disso tudo é que eu descubri sozinho, passei por 3 mecânicos gastei 600 reais e ninguém dos profissionais sabiam disso, absurdo pior o primeiro mecânicos queria abrir o módulo...mas enfim vivendo e aprendendo ... pessoal valeu pela atenção..espero que essa experiência ajude outras pessoas..grande abraço..fiquem com DEUS.