Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
ismemario
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 22, 2019 10:15 am
Modelos Citroën: Xsara N7 1.6 16v

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#61

Mensagem por ismemario » Sex Nov 22, 2019 10:40 am

Prezados.
comprei um N7 tujp4 e este veio com a resistência de baixa desconectada por falta de conector, ligava só o segundo estágio, já a mais de 100 graus. :wtf: :wtf: :wtf: pânico na nave.....
Assim que descobri o que era, testei a resistência, que no meu caso estava boa. :like:
como não queria ficar andando desse jeito e não achei o conector por perto, soldei os fios direto nos pinos, vou postar uma foto para que vocês possam vizualizar. Vou colocar veda calha para não oxidar os contatos e boa. Terei tempo de comprar um conector de qualidade para substituir.
Na hora o problema foi resolvido e o carro passou a acionar o primeiro estágio. por volta dos 90 e poucos graus.
Ainda acho muito quente para o brasil.
Pretendo colocar duas batatinhas na mangueira e baixar esses valor um pouco para tropicalizar o carro e tranquilizar minha mente, pois tenho andado com o um olho na rua outro no ponteiro de temperatura.
Vi que essa adaptação já foi feita por um membro do clube, com sucesso.
Outra dica esses carros grupo PSA tem geralmente 3 pontos de aterramento, um no motor, um na caixa e um no cofre. um aterramento deficiente também pode causar superaquecimento. No meu caso, um aterramento estava partido, o do motor, o da caixa estava frouxo e o do cofre estava preso porém oxidado.
Fica a dica para quem já trocou todas as peças possíveis e não resolveu o problema do superaquecimento. :vg:
Abraço.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#62

Mensagem por Miau » Sex Nov 22, 2019 11:07 am

Eu não modificaria o sistema de arrefecimento. Normalmente a temperatura de serviço é entre 85 a 95 graus.

É justamente a temperatura onde as partes estão com dilatação ideal pra melhor vedação e menos perda de compressão nos cilindros, e também pra ajudar na evaporação no combustível injetado, o que favorece a estequiometria da mistura ar-combustível.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#63

Mensagem por gjvialta » Sex Nov 22, 2019 12:08 pm

ismemario escreveu:
Sex Nov 22, 2019 10:40 am
Prezados.
comprei um N7 tujp4 e este veio com a resistência de baixa desconectada por falta de conector, ligava só o segundo estágio, já a mais de 100 graus. :wtf: :wtf: :wtf: pânico na nave.....
Assim que descobri o que era, testei a resistência, que no meu caso estava boa. :like:
como não queria ficar andando desse jeito e não achei o conector por perto, soldei os fios direto nos pinos, vou postar uma foto para que vocês possam vizualizar. Vou colocar veda calha para não oxidar os contatos e boa. Terei tempo de comprar um conector de qualidade para substituir.
Na hora o problema foi resolvido e o carro passou a acionar o primeiro estágio. por volta dos 90 e poucos graus.
Ainda acho muito quente para o brasil.
Pretendo colocar duas batatinhas na mangueira e baixar esses valor um pouco para tropicalizar o carro e tranquilizar minha mente, pois tenho andado com o um olho na rua outro no ponteiro de temperatura.
Vi que essa adaptação já foi feita por um membro do clube, com sucesso.
Outra dica esses carros grupo PSA tem geralmente 3 pontos de aterramento, um no motor, um na caixa e um no cofre. um aterramento deficiente também pode causar superaquecimento. No meu caso, um aterramento estava partido, o do motor, o da caixa estava frouxo e o do cofre estava preso porém oxidado.
Fica a dica para quem já trocou todas as peças possíveis e não resolveu o problema do superaquecimento. :vg:
Abraço.
Eu também não alteraria a temperatura. A central pode entender que o motor precisa ser aquecido e isso pode alterar gerenciamento e alterar consumo, principalmente!
Avatar do usuário
ismemario
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 22, 2019 10:15 am
Modelos Citroën: Xsara N7 1.6 16v

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#64

Mensagem por ismemario » Sex Nov 22, 2019 8:06 pm

Obrigado Miau e gjvialta, grande presença.
Notei que o sistema que aciona a ventoinha é deveras complicado com duas resistências, três reles, um defletor que abre de acordo com a velocidade.

Acredito que vou tentar baixar a temperatura de funcionamento do motor um pouco, pois tenho muito receio de superaquecimento. Vou procurar conversar com mecânicos de autorizadas sobre a temperatura de funcionamento que considero um pouco elevada para os dias de calor.
Percebi que todos os carros que usam o tujp4 trabalham em alta temperatura, tanto Citroen como Peugeot. A temperatura ideal máxima é assustadoramente próxima da temperatura que funde o motor.

Em breve vou postar fotos.

Abraço à todos.

Adicionado após 7 minutos 58 segundos:
No meu carro tem uns grampinhos de metal na ventoinha. O eletricista disse que é para balancear, tipo o peso nas rodas. Porém quando aciona o segundo estágio, o mais veloz, a ventoinha faz barulho por alguns segundos (barulho que pega nas bordas), como se estivesse desbalanceada quando acelera para segunda velocidade. Gostaria de saber se no carro de vocês tem esses grampos em algumas pás da hélice? Ou será que é o meu que já recebeu um talento?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#65

Mensagem por Miau » Sex Nov 22, 2019 11:02 pm

Então, entenda o seguinte..

A temperatura de serviço geralmente é entre 85~95 na maioria dos motores. Essa temperatura é a ideal conforme as coisas que eu te falei. Alterar isso gera mais consumo, menos eficiência e dependendo do caso, degrada a vida útil.

Agora vamos falar sobre temperatura.. Temperatura é o estado de agitação da matéria. Calor é energia em transito, que pode ser por condução, convecção e radiação. Então na verdade, não existe dias de calor, e sim dias quentes. Quente, morno e frio são definições de sensação térmica.

O motor do carro, trabalhando a média de 90 graus, é muito mais quente que a temperatura ambiente. Logo, o motor em funcionamento vai SEMPRE CEDER calor pro ambiente e nunca o contrário. O que quero dizer é, que independente do dia estar a 20°C ou 40°C, o fato do dia estar mais quente só vai fazer com que o sistema de arrefecimento trabalhe mais pelo fato do diferencial de potencial térmico entre o motor e o ambiente ser menor. Ou seja, a ventoinha vai trabalhar mais, a válvula termostática vai ficar mais tempo aberta, pra favorecer a troca térmica, e por ai vai. Enfim, se o sistema de arrefecimento estiver OK, não se preocupe com superaquecimento.

Deixa o sistema na sua adequação de fabrica que você vai ser mais feliz. Sua preocupação tem que girar em torno de:
Estou usando fluido de arrefecimento adequado? Com monoetilenoglicol?
Estou usando agua desmineralizada, deionizada na mistura?
Estou usando a proporção correta de aditivo + agua?
Estou trocando o fluido a cada 3 anos?
Meu sistema está estanque?

E seja feliz.

Adicionado após 4 minutos 55 segundos:
ismemario escreveu:
Sex Nov 22, 2019 8:14 pm
vocês tem esses grampos em algumas pás da hélice?
sim, na maioria tem. serve pra balancear mesmo. Inclusive tem até nas do ventilador do ar condicionado.

pode ser que a sua tenha perdido grampo, e desbalanceado. existe uma maneira fácil de constatar, caso seu eixo da ventoinha esteja bem solto, se você girar com o dedo, não pode haver tendência de querer pender pra baixo determinada hélice.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#66

Mensagem por rgdl » Sáb Nov 23, 2019 12:44 am

ismemario escreveu:
Sex Nov 22, 2019 8:14 pm
Gostaria de saber se no carro de vocês tem esses grampos em algumas pás da hélice?
Sim como o Miau falou todas vem com isso, quando um grampo desse se perde hélice fica desbalanceada e quem sofre são os mancais da ventoinha que se desgastam mais rápido e o motor vai embora logo. A minha original tinha perdido todos eles, por isso foi para o saco com o desgaste dos mancais, já a nova veio com eles e está bem até hoje.

A dica do Miau é ótima, pois a pá mais pesada tende a ficar em baixo. Numa hélice balanceada todas as pás tem o mesmo peso e por isso não vai ter aquela que sempre vai ficar em baixo.

Quanto a baixar a temperatura esquece isso, o sistema do Picasso é superdimensionado e estando em ordem dá conta muito bem do recado. Para vc ter uma ideia eu troquei o radiador original por um paralelo da Notus, que tem a metade da espessura do original, e mesmo assim meu carro nunca superaqueceu com ele, muito pelo contrário e olha que sou da Região metropolitana do Rio de Janeiro.

Outra coisa também é que a ventoinha que é aplicada nos Xsara Picassos (todos) é de 500W de potência, nem os C4 Picassos que até 2014 também usavam o motor 2.0 16v recebeu essa ventoinha tão potente, se não me engano a dos C4 Picassos é de 380W.

Com tudo isso a conclusão que eu cheguei é que o radiador e a ventoinha originais são superdimensionados para as necessidades de arrefecimento tanto para o motor 2.0 quanto para o 1.6, por isso eles dão conta do recado com "os pés nas costas".

Mas como disse o Miau para que vc não tenha problemas o sistema tem que estar em ordem, então Entenda sistema em ordem como o seguinte:

Válvula termostática funcionando (troque a cada troca de aditivo).
Bomba d'água em perfeito estado;
Mangueiras em bom estado e sem contaminação com óleo ou outro produto que possa comprometer sua integridade;
Uso do aditivo orgânico com monoetilenoglicol na proporção 50% aditivo e 50% de água desmineralizada;
Ventoinha em bom estado com todos os relês e resistências em ordem;
Ausência de vazamentos.

Se está tudo ok nesses quesitos seja feliz que seu motor vai funcionar redondo e sem superaquecimento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#67

Mensagem por gjvialta » Ter Nov 26, 2019 3:54 pm

Leia muito sobre seu carro, pois isso também vai te dar base para fazer questões adequadas ao profissional que escolher para fazer manutenção no seu carro!
Avatar do usuário
ismemario
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 22, 2019 10:15 am
Modelos Citroën: Xsara N7 1.6 16v

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#68

Mensagem por ismemario » Sex Nov 29, 2019 1:23 pm

Fala ae galera!
Muito Obrigado pelas respostas. Miau, gjvialta, rgdl, grande presença!
Então... Estou usando a água desmineralizada, com aditivo. O motor foi refeito o cabeçote, trocadas todas válvulas, todas as juntas e retentores possíveis. Quando comprei ele já havia fervido, e ai resolvi fazer td que tinha para fazer.
Enfim, estou muito descontente com a temperatura de trabalho e ví que em peugeots com essa motorização acontece a mesma coisa. vai de 90 à 110 graus.
Não consigo relaxar dentro do carro fico olhando para o maldito ponteiro o tempo todo. Vou ter que tapar ele, :lol: .
Abraço ã todos.

olhem como ficou a ligação temporária da resistência de baixa, que tinha vindo desligada.
segue o link da foto:
https://ibb.co/vLjq1jJ

Saludos.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#69

Mensagem por gjvialta » Sex Nov 29, 2019 4:17 pm

Olá, Ismemario!

Grato pelo retorno. Sua colaboração e troca de informações sempre dão agregado de valor ao fórum!

Com relação à temperatura e sua tranquilidade com o funcionamento do motor é importante verificar todos os componentes do sistema de arrefecimento para que o problema seja resolvido.

Forte abç!
ess
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Mai 07, 2016 11:48 pm
Nome: Emerson
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 2007

Re: Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#70

Mensagem por ess » Qui Set 09, 2021 5:35 pm

Boa tarde nobres.
Miau, você falou sobre as resistência da ventoinha, preta é 1° estágio e cinza é 2°?
Minha nave não está acionando o 1°. Na concessionária o atendente informou que a cinza é 1°... custa R$ 100,00.
O fusível térmico, custa R$ 3,00
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#71

Mensagem por Miau » Qui Set 09, 2021 6:33 pm

Oi amigo.. De cabeça não vou lembrar as cores e estágios.. Mas vale a pena desmontar o parachoque e testar a resistência da peça.. Raramente queima. O fusível térmico é que estraga. Tudo fácil de detectar com um multímetro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#72

Mensagem por giovane s » Qui Set 09, 2021 7:12 pm

Miau escreveu:
Qui Set 09, 2021 6:33 pm
Oi amigo.. De cabeça não vou lembrar as cores e estágios.. Mas vale a pena desmontar o parachoque e testar a resistência da peça.. Raramente queima. O fusível térmico é que estraga. Tudo fácil de detectar com um multímetro.
Nem sabia que era possível trocar o fusível térmico.
A resistência preta é de 0,8 ohms (1° estágio) .
ess
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Mai 07, 2016 11:48 pm
Nome: Emerson
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 2007

Re: Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#73

Mensagem por ess » Sex Set 10, 2021 6:35 am

Vou tentar a substituição do fusível. Depois relato o ocorrido.
Muito obrigado.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re:

#74

Mensagem por Miau » Sex Set 10, 2021 7:47 am

Miau escreveu:
Qui Abr 24, 2014 10:41 am
bom, acabei comprando uma resistencia nova até pra saber qual fusivel vem nela.

no fusivel vem:
MICROTEMP
SAGCJC
E4A01
TF 184C

ou seja.. temperatura de fusao de 184 Cº

pesquisei pra saber a amperagem.. parece ser de 10A mesmo.

se eu soubesse esses dados.. tinha economizado 70 reais =)
O fusível é esse.

Recomendo verificar o estado do fusível maxi de 50.. Certamente está todo derretido
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#75

Mensagem por rgdl » Sex Set 10, 2021 1:35 pm

A dica do Miau sobre o fusível MAX de 50A é boa, para saber mais sobre esse fusível veja esse topico:

Fusível Maxi
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder