Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
- CirdanInglorion
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Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
Não consegui testar... mas passado o Scanner foi detectado falha no primeiro estagio. Qndo detecta no scanner é rele?
- rgdl
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Posta aqui o código numérico dos erros gravados.
A princípio pode ser relê ou a resistência.
A princípio pode ser relê ou a resistência.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Kadurj
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Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
Bom dia amigos!! Desenterrando o tópico para tirar uma dúvida. Miau. Segundo o seu relato no início, o seu problema estava no primeiro estágio e descobriu que era a resistência preta que estava ruim. No meu caso a alta que não arma, neste fim de semana ouvi o estalo do rele, e a velocidade não aumentou.
Creio então que no meu caso seja a resistência cinza, correto?
Abs.
Creio então que no meu caso seja a resistência cinza, correto?
Abs.
- Miau
- Zumbi
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possivelmente.. também é bom checar o fusivel MAXI pra ver se não está derretendo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
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- Kadurj
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Bem lembrado... Lembro do tópico.. Vou dar uma olhada... Abs.
- maurício.amaro
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Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
Olá, Miau,
Vc pode calcular a corrente do fusível ilegível da seguinte forma: E/R = I, onde E=12V (meça a bateria, pode ser maior com o alternador carregando), R = meça a resistência preta em Ohms com um multímetro, na posição Ohmeter, na escala mais baixa, a equação vai-te resultar a corrente I (intensidade). Acresça aí uns 20% de tolerância e compre o fusível mais próximo para maior.
Outra maneira é ligar direto sem o fusível e interpor em série o Multímetro Digital na posição I, na escala 10A. Mas esta medição deve ser instantânea ou queimará o Multímetro, pois essa corrente pode muito bem ser superior a 10A, então não prenda esta conexão, apenas uma das pontas de prova, e encoste a outra por uns 2 seg pra fazer a leitura direta em Ampères. Aí acresça os tais 20%. Espero ter ajudado em alguma coisa... Abraço.
Bem, agora vamos ao meu problema: tive que remover a correia dos acessórios pra trocar o Cárter de óleo do motor. Pra remover o Tensor Automático não foi muito difícil, pra sair todo santo ajuda. Ao montar 9mente, o esticador ñ entra nem a pau, pois está travado. Requer uma ferramenta especial para destravar, que logicamente eu ñ tenho. Tenho alguns Manuais, o do Usuário, o de Serviço (2004), o de Óleos e Arrefecimento, e a Ficha Técnica para o Xsara 1.8i 8/16v, tudo em PDF, pra quem quiser. O de serviço diz muito superficialmente q tem uma trava ou cavilha (2) junto ao furo quadrado (1), veja as figuras anexadas, mas não diz como se remove. Gostaria de obter instruções para remover a cavilha e destravar o Tensor Automático (3) sem a necessidade da tal ferramenta. Se alguém puder-me ajudar, fico imensamente grato, pois preciso fazer uma viagem que está dependendo só desses finalmentes, kkk.
Ah, a propósito, tbm tô com problemas de arrefecimento. O mecânico montou uma gambiarra com uma chave sob o painel pra ligar a ventoinha direto, só pra vir de Curitiba pra SP, mas esse episódio de vcs poderá me ajudar bastante qd for resolver essa bagunça toda. Se não, volto a perturbar a galera, kkk. Já tô fã desse Fórum. Muito obrigado, abraços.
Vc pode calcular a corrente do fusível ilegível da seguinte forma: E/R = I, onde E=12V (meça a bateria, pode ser maior com o alternador carregando), R = meça a resistência preta em Ohms com um multímetro, na posição Ohmeter, na escala mais baixa, a equação vai-te resultar a corrente I (intensidade). Acresça aí uns 20% de tolerância e compre o fusível mais próximo para maior.
Outra maneira é ligar direto sem o fusível e interpor em série o Multímetro Digital na posição I, na escala 10A. Mas esta medição deve ser instantânea ou queimará o Multímetro, pois essa corrente pode muito bem ser superior a 10A, então não prenda esta conexão, apenas uma das pontas de prova, e encoste a outra por uns 2 seg pra fazer a leitura direta em Ampères. Aí acresça os tais 20%. Espero ter ajudado em alguma coisa... Abraço.
Bem, agora vamos ao meu problema: tive que remover a correia dos acessórios pra trocar o Cárter de óleo do motor. Pra remover o Tensor Automático não foi muito difícil, pra sair todo santo ajuda. Ao montar 9mente, o esticador ñ entra nem a pau, pois está travado. Requer uma ferramenta especial para destravar, que logicamente eu ñ tenho. Tenho alguns Manuais, o do Usuário, o de Serviço (2004), o de Óleos e Arrefecimento, e a Ficha Técnica para o Xsara 1.8i 8/16v, tudo em PDF, pra quem quiser. O de serviço diz muito superficialmente q tem uma trava ou cavilha (2) junto ao furo quadrado (1), veja as figuras anexadas, mas não diz como se remove. Gostaria de obter instruções para remover a cavilha e destravar o Tensor Automático (3) sem a necessidade da tal ferramenta. Se alguém puder-me ajudar, fico imensamente grato, pois preciso fazer uma viagem que está dependendo só desses finalmentes, kkk.
Ah, a propósito, tbm tô com problemas de arrefecimento. O mecânico montou uma gambiarra com uma chave sob o painel pra ligar a ventoinha direto, só pra vir de Curitiba pra SP, mas esse episódio de vcs poderá me ajudar bastante qd for resolver essa bagunça toda. Se não, volto a perturbar a galera, kkk. Já tô fã desse Fórum. Muito obrigado, abraços.
- maurício.amaro
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Olá, Kadurj,
Tbm ñ deixe de ver meu tópico, poderá te ajudar em alguma coisa. Abraços.
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- Kadurj
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Olá Maurício. Pode enviar o link? Não localizei. Abs.
- maurício.amaro
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Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador - Página 3 - Fórum Citroën Clube
viewtopic.php?f=29&t=4756&p=38468#p38468
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- Kadurj
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Ok.. Achei que fosse outro tópico.
- ElizeuCosta
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ola Miau onde fica localizado o fusível da resistência? ele fica dentro da resistência?Miau escreveu:bom, acabei comprando uma resistencia nova até pra saber qual fusivel vem nela.
no fusivel vem:
MICROTEMP
SAGCJC
E4A01
TF 184C
ou seja.. temperatura de fusao de 184 Cº
pesquisei pra saber a amperagem.. parece ser de 10A mesmo.
se eu soubesse esses dados.. tinha economizado 70 reais =)
- rgdl
- Zumbi
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Esse fusível térmico que o Miau fala no post é um fusível que fica dentro da resistência, veja na foto abaixo:
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Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
Boa noite a todos, estou com um problema na eletro ventoinha do meu Xsara Picasso 2008 1.6 16v.
Testei ela diretamente na bateria porém não está funcionando, gostaria de saber se é viável recondicionar, e se existe de outro carro que sirva nela por exemplo do Peugeot 206.
Obrigado.
Testei ela diretamente na bateria porém não está funcionando, gostaria de saber se é viável recondicionar, e se existe de outro carro que sirva nela por exemplo do Peugeot 206.
Obrigado.
- rgdl
- Zumbi
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Recondicionar é possível mas talvez não dure muito, depende apenas de quem faz o recondicionamento.
A ventoinha do 206 encaixa o problema é que ela tem uma potência menor e um esquema elétrico diferente também (o soquete tem 3 vias). Se vc quiser usar uma diferente tem que ser a do C4 Picasso que embora tenha soquete diferente da do Xsara Picasso tem mesmo esquema elétrico e potência proxima.
Lembrando que, em termos de potência, a ventoinha do Picasso é de 500W.
Bom, eu fiz a adaptação usando a ventoinha do C4 Picasso e está funcionando de boa até hoje. Fiz isso no final de 2014.
A ventoinha do 206 encaixa o problema é que ela tem uma potência menor e um esquema elétrico diferente também (o soquete tem 3 vias). Se vc quiser usar uma diferente tem que ser a do C4 Picasso que embora tenha soquete diferente da do Xsara Picasso tem mesmo esquema elétrico e potência proxima.
Lembrando que, em termos de potência, a ventoinha do Picasso é de 500W.
Bom, eu fiz a adaptação usando a ventoinha do C4 Picasso e está funcionando de boa até hoje. Fiz isso no final de 2014.
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Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
Obrigado pela resposta, para a adaptar a ventoinha do C4 Picasso precisa de muitas modificações?