Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador
- Miau
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Salve..
Então.. passando o scanner acusou defeito na ventoinha do radiador.. porem ela gira.. mas somente na velocidade alta.
Pelo que eu desconfio, ela tem uma velocidade menor também que liga principalmente quando aciona-se o ar condicionado.
Então eu dei uma olhada no esquema e vi que ela trabalha com 3 reles e 2 resistecias.
Eu já desmontei o compartimento dos reles e testei os 3.. é um azul de 45A e 2 verdes de 15/35A.. todos funcionando perfeitamente.
Então minha desconfiança cai para uma das resistencias.. só que pelo que to vendo, tenho que remover o para-choque para acessa-las.. até da pra ver as duas pelo friso superior do para-choque.
mas ai que vem o calvario.. pra soltar os dois parafusos que tem em cada lateral do para-choque ali por tras do para-barro.. tem que tirar o farol, o ressoador do filtro e tal?? parece uma trabalheira dos infernos.
tem alguma maneira mais facil?
alguem já passou por isso ou alguma outra dica pra eu testar sobre a ventoinha?
Então.. passando o scanner acusou defeito na ventoinha do radiador.. porem ela gira.. mas somente na velocidade alta.
Pelo que eu desconfio, ela tem uma velocidade menor também que liga principalmente quando aciona-se o ar condicionado.
Então eu dei uma olhada no esquema e vi que ela trabalha com 3 reles e 2 resistecias.
Eu já desmontei o compartimento dos reles e testei os 3.. é um azul de 45A e 2 verdes de 15/35A.. todos funcionando perfeitamente.
Então minha desconfiança cai para uma das resistencias.. só que pelo que to vendo, tenho que remover o para-choque para acessa-las.. até da pra ver as duas pelo friso superior do para-choque.
mas ai que vem o calvario.. pra soltar os dois parafusos que tem em cada lateral do para-choque ali por tras do para-barro.. tem que tirar o farol, o ressoador do filtro e tal?? parece uma trabalheira dos infernos.
tem alguma maneira mais facil?
alguem já passou por isso ou alguma outra dica pra eu testar sobre a ventoinha?
Bom pessoal.. hj liguei o carro com a resistencia nova e a ventoinha ta perfeita.. 2 velocoidades.
No fim foi mole de resolver.. =)
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Amigo, eu tive um problema com a ventuinha da nave, mas foi diferente do seu. No meu caso, passei em uma poça de água e depois disso a ventuinha começou a fazer um barulho horroroso, como se fosse um roncado bem forte, mas o carro não chegava a esquentar e por isso ainda rodei com o carro assim, por quase 6 meses, pois um eletricista aqui da minha região me disse que não compensava refazer o motorzinho que vai na ventuinha, pois o problema era nele (rolamento da ventuinha), pois sempre que ele é recondicionado, ele estoura de novo em pouco tempo. No meu caso, eu troquei toda a ventuinha, paguei 500 reais em uma nova na citroen e 100 reais para de mão de obra para trocá-la, mas isso foi em 2011, depois disso o carro ficou perfeito. E eu me lembro que quando o mecânico trocou minha ventuinha, ele retirou todo o para choque, para barro, pois do contrário, não tem como acessar o chicote que aciona a ventuinha. Boa sorte.
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andré
estou exatamente com o mesmo problema.
este final de semana vou mexer nisso, dai te informo melhor.
De qualquer forma a peça custa em R$ 80 e R$ 90,00 na concessionária.
Existem dois tipos, o cinza e o azul (o cinza é mais barato). É preciso remover a peça para saber qual deles é, isso me informou o vendedor da concessionária.
estou exatamente com o mesmo problema.
este final de semana vou mexer nisso, dai te informo melhor.
De qualquer forma a peça custa em R$ 80 e R$ 90,00 na concessionária.
Existem dois tipos, o cinza e o azul (o cinza é mais barato). É preciso remover a peça para saber qual deles é, isso me informou o vendedor da concessionária.
Marcus
Xsara Picasso 2005 automatica
Xsara Picasso 2005 automatica
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caros amigos,a graça e paz do sr:jesus seja com todos.é um prazer enorme está participando deste fórum pela primeira vez.sou novato e tenho muita dificuldade para participar,enfim tenho aprendido muito com vocês,obrigado por me asseitar.tenho uma xpc 2006 1.6 16v ótimo carro,pra soltar o para-choque dianteiro eu fiz o seguinte:afastei com jeito o para-barro e com uma chave longa canhão,se eu não estou enganado 10mm,soltei as polcas e saiu na boa. e quanto a ventoinha,no meu caso,o defeito estava na bomba d´água,as aletas estavam gastas e a água não circulava direito e ai a ventoinha trabalhava só no estagio 2.todas as vezes que for trocar a correia dentada pede pra ver a bomba d`água.
- Miau
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no caso aqui, foi trocado a bomba dagua inclusive pela de metal.
o problema é na ventoinha pois eu tenho lexia, e quando mando armar a alta, ela vai deboa..
mando armar a baixa, so da pra ouvir o estalo do rele.. masa ventoinha nao gira.
90% de certeza de ser na resistencia.
o problema é na ventoinha pois eu tenho lexia, e quando mando armar a alta, ela vai deboa..
mando armar a baixa, so da pra ouvir o estalo do rele.. masa ventoinha nao gira.
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- Miau
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Bom.. removi o parachoque..
Tem 2 resistencias.. uma cinza e outra preta. A cinza está ok
Quando fui medir a preta.. voila.. esta ruim..
Entao desmontei a peça pra ver como é.. nela tem uma resistencia similar a essas de chuveiro.. e tem um fusivel.. entao medi o fusivel e é ele que está rompido. É daqueles fusiveis resistentes a temperatura.. tipo q tem em cafeteiras ou ferros de passar roupa.
A resistencia em si está com valor coreeto.. eu podia ligar direto mas.. se der um curto no ventilador.. pode incendiar o carro.
Vou tentar arrumar um fusivel e colocar no lugar
Tem 2 resistencias.. uma cinza e outra preta. A cinza está ok
Quando fui medir a preta.. voila.. esta ruim..
Entao desmontei a peça pra ver como é.. nela tem uma resistencia similar a essas de chuveiro.. e tem um fusivel.. entao medi o fusivel e é ele que está rompido. É daqueles fusiveis resistentes a temperatura.. tipo q tem em cafeteiras ou ferros de passar roupa.
A resistencia em si está com valor coreeto.. eu podia ligar direto mas.. se der um curto no ventilador.. pode incendiar o carro.
Vou tentar arrumar um fusivel e colocar no lugar
Editado pela última vez por Miau em Dom Abr 06, 2014 12:16 pm, em um total de 1 vez.
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Pois é. . Coloquei o carro em cima de 2 cavaletes.. e com chave socket e alongadores da pra tirar mais facil os parafusos q ficam atras do farol.. os outros sao faceis
N sei dizer a bitola.. mas pensei colocar de 10 a 15A com 120°C
N sei dizer a bitola.. mas pensei colocar de 10 a 15A com 120°C
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- rgdl
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Olha, fusível não queima à toa. Antes de simplesmente trocar o bendito tem que ver se tem algo antes dele que provocou sua queima.
Esse tipo de fusível queima por corrente ou temperatura, isto é, queima quando a corrente ultrapassa o valor indicado ou quando a temperatura vai além do valor indicado.
Muito provavelmente o seu eletroventilador ou um relê que esteja antes da resistência é a razão do problema.
O que quero dizer é que trocar o fusível até vai resolver, mas só por um tempo.
Esse tipo de fusível queima por corrente ou temperatura, isto é, queima quando a corrente ultrapassa o valor indicado ou quando a temperatura vai além do valor indicado.
Muito provavelmente o seu eletroventilador ou um relê que esteja antes da resistência é a razão do problema.
O que quero dizer é que trocar o fusível até vai resolver, mas só por um tempo.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Abr 14, 2014 12:40 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
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Tb tenho essa linha de pensamento.. mas acho q o problema foi um saco plastico que entrou por ali pela ventoinha e foi parar ali na resistencia.
Os reles ja testei.. estao em ordem.. e a ventoinha tb ja que funciona na alta normalmente
Os reles ja testei.. estao em ordem.. e a ventoinha tb ja que funciona na alta normalmente
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