Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Sáb Mar 22, 2014 8:48 pm

Salve..

Então.. passando o scanner acusou defeito na ventoinha do radiador.. porem ela gira.. mas somente na velocidade alta.

Pelo que eu desconfio, ela tem uma velocidade menor também que liga principalmente quando aciona-se o ar condicionado.

Então eu dei uma olhada no esquema e vi que ela trabalha com 3 reles e 2 resistecias.

Eu já desmontei o compartimento dos reles e testei os 3.. é um azul de 45A e 2 verdes de 15/35A.. todos funcionando perfeitamente.

Então minha desconfiança cai para uma das resistencias.. só que pelo que to vendo, tenho que remover o para-choque para acessa-las.. até da pra ver as duas pelo friso superior do para-choque.

mas ai que vem o calvario.. pra soltar os dois parafusos que tem em cada lateral do para-choque ali por tras do para-barro.. tem que tirar o farol, o ressoador do filtro e tal?? parece uma trabalheira dos infernos.

tem alguma maneira mais facil?

alguem já passou por isso ou alguma outra dica pra eu testar sobre a ventoinha?
por Miau » Ter Mai 13, 2014 5:11 pm
Bom pessoal.. hj liguei o carro com a resistencia nova e a ventoinha ta perfeita.. 2 velocoidades.

No fim foi mole de resolver.. =)
Ver resposta completa


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Sáb Mar 22, 2014 11:29 pm

Amigo, eu tive um problema com a ventuinha da nave, mas foi diferente do seu. No meu caso, passei em uma poça de água e depois disso a ventuinha começou a fazer um barulho horroroso, como se fosse um roncado bem forte, mas o carro não chegava a esquentar e por isso ainda rodei com o carro assim, por quase 6 meses, pois um eletricista aqui da minha região me disse que não compensava refazer o motorzinho que vai na ventuinha, pois o problema era nele (rolamento da ventuinha), pois sempre que ele é recondicionado, ele estoura de novo em pouco tempo. No meu caso, eu troquei toda a ventuinha, paguei 500 reais em uma nova na citroen e 100 reais para de mão de obra para trocá-la, mas isso foi em 2011, depois disso o carro ficou perfeito. E eu me lembro que quando o mecânico trocou minha ventuinha, ele retirou todo o para choque, para barro, pois do contrário, não tem como acessar o chicote que aciona a ventuinha. Boa sorte.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#3

Mensagem por mlhz » Seg Mar 24, 2014 5:59 pm

andré

estou exatamente com o mesmo problema.

este final de semana vou mexer nisso, dai te informo melhor.

De qualquer forma a peça custa em R$ 80 e R$ 90,00 na concessionária.

Existem dois tipos, o cinza e o azul (o cinza é mais barato). É preciso remover a peça para saber qual deles é, isso me informou o vendedor da concessionária.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Seg Mar 24, 2014 6:30 pm

sim.. sao duas diferentes.. uma tem resistencia de 0.8 ohms e a outra 0.45 ohms

imagino que sao elas que limitam a corrente pra alterar a velocidade.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
rgb
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mar 22, 2014 10:57 am
Nome: rgb
Localização: rio de janeiro

#5

Mensagem por rgb » Ter Mar 25, 2014 12:06 pm

caros amigos,a graça e paz do sr:jesus seja com todos.é um prazer enorme está participando deste fórum pela primeira vez.sou novato e tenho muita dificuldade para participar,enfim tenho aprendido muito com vocês,obrigado por me asseitar.tenho uma xpc 2006 1.6 16v ótimo carro,pra soltar o para-choque dianteiro eu fiz o seguinte:afastei com jeito o para-barro e com uma chave longa canhão,se eu não estou enganado 10mm,soltei as polcas e saiu na boa. e quanto a ventoinha,no meu caso,o defeito estava na bomba d´água,as aletas estavam gastas e a água não circulava direito e ai a ventoinha trabalhava só no estagio 2.todas as vezes que for trocar a correia dentada pede pra ver a bomba d`água.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Ter Mar 25, 2014 2:51 pm

no caso aqui, foi trocado a bomba dagua inclusive pela de metal.

o problema é na ventoinha pois eu tenho lexia, e quando mando armar a alta, ela vai deboa..

mando armar a baixa, so da pra ouvir o estalo do rele.. masa ventoinha nao gira.

90% de certeza de ser na resistencia.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#7

Mensagem por mlhz » Dom Mar 30, 2014 4:37 pm

Andre

Analisei ontem o sistema.

Realmente tem que tirar o parachoques. A resistência fica entre o radiador e o eletroventilador.

Não fiz devido ao tempo, mas que sabe ma próxima semana.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Dom Abr 06, 2014 12:14 pm

Bom.. removi o parachoque..

Tem 2 resistencias.. uma cinza e outra preta. A cinza está ok

Quando fui medir a preta.. voila.. esta ruim..

Entao desmontei a peça pra ver como é.. nela tem uma resistencia similar a essas de chuveiro.. e tem um fusivel.. entao medi o fusivel e é ele que está rompido. É daqueles fusiveis resistentes a temperatura.. tipo q tem em cafeteiras ou ferros de passar roupa.

A resistencia em si está com valor coreeto.. eu podia ligar direto mas.. se der um curto no ventilador.. pode incendiar o carro.

Vou tentar arrumar um fusivel e colocar no lugar
Editado pela última vez por Miau em Dom Abr 06, 2014 12:16 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Ter Abr 08, 2014 4:05 pm

o problema é que não da pra ler no fusivel queimado qual é o valor de temperatura e amperagem.. se alguem tiver essa informação, vou economizar 70 reais hehe
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#10

Mensagem por mlhz » Ter Abr 08, 2014 5:42 pm

andré

qual a bitola do cabo?

mas vou te falar, não passa de 30A.

Deu muito trabalho remover o parachoque?
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Ter Abr 08, 2014 8:00 pm

Pois é. . Coloquei o carro em cima de 2 cavaletes.. e com chave socket e alongadores da pra tirar mais facil os parafusos q ficam atras do farol.. os outros sao faceis

N sei dizer a bitola.. mas pensei colocar de 10 a 15A com 120°C
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#12

Mensagem por mlhz » Qua Abr 09, 2014 10:37 am

15A é pouco.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Seg Abr 14, 2014 12:39 pm

Olha, fusível não queima à toa. Antes de simplesmente trocar o bendito tem que ver se tem algo antes dele que provocou sua queima.

Esse tipo de fusível queima por corrente ou temperatura, isto é, queima quando a corrente ultrapassa o valor indicado ou quando a temperatura vai além do valor indicado.

Muito provavelmente o seu eletroventilador ou um relê que esteja antes da resistência é a razão do problema.

O que quero dizer é que trocar o fusível até vai resolver, mas só por um tempo.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Abr 14, 2014 12:40 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Seg Abr 14, 2014 4:58 pm

Tb tenho essa linha de pensamento.. mas acho q o problema foi um saco plastico que entrou por ali pela ventoinha e foi parar ali na resistencia.

Os reles ja testei.. estao em ordem.. e a ventoinha tb ja que funciona na alta normalmente
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Ter Abr 15, 2014 11:31 am

hummm ... é realmente isso que vc falou pode sim provocar a queima do fusível por aquecimento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder