Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#31

Mensagem por CirdanInglorion » Seg Out 10, 2016 5:15 pm

Não consegui testar... mas passado o Scanner foi detectado falha no primeiro estagio. Qndo detecta no scanner é rele?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#32

Mensagem por rgdl » Ter Out 11, 2016 2:19 pm

Posta aqui o código numérico dos erros gravados.

A princípio pode ser relê ou a resistência.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#33

Mensagem por Kadurj » Seg Mar 06, 2017 9:29 am

Bom dia amigos!! Desenterrando o tópico para tirar uma dúvida. Miau. Segundo o seu relato no início, o seu problema estava no primeiro estágio e descobriu que era a resistência preta que estava ruim. No meu caso a alta que não arma, neste fim de semana ouvi o estalo do rele, e a velocidade não aumentou.

Creio então que no meu caso seja a resistência cinza, correto?

Abs.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#34

Mensagem por Miau » Seg Mar 06, 2017 9:35 am

possivelmente.. também é bom checar o fusivel MAXI pra ver se não está derretendo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#35

Mensagem por Kadurj » Seg Mar 06, 2017 9:39 am

Bem lembrado... Lembro do tópico.. Vou dar uma olhada... Abs.
Avatar do usuário
maurício.amaro
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 06, 2017 10:53 am
Nome: Maurício de Souza
Modelos Citroën: Xsara GLX 1.8i 16v 2000/1 3P

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#36

Mensagem por maurício.amaro » Seg Mar 06, 2017 1:47 pm

Olá, Miau,
Vc pode calcular a corrente do fusível ilegível da seguinte forma: E/R = I, onde E=12V (meça a bateria, pode ser maior com o alternador carregando), R = meça a resistência preta em Ohms com um multímetro, na posição Ohmeter, na escala mais baixa, a equação vai-te resultar a corrente I (intensidade). Acresça aí uns 20% de tolerância e compre o fusível mais próximo para maior.
Outra maneira é ligar direto sem o fusível e interpor em série o Multímetro Digital na posição I, na escala 10A. Mas esta medição deve ser instantânea ou queimará o Multímetro, pois essa corrente pode muito bem ser superior a 10A, então não prenda esta conexão, apenas uma das pontas de prova, e encoste a outra por uns 2 seg pra fazer a leitura direta em Ampères. Aí acresça os tais 20%. Espero ter ajudado em alguma coisa... Abraço.

Bem, agora vamos ao meu problema: tive que remover a correia dos acessórios pra trocar o Cárter de óleo do motor. Pra remover o Tensor Automático não foi muito difícil, pra sair todo santo ajuda. Ao montar 9mente, o esticador ñ entra nem a pau, pois está travado. Requer uma ferramenta especial para destravar, que logicamente eu ñ tenho. Tenho alguns Manuais, o do Usuário, o de Serviço (2004), o de Óleos e Arrefecimento, e a Ficha Técnica para o Xsara 1.8i 8/16v, tudo em PDF, pra quem quiser. O de serviço diz muito superficialmente q tem uma trava ou cavilha (2) junto ao furo quadrado (1), veja as figuras anexadas, mas não diz como se remove. Gostaria de obter instruções para remover a cavilha e destravar o Tensor Automático (3) sem a necessidade da tal ferramenta. Se alguém puder-me ajudar, fico imensamente grato, pois preciso fazer uma viagem que está dependendo só desses finalmentes, kkk.
Ah, a propósito, tbm tô com problemas de arrefecimento. O mecânico montou uma gambiarra com uma chave sob o painel pra ligar a ventoinha direto, só pra vir de Curitiba pra SP, mas esse episódio de vcs poderá me ajudar bastante qd for resolver essa bagunça toda. Se não, volto a perturbar a galera, kkk. Já tô fã desse Fórum. Muito obrigado, abraços.
Anexos
Correia Acessórios-Mont2.jpg
Correia Acessórios-Mont1.jpg
Correia Acessórios-Desm.jpg
Avatar do usuário
maurício.amaro
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 06, 2017 10:53 am
Nome: Maurício de Souza
Modelos Citroën: Xsara GLX 1.8i 16v 2000/1 3P

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#37

Mensagem por maurício.amaro » Seg Mar 06, 2017 1:56 pm

Olá, Kadurj,
Tbm ñ deixe de ver meu tópico, poderá te ajudar em alguma coisa. Abraços.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#38

Mensagem por Kadurj » Seg Mar 06, 2017 5:21 pm

Olá Maurício. Pode enviar o link? Não localizei. Abs.
Avatar do usuário
maurício.amaro
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 06, 2017 10:53 am
Nome: Maurício de Souza
Modelos Citroën: Xsara GLX 1.8i 16v 2000/1 3P

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#39

Mensagem por maurício.amaro » Qua Mar 08, 2017 7:10 am

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador - Página 3 - Fórum Citroën Clube
viewtopic.php?f=29&t=4756&p=38468#p38468
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#40

Mensagem por Kadurj » Qua Mar 08, 2017 11:38 am

Ok.. Achei que fosse outro tópico.
Avatar do usuário
ElizeuCosta
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jul 07, 2017 12:41 am

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#41

Mensagem por ElizeuCosta » Qua Ago 23, 2017 11:46 am

Miau escreveu:bom, acabei comprando uma resistencia nova até pra saber qual fusivel vem nela.

no fusivel vem:
MICROTEMP
SAGCJC
E4A01
TF 184C

ou seja.. temperatura de fusao de 184 Cº

pesquisei pra saber a amperagem.. parece ser de 10A mesmo.

se eu soubesse esses dados.. tinha economizado 70 reais =)
ola Miau onde fica localizado o fusível da resistência? ele fica dentro da resistência?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#42

Mensagem por rgdl » Qua Ago 23, 2017 12:34 pm

Esse fusível térmico que o Miau fala no post é um fusível que fica dentro da resistência, veja na foto abaixo:

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
jefferson caragua
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 02, 2018 8:13 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#43

Mensagem por jefferson caragua » Qui Abr 05, 2018 7:25 pm

Boa noite a todos, estou com um problema na eletro ventoinha do meu Xsara Picasso 2008 1.6 16v.
Testei ela diretamente na bateria porém não está funcionando, gostaria de saber se é viável recondicionar, e se existe de outro carro que sirva nela por exemplo do Peugeot 206.
Obrigado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#44

Mensagem por rgdl » Sex Abr 06, 2018 10:00 am

Recondicionar é possível mas talvez não dure muito, depende apenas de quem faz o recondicionamento.

A ventoinha do 206 encaixa o problema é que ela tem uma potência menor e um esquema elétrico diferente também (o soquete tem 3 vias). Se vc quiser usar uma diferente tem que ser a do C4 Picasso que embora tenha soquete diferente da do Xsara Picasso tem mesmo esquema elétrico e potência proxima.

Lembrando que, em termos de potência, a ventoinha do Picasso é de 500W.

Bom, eu fiz a adaptação usando a ventoinha do C4 Picasso e está funcionando de boa até hoje. Fiz isso no final de 2014.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
jefferson caragua
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 02, 2018 8:13 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#45

Mensagem por jefferson caragua » Sex Abr 06, 2018 1:23 pm

Obrigado pela resposta, para a adaptar a ventoinha do C4 Picasso precisa de muitas modificações?
Responder