Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#16

Mensagem por Miau » Qui Abr 24, 2014 10:41 am

bom, acabei comprando uma resistencia nova até pra saber qual fusivel vem nela.

no fusivel vem:
MICROTEMP
SAGCJC
E4A01
TF 184C

ou seja.. temperatura de fusao de 184 Cº

pesquisei pra saber a amperagem.. parece ser de 10A mesmo.

se eu soubesse esses dados.. tinha economizado 70 reais =)


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#17

Mensagem por Miau » Ter Mai 13, 2014 5:11 pm

Bom pessoal.. hj liguei o carro com a resistencia nova e a ventoinha ta perfeita.. 2 velocoidades.

No fim foi mole de resolver.. =)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#18

Mensagem por rgdl » Sex Dez 19, 2014 12:53 pm

Minha ventoinha passou a fazer um barulho horrível, típico de rolamento estourado. Alguém tem ideia de preço ou se é possível recondicionar a bendita?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#19

Mensagem por Miau » Sex Dez 19, 2014 1:31 pm

acredito que dá pra recondicionar sim.. leva numa eletrica de auto daquelas que mexe em alternador e motor de arranque
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#20

Mensagem por rgdl » Sex Dez 19, 2014 3:21 pm

Eu vi em um post do clube do xsara (Parafuso da helice da ventoinha solta!!!) que o parafuso que fixa a ventoinha pode soltar acarretando o mesmo barulho.

Será? de uma forma ou de outra tem que tirar o para-choque para dar manutenção.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Out 14, 2016 2:45 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Sex Dez 19, 2014 4:24 pm

o lado chato de tirar é o esquerdo ali em baixo do paralamas
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#22

Mensagem por rgdl » Ter Dez 23, 2014 9:10 am

A ventoinha definitivamente morreu, mas antes de morrer ela esta fazendo esse barulho:

http://1drv.ms/1zQrJ7z

Como eu já estava vendo que ela estava nas ultimas sai ontem para comprar uma nova, como ninguém tinha a original a pronta entrega parti para a paralela mesmo. A original estava a mais de R$ 500,00 na Citroën, não cheguei a ligar para a Peugeot. Até fui no ferro velho, mas me cobraram R$ 350,00 por uma de um C4 e 250,00 por uma de um 206. Mandei 200,00 na do 206 o cara não quis. A paralela me custou R$ 331,00.

Mas foi só eu comprar a nova que a bendita parou de funcionar, isso pouco antes de chegar na oficina para fazer a troca, tive que jogar agua do radiador para esfriar o motor duas vezes. Felizmente não houve danos ao motor, pq não rodei nem um metro após dar o alarme.

A oficina foi outra saga, eu não podia deixar o carro para pegar outro dia, precisava de uma oficina que entregasse no dia. Meu irmão, que sempre conserta meu carro, não podia me atender, pois o mecânico não tinha ido trabalhar e ele tinha quatro carros não concluídos lá. Ai fui em outra oficina de confiança que também não pode me atender de imediato, pq estava lotado até sábado. Mas ele me indicou uma outra oficina perto, chegando lá o cara aceitou fazer a troca para mim no dia. E para me deixar puto da vida ele falou que tinha ela original nova lá e que se eu tivesse ido lá antes faria ela para mim por R$ 350,00 colocada. :978798: :978798: :978798: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: fazer o que, né... não conhecia a oficina do cara, só fui lá pq foi indicação da oficina de confiança. Me cobrou 120,00 para colocar.

Carro na oficina, ventoinha trocada e a nova não funcionava. Foi checado, relê, resistência, não eram eles, a ventoinha não era o problema pq foi testada antes de ser colocada. O problema era um maledito fusível que fica embaixo da caixa de fusíveis que fica no cofre do motor.

Na foto abaixo está a localização do maledito, a posição exata dele é onde está um fio vermelho que o mecânico usou para fazer um jumper e continuar o serviço enquanto eu sai para comprar um fusível novo.

Imagem
Editado pela última vez por rgdl em Seg Set 05, 2016 9:29 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#23

Mensagem por dePaula38 » Seg Set 05, 2016 8:08 am

Bom dia galera , meu carro ontem à noite com o motor frio quando liguei a chave , a ventoinha ligou junto e não desliga por nada , tive que tirar o cabo da bateria . Alguém já viu isso? O que pode ser? :think:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#24

Mensagem por rgdl » Seg Set 05, 2016 9:38 am

O marcador de temperatura estava como? Marcando todos os traços até o ponto vermelho? Mesmo com o motor frio o marcador de temperatura pode ficar marcando temperatura alta, basta que o sensor de temperatura queime. Nessa situação a ventoinha liga mesmo com o motor desligado e fica direto, pois a central vai entender que o carro está superaquecido.

Se o marcador está normal, então vc tem que dar uma revisada nos relês, pois podem estar ruins.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#25

Mensagem por dePaula38 » Seg Set 05, 2016 12:07 pm

Pois é , a temperatura marca 2 pontos com o carro ligado, mas a ventoinha fica ligada com zero no marcador de temperatura e até mesmo com o carro desligado ! :think:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#26

Mensagem por Miau » Seg Set 05, 2016 12:14 pm

deve ser o rele da ventoinha que tá colado.. fácil de ver, se não falha a memória, fica ali no próprio corpo do radiador, 2 ou 3 reles um do lado do outro em baixo do capô

se você der um peteleco é capaz de descolar.. mas certo que tá ruim..

vale a pena tambem verificar o fusivel maxi
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#27

Mensagem por dePaula38 » Seg Set 05, 2016 12:14 pm

Em que lugar ficam esses relés ? Como faço pra testar isso ?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#28

Mensagem por rgdl » Seg Set 05, 2016 2:17 pm

Pois é, então só pode ser relê mesmo. Eles ficam em uma caixa do lado esquerdo do radiador bem em frente a direção hidráulica. Ali vc vai ver dois parafusos torks, basta tira-los para ter acesso.

No tópico do link ao lado tem fotos dos relês e do fusível maxi e sua localização: fusivel máxi

Para testar use um multímetro ajustado para medir impedância, retire os relês observe o esquema que vem no dito cujo relê... no caso do relê azul, coloque os ponteiros do multímetro nos terminais 3 e 5, a medida do multímetro não pode ir a zero. No relê verde coloque os ponteiros nos terminais 30 e 87, a medida também não pode ir a zero. Já nos terminais 30 e 87a a medida tem que ir a zero.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
dePaula38
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 4:56 pm
Nome: dePaula38

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#29

Mensagem por dePaula38 » Ter Set 06, 2016 12:26 am

Ok ,cheguei agora do aeroporto , amanhã vou trabalhar , mas na quarta ou quinta vou dar uma olhada nesses relés e tenta fazer o teste , mas de qualquer forma obrigado a todos! :vg:
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Xsara Picasso - Ventoinha do Radiador

#30

Mensagem por CirdanInglorion » Qua Out 05, 2016 11:28 am

Obrigado pelas dicas. Vou testar a minha hoje e a noite e já providenciar a troca.
Responder