Xsara Picasso - tec tec no motor

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#1

Mensagem por Miau » Ter Mar 11, 2014 12:42 pm

Duas semanas pra ca, meu motor deu pra fazer tec tec e me parece ser tucho descarregado.

Com uma chave longa servindo de estetoscopio, e colocando em varios pontos do motor, o barulho parece ser no comando de valvulas de admissao na extremidade da quarta vela.. lado direito.


So percebo o tectec com o carro frio.


Ai pergunto.. se for tucho, o que tem que ser feito? Sai caro pra resolver?


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#2

Mensagem por mlhz » Ter Mar 11, 2014 4:30 pm

abrir e limpar. É sinal que pode precisar fazer um retifica meio logo.

Pode tentar colocar um óleo um pouco mais grosso, ele não vai deixar o tucho esvaziar completamente.

Tive um lancer que fazia isso, rodei mais de 80mkm com este barulho, só fazia com motor frio.

Não acelere para parar o barulho, deixe o tucho encher na marcha lenta.
Editado pela última vez por mlhz em Qua Mar 12, 2014 10:39 am, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por rgdl » Qua Mar 12, 2014 9:40 am

Bom, tec tec sem ouvir o tipo de tec tec é difícil de dizer mas vamos lá:

No tucho o tec tec é metálico tipo martelada mesmo. Como vc só ouve o barulho com motor frio vou arriscar uma dica. O filtro de óleo tem uma válvula que impede que o óleo que está no sistema volte para o cárter esvaziando os tuchos. Essa válvula pode estourar (mesmo filtros novos podem dar esse problema).

Já se o tec tec for do tipo "pipoca estourando" o mais provável é que seja bobina, é que as vezes ela dá problema de isolamento e acaba tendo fuga de corrente. Essa fuga gera um centelha que causa o barulho.

Agora se o tec tec for do tipo sino, tipo um grilo na verdade, pode ser o sensor de detonação com defeito.
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#4

Mensagem por Miau » Qua Mar 12, 2014 12:34 pm

É metalico.. e ontem eu reparei que faz tanto frio quanto quente.. as vezes n faz.. outras faz mais alto.

O carro anda normalmente.. nao sei se e impressao.. mas acho que está um pouquinho mais dificil de pegar.

Reparei que falta uma peça na polia de comando de exaustao.. ali acho q dentro dela era pra ter um dispositivo balanceador.. mas desde que peguei o carro.. ja estava assim.

Outra coisa que reparei é que está passando uma vibração do motor.. se ligar o ar ai piora bem.

Talvez os coxins do motor ja eram..

Mas o tec tec.. conforme falei.. vem ali do comando de admissao.

Vou levar o carro pra avaliar
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#5

Mensagem por mlhz » Qua Mar 12, 2014 4:39 pm

veja senão é o barulho do bico injetor. Os bicos (o nome correto é válvula) pulsam e fazem barulho.

O barulho da fuga da faísca é quase imperceptível dentro do carro.

O balanceador que fica na polia do escape normalmente solta (o meu soltou e eu tirei fora) e não apresenta barulho nem vibraçã; a função dele é deixar o motor um pouco mais solto, como um auxiliar de inércia.

agora se faz o barulho quente e frio e vem da arvore de comando, pode se preparar para abrir o motor. Não deve ser tucho, e sim válvula, inclusive por causa dos demais sintomas.
Editado pela última vez por mlhz em Qua Mar 12, 2014 4:39 pm, em um total de 1 vez.
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#6

Mensagem por Miau » Qua Mar 12, 2014 5:29 pm

Levei num mec agora pouco.. la nao fez barulho. Mas expliquei e tal.. ele perguntou se troquei oleo recentemente.

Pior que mandei trocar e nao vi qual botaram.

Entao ele aconselhou de trocar oleo e filtro pelo oleo recomendado.. total quartz 7000 sintetico. Acho q é 15w40

Troquei e tal.. ate agora nada do tec tec.

Ah sim.. nao é o som dos injetores nao.
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#7

Mensagem por rgdl » Qui Mar 13, 2014 8:56 am

André, então na verdade o seu problema deveria ser a dica que te falei, a válvula de seu filtro de óleo deveria estar ruim deixando o óleo que deveria ficar nos tuchos voltar para o carter.

A viscosidade do óleo não tem muita coisa a ver não, a diferença é que quanto mais fino o óleo maior a frequencia de verificação de nível.
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#8

Mensagem por Miau » Qui Mar 13, 2014 11:49 am

Pode ser.. é uma hipótese..

Agora pergunto.. andar algumas centenas de km com o tucho assim pode dar algum outro prob?
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#9

Mensagem por mlhz » Qui Mar 13, 2014 4:25 pm

que bom que era apenas óleo, fica de olho se volta o barulho ou não.

andar com tucho descarregado faz a válvula abrir menos, em geral não dá problema, mas o carro anda bem menos.
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#10

Mensagem por rgdl » Sex Mar 14, 2014 11:04 am

Pode dar problema no tucho já que o bendito foi feito para trabalhar com óleo.
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