Xsara Picasso - tec tec no motor
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Duas semanas pra ca, meu motor deu pra fazer tec tec e me parece ser tucho descarregado.
Com uma chave longa servindo de estetoscopio, e colocando em varios pontos do motor, o barulho parece ser no comando de valvulas de admissao na extremidade da quarta vela.. lado direito.
So percebo o tectec com o carro frio.
Ai pergunto.. se for tucho, o que tem que ser feito? Sai caro pra resolver?
Com uma chave longa servindo de estetoscopio, e colocando em varios pontos do motor, o barulho parece ser no comando de valvulas de admissao na extremidade da quarta vela.. lado direito.
So percebo o tectec com o carro frio.
Ai pergunto.. se for tucho, o que tem que ser feito? Sai caro pra resolver?
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abrir e limpar. É sinal que pode precisar fazer um retifica meio logo.
Pode tentar colocar um óleo um pouco mais grosso, ele não vai deixar o tucho esvaziar completamente.
Tive um lancer que fazia isso, rodei mais de 80mkm com este barulho, só fazia com motor frio.
Não acelere para parar o barulho, deixe o tucho encher na marcha lenta.
Pode tentar colocar um óleo um pouco mais grosso, ele não vai deixar o tucho esvaziar completamente.
Tive um lancer que fazia isso, rodei mais de 80mkm com este barulho, só fazia com motor frio.
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Editado pela última vez por mlhz em Qua Mar 12, 2014 10:39 am, em um total de 1 vez.
Marcus
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Bom, tec tec sem ouvir o tipo de tec tec é difícil de dizer mas vamos lá:
No tucho o tec tec é metálico tipo martelada mesmo. Como vc só ouve o barulho com motor frio vou arriscar uma dica. O filtro de óleo tem uma válvula que impede que o óleo que está no sistema volte para o cárter esvaziando os tuchos. Essa válvula pode estourar (mesmo filtros novos podem dar esse problema).
Já se o tec tec for do tipo "pipoca estourando" o mais provável é que seja bobina, é que as vezes ela dá problema de isolamento e acaba tendo fuga de corrente. Essa fuga gera um centelha que causa o barulho.
Agora se o tec tec for do tipo sino, tipo um grilo na verdade, pode ser o sensor de detonação com defeito.
No tucho o tec tec é metálico tipo martelada mesmo. Como vc só ouve o barulho com motor frio vou arriscar uma dica. O filtro de óleo tem uma válvula que impede que o óleo que está no sistema volte para o cárter esvaziando os tuchos. Essa válvula pode estourar (mesmo filtros novos podem dar esse problema).
Já se o tec tec for do tipo "pipoca estourando" o mais provável é que seja bobina, é que as vezes ela dá problema de isolamento e acaba tendo fuga de corrente. Essa fuga gera um centelha que causa o barulho.
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É metalico.. e ontem eu reparei que faz tanto frio quanto quente.. as vezes n faz.. outras faz mais alto.
O carro anda normalmente.. nao sei se e impressao.. mas acho que está um pouquinho mais dificil de pegar.
Reparei que falta uma peça na polia de comando de exaustao.. ali acho q dentro dela era pra ter um dispositivo balanceador.. mas desde que peguei o carro.. ja estava assim.
Outra coisa que reparei é que está passando uma vibração do motor.. se ligar o ar ai piora bem.
Talvez os coxins do motor ja eram..
Mas o tec tec.. conforme falei.. vem ali do comando de admissao.
Vou levar o carro pra avaliar
O carro anda normalmente.. nao sei se e impressao.. mas acho que está um pouquinho mais dificil de pegar.
Reparei que falta uma peça na polia de comando de exaustao.. ali acho q dentro dela era pra ter um dispositivo balanceador.. mas desde que peguei o carro.. ja estava assim.
Outra coisa que reparei é que está passando uma vibração do motor.. se ligar o ar ai piora bem.
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veja senão é o barulho do bico injetor. Os bicos (o nome correto é válvula) pulsam e fazem barulho.
O barulho da fuga da faísca é quase imperceptível dentro do carro.
O balanceador que fica na polia do escape normalmente solta (o meu soltou e eu tirei fora) e não apresenta barulho nem vibraçã; a função dele é deixar o motor um pouco mais solto, como um auxiliar de inércia.
agora se faz o barulho quente e frio e vem da arvore de comando, pode se preparar para abrir o motor. Não deve ser tucho, e sim válvula, inclusive por causa dos demais sintomas.
O barulho da fuga da faísca é quase imperceptível dentro do carro.
O balanceador que fica na polia do escape normalmente solta (o meu soltou e eu tirei fora) e não apresenta barulho nem vibraçã; a função dele é deixar o motor um pouco mais solto, como um auxiliar de inércia.
agora se faz o barulho quente e frio e vem da arvore de comando, pode se preparar para abrir o motor. Não deve ser tucho, e sim válvula, inclusive por causa dos demais sintomas.
Editado pela última vez por mlhz em Qua Mar 12, 2014 4:39 pm, em um total de 1 vez.
Marcus
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Levei num mec agora pouco.. la nao fez barulho. Mas expliquei e tal.. ele perguntou se troquei oleo recentemente.
Pior que mandei trocar e nao vi qual botaram.
Entao ele aconselhou de trocar oleo e filtro pelo oleo recomendado.. total quartz 7000 sintetico. Acho q é 15w40
Troquei e tal.. ate agora nada do tec tec.
Ah sim.. nao é o som dos injetores nao.
Pior que mandei trocar e nao vi qual botaram.
Entao ele aconselhou de trocar oleo e filtro pelo oleo recomendado.. total quartz 7000 sintetico. Acho q é 15w40
Troquei e tal.. ate agora nada do tec tec.
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André, então na verdade o seu problema deveria ser a dica que te falei, a válvula de seu filtro de óleo deveria estar ruim deixando o óleo que deveria ficar nos tuchos voltar para o carter.
A viscosidade do óleo não tem muita coisa a ver não, a diferença é que quanto mais fino o óleo maior a frequencia de verificação de nível.
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