Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4
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galera.. apos algumas leituras e conversas.. vou começar essa jornada.
Sintomas:
-Raramente acusa erro no painel.. Defeito no cambio automatico
-Trancos ao passar ou reduzir marchas
-Demora na passagem de marcha as vezes elevando demais o rpm
Uma boa noticia é que ja tirei uma amostra de oleo da caixa e não está preto.
Então quero eu mesmo trocar os 2 solenoides pelos mais atualizados e trocar pelo menos 6 litros do cambio.
Ja achei as eletro-valvulas no ML por 120 dilmas cada. <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... roen-_JMom" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... n-_JMom</a>
O oleo é que está mais dificil..
Pensei em trocar o filtro de oleo, mas pelo que entendi, só desmontando o cambio todo.
Entao.. acho que so preciso esgotar o oleo pelo bujao, soltar a tampa das solenoides, soltar a placa onde elas vao fixadas e substitui-las.
Depois fechar tudo, colocar o mesmo tanto de oleo que retirei e adicionar uns 500ml a mais.. ensaiar as marchas pra aquecer o oleo e preencher as galerias.. depois ajustar o nivel pelo esquema de gotejamento do primeiro bujao.
Depois levar o carro numa CC e pedir pra atualizar e reiniciar o contador de viscosidade do AL4
É isso?
Valeu.
Sintomas:
-Raramente acusa erro no painel.. Defeito no cambio automatico
-Trancos ao passar ou reduzir marchas
-Demora na passagem de marcha as vezes elevando demais o rpm
Uma boa noticia é que ja tirei uma amostra de oleo da caixa e não está preto.
Então quero eu mesmo trocar os 2 solenoides pelos mais atualizados e trocar pelo menos 6 litros do cambio.
Ja achei as eletro-valvulas no ML por 120 dilmas cada. <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... roen-_JMom" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... n-_JMom</a>
O oleo é que está mais dificil..
Pensei em trocar o filtro de oleo, mas pelo que entendi, só desmontando o cambio todo.
Entao.. acho que so preciso esgotar o oleo pelo bujao, soltar a tampa das solenoides, soltar a placa onde elas vao fixadas e substitui-las.
Depois fechar tudo, colocar o mesmo tanto de oleo que retirei e adicionar uns 500ml a mais.. ensaiar as marchas pra aquecer o oleo e preencher as galerias.. depois ajustar o nivel pelo esquema de gotejamento do primeiro bujao.
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Editado pela última vez por Miau em Dom Mar 09, 2014 11:27 am, em um total de 1 vez.
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Bom. Achei um video interessante do dpo al4 sendo desmontado.
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=XzV23he ... ata_player" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=XzV23he ... _player</a>
E uma informação boa..
As solenoides antigas tem conectores brancos.. as borg warner tem conectores pretos
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=XzV23he ... ata_player" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=XzV23he ... _player</a>
E uma informação boa..
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Serve sim, está no rótulo que ele é certificado para cambo Renault DP0 que nada mais é que o nosso AL4.
Por ser sintético (e não semi-sintético como o LT71141) é mais resistente a temperatura. Como o problema cronico do AL4 é o superaquecimento quanto mais resistente ao calor melhor.
Eu usei ele na minha ultima troca e estou pensando em fazer uma revisão geral da caixa e vou usá-lo também.
Por ser sintético (e não semi-sintético como o LT71141) é mais resistente a temperatura. Como o problema cronico do AL4 é o superaquecimento quanto mais resistente ao calor melhor.
Eu usei ele na minha ultima troca e estou pensando em fazer uma revisão geral da caixa e vou usá-lo também.
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A caixa está com mais de 100.000 km rodados e há peças de desgaste nela como cintas e discos de embreagem. Acho que já está na hora de fazer essa revisão.
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Sim.. mas te pergunto o seguinte..
Seu cambio tinha quais sintomas?
Depois de trocar o oleo e eletrovalvulas.. ficou bom?
Hoje ja com 100 mil o cambio ainda ta bom ou ja ta com algum sintoma?
Seu cambio tinha quais sintomas?
Depois de trocar o oleo e eletrovalvulas.. ficou bom?
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pronto.. chegou o oleo e as solenoides borg warner.. engraçado que no papel das solenoides vem um aviso grafico mandando atualizar a ECU AL4
agora é fazer o serviço e ver o bicho que dá
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É que as solenoides da Borgwarner trabalham numa frequência diferente da solenoides da Acutex.
Se não atualizar a ECU o cambio não funciona com as solenoides da Borgwarner. Mas isso só vai ser necessário se as solenoides queimadas forem da Acutex, se forem da Borgwarner não precisa fazer.
Se não atualizar a ECU o cambio não funciona com as solenoides da Borgwarner. Mas isso só vai ser necessário se as solenoides queimadas forem da Acutex, se forem da Borgwarner não precisa fazer.
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Se a atualização da ECU for a última disponível virá com essas alterações também, já que não se atualiza apenas os parâmetros para uso das solenoides da Borgwarner e sim a ECU como um todo.
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Bom.. ontem comecei a empreitada..
Já de antemão.. vou adiantar as ferramentas necessarias..
. Chave de bujao 8mm
. Chave allen alongada 8mm
. Socket torx T30
. Alavanca de força para usar com o torx
Atencao.. eu cai na burrice de usar aquelas chaves torx em L e is parafusos do bloco hidraulico sao muitooo apertados.. consequencia.. to la com 1 parafuso com a cabeça espanada.
Amanha vou comprar o socket.. se mesmo assim n der certo.. ai vou rer q abrir uma fenda na cabeça ou usar um extrator..
Falta da ferramenta certa dá nisso.
Já de antemão.. vou adiantar as ferramentas necessarias..
. Chave de bujao 8mm
. Chave allen alongada 8mm
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Atencao.. eu cai na burrice de usar aquelas chaves torx em L e is parafusos do bloco hidraulico sao muitooo apertados.. consequencia.. to la com 1 parafuso com a cabeça espanada.
Amanha vou comprar o socket.. se mesmo assim n der certo.. ai vou rer q abrir uma fenda na cabeça ou usar um extrator..
Falta da ferramenta certa dá nisso.
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