Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4

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#91

Mensagem por Miau » Qua Ago 06, 2014 8:37 pm

Atualizando..

esquentei o carro.. abro o bujao e saiu pouco oleo dos 500ml que eu havia colocado.

pensei q pode ter sido pelo oleo nao estar bem aquecido.. mas mesmo assim tirei os 500ml q eu tinha colocado a mais.. e tirei mais uns 200ml

Rodei e incrivelmente melhorou un 60% nos trancos.

agora penso em tirar mais uns 200ml e ver se fica melhor.


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#92

Mensagem por rgdl » Qui Ago 07, 2014 9:32 am

André, já andei com excesso de óleo na caixa uma vez e o desempenho da mesma cai bastante, realmente dava trancos e acima de tudo, no meu caso, entrava em modo de segurança com frequência.

Sei que parei num posto dei um papo no gerente e ele permitiu que eu vazasse o excesso de óleo do cambio lá. Saiu bastante óleo, com isso os trancos acabaram o aviso no no painel voltou a ocorrer somente em subidas.

Porém, pouco óleo também pode ser prejudicial, pois pode forçar as solenoides a controlar a pressão com maior frequência e também pode provocar o desgaste prematuro das cintas de freio F.
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#93

Mensagem por Miau » Qui Ago 07, 2014 11:07 am

sim sei disso.. mas acho q 500ml a menos ta na margem ainda ne
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#94

Mensagem por Miau » Dom Ago 30, 2015 8:38 pm

Então turma.. enfim juntei alguma grana pra poder mexer no cambio.

O carro ta com 90 mil KM e o cambio tá dando sinal de morte.. faz vários ruídos.. vou explicar.

Ao engatar R ou D ele faz um barulho semelhante a tucho.. tec tec tec tec..

E ao acelerar ouço um ruido tipo nhem nhem nhem principalmente no R.

Sem falar que no que to andando, e tiro o pé do acelerador.. quando ele vai reduzindo tipo freio motor, faz um assobio..

Fora isso.. os trancos em praticamente todas as mudanças.. geralmente ocorre mais ao reduzir.. principalmente se eu frear mais forte..

Também acontece de as vezes esticar demais a marcha.. 2 vezes aconteceu de ao ligar o carro de manha e sair.. tive a impressão de que houve patinada na primeira ou segunda marcha com o carro em movimento, tipo de você pisar pra acelerar e ele responder depois de uns 3 ou 4 segundos..

Umas 5 vezes em 20 mil KM rodados, aconteceu de eu fazer uma ultrapassagem e chamar o pedal lá no fundo.. e ele travar em RPM máximo em 3ª tendo eu que soltar o pé pra ele passar a 4ª.

Logo no começo quando peguei o carro, com 70 mil.. deu o famoso defeito do cambio no painel.. e eu mesmo troquei as 2 solenoides e o ATF. e nunca mais deu esse erro.

Ahh sim, como já comentado, ao passar o lexia, acusa erro de lockup no conversor de torque.. sendo que as linhas de pressão estão ok.

E também percebo que o carro não tem mais aquela potencia de antes.

Então, consegui numa oficina o serviço de tirar e depois recolocar o cambio por 350 dilmas.

Feito isso, vou analisar o ATF.. que é DEXRON VI e se tiver 5 mil km rodado é muito.. ainda estou pensando se aproveito ou não esse fluido que é novo.. pois fiz a troca de 3x.. embora não seja tão caro.. na faixa de 40 reais o litro.. e estimo que vão uns 6 litros no total conversor + cambio, ainda estou estudando.

O conversor vou enviar pra SP para a Conversores União.. Valores de no mínimo 250 podendo chegar a uns 700 num caso muito grave de reparo. Ví vídeos da oficina, especializada em conversores.. e me passou muita confiança. Segue o site <a href="http://www.conversoresuniao.com.br/" target="_blank">http://www.conversoresuniao.com.br/</a>

Eu mesmo vou desmontar o cambio e fazer os demais reparos.. tenho o manual de serviços.

Já montei uma lista de peças para trocar independente de qualquer coisa..

Parte da bomba de óleo:
226333 FILTRO CVA x1 129,65 BRL 129,65 BRL

221225 JUNTA TÓRICA C.V. x1 7,03 BRL 7,03 BRL

226430 JUNTA DE LÁBIOS CV x1 27,84 BRL 27,84 BRL

Parte da carcaça:
210958 JUNTA CX VEL x1 97,77 BRL 97,77 BRL

Parte Freio F1:
2307J0 DISCO ATRITO EXT. CVA x3 16,55 BRL 49,65 BRL

2307J1 DISCO ATRITO INTERNO CVA x3 24,88 BRL 74,64 BRL

231912 PISTÃO CVA x1 48,36 BRL 48,36 BRL

Parte Freio F2 e F3:
239934 KIT TRAV. BANDA F3 x1 328,45 BRL 328,45 BRL

239933 KIT TRAV. BANDA F2 x1 727,86 BRL 727,86 BRL

Parte Embreagem E1:
2307J4 DISCO ATRITO EXT. CVA x3 22,45 BRL 67,35 BRL

231251 JUNTA TÓRICA C.V. x1 2,02 BRL 2,02 BRL

2307E6 DISCO ATRITO INTERNO CVA x3 22,55 BRL 67,65 BRL

230456 SEGMENTO VEDAÇÃO CVA x1 6,03 BRL 6,03 BRL

231908 PISTÃO CVA x1 82,07 BRL 82,07 BRL

231909 CONTRA-PISTÃO CVA x1 51,10 BRL 51,10 BRL

Parte Embreagem E2:
2307F8 DISCO ATRITO EXT. CVA x7 13,46 BRL 94,22 BRL

2307F9 DISCO ATRITO INTERNO CVA x7 13,87 BRL 97,09 BRL

231096 ANILHA LIMIT. VEIO CVA x1 1,94 BRL 1,94 BRL

231097 ANILHA LIMIT. VEIO CVA x1 3,23 BRL 3,23 BRL

231098 ANILHA LIMIT. VEIO CVA x1 7,07 BRL 7,07 BRL

231910 PISTÃO CVA x1 86,94 BRL 86,94 BRL

231911 CONTRA-PISTÃO CVA x1 27,98 BRL 27,98 BRL

Parte Tampa Traseira:
221514 SEGMENTO PISTÃO CV x1 18,75 BRL 37,50 BRL

256503 SEGMENTO PISTÃO CV x1 10,48 BRL 10,48 BRL

Só isso ai já dá 2134,00 dilmas, todas peças originais.. VI MUITA, MAS MUITA recomendação mesmo em usar só peça genuína e passar longe desses KITs paralelos que tem pra vender no mercado, que pelo que tenho visto são até mais caros, sem informação das peças e com muita confusão..

Agora ao abrir e verificar.. é rezar para que eu não tenha que trocar as seguintes peças:

234975 CUBO TAMBOR TRAV. CVA X1 244,06 BRL (caso a cinta de freio F3 tenha arranhado esse tambor)

237918 TREM EPICLOIDAL (TAMBOR) X1 861,50 BRL (caso a cinta de freio F2 tenha arranhado esse tambor)


234529 VEIO ENTRADA CVA. X1 793,23 BRL (esse é o eixo primário.. caso a bucha esteja ruim.)

Essa peça acima eu li muito sobre ela.. existe a opção de fazer embuchamento.. porém li e vi vários videos dizendo que isso dá problemas.. ou a bucha não dura, ou ela solta e ai o estrago é maior.

Opiniões.. aceito todas hehe..

algumas dúvidas..

se faz realmente necessário trocar os pistões do cambio?

os pacotes de embreagem tem uma peça que é o prato de apoio.. curiosamente tem várias espessuras de opção nessa peça. Fiquei curioso em saber o por que..
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 31, 2015 9:19 am, em um total de 1 vez.
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#95

Mensagem por tilex » Seg Ago 31, 2015 9:03 am

he he he, André, essa semana to encostando na oficina que ja recebeu do seguro pra arrumar o cambio da minha, bom 5.400,00 com a troca do pinhão e coroa que é justamente o assovio que vc reclama, na minha o ruido ta baixo ainda(carro com 97mil Km), mas ia aumentar se eu nao fosse trocar.

Esses trancos pequenos na redução da 2a pra 1a eu tolero, mas as esticadas e demoras pra trocar as marchas é um saco ! Sem contar com o tranco fortissimo da 1a quando para e nao engata, isso é um horror !

Segundo o mecanico, a maioria das peças desse cambio teve recall e modificadas pra resolver esses problemas graves de desgastes, então compensa trocar tudo que voce puder.

Eu acho que quando ocorre um defeito de pressão na linha (que deve ser os aneis/buchas mal projetadas), ferra todas as cintas e cubos, e o carro não vai ter mais o mesmo consumo até refazer o cambio.
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#96

Mensagem por Miau » Seg Ago 31, 2015 9:20 am

o assobio aqui é baixo também.. quase não percebo, mas percebo hehe

e só ocorre quando tiro o pé do acelerador e deixo o freio motor.

cara, essa peça é outra bolacha na cara.. como identificar se tá bom ou ruim?

estive vendo no services, existe um kit de substituição da coroa + pinhão.. inclusive por um modelo RP que é substituição do original montado de fábrica por um melhorado. custa 714,83

Tilex.. especifica ai qual a oficina, e tudo que será feito no cambio.. são peças genuínas? E o conversor.. vai revisar?
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 31, 2015 9:32 am, em um total de 1 vez.
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#97

Mensagem por rgdl » Seg Ago 31, 2015 9:31 am

Cara vai fazer uma reforma e tanto.

Agora, quanto a sua preocupação em relação a bucha do eixo principal, se ela estivesse ruim vc já teria problemas de pressão, pois depois das solenoides ela é a maior causa de perda de pressão nesse cambio.

O que vc pode encontrar é uma peça, embora boa, já surrada, ai é com vc para analisar se vale a pena manter uma peça que não se sabe se vai durar outros 100.000km.

Tem mais, nesse eixo principal tem uma cinta que quando desgasta começa a comer o metal do eixo, e essas sintas desgastam muito rápido.

Outra sugestão que te dou é analisar as peças antes de comprar, nem toda as peças podem precisar de troca. A não ser que vc queira trocar mesmo assim.

Agora, vc vai fazer isso em casa ou vai levar numa oficina especializada?
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#98

Mensagem por Miau » Seg Ago 31, 2015 9:41 am

na oficina.. vou esgotar o fluido pra ficar mais leve.. arriar o cambio.. soltar o conversor e trazer pra casa.

o conversor vou enviar pra SP conforme falei.. e o cambio vou desmontar.

as buchas eu sei identificar se tão legais.. é o mesmo princípio da bronzina ou mancal.. não pode ter arranhões ou sulcos.. tem que estar lisinha. Se estiverem boas, vão apenas estar com aquelas manchas de desgaste por onde o anel corre.

Mesma coisa os tambores.. tem estar lisinhos por onde a cinta pega.. já vi até pessoal falar que acerta o tambor num torno dando um passe pra ficar liso mas duvido que isso fique bom, pois diminui-se o diâmetro externo e ai a cinta pega com folga, imagino.

Então.. pacotes de embreagem, as 2 cintas de freio, anéis de seguimento e juntas praticamente são mandatórios de trocar.. eu duvido muito que as cintas estão com boa vida e to rezando pra não ter gasto até o rebite e ter arranhado os 2 tambores.
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 31, 2015 9:44 am, em um total de 1 vez.
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#99

Mensagem por tilex » Ter Set 01, 2015 10:08 am

Bom se é RP otimo, vai resolver varios problemas de desgaste futuros.
A oficina é a Lider Cambios Aut.
A lista de peças a ser trocadas é a seguinte:
1 Cinta de aplicação;
1 Kit de aneis de vedação;
1 Jogo de juntas;
1 Eixo da Direita;
1 Jogo de Pistão Vulcanizado;
1 Coroa e Pinhão;
2 Placa de retenção;
2 Solenoides de Pressão;
7 Litros de Oleo DEXRON III
- Revisão do conversor de torque (R$275,00);

Talvez tenha que trocar mais peças, como filtro do cambio e etc, mas ja ta embutido no preço de 5.400dilmas.

O kit de discos de embreagem o seguro não cobre, e eu vou ter que comprar,
Tudo pçs Genuinas é claro !
A oficina da 6 meses de garantia.
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#100

Mensagem por Miau » Ter Set 01, 2015 7:51 pm

Eu recomendo que você use o dexron vi ao invés do iii pois além de ser mais barato, é superior
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#101

Mensagem por tilex » Qua Set 02, 2015 8:01 am

[quote name='André M' date='Sep 1 2015, 07:51 PM' post='30536']
Eu recomendo que você use o dexron vi ao invés do iii pois além de ser mais barato, é superior
[/quote]

Eu vou perguntar na oficina sobre isso.
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#102

Mensagem por Miau » Qua Set 02, 2015 8:39 am

ah e voce encontra em qualquer concessionária chevrolet o dexron vi a média de 45 o litro.
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#103

Mensagem por tilex » Sex Set 11, 2015 8:35 am

Carro na oficina :

- Na ofcina o mecanico do cambio abriu as peças na minha frente, tudo original, a coroa e pinhão até brilhava ! he he he.

- Argumentei com o especialista sobre o AL4 e os defeitos de pressão e tal, e ele me informou que os aneis ,as presilhas e etc, as peças são melhoradas, porem as buchas que dão pré-desgaste não foram melhoradas, mas enfim, melhorias nas peças é bom.

- O oleo DEXRON VI esqueci de perguntar, semana que vem passo la e pergunto.

-To mais preocupado é com as coifas dos braços do cambio que tão rasgadas, eles precisam trocar.

o resto vamos ver no proximo capitulo...
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#104

Mensagem por Miau » Sex Set 11, 2015 8:38 am

blz.. vai mantendo a gente atualizado..

só uma dica.. essas buchas por onde correm os aneis de segmento.. existe opção de comprar um kit buchas e mandar embuchar as peças, mas pelo que eu tenho visto e lido.. o kit é caro, cerca de 600 reais e não dura nada.. vi alguns casos ai de relato que a bucha se soltou e ferrou mais ainda o cambio depois.

o bom mesmo seria comprar a peça inteira que contem a bucha.

e os tambores de cinta? arranhados?
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#105

Mensagem por tilex » Sex Set 11, 2015 11:51 am

O cambio ainda ta sendo retirado, mas vou perguntar pra ele se as cintas arranharam, acho que com certeza sim, pois a falta da pressão ocasiona essa falha tambem, ou não ?
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