Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Dom Mar 09, 2014 9:06 am

galera.. apos algumas leituras e conversas.. vou começar essa jornada.

Sintomas:
-Raramente acusa erro no painel.. Defeito no cambio automatico
-Trancos ao passar ou reduzir marchas
-Demora na passagem de marcha as vezes elevando demais o rpm

Uma boa noticia é que ja tirei uma amostra de oleo da caixa e não está preto.

Então quero eu mesmo trocar os 2 solenoides pelos mais atualizados e trocar pelo menos 6 litros do cambio.

Ja achei as eletro-valvulas no ML por 120 dilmas cada. <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... roen-_JMom" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... n-_JMom</a>

O oleo é que está mais dificil..

Pensei em trocar o filtro de oleo, mas pelo que entendi, só desmontando o cambio todo.

Entao.. acho que so preciso esgotar o oleo pelo bujao, soltar a tampa das solenoides, soltar a placa onde elas vao fixadas e substitui-las.

Depois fechar tudo, colocar o mesmo tanto de oleo que retirei e adicionar uns 500ml a mais.. ensaiar as marchas pra aquecer o oleo e preencher as galerias.. depois ajustar o nivel pelo esquema de gotejamento do primeiro bujao.

Depois levar o carro numa CC e pedir pra atualizar e reiniciar o contador de viscosidade do AL4

É isso?

Valeu.
Editado pela última vez por Miau em Dom Mar 09, 2014 11:27 am, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#2

Mensagem por mlhz » Dom Mar 09, 2014 4:48 pm

Isso mesmo.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Dom Mar 16, 2014 3:15 pm

Bom. Achei um video interessante do dpo al4 sendo desmontado.

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=XzV23he ... ata_player" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=XzV23he ... _player</a>

E uma informação boa..

As solenoides antigas tem conectores brancos.. as borg warner tem conectores pretos
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Seg Mar 17, 2014 10:03 pm

Só pra confirmar..

Oleo renaultmatic d3 syn serve no al4 ne? Por ser sintetico.. é melhor que o mobil?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Ter Mar 18, 2014 9:16 am

Serve sim, está no rótulo que ele é certificado para cambo Renault DP0 que nada mais é que o nosso AL4.

Por ser sintético (e não semi-sintético como o LT71141) é mais resistente a temperatura. Como o problema cronico do AL4 é o superaquecimento quanto mais resistente ao calor melhor.

Eu usei ele na minha ultima troca e estou pensando em fazer uma revisão geral da caixa e vou usá-lo também.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Ter Mar 18, 2014 12:27 pm

Qual o motivo de querer uma revisao geral? Ainda com problemas?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Mar 19, 2014 9:40 am

A caixa está com mais de 100.000 km rodados e há peças de desgaste nela como cintas e discos de embreagem. Acho que já está na hora de fazer essa revisão.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Qua Mar 19, 2014 8:21 pm

Sim.. mas te pergunto o seguinte..

Seu cambio tinha quais sintomas?

Depois de trocar o oleo e eletrovalvulas.. ficou bom?

Hoje ja com 100 mil o cambio ainda ta bom ou ja ta com algum sintoma?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Qui Mar 20, 2014 1:18 pm

Não, nenhum sintoma seria só manutenção preventiva mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Ter Abr 01, 2014 1:01 pm

pronto.. chegou o oleo e as solenoides borg warner.. engraçado que no papel das solenoides vem um aviso grafico mandando atualizar a ECU AL4

agora é fazer o serviço e ver o bicho que dá
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Ter Abr 01, 2014 4:45 pm

É que as solenoides da Borgwarner trabalham numa frequência diferente da solenoides da Acutex.

Se não atualizar a ECU o cambio não funciona com as solenoides da Borgwarner. Mas isso só vai ser necessário se as solenoides queimadas forem da Acutex, se forem da Borgwarner não precisa fazer.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Ter Abr 01, 2014 8:19 pm

Certo.. mas e aquela atualizacao que remapeia os parametros de rpm pra mudancas de marchas mais suaves?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Qua Abr 02, 2014 5:20 pm

Se a atualização da ECU for a última disponível virá com essas alterações também, já que não se atualiza apenas os parâmetros para uso das solenoides da Borgwarner e sim a ECU como um todo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#14

Mensagem por mlhz » Qui Abr 03, 2014 8:27 am

Conforme a concessionária boulevard me informou, esta atualização é apenas para o c4; no xsara ela da erro e trava o cambio.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#15

Mensagem por Miau » Dom Abr 06, 2014 12:33 pm

Bom.. ontem comecei a empreitada..

Já de antemão.. vou adiantar as ferramentas necessarias..

. Chave de bujao 8mm
. Chave allen alongada 8mm
. Socket torx T30
. Alavanca de força para usar com o torx

Atencao.. eu cai na burrice de usar aquelas chaves torx em L e is parafusos do bloco hidraulico sao muitooo apertados.. consequencia.. to la com 1 parafuso com a cabeça espanada.

Amanha vou comprar o socket.. se mesmo assim n der certo.. ai vou rer q abrir uma fenda na cabeça ou usar um extrator..

Falta da ferramenta certa dá nisso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder