Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#61

Mensagem por Miau » Sex Jul 11, 2014 7:40 pm

Olha.. pelo q eu to entendendo.. seu cambio ta praticamente sem oleo.. se eu fosse voce nem ligava mais se é que ja nao destruiu o cambio por dentro.

o meu vazava pelos orings do pressostato e do sensor de rotação e de velocimetro. troquei os orings e parou.

mas o teu tem q ver alem disso.. os retentores todos dos eixos e tambem do conversor


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Raphael Ferrari
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 11:48 am
Nome: Rferrari

#62

Mensagem por Raphael Ferrari » Sáb Jul 12, 2014 11:11 am

[quote name='André M' date='Jul 11 2014, 07:40 PM' post='25145']
Olha.. pelo q eu to entendendo.. seu cambio ta praticamente sem oleo.. se eu fosse voce nem ligava mais se é que ja nao destruiu o cambio por dentro.

o meu vazava pelos orings do pressostato e do sensor de rotação e de velocimetro. troquei os orings e parou.

mas o teu tem q ver alem disso.. os retentores todos dos eixos e tambem do conversor
[/quote]
Raphael Ferrari
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 11:48 am
Nome: Rferrari

#63

Mensagem por Raphael Ferrari » Sáb Jul 12, 2014 11:22 am

Bom dia, Andre na sexta feira passada eu esgotei o oleo do cambio e coloquei 3 lts de oleo e andei muito pouco no final de semana pois estava vazando muito na segunda eu conferi e tinha vazado 1 litro ai parei no mecanico onde o carro ficou e o oleo nao vazou ligamos ela no elevador e nao saiu nada de oleo mais quando andamos nela na rua começou de novo a vazar sobre o cambio estar destruido por dentro não sei pois depois que o carro sai ele passa as marchar normalmente sem aquele tranco inicial realmente o tranco é na sai apos o carro esquentar e na ré.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#64

Mensagem por rgdl » Seg Jul 14, 2014 4:18 pm

Olha, vazar um litro de óleo é muita coisa. Esse cambio não pode funcionar sem óleo, pois do isso vai destrui-lo.

E a primeira peça a ir para o brejo são os discos de fricção, aproveite agora e vá num mecânico especializado.

Estou tendo que reformar o meu e o diagnóstico é justamente os discos de fricção que foram para o espaço, além dos freios F que estavam totalmente desgastados.

A reforma total do cambio, com troca dos discos, freios F, filtro de óleo, buchas e retentores está me saindo por R$ 3000,00.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#65

Mensagem por Miau » Seg Jul 14, 2014 4:36 pm

o chato desse filtro é que so tem como trocar desmontando tudo..
Editado pela última vez por Miau em Seg Jul 14, 2014 4:39 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#66

Mensagem por mlhz » Seg Jul 14, 2014 4:52 pm

rgdl

será que seu cambio não deu problema devido ao fato da troca ter sido feita com apenas 2,5l?
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Raphael Ferrari
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 11:48 am
Nome: Rferrari

#67

Mensagem por Raphael Ferrari » Seg Jul 14, 2014 5:32 pm

È NÃO SEI, MAIS EU VI NO MANUAL QUE APOS ESGOTAR O OLEO DO CAMBIO ERA PARA COLOCAR 3 LITROS FOI ISSO QUE EU FIZ. O MAIS ESTRANHO É ELE FAZ ISSO SÓ DEPOIS DE QUENTE DE MANHÃ QUANDO EU SAIA NELE ELE ANDA NORMALMENTE NE PARECE QUE ESTA COM PROBLEMA AS TROCAS DE MARCHAS SUAVES QUE NEM SINTIA.
Berilojr
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 3:47 pm
Nome: Berilo Jr

#68

Mensagem por Berilojr » Ter Jul 15, 2014 3:48 pm

Pessoal Boa Tarde, já sou um leitor do fórum a algum tempo mas nunca havia participado. Tenho uma Picasso 2006 Automatica 2.0 e há algum tempo começou a apresentar o problema na 3a marcha, mostrando no painel a bendita frase. o problema era raro mas agora acontece todos os dias. Estou com mecânico agendado para Quinta mas to receoso pois já havia levado lá e o problema só vem aumentando.
Moro em Fortaleza e não sei o que fazer.... alguém pode me dar uma dica...
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#69

Mensagem por mlhz » Ter Jul 15, 2014 4:18 pm

berilo.

troca de óleo e troca dos solenoides. verifique todos os vazamentos.

utilize o óleo recomendado pela fábrica. não coloque mais óleo nem menos, use a medida indicada.

compre os solenoides originais e novos.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#70

Mensagem por Miau » Ter Jul 15, 2014 4:27 pm

é altamente recomendada a troca das duas juntas do corpo de valvulas tambem
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Raphael Ferrari
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 11:48 am
Nome: Rferrari

#71

Mensagem por Raphael Ferrari » Ter Jul 15, 2014 4:52 pm

Qual é a quantidade de oleo que deve ser colocado no cambio e qual oleo de ser utilizado pois como a minha esta sem o manual original eu peguei a quantidade pela internet.
Obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#72

Mensagem por Miau » Ter Jul 15, 2014 6:07 pm

o melhor é remover o bujao e o nivel(fica por dentro do furo aonde vai o bujao) escoar todo o oleo velho. pode-se anotar o quanto de oleo saiu pra fazer comparacoes.

entao deve-se seguir o procedimento correto, que é:

adicionar 3,5 litros

deixar o carro funcionar no elevador, ensaiar as marchas.. e com o scanner aguardar a temperatura do oleo do al4 chegar entre 60 a 70 graus.

com o carro ligado e em N ou P, entao remove-se o primeiro bujao inferior deixando o de nivelamento no local..

se nao sair oleo, fecha o bujao, entao adiciona mais 500 ml e repete o procedimento

se sair oleo, espere escorrer até quando o fio escorrido começa a virar gotejamento.. entao fecha-se o bujao e pronto, está no nivel correto.

lembrando que embaixo existe um bujao, e depois por dentro, acho q com chave allen 8mm, tem outro de plastico que serve justamente pra nivelar o oleo.

se quiser melhorar o serviço, pode trocar mais 2 litros de oleo, um por vez, por causa do oleo velho que fica dentro do conversor de torque.

o oleo que é usado no cambio é o Mobil Atf Lt 71141 se nao me falha a memoria.. porem é semi sintetico.

eu usei o elfmatic D3 SYN que é 100% sintetico e atende aos padroes do cambio pois é usado no cambio DP0(renault) que é o mesmo AL4(citroen/peogeot).

JAMAIS use oleo mineral ou qualquer outro oleo que voce nao tenha 100% de certeza
Editado pela última vez por Miau em Ter Jul 15, 2014 6:12 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#73

Mensagem por rgdl » Ter Jul 15, 2014 6:13 pm

Andre M, verdade, só abrindo cambio para trocar o filtro, isso foi feito dentro da visão dos engenheiros de óleo vitalício. Na verdade ele duraria 100.000km ai se teria que abrir o cambio para revisão e o filtro seria trocado junto com o óleo.

mlhz, não foi isso não, o mecânico falou que o nível do óleo estava bom e eu fiz o procedimento correto para acertar o nível.

O que deve ter ferrado meu cambio deve ter sido dois fatores, a queima na solenoide, confesso que demorei um pouco para trocar embora tenha trocado o óleo logo no começo, e o desgaste natural do próprio cambio que já tinha mais de 100.000 km rodados.

Mas acho que mesmo que a solenoide não tivesse queimado eu teria problema por causa da quilometragem.

Berilo Jr, adoro Fortaleza e o povo do Ceará, estive ai ano passado várias vezes. Mas vamos, quando dá a mensagem o cambio engata sempre a 3ª marcha, isso não quer dizer que o problema seja na 3ª marcha, entende?

Na grande maioria das vezes o problema são nas solenoides do cambio, sendo recomendado sua troca bem como a troca dos anéis de vedação do bloco.

Mas pode haver problemas como o meu, provocado por um desgaste excessivo do cambio em função da quilometragem alta.

Procure ai em Fortaleza alguém especializado em cambio automático e leve seu carro logo.

Rferrari, o manual nada fala sobre troca de óleo do cambio, aliás se vc procurar a Citroën ela vai te dizer que o óleo desse cambio não se troca, que ele é vitalício e dura 100.000km ou mais.

Mas qualquer mecânico especializado em cambio vai dar risada desse tipo de informação, o mecânico que está consertando o meu cambio falou que isso é um absurdo, que ele pode mostrar para "qualquer engenheiro de merda" (palavras do cara kkk) que com um mês de uso o óleo já está preto e que, nas condições de transito brasileiro, com 40000km o óleo já não presta.

Sobre troca de óleo tem material na internet que diz que sai e entra algo em torno de 4,5 litros, sendo que se deve reservar mais 500 ml para aferição do nível.

A troca desse óleo é simples e se não fosse o fato de ter que ser zerado o contador de desgaste do óleo via scanner automotivo poderia ser feita em um posto de gasolina.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Jul 15, 2014 6:16 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#74

Mensagem por mlhz » Ter Jul 15, 2014 7:13 pm

Rgdl

Perguntei pois troquei o oleo este final de semana. Foram 2 litros, não cabe mais de jeito algum, e como lembrei que você tinha colocado a quantidade parecida fiquei com medo.

Mas agora estou com medo da km, o meu esta com 105mkm. Vou torcer para não ter problemas.

De qualquer forma depois desta troca o cambio ficou bem mais suave. Por sinal esta uma delicia.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Raphael Ferrari
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 11:48 am
Nome: Rferrari

#75

Mensagem por Raphael Ferrari » Qui Jul 17, 2014 8:48 am

[quote name='mlhz' date='Jul 15 2014, 07:13 PM' post='25210']
Rgdl

Perguntei pois troquei o oleo este final de semana. Foram 2 litros, não cabe mais de jeito algum, e como lembrei que você tinha colocado a quantidade parecida fiquei com medo.

Mas agora estou com medo da km, o meu esta com 105mkm. Vou torcer para não ter problemas.

De qualquer forma depois desta troca o cambio ficou bem mais suave. Por sinal esta uma delicia.
[/quote]


Bom dia,

Me tira uma duvida para eu ver o nivel do oleo vcs sempre fala que tira a tampa do bujão inferior e deixar gotejar ate parar.
Mais este procedimento tem que ser como o carro ligo em P.?

Att.

Raphael
Responder