Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4
- Miau
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Olha.. pelo q eu to entendendo.. seu cambio ta praticamente sem oleo.. se eu fosse voce nem ligava mais se é que ja nao destruiu o cambio por dentro.
o meu vazava pelos orings do pressostato e do sensor de rotação e de velocimetro. troquei os orings e parou.
mas o teu tem q ver alem disso.. os retentores todos dos eixos e tambem do conversor
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[quote name='André M' date='Jul 11 2014, 07:40 PM' post='25145']
Olha.. pelo q eu to entendendo.. seu cambio ta praticamente sem oleo.. se eu fosse voce nem ligava mais se é que ja nao destruiu o cambio por dentro.
o meu vazava pelos orings do pressostato e do sensor de rotação e de velocimetro. troquei os orings e parou.
mas o teu tem q ver alem disso.. os retentores todos dos eixos e tambem do conversor
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Olha.. pelo q eu to entendendo.. seu cambio ta praticamente sem oleo.. se eu fosse voce nem ligava mais se é que ja nao destruiu o cambio por dentro.
o meu vazava pelos orings do pressostato e do sensor de rotação e de velocimetro. troquei os orings e parou.
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[/quote]
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- Registrado em: Sex Jul 11, 2014 11:48 am
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Bom dia, Andre na sexta feira passada eu esgotei o oleo do cambio e coloquei 3 lts de oleo e andei muito pouco no final de semana pois estava vazando muito na segunda eu conferi e tinha vazado 1 litro ai parei no mecanico onde o carro ficou e o oleo nao vazou ligamos ela no elevador e nao saiu nada de oleo mais quando andamos nela na rua começou de novo a vazar sobre o cambio estar destruido por dentro não sei pois depois que o carro sai ele passa as marchar normalmente sem aquele tranco inicial realmente o tranco é na sai apos o carro esquentar e na ré.
- rgdl
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Olha, vazar um litro de óleo é muita coisa. Esse cambio não pode funcionar sem óleo, pois do isso vai destrui-lo.
E a primeira peça a ir para o brejo são os discos de fricção, aproveite agora e vá num mecânico especializado.
Estou tendo que reformar o meu e o diagnóstico é justamente os discos de fricção que foram para o espaço, além dos freios F que estavam totalmente desgastados.
A reforma total do cambio, com troca dos discos, freios F, filtro de óleo, buchas e retentores está me saindo por R$ 3000,00.
E a primeira peça a ir para o brejo são os discos de fricção, aproveite agora e vá num mecânico especializado.
Estou tendo que reformar o meu e o diagnóstico é justamente os discos de fricção que foram para o espaço, além dos freios F que estavam totalmente desgastados.
A reforma total do cambio, com troca dos discos, freios F, filtro de óleo, buchas e retentores está me saindo por R$ 3000,00.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
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o chato desse filtro é que so tem como trocar desmontando tudo..
Editado pela última vez por Miau em Seg Jul 14, 2014 4:39 pm, em um total de 1 vez.
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Pessoal Boa Tarde, já sou um leitor do fórum a algum tempo mas nunca havia participado. Tenho uma Picasso 2006 Automatica 2.0 e há algum tempo começou a apresentar o problema na 3a marcha, mostrando no painel a bendita frase. o problema era raro mas agora acontece todos os dias. Estou com mecânico agendado para Quinta mas to receoso pois já havia levado lá e o problema só vem aumentando.
Moro em Fortaleza e não sei o que fazer.... alguém pode me dar uma dica...
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o melhor é remover o bujao e o nivel(fica por dentro do furo aonde vai o bujao) escoar todo o oleo velho. pode-se anotar o quanto de oleo saiu pra fazer comparacoes.
entao deve-se seguir o procedimento correto, que é:
adicionar 3,5 litros
deixar o carro funcionar no elevador, ensaiar as marchas.. e com o scanner aguardar a temperatura do oleo do al4 chegar entre 60 a 70 graus.
com o carro ligado e em N ou P, entao remove-se o primeiro bujao inferior deixando o de nivelamento no local..
se nao sair oleo, fecha o bujao, entao adiciona mais 500 ml e repete o procedimento
se sair oleo, espere escorrer até quando o fio escorrido começa a virar gotejamento.. entao fecha-se o bujao e pronto, está no nivel correto.
lembrando que embaixo existe um bujao, e depois por dentro, acho q com chave allen 8mm, tem outro de plastico que serve justamente pra nivelar o oleo.
se quiser melhorar o serviço, pode trocar mais 2 litros de oleo, um por vez, por causa do oleo velho que fica dentro do conversor de torque.
o oleo que é usado no cambio é o Mobil Atf Lt 71141 se nao me falha a memoria.. porem é semi sintetico.
eu usei o elfmatic D3 SYN que é 100% sintetico e atende aos padroes do cambio pois é usado no cambio DP0(renault) que é o mesmo AL4(citroen/peogeot).
JAMAIS use oleo mineral ou qualquer outro oleo que voce nao tenha 100% de certeza
entao deve-se seguir o procedimento correto, que é:
adicionar 3,5 litros
deixar o carro funcionar no elevador, ensaiar as marchas.. e com o scanner aguardar a temperatura do oleo do al4 chegar entre 60 a 70 graus.
com o carro ligado e em N ou P, entao remove-se o primeiro bujao inferior deixando o de nivelamento no local..
se nao sair oleo, fecha o bujao, entao adiciona mais 500 ml e repete o procedimento
se sair oleo, espere escorrer até quando o fio escorrido começa a virar gotejamento.. entao fecha-se o bujao e pronto, está no nivel correto.
lembrando que embaixo existe um bujao, e depois por dentro, acho q com chave allen 8mm, tem outro de plastico que serve justamente pra nivelar o oleo.
se quiser melhorar o serviço, pode trocar mais 2 litros de oleo, um por vez, por causa do oleo velho que fica dentro do conversor de torque.
o oleo que é usado no cambio é o Mobil Atf Lt 71141 se nao me falha a memoria.. porem é semi sintetico.
eu usei o elfmatic D3 SYN que é 100% sintetico e atende aos padroes do cambio pois é usado no cambio DP0(renault) que é o mesmo AL4(citroen/peogeot).
JAMAIS use oleo mineral ou qualquer outro oleo que voce nao tenha 100% de certeza
Editado pela última vez por Miau em Ter Jul 15, 2014 6:12 pm, em um total de 1 vez.
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- rgdl
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Andre M, verdade, só abrindo cambio para trocar o filtro, isso foi feito dentro da visão dos engenheiros de óleo vitalício. Na verdade ele duraria 100.000km ai se teria que abrir o cambio para revisão e o filtro seria trocado junto com o óleo.
mlhz, não foi isso não, o mecânico falou que o nível do óleo estava bom e eu fiz o procedimento correto para acertar o nível.
O que deve ter ferrado meu cambio deve ter sido dois fatores, a queima na solenoide, confesso que demorei um pouco para trocar embora tenha trocado o óleo logo no começo, e o desgaste natural do próprio cambio que já tinha mais de 100.000 km rodados.
Mas acho que mesmo que a solenoide não tivesse queimado eu teria problema por causa da quilometragem.
Berilo Jr, adoro Fortaleza e o povo do Ceará, estive ai ano passado várias vezes. Mas vamos, quando dá a mensagem o cambio engata sempre a 3ª marcha, isso não quer dizer que o problema seja na 3ª marcha, entende?
Na grande maioria das vezes o problema são nas solenoides do cambio, sendo recomendado sua troca bem como a troca dos anéis de vedação do bloco.
Mas pode haver problemas como o meu, provocado por um desgaste excessivo do cambio em função da quilometragem alta.
Procure ai em Fortaleza alguém especializado em cambio automático e leve seu carro logo.
Rferrari, o manual nada fala sobre troca de óleo do cambio, aliás se vc procurar a Citroën ela vai te dizer que o óleo desse cambio não se troca, que ele é vitalício e dura 100.000km ou mais.
Mas qualquer mecânico especializado em cambio vai dar risada desse tipo de informação, o mecânico que está consertando o meu cambio falou que isso é um absurdo, que ele pode mostrar para "qualquer engenheiro de merda" (palavras do cara kkk) que com um mês de uso o óleo já está preto e que, nas condições de transito brasileiro, com 40000km o óleo já não presta.
Sobre troca de óleo tem material na internet que diz que sai e entra algo em torno de 4,5 litros, sendo que se deve reservar mais 500 ml para aferição do nível.
A troca desse óleo é simples e se não fosse o fato de ter que ser zerado o contador de desgaste do óleo via scanner automotivo poderia ser feita em um posto de gasolina.
mlhz, não foi isso não, o mecânico falou que o nível do óleo estava bom e eu fiz o procedimento correto para acertar o nível.
O que deve ter ferrado meu cambio deve ter sido dois fatores, a queima na solenoide, confesso que demorei um pouco para trocar embora tenha trocado o óleo logo no começo, e o desgaste natural do próprio cambio que já tinha mais de 100.000 km rodados.
Mas acho que mesmo que a solenoide não tivesse queimado eu teria problema por causa da quilometragem.
Berilo Jr, adoro Fortaleza e o povo do Ceará, estive ai ano passado várias vezes. Mas vamos, quando dá a mensagem o cambio engata sempre a 3ª marcha, isso não quer dizer que o problema seja na 3ª marcha, entende?
Na grande maioria das vezes o problema são nas solenoides do cambio, sendo recomendado sua troca bem como a troca dos anéis de vedação do bloco.
Mas pode haver problemas como o meu, provocado por um desgaste excessivo do cambio em função da quilometragem alta.
Procure ai em Fortaleza alguém especializado em cambio automático e leve seu carro logo.
Rferrari, o manual nada fala sobre troca de óleo do cambio, aliás se vc procurar a Citroën ela vai te dizer que o óleo desse cambio não se troca, que ele é vitalício e dura 100.000km ou mais.
Mas qualquer mecânico especializado em cambio vai dar risada desse tipo de informação, o mecânico que está consertando o meu cambio falou que isso é um absurdo, que ele pode mostrar para "qualquer engenheiro de merda" (palavras do cara kkk) que com um mês de uso o óleo já está preto e que, nas condições de transito brasileiro, com 40000km o óleo já não presta.
Sobre troca de óleo tem material na internet que diz que sai e entra algo em torno de 4,5 litros, sendo que se deve reservar mais 500 ml para aferição do nível.
A troca desse óleo é simples e se não fosse o fato de ter que ser zerado o contador de desgaste do óleo via scanner automotivo poderia ser feita em um posto de gasolina.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Jul 15, 2014 6:16 pm, em um total de 1 vez.
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- Nome: mlhz
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Rgdl
Perguntei pois troquei o oleo este final de semana. Foram 2 litros, não cabe mais de jeito algum, e como lembrei que você tinha colocado a quantidade parecida fiquei com medo.
Mas agora estou com medo da km, o meu esta com 105mkm. Vou torcer para não ter problemas.
De qualquer forma depois desta troca o cambio ficou bem mais suave. Por sinal esta uma delicia.
Perguntei pois troquei o oleo este final de semana. Foram 2 litros, não cabe mais de jeito algum, e como lembrei que você tinha colocado a quantidade parecida fiquei com medo.
Mas agora estou com medo da km, o meu esta com 105mkm. Vou torcer para não ter problemas.
De qualquer forma depois desta troca o cambio ficou bem mais suave. Por sinal esta uma delicia.
Marcus
Xsara Picasso 2005 automatica
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[quote name='mlhz' date='Jul 15 2014, 07:13 PM' post='25210']
Rgdl
Perguntei pois troquei o oleo este final de semana. Foram 2 litros, não cabe mais de jeito algum, e como lembrei que você tinha colocado a quantidade parecida fiquei com medo.
Mas agora estou com medo da km, o meu esta com 105mkm. Vou torcer para não ter problemas.
De qualquer forma depois desta troca o cambio ficou bem mais suave. Por sinal esta uma delicia.
[/quote]
Bom dia,
Me tira uma duvida para eu ver o nivel do oleo vcs sempre fala que tira a tampa do bujão inferior e deixar gotejar ate parar.
Mais este procedimento tem que ser como o carro ligo em P.?
Att.
Raphael
Rgdl
Perguntei pois troquei o oleo este final de semana. Foram 2 litros, não cabe mais de jeito algum, e como lembrei que você tinha colocado a quantidade parecida fiquei com medo.
Mas agora estou com medo da km, o meu esta com 105mkm. Vou torcer para não ter problemas.
De qualquer forma depois desta troca o cambio ficou bem mais suave. Por sinal esta uma delicia.
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Bom dia,
Me tira uma duvida para eu ver o nivel do oleo vcs sempre fala que tira a tampa do bujão inferior e deixar gotejar ate parar.
Mais este procedimento tem que ser como o carro ligo em P.?
Att.
Raphael