Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#76

Mensagem por Miau » Qui Jul 17, 2014 9:48 am


Bom dia,

Me tira uma duvida para eu ver o nivel do oleo vcs sempre fala que tira a tampa do bujão inferior e deixar gotejar ate parar.
Mais este procedimento tem que ser como o carro ligo em P.?

Att.

Raphael
rapaz já escrevi o procedimento..
o melhor é remover o bujao e o nivel(fica por dentro do furo aonde vai o bujao) escoar todo o oleo velho. pode-se anotar o quanto de oleo saiu pra fazer comparacoes.

entao deve-se seguir o procedimento correto, que é:

adicionar 3,5 litros

deixar o carro funcionar no elevador, ensaiar as marchas.. e com o scanner aguardar a temperatura do oleo do al4 chegar entre 60 a 70 graus.

com o carro ligado e em N ou P, entao remove-se o primeiro bujao inferior deixando o de nivelamento no local..


se nao sair oleo, fecha o bujao, entao adiciona mais 500 ml e repete o procedimento

se sair oleo, espere escorrer até quando o fio escorrido começa a virar gotejamento.. entao fecha-se o bujao e pronto, está no nivel correto.

lembrando que embaixo existe um bujao, e depois por dentro, acho q com chave allen 8mm, tem outro de plastico que serve justamente pra nivelar o oleo.

se quiser melhorar o serviço, pode trocar mais 2 litros de oleo, um por vez, por causa do oleo velho que fica dentro do conversor de torque.

o oleo que é usado no cambio é o Mobil Atf Lt 71141 se nao me falha a memoria.. porem é semi sintetico.

eu usei o elfmatic D3 SYN que é 100% sintetico e atende aos padroes do cambio pois é usado no cambio DP0(renault) que é o mesmo AL4(citroen/peogeot).

JAMAIS use oleo mineral ou qualquer outro oleo que voce nao tenha 100% de certeza
Editado pela última vez por Miau em Qui Jul 17, 2014 9:49 am, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Berilojr
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 3:47 pm
Nome: Berilo Jr

#77

Mensagem por Berilojr » Qui Jul 17, 2014 10:34 am

mlhz, André M e rgdl

Muito obrigado pela resposta, vou conversar com meu mecânico já nestes termos, a minha picasso está com 84K rodada e tenha a esperança que seja "só" isso mesmo. Abraços !



[quote name='mlhz' date='Jul 15 2014, 04:18 PM' post='25205']
berilo.

troca de óleo e troca dos solenoides. verifique todos os vazamentos.

utilize o óleo recomendado pela fábrica. não coloque mais óleo nem menos, use a medida indicada.

compre os solenoides originais e novos.
[/quote]

[quote name='André M' date='Jul 15 2014, 04:27 PM' post='25206']
é altamente recomendada a troca das duas juntas do corpo de valvulas tambem
[/quote]

[quote name='rgdl' date='Jul 15 2014, 06:13 PM' post='25209']

Berilo Jr, adoro Fortaleza e o povo do Ceará, estive ai ano passado várias vezes. Mas vamos, quando dá a mensagem o cambio engata sempre a 3ª marcha, isso não quer dizer que o problema seja na 3ª marcha, entende?

Na grande maioria das vezes o problema são nas solenoides do cambio, sendo recomendado sua troca bem como a troca dos anéis de vedação do bloco.

Mas pode haver problemas como o meu, provocado por um desgaste excessivo do cambio em função da quilometragem alta.

Procure ai em Fortaleza alguém especializado em cambio automático e leve seu carro logo.
[/quote]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#78

Mensagem por Miau » Dom Jul 27, 2014 12:02 pm

Será que se o nivel de óleo estiver alto o cambio da trancos nas passadas?

digo pois com o carro frio nao percebo os trancos.. no que aquece eles vao ficando mais fortes.

sei que quando o oleo é aquecido ele aumenta de volume consideravelmente.

o que acham? Ainda n tive a oportunidade de checar pois estou sem chave de bujao e sem equipamento pra ver a temperatura
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#79

Mensagem por mlhz » Dom Jul 27, 2014 5:12 pm

André pode ser.

Se o nível estiver mais alto, vai aumentar a pressão, aumentar a temperatura e reduzir a lubrificação no sistema, assim as engrenagens vão precisar de mais força para se deslocarem, ocasionando um tranco maior.

O meu carro estava com óleo acima do nível, agora eu deixei certo e esta muito melhor.
Editado pela última vez por mlhz em Dom Jul 27, 2014 10:21 pm, em um total de 1 vez.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#80

Mensagem por Miau » Dom Jul 27, 2014 6:16 pm

estou convencido que é isso.. pois quando eu fui colocar oleo.. alem de esquecer de verificar a temperatura hehe.. mesmo tendo o scaner na epoca, o carro estava apoiado somente com cavaletes na parte frontal o que o deixa inclinado..

lembra que eu falei que tirei 3,5 litros e quando fui colocar deu 4,5 litros acho..

tenho que ver isso
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#81

Mensagem por RodolfoBertolucci » Dom Jul 27, 2014 6:22 pm

André, acredito que o conversor de torque seja o que nós chamamos na industria de acoplamento hidráulico, mesmo se não for, o principio de funcionamento é o mesmo, lá quando na preventiva por algum motivo é colocado óleo a mais ou a menos, ou há algum vazamento pelos retentores, há um sobre aquecimento do óleo até o ponto abrir o fusível de segurança e desarmar a máquina, mas como no automóvel isso é o risco a segurança das pessoas, deve não possuir esse fusível. Aumentando a temperatura irá diminuir a viscosidade do óleo e isso influenciará no funcionamento do cambio, uma vez que o óleo é comum para os dois.

Na empresa eu já presenciei um desarme por baixo nível de óleo e fizemos o acompanhamento com um termograma, temperatura do óleo atinge rápido temperatura acima de 100º celsius e quando com a quantidade correta de óleo não ultrapassa a 65º celsius com torque máximo no acionado.

Acredito que o maior problema não seja o ganho de volume e sim a diminuição da viscosidade do óleo


Abaixo para quem tiver interesse segue link de funcionamento do conversor torque.
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=hhwYIs6Lu3M" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=hhwYIs6Lu3M</a>
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=I6c4JaCIkPw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=I6c4JaCIkPw</a>
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=leCEmJA0WsI" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=leCEmJA0WsI</a>
Rodolfo C4 Grand
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#82

Mensagem por mlhz » Dom Jul 27, 2014 10:20 pm

Rodolfo é um pouco mais moderno que o utilizado industrialmente, mas o principio é o mesmo.

No carro não existe fusível no conversor de torque uma vez que o mesmo tem funcionamento 100% mecânico, é acoplado direto ao virabrequim. Assim ele esquenta até derreter.

Sabendo que óleo mineral perde a sua característica com 120 graus, e o sintético em 140 graus Celsius, com certeza excesso de óleo reduz a capacidade de lubrificar, fazendo o sistema trabalhar a seco, fazendo mais esforço e dando mais tranco.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#83

Mensagem por Miau » Ter Jul 29, 2014 10:14 am

Bom.. hj pela manha peguei o carro e dei uma volta pra aquecer bem. Dei umas esticadas e tal.

voltei pra garagem e tirei o bujao com o cambio em P e funcionando. Heis que desceu menos de meio copo.. pouco mais de 100ml..

Entao o nivel estava correto.

Será que o buraco é mais embaixo? Pois mesmo trocado solenoides.. oleo sintetico.. orings.. juntas.. todos os coxins do motor.. os trancos continuam com o carro quente.



Lembrando que praticamente só ocorre nas reduções e mais forte da 2' pra 1'
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#84

Mensagem por mlhz » Ter Jul 29, 2014 3:07 pm

André

Esta característica do tranco não sai por completo.

O meu também faz, mas nada que me incomode demais.

Sinceramente, se você trocou o óleo, solenóides....e ainda esta dando um tranco você tem três opções:

- aceita como sendo normal e vai levando até aonde der;
- manda consertar sob o risco de não corrigir e ainda gastar uma grana;
- vender o carro.

Eu faria a primeira.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#85

Mensagem por rgdl » Ter Jul 29, 2014 4:12 pm

André M, estava eu pesquisando na net sobre o as modificações que Renault fez no AL4/DP0 e descobri algumas coisas interessantes.

Primeiro que a Renault passou a chamar esse cambio modificado de DP2 e diferente do que pensava a a PSA também tem esse cambio modificado sob o nome de AT8.

A melhoria nesse cambio não se limitou ao trocador de calor do óleo não, foi modificado também o tamanho do conversor de torque além de que o software foi alterado para aceitar motores outros motores além do 2.0.

Segundo o que li a real razão do tranco da 1ª / 2ª marcha é que o conversor de torque está mal dimensionado e por isso agora é maior nos AT8/DP2.

É por isso que o software mais recente do AL4 causa tanto problema nos nossos Picassos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#86

Mensagem por mlhz » Ter Jul 29, 2014 9:12 pm

Rgdl

Minha esposa esta com um 208 com o at8.

Fisicamente falando (ao olhar por fora) muda tudo, até a tampa de abastecimento de óleo passa a ser estriada e não mais quadrada. Existe uma tampa preta de plástico a frente do cambio.

O comportamento então nem se compara, digo que o at8 se compara aos melhores 4 marchas japoneses, com a vantagem das trocas manuais.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#87

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Jul 30, 2014 12:04 pm

RDGL, André e MLHZ, como sabem estou com Grand Picasso e bem rodada, agora está com 112K km, acredito que usa o mesmo AL4 da XPicasso, tenho acompanhado e palpitado algumas coisas aqui e no forum do PALLAS, e não percebo esses tranco forte que tem relatado, mesmo subindo marcha como reduzido marcha em automático e as vezes usando a borboleta, o tranco que dá é igual ao que as Zafiras que meu irmão teve se não for menor ainda.
Não sei se tem alguma modificação de mecânica ou eletrônica que diferencie nossos carros.
Rodolfo C4 Grand
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#88

Mensagem por mlhz » Qua Jul 30, 2014 5:39 pm

Rodolfo

Eu tenho um xsara picasso e também não sinto estes trancos.

Na verdade são poucos os problemas deste cambio, ao contrário do que parece. Perto do número
de carros vendidos, o forum tem um número desprezível.

Lembro que quem busca informação em geral tem problemas.

Eu posso dizer com certeza, o AL4 é um excelente cambio, não tenho nada a reclamar dele (tirando
o fato de que ele segura marchas demais).

A efeito de comparação, ele é mais suave que o 4 marchas do marea do meu pai.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#89

Mensagem por Miau » Qua Jul 30, 2014 6:18 pm

Bom.. andei lendo outro tópico aqui sobre óleo pra al4.

la um camarada teve o mesmo problema que eu após usar o d3 syn.

depois de ler.. vi q oleos dexron 3 ja sao obsoletos.. e q existe o dexron VI que substituiu uma gama enorme de oleos.. e que algumas pessoas ja usam nos seus al4 e que esta macio e sem trancos.

Vai ser minha ultima investida.. vou fazer 3 trocas pra lavar bem.

e tb to pensando em substituir o trocador de calor pelo que vai no dp2 do renault duster

se n der certo.. entao vou levando assim mesmo até o ano q vem quando pretendo pegar um c4 picasso
Editado pela última vez por Miau em Qua Jul 30, 2014 6:23 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#90

Mensagem por Miau » Ter Ago 05, 2014 1:20 pm

A titulo de teste.. deixei o cambio com 500ml de oleo a mais..

e reparei que os trancos se intensificaram.. alem disso tambem passou a acontecer o seguinte.. quando dou aquela pisada pra exigir tudo do motor.. ele reduz pra 3 pra chamar no giro e fica com dificuldade de passar pra 4.. chega a cortar giro por n passar.. ai tenho q dar uma aliviada que ele passa.

entao agora pretendo tirar esses 500ml a mais e tirar mais 500ml.. deixar como se faltasse 500 pra completar o nivel e ver como se comporta.

n sei pq mas algo me diz q vai melhorar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder