Primeiras impressões com o Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
bfraga
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Nov 11, 2013 3:43 pm
Nome: Bruno Fraga

#1

Mensagem por bfraga » Seg Fev 03, 2014 10:54 am

Pessoal, comprei um Xsara Picasso 2007/2008, 1.6 com 97 mil km e estou curtindo muito, mas há algumas dúvidas pois como não conheço o carro, não sei se está bacana ou não:

Suspensão
- A traseira, é um pouco baixa e quando eu coloco mais gente, ao passar em buracos, é bem barulhenta. Quanto o carro está vazio, sente menos.
- O volante treme um pouco, principalmente nas curvas.

Consumo e rendimento
Notei um alto consumo, pelo medidor instantâneo. A média é de 17/100 com alcool, na cidade, isso tá normal ou dá para melhorar? Notei que o carro é meio lerdo, principalmente com ar condicionado no talo.

Ar condicionado
Quando a temperatura externa está acima dos 36 graus (pelo medidor do carro), não gela, apenas o de trás. Abaixo disso funciona muito bem.

Por enquanto é isso.


<a href="http://www.liderglobal.com.br/" target="_blank">Líder Global Multimarcas - PICARETAS</a>

Confiram aqui:

<a href="http://www.reclameaqui.com.br/8239441/l ... unca-mais/" target="_blank">Reclamação no Reclame Aqui</a>
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Fev 03, 2014 11:45 am

Bem vindo ao clube espero que sua experiencia seja tão boa quanto a nossa.

Suspensão

1 - De uma olhada nos amortecedores e batentes traseiros não é normal ela ficar baixa de mais.

O carro faz um certo barulho mesmo quando passa por buracos mas não pode haver estalos ou rangidos. Se tiver então é melhor aproveitar e dar uma olhada em toda suspensão, inclusive amortecedores.

Lembrando que tem oficinas que vão querer cobrar os olhos da cara pelo serviço, uma queria me cobrar mais de 5.000,00 Dilmas para revisar a suspensão. Fiz em outro lugar levando as peças, gastei só de peças (duas balanças novas, bieletas, bucha da barra estabilizadora e ponteira de direção) 500,00 dilmas. Se não ficar de olho pode pagar muito caro e ficar com a impressão de que a manutenção desse carro é cara.

Tem vários fatores que podem fazer o volante tremer, desde roda desbalanceada até aro empenado, é bom ver isso assim como uma revisão na direção. Agora posso te garantir que isso não é normal e nem característica do carro.

Consumo

Não leva em conta esse contador de consumo instantâneo não, use ele apenas como referencia do peso de seu pé, mais nada. Faça um cálculo bomba/bomba.

O meu a gasolina faz 8,5 km/l na cidade que é uma boa média para esse carro. Na estrada ele faz 12 km/l que também não está ruim.

Ar condicionado

Esse ar tem que gelar em qualquer situação de temperatura externa, se não tá gelando pode ser falta de gás.

O ar dianteiro é independente do traseiro, tem até coluna de gás separada, por isso é comum o da frente parar de gelar e o de traz continuar gelando.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
bfraga
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Nov 11, 2013 3:43 pm
Nome: Bruno Fraga

#3

Mensagem por bfraga » Seg Fev 03, 2014 2:46 pm

Vlw, vou ver isso.
<a href="http://www.liderglobal.com.br/" target="_blank">Líder Global Multimarcas - PICARETAS</a>

Confiram aqui:

<a href="http://www.reclameaqui.com.br/8239441/l ... unca-mais/" target="_blank">Reclamação no Reclame Aqui</a>
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Seg Fev 03, 2014 4:35 pm

Como seu motor é flex.. n vou poder afirmar.. mas

O acelerador é bem macio mesmo.. a resposta é lenta e ate acho isso bom pois da um controle mais suave.. agora se precisa de potencia mesmo, ai tem q pisar ate o talo.

O meu n treme volante nao.. sua direcao pode estar desalinhada.. no meu caso eu mesmo faço alinhamento com barbante.. fica tao bom quanto laser hehe.. uso paquimetro pra deixar bem preciso.

Ja se eu lotar o carro, realmente baixa bem a altura e qualquer bobeira ja raspa o catalizador. Isso pide ser uma caracteristica de suspencao traseira por barra de torção.

Uma dica.. use o indicador de consumo pra educar seu pe.. tipo pra pegar a manha do carro. O meu faz cerca de 7 por litro na cidade.

Nesse tanque q enchi por ultimo to testando acelerar q nem onibus de viagem.. q pisa e depois solta.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Seg Fev 03, 2014 10:25 pm

Amdré M vai por mim, se tá raspando é pq o amortecedor tá ficando cansado já.

Quando eu lotava meu carro sempre raspava o peito de aço (protetor de carter), depois que troquei os amortecedores dianteiros simplesmente parou de raspar, os traseiros como estavam bons só troquei os batentes mas também nunca raspou ou bateu.

Agora, os amortecedores originais são da Monroe, eles são bem macios. Mas se vc anda por estrada muito esburacada ou com muita lombada os cofap, por serem mais duros, são mais recomendados. Vc perde um pouco no conforto mas ganha na estabilidade e evita o raspa-raspa incomodo. Eu coloquei os turbo-gás da cofap não raspa mais em nada.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Fev 03, 2014 10:30 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Ter Fev 04, 2014 7:10 am

Bom saber.. realmente os meus sao da monroe.. mas vc n trocou as molas tb? Pois elas tb ficam cansadas
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Ter Fev 04, 2014 9:11 am

Não troquei as molas não. Segundo o meu mecânico não era necessário, pois ainda mantinham a elasticidade adequada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Ter Fev 04, 2014 10:33 am

Isso q é brabo.. cada um fala uma coisa.. o meu ja diz q o certo é trocar as molas pra nao detonar o amortecedor novo.

Bom.. ate onde eu entendo.. o que suspende o carro, absorve e copia as irregularidades da pista sao as molas.. o amortecedor serve somente pra frear o efeito mola pro carro nao ficar subindo e descendo sem parar.

Se as molas realmente cansam.. ou seja, perde a habilidade de erguer o carro mediante peso.. acho q o certo é trocar tb.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#9

Mensagem por mlhz » Ter Fev 04, 2014 11:33 am

se a altura do carro esta baixa demais são as molas e não os amortecedores.

Quem determina altura é a mola.

Amortecedor faz exatamente o que o nome diz, amortece o movimento.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
bfraga
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Nov 11, 2013 3:43 pm
Nome: Bruno Fraga

#10

Mensagem por bfraga » Ter Fev 04, 2014 12:27 pm

Outra dúvida:

É normal a altura traseira oscilar um pouco? As vezes percebo que está quase colada no pneu, outras, a distância está maior. As vezes quando paro o carro, piso no freio, o carro abaixa. Isso tudo é normal?
<a href="http://www.liderglobal.com.br/" target="_blank">Líder Global Multimarcas - PICARETAS</a>

Confiram aqui:

<a href="http://www.reclameaqui.com.br/8239441/l ... unca-mais/" target="_blank">Reclamação no Reclame Aqui</a>
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#11

Mensagem por mlhz » Ter Fev 04, 2014 4:46 pm

é normal oscilar. mas não tanto.

troque as molas e os amortecedores.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
bfraga
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Nov 11, 2013 3:43 pm
Nome: Bruno Fraga

#12

Mensagem por bfraga » Ter Fev 04, 2014 4:51 pm

É isso mesmo que provavelmente irei fazer, mas para evitar que os auto center da vida me tirem grana, busquei informações primeiro.
<a href="http://www.liderglobal.com.br/" target="_blank">Líder Global Multimarcas - PICARETAS</a>

Confiram aqui:

<a href="http://www.reclameaqui.com.br/8239441/l ... unca-mais/" target="_blank">Reclamação no Reclame Aqui</a>
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Ter Fev 04, 2014 9:07 pm

Mas Andre M, como falou o nosso colega mlhz se o carro está na altura correta não tem porque trocar mola, mas em fim... se seu reparador identificou a necessidade de troca é melhor trocar mesmo, antes trocar que não trocar e dar problema.

Bruno Fraga, no caso da suspensão traseira ela não tem molas, pois é do tipo barra de torção. Mande dar uma revisada na barra de torção para ver se tem algum problema, mas a troca dos amortecedores é certa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
bfraga
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Nov 11, 2013 3:43 pm
Nome: Bruno Fraga

#14

Mensagem por bfraga » Qua Mar 26, 2014 10:02 am

Pessoal,

Aqui no fórum acabei descobrindo que os pneus da picasso não eram originais, o ex dono tinha colocado 195/65 e os quatro estavam com desgaste desigual.

Troquei os quatro por novos chineses, 185/65, a suspensão mudou completamente.

O carro ficou mais solto, a direção mais mole, o volante não treme mais.

O pessoal que trocou os pneus disseram que a supensão está boa, aguenta mais bons kilômetros, pois o carro está com 58 mil km e os amortecedores já foram trocados.
<a href="http://www.liderglobal.com.br/" target="_blank">Líder Global Multimarcas - PICARETAS</a>

Confiram aqui:

<a href="http://www.reclameaqui.com.br/8239441/l ... unca-mais/" target="_blank">Reclamação no Reclame Aqui</a>
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#15

Mensagem por mlhz » Qua Mar 26, 2014 11:33 am

em geral a cada 2 trocas de amortecedores se troca 1 jogo de molas.

Nunca troque apenas 1 amortecedor, na pior das hipóteses troque o par.

pneus mais altos deixam o carro extremamente instavél.

Já tive pneus chineses em outro carro e não coloco mais; eles tem a lateral mole demais, e na estrada a estabilidade fica comprometida.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder