xsara picasso - chute na aceleracao

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Sáb Jan 25, 2014 7:01 am

Salve galera..

Minha nave deu pra fazer o seguinte..

To desenvolvendo a velocidade com meio acelerador pisado.. a evolucao da velocidade deveria seguir aquela curva de aceleracao.. mas ao inves disso, começa a dar saltos na aceleracao.. vou tentar explicar melhor..

Imagina a evolucao da aceleracao numa escalade 1 a 30...

Entao o normal de sentir o carro acelerando o rpm Ao pisar no acelerador seria..

1.. 2.. 3.. 4.. 5.. 6.. 7.. 8....... ate 30 suavemente

Mas esta assim..

1.. 2.. 3.. 4..5..10.. 15.. 19.. 24.. 27.. 30.. fica dando saltos como se eu tivesse dando apertadas mais fortes com o pe em intervalos de 1 segundo

Parece que isso so ocorre na 3 marcha.. entre 40 a 80 km /h o que me leva a crer ser problema no al4

Alguem ja passou por isso?
Editado pela última vez por Miau em Sáb Jan 25, 2014 7:02 am, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 25, 2014 4:56 pm

Cara o sensor de velocidade desse carro não é a coisa mais precisa da alface-de-toda-terra não. Todos os carros tanto de cambio manual como automático tem esse problema, normalmente ele sobe de 3 em 3 quilômetros.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Qui Jan 30, 2014 8:16 am

fala rgdl..

rapaz nao é isso ai nao.. acho que nao expliquei bem.

esses dias tirei um tempo pra tentar reproduzir o problema e analizar quando ocorre..

o problema é o seguinte:

as vezes a aceleração do carro que você sente tanto no ronco quando na jogada do seu corpo pra tras, da umas saltadas.. como se vc tivesse dando bombeadas no acelerador cada vez mais fundas em intervalos de tempos de meio segundo mais ou menos.

é bem suave, as vezes quase nao da pra sentir.. outras vezes sente nitidamente.. ainda nao consegui entender quando exatamente ocorre e nem por que.

a impressão que dá é de que quando vc pisa entre 20% a 80% do acelerador, ele começa a fazer esse sintoma como se tivesse falhando sutilmente gasolina e depois voltando.

acontece praticamente em todas as marchas.. entao acho que problemas no AL4 estão descartados.

ta dificil descobrir o que pode ser.. pois isso so ocorre com o carro em movimento e nao é todas as vezes.

tambem tenho percebido que o consumo de combustivel aumentou.

passei o scanner no carro e acusou 2 erros que creio nao terem a ver com esse problema..

P0553 - SONDA PRESSAO DE SERVODIREÇÃO. SINAL DE ENTRADA GRANDE DEMAIS
(a direção está perfeita.. acho que pode ser mal contato no pressostato)

- DEFEITO NO CIRCUITO DE ALTA VELOCIDADE DO ELETROVENTILADOR
(tambem acredito ser mal contato ou um dos reles pode estar ruim.. porem a ventoinha gira normalmente em alta.. nunca reparei girar em baixa.

voltando ao assunto..

minhas desconfianças sao:
- muito dificilmente bico sujo
- bomba com pressão fraca
- regulador de pressão da flauta com problema
- talvez bobina

agora o que mais acredito ser:
- algum problema no hidro-vacuo.. digo isso pois ando sentindo o freio fraco.. to tendo que pisar com mais força que o habitual pra travar. até troquei os discos e pastilhas.. e nao acredito ter ar no sistema hidraulico.

como eu posso testar pra ver se tem algum vazamento entre a caixa do hidro-vacuo e o TBI?

grato
Editado pela última vez por Miau em Qui Jan 30, 2014 8:20 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
cesarjc
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 10:15 am
Nome: Black Sunshine

#4

Mensagem por cesarjc » Qui Jan 30, 2014 8:44 am

Se você bombear o freio repetidamente, a aceleração deve subir. Não sei se é um teste eficiente, mas hidrovácuo com problema não faz a aceleração variar. Também pode pisar no freio e ver se o pedal desce. É indício de problemas no freio. Mas acho que seu caso pode ser fluido contaminado ou outro defeito no freio, como vazamento nos cilindros mestre ou de rodas. Eu ainda creio em problema na linha de alimentação/ignição.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Qui Jan 30, 2014 2:51 pm

Tá, realmente entendi errado. Dependendo do ano de seu carro (acho que a partir de 2004) ele tem acelerador eletrônico.

As vezes acontece de eu pisar no acelerador e o carro não responder imediatamente na aceleração, respondendo alguns segundos depois exatamente do modo como vc descreve, mas isso não ocorre sempre.

Uma vez vi em um vídeo do Dr. Carro onde ele diz que esse comportamento é normal e não é nenhum delay como muitos pensam. Isso é porque quando vc manda a ordem para acelerar, a central vai analisar essa ordem e decidir o momento exato de executá-la de modo a evitar queima incorreta de combustível, reduzir risco de poluição e etc...

Mas como vc está falando que isso está ocorrendo com alguma regularidade, acho que seria bom vc dar uma revisada nessa parte de acelerador eletrônico e bem como da TBI.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Sex Jan 31, 2014 9:46 am

Ontem eu tirei a conexao do filtro de ar da tbi e dei uma limpeza.. estava com areia ali. Deixei limpinha e parece q o problema sumiu. Ou pelo menos n reparei mais
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
wguerreiro
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 6:09 pm
Nome: wguerreiro

#7

Mensagem por wguerreiro » Sex Jan 31, 2014 3:12 pm

olá a todos,

tô com um problema parecido em meu Xsara Picasso, coisa q só identifiquei há coisa de 1 semana, coincidentemente ou não, após fazer uma revisão de 70mil e ter trocado correias e tal...

o carro estando parado, engato a 1ª e começo a sair. se continuo acelerando bem pouco e deixando o carro desenvolver velocidade aos poucos nada ocorre, pelo menos não perceptível, mas se piso um pouco mais forte no acelerador, ocorre uma espécie de tranco no carro, junto a um barulho, q me parece ser algo como metal, porem um pouco mais abafado.
esses trancos apareceram tanto na troca de marcha 1ª pra 2ª, qt da 2ª pra 3ª.

me preocupou mais ainda outro fato. já depois de ter percebido tais trancos, uns 4 dias depois, rodando em uma BR, o velocimetro ficou doido, oscilava muito rápido a velocidade e parecia piscar tb, logo depois ficou apenas no zero e depois s´so apareciam dois traços onde aparecia a velocidade, assim --
o odometro tb parou de marcar.

e aái, alguem com problema similar, algum parecer?

terei de levar num eletricista de auto? certamente voltarei na oficina pra ver o tranco.

mais uma coisa! qd parava o carro, após a pane no velocimetro, e puxava o freio de mão, aparecia a msg de advertência de freio de mão puxado, como se o carro ainda estivesse em movimento.
após um longo tempo parado, já com motor frio, saí com o carro e tava td normal até voltar a rodar novamente, coisa de 35-40 km, qd o mesmo problema retornou.
Editado pela última vez por wguerreiro em Sex Jan 31, 2014 3:16 pm, em um total de 1 vez.
cesarjc
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 10:15 am
Nome: Black Sunshine

#8

Mensagem por cesarjc » Sex Jan 31, 2014 3:16 pm

Pode ser sensor de velocidade e bateria ruim.
wguerreiro
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 6:09 pm
Nome: wguerreiro

#9

Mensagem por wguerreiro » Sex Jan 31, 2014 3:48 pm

[quote name='Black Sunshine' date='Jan 31 2014, 02:16 PM' post='23800']
Pode ser sensor de velocidade e bateria ruim.
[/quote]


pois, me falaram desse sensor de velocidade já, mas a batt eu acho q não seja, pois troquei a mesma ano passado, não deve ter nem 8 meses, e antes de trocar a velha nunca apareceu algo assim, apenas uma msg de defeito do air bag, q vi aqui no forum q era normal isso. se for batt mesmo menos mal, rsrs, pois a q tá no carro ainda está na garantia.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#10

Mensagem por mlhz » Sex Jan 31, 2014 4:35 pm

manda fazer uma limpeza na TBI e no acelerador. Pode ser falha na engrenagem do acelerador, falta dente (eles quebram, acontece muito nos GM Familia I) e dai dá pulo na aceleração.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Sex Jan 31, 2014 5:20 pm

Olha.. pelo relato.. to achando q talvez esteja fora de sincronia na correia dentada. A oficina tem q ter a ferramenta de trava do sincronismo senao da ruim mesmo.

Ja o velocimetro pode ser mal contato no plug

Essa revisao de 70 mil tem q ter muito cuidado.. n basta trocar so correia.. tem q trocar as rolamentos guia e esticador.. e por precaucao a bomba de agua tb..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder